Simulado Arquitetura de Software | CONCURSO
Simulado Arquitetura de Software
Se você irá prestar algum concurso que cobre a matéria de Arquitetura de Software não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Arquitetura de Software
São milhares de simulados para concurso disponível para você praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
O Simulado Arquitetura de Software foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Diversos
- Matéria: Arquitetura de Software
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 10
- Tempo do Simulado: 30 minutos
Vejam outros Simulado Arquitetura de Software
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Arquitetura de Software e saiam na frente em seus estudos.
Questões Arquitetura de Software
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões de Arquitetura de Software, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Arquitetura de Software
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #213882
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Arquitetura de Software
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
A característica que diferencia um sistema em três camadas de um que utilize a arquitetura cliente-servidor é:
- a) a possibilidade de implementação mesclando diferentes linguagens de programação;
- b) a viabilidade de utilização de diferentes sistemas operacionais;
- c) a eliminação da necessidade de instalações e configura ções nos equipamentos dos clientes;
- d) a escalabilidade é obtida com o aumento do número de máquinas servidoras de aplicação;
- e) a possibilidade de se construir o sistema através do desenvolvimento de componentes.
- #213883
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Arquitetura de Software
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O objetivo de uma camada de Middleware em um sistema multicamadas é:
- a) oferecer componentes relacionados ao negócio para serem utilizados na construção de aplicativos pelos engenheiros de sistemas;
- b) prover uma interface de acesso padrão a um sistema operacional específico, de modo a disponibilizar os serviços nele existentes a clientes em outras plataformas;
- c) permitir acesso a dispositivos de hardware, como câmeras e impressoras, através de uma API de alto nível;
- d) cuidar de aspectos relacionados com a infraestrutura de rede, definindo interfaces de comunicação com hubs e roteadores;
- e) disponibilizar classes utilitárias e serviços independentes de plataforma que permitam a obtenção de computação distribuída em ambientes heterogêneos.
- #213884
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Arquitetura de Software
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Suponha que as empresas parceiras X e Y necessitem trocar entre si, on-line, informações de seus bancos de dados relacionais. As empresas possuem a mesma topologia de rede: acesso à Internet, protegido por um firewall de borda, e servidores de aplicação acessando o banco de dados.
Que solução propicia maior interoperabilidade, segurança e escalabilidade, no caso de inclusão de outras empresas parceiras entre si, separadas globalmente e com servidores de aplicação heterogêneos?
- a) Exportação diária das tabelas compartilhadas e envio por FTP sobre SSL.
- b) Implementação de web services, utilizando HTTPS, nos servidores de aplicação.
- c) Conexão direta entre os bancos de dados, garantindo desempenho.
- d) Criação de réplicas locais dos bancos de dados externos.
- e) Implantação de um link privado de comunicação de dados entre as empresas.
- #213885
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Arquitetura de Software
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Christopher Alexander afirma: "cada padrão descreve um problema no nosso ambiente e o cerne da sua solução, de tal forma que você possa usar essa solução mais de um milhão de vezes, sem nunca faze-lo da mesma maneira". Muito embora Alexander estivesse falando a cerca de padrões em construções e cidades, o que ele diz é verdadeiro em relação aos padrões de projeto orientados a objeto. Neste caso, as soluções são expressas em termos de objetos e interfaces em vez de paredes e portas, mas no cerne de ambos os tipos de padrões está a solução para um problema num determinado contexto. Quanto à indicação para o uso dos padrões de projeto é FALSO afirmar que o padrão:
- a) Abstract Factory é indicado quando: um sistema deve ser independente de como seus produtos são criados, compostos ou representados; um sistema deve ser configurado como um produto de uma família de múltiplos produtos; uma família de objetos-produto for projetada para ser usada em conjunto, e você necessita garantir esta restrição; você quer fornecer uma biblioteca de classes de produtos e quer revelar somente suas interfaces, não suas implementações.
- b) Builder é indicado quando: uma classe não pode antecipar a classe de objetos que deve criar; uma classe quer que suas subclasses especifiquem os objetos que criam; classes delegam responsabilidade para uma dentre várias subclasses auxiliares, e você quer localizar o conhecimento de qual subclasse auxiliar que é a delegada.
- c) Mediator é indicado quando: um conjunto de objetos se comunica de maneiras bem definidas, porém complexas; a reutilização de um objeto é difícil porque ele referencia e se comunica com muitos outros objetos; um comportamento que está distribuído entre várias classes deveria ser customizável, ou adaptável, sem excessiva especialização em subclasses.
- d) Memento é indicado quanto: um instantâneo de estado de um objeto deve ser salvo de maneira que possa ser restaurado para esse estado mais tarde; uma interface direta para obtenção do estado exporia detalhes de implementação e romperia o encapsulamento do objeto.
- e) Composite é indicado quando: quiser representar hierarquias partes-todo de objetos; quiser que os clientes sejam capazes de ignorar a diferença entre composições de objetos e objetos individuais, neste caso, os clientes tratarão todos os objetos na estrutura composta de maneira uniforme
- #213886
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Arquitetura de Software
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Sejam as seguintes características:
I - dispor de protocolo para prover a definição de informações, baseadas em XML, que são utilizadas para troca de informações estruturadas e tipadas, em um ambiente distribuído e descentralizado;
II - dispor de uma linguagem que define uma gramática em formato XML com objetivo de descrever serviços de rede como uma coleção de pontos de comunicação, capazes de trocar mensagens entre si;
III - dispor de um método para descoberta e chamada de Webservices;
IV - dispor de uma ontologia para descrição semântica dos serviços.
Quais destas características estão associadas a Webservices?
- a) I e II, apenas.
- b) II e III, apenas.
- c) I, II e III, apenas.
- d) I, II e IV, apenas.
- e) II, III e IV, apenas.
- #213887
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Arquitetura de Software
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Assinale a opção que caracteriza um Sistema Integrado de Gestão (ERP - Enterprise Resource Planning).
- a) Integra todos os departamentos e funções de uma companhia através em um único sistema computadorizado, com uma única base de dados, que serve às necessidades particulares de todos os usuários. Com ele, todas as áreas corporativas são informadas e preparam-se de forma integrada para o evento, das compras à produção, passando pelo almoxarifado, chegando até mesmo à área de marketing, que pode, assim, ter informações para mudar algo nas campanhas publicitárias de seus produtos.
- b) Engloba o planejamento e a gestão de todas as atividades envolvidas em identificar fornecedores, comprar, fabricar, e gerenciar as atividades logísticas. Inclui também a coordenação e a colaboração entre os parceiros do canal, que podem ser fornecedores, intermediários, provedores de serviços e clientes.
- c) Permite a análise, definição, execução, monitoramento e administração de processos, incluindo o suporte para a interação entre pessoas e aplicações informatizadas diversas.
- d) Possibilita que as regras de negócio da organização, travestidas na forma de processos, sejam criadas e informatizadas pelas próprias áreas de gestão, sem interferência das áreas técnicas. Ele origina-se dos antigos sistemas de workflow.
- e) Pode ser entendido como uma estratégia que permite à empresa como um todo ter uma visão única de seu cliente e, a partir daí, saber explorar as oportunidades de negócio. Para isso é necessário aproveitar todas as interações que a corporação tem com o cliente no sentido de captar dados e transformá-los em informações que possam ser disseminadas pela organização, permitindo que todos os departamentos - call center, vendas, marketing, diretoria, etc - vejam o cliente da mesma forma, ou seja, saibam quem ele é, seus gostos e preferências, quantas vezes ligou, reclamações que fez, sugestões que deu, quanto traz de valor para a empresa, entre outras.
- #213888
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Arquitetura de Software
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Considere os padrões que podem ser utilizados em um projeto de software e relacione os padrões com suas respectivas intenções primárias.
Padrão
I - Bridge
II - Builder
III - Factory Method
Intenção primária
(P) Padrão estrutural cuja intenção é converter a interface de uma classe em outra interface, esperada pelos clientes, permitindo que classes com interfaces incompatíveis trabalhem em conjunto, o que, de outra forma, seria impossível.
(Q) Padrão estrutural cuja intenção é desacoplar uma abstração da sua implementação, de modo que as duas possam variar independentemente.
(R) Padrão de criação cuja intenção é separar a construção de um objeto complexo da sua representação de modo que o mesmo processo de construção possa criar diferentes representações.
(S) Padrão de criação cuja intenção é definir uma interface para criar um objeto, mas deixando as subclasses decidirem que classe instanciar. Ele permite adiar a instanciação para subclasses.
A relação correta é:
- a) I - P , II - Q , III - R
- b) I - P , II - Q , III - S
- c) I - Q , II - R , III - S
- d) I - Q , II - R , III - P
- e) I - Q , II - S , III - P
- #213889
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Arquitetura de Software
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Sobre os Serviços Web são feitas as seguintes afirmativas.
I - O SOAP pode ser transportado por protocolos como HTTP, SMTP e JMS.
II - Uma mensagem SOAP permite encapsular chamadas RPC.
III - Uma mensagem SOAP é um documento XML que pode conter três partes: o envelope, o cabeçalho e o corpo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) III, apenas.
- d) I e II, apenas.
- e) I, II e III.
- #213890
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Arquitetura de Software
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Segundo a abordagem do paradigma do ciclo de vida clássico para a Engenharia de Software, é correto afirmar que, durante a atividade
- a) análise e engenharia de sistemas, as exigências são traduzidas em uma representação do software, que pode ser avaliada quanto à quantidade, antes que a codifi cação se inicie.
- b) codificação, o projeto deve ser traduzido em uma forma legível por máquina. Quando o projeto é bem detalhado, essa etapa pode ser realizada mecanicamente.
- c) prototipação, são realizados os testes para garantir que a entrada defi nida produza resultados reais que concordem com os resultados exigidos.
- d) projeto, requisitos em nível de sistema são coletados, com uma pequena quantidade de projeto e análise de alto nível.
- e) análise de riscos, ocorrem adaptações a fim de acomodar mudanças no ambiente externo e acréscimos funcionais ou de desempenho.
- #213891
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Arquitetura de Software
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Considerando-se a arquitetura de aplicações para o ambiente Internet é correto afirmar que, no nível de serviços,
- a) a arquitetura proposta pela Plataforma Ativa Microsoft, isto é, componentes ActiveX, considera que de um lado está o chamado cliente estático, que é um browser, com a capacidade de apresentar apenas páginas HTML, e do outro lado está o servidor WEB, com a capacidade de executar programas em JAVA, conter componentes ActiveX e executar scripts (VBScript ou JavaScript) que controlam todos estes elementos.
- b) os elementos na forma original de funcionamento da WEB, considerando-se apenas páginas HTML, proporcionam páginas de conteúdo dinâmico.
- c) os programas que executam no servidor WEB são denominados scripts (VBScript ou JavaScript), que têm a capacidade de perceber os eventos causados pelo usuário e responder de forma apropriada. Eles são embutidos no código HTML e o seu código-fonte pode ser visualizado pelo usuário.
- d) os elementos são organizados de forma que, de um lado está o cliente WEB, ou browser, que solicita dados ao servidor WEB, recebe as respostas, formata a informação e a apresenta ao usuário. Do outro lado está o servidor WEB, que recebe as requisições, processa e as retorna para o cliente.
- e) a arquitetura que utiliza os componentes ActiveX leva em consideração uma simetria entre o cliente ativo e o servidor ativo. Ambos têm a capacidade de lidar com os mesmos elementos, sendo que o cliente não executa nenhuma atividade de apresentação de interface para o usuário. Os componentes que são utilizados pelo cliente implementam a lógica do negócio e o acesso aos dados. Já no servidor ativo, executa os componentes que implementam a interface da aplicação.Responder