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Simulado APPA - PR de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado APPA - PR de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO APPA-PR DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso APPA-PR.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da APPA-PR que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores APPA-PR, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado APPA-PR de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso APPA-PR.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso APPA-PR. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO APPA-PR
Para realizar o simulado APPA-PR você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado APPA-PR você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para APPA-PR é aqui!


#165997
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Matérias Diversas
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(1,0) 1 - 

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina eventualmente assina contratos com a Presidência da República para a dragagem de aprofundamento dos canais de acesso ao Porto de Paranaguá. Nesse sentido, qual é a alternativa CORRETA, que melhor expressa o papel desempenhado pelo Setor Público nessa situação?

  • a) Ao efetuar investimentos na manutenção e acessibilidade dos canais de navegação, o principal resultado esperado pelo Governo é a manutenção da estabilidade econômica, devido ao incremento dos fluxos comerciais do país.
  • b) Os investimentos do Governo Federal no setor portuário estão relacionados a sua função alocativa, ou seja, promover ajustamentos na alocação de recursos garantindo uma maior eficiência na utilização dos recursos disponíveis.
  • c) Esse tipo de investimento realizado pelo Setor Público busca promover principalmente um ajustamento na distribuição de renda, dado que o processo de dragagem gera empregos.
  • d) O Governo busca corrigir eventuais falhas de mercado, como a presença de assimetria de informação. Assim, ao efetuar a dragagem o Governo sinaliza para eventuais compradores de produtos brasileiros, a capacidade de cumprir seus contratos, com mais segurança para navegação e atracação de navios.
#165998
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(1,0) 2 - 

Investimentos públicos em logística e infraestrutura, como a ampliação de modais ferroviários, podem contribuir para a criação de novas rotas, bem como ampliar a capacidade de movimentação de cargas até os Portos de Paranaguá e Antonina. Para realizar esses investimentos o governo precisa elaborar um orçamento público, pautado em uma série de princípios. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que:

  • a) O princípio orçamentário que preceitua que todas as receitas e despesas devem estar contidas em uma única lei orçamentária é o princípio do equilíbrio.
  • b) No orçamento público, devem constar apenas conceitos e informações que se relacionem com a fixação de despesa, ou com a previsão de receita, o que é conhecido com o princípio da unidade.
  • c) A necessidade de que todas as parcelas de receita e de despesas sejam apresentadas em seus valores brutos refere-se ao princípio da exclusividade.
  • d) O princípio que pressupõe que o orçamento público deve conter todas as despesas e também todas as receitas da administração pública é o princípio da universalidade.
#165999
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(1,0) 3 - 

Para a realização de investimentos, como a aquisição de guindastes, shiploaders, balança de pesagens de caminhões ou tombadores, a partir de recursos públicos, é necessário que esses recursos sejam previstos e autorizados no Orçamento, o qual é composto pelo Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei de Orçamento Anual. Dentre os elementos do Orçamento Público e respectivo ciclo orçamentário, é CORRETO afirmar:

  • a) A lei de Orçamento Anual compreende as metas e prioridades da administração pública e engloba desde as despesas de capital, quanto às regras de aplicação de recursos nas agências oficiais de fomento.
  • b) A Lei de Diretrizes Orçamentárias é a norma que tem caráter de médio prazo, através da qual busca-se ordenar ou priorizar as principais ações do Governo para consecução dos seus objetivos e metas fixadas pelo gestor público durante o seu mandato.
  • c) A lei de Diretrizes Orçamentárias tem como objetivo nortear a elaboração dos orçamentos anuais, além de tratar de possíveis alterações na legislação tributária.
  • d) O Plano Plurianual refere-se ao somatório dos orçamentos anuais, compreendendo o orçamento fiscal, o orçamento de investimento e o orçamento da seguridade social.
#166000
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(1,0) 4 - 

Para atingir suas metas, como por exemplo, tornar-se o principal porto na importação de fertilizantes e o maior exportador de carne de frango, a Administração do Porto de Paranaguá fez uma série de previsões de receitas e planejamento das despesas em suas diferentes áreas de atuação. No Setor Público, o Orçamento-Programa cumpre o papel de gestor planejador dos gastos públicos. Sobre Orçamento-programa, é CORRETO afirmar que:

  • a) O Orçamento-Programa é uma modalidade mais moderna de orçamento público, no qual vinculam-se os recursos públicos disponíveis para cada unidade orçamentária aos objetivos a serem alcançados com a utilização desses recursos.
  • b) O Orçamento-Programa contém programas e ações vinculadas a um processo de planejamento público, com objetivos e metas definidas; entretanto, a ênfase desse orçamento está no valor gasto em si e não nas realizações do Governo.
  • c) Orçamento-Programa é o termo utilizado apenas para se referir ao orçamento de forma completa, ou seja, do agrupamento das Leis de Diretrizes Orçamentárias e Lei de Orçamento Anual.
  • d) O Orçamento-Programa é uma forma de prever receitas e consignar despesas por um determinado período de tempo, não necessariamente precisa atender aos princípios orçamentários de exclusividade e não-afetação dos recursos.
#166001
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(1,0) 5 - 

Assim como o Plano Nacional de Logística Portuária, diversas iniciativas do Governo Federal, para a consecução de seus objetivos, devem ser organizadas e apresentadas em consonância com a Estrutura das Despesas Públicas. No tocante à Estrutura das Despesas Públicas, sobre as principais formas de classificação, é CORRETA afirmar:

  • a) A classificação da despesa segundo sua natureza, o termo elemento da despesa tem como objetivo evidenciar a estrutura organizacional de alocação dos créditos orçamentários, sendo que seus níveis hierárquicos são: órgão orçamentário e unidade orçamentária.
  • b) A Classificação funcional desagrega as dotações orçamentárias em dois subgrupos: funções e subfunções, com o intuito de apresentar a área de ação na qual a despesa está sendo realizada.
  • c) Na classificação Programática, os termos projetos são utilizados para relatar ações que são realizadas de forma contínua e permanente, enquanto atividade é o termo designado para ações limitadas no tempo.
  • d) A classificação da despesa orçamentária, quanto a sua característica institucional compõe-se dos seguintes componentes: categoria econômica, grupo de natureza da despesa e elemento da despesa.
#166002
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(1,0) 6 - 

Os investimentos públicos aliados ao planejamento estratégico contribuíram para que a Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina ampliassem sua competitividade no cenário nacional e internacional. Para que os investimentos fossem viabilizados, foi necessária a geração de receita pública oriunda principalmente da cobrança de tributos. Sobre a origem e classificação das Receitas Públicas, é CORRETO afirmar:

  • a) Taxa é o tipo de tributo em que o fato gerador independe de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
  • b) Imposto é o tipo de tributo que tem como fato gerador o poder de polícia ou a utilização efetiva ou potencial de um serviço público prestado ou posto à disposição do contribuinte.
  • c) Contribuição de melhoria é o tipo de tributo que tem como fato gerador uma externalidade positiva, como por exemplo, a valorização de um imóvel particular, decorrente da execução de uma obra pública.
  • d) Contribuições de interesse de categorias econômicas e contribuições de categorias profissionais são tipos de tributos também conhecidos como empréstimos compulsórios.
#166003
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(1,0) 7 - 

As empresas públicas e sociedade de economia mista e suas subsidiárias partilham de mecanismos de fiscalização e controle utilizados pelo setor público, sendo que diversos aspectos dessas empresas, como aquisição e alienação de bens, formalização e alteração de contratos, sanções administrativas, são afetados pela sanção de normas federais. Uma importante norma federal é a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000). Sobre essa lei, NÃO é correto afirmar:

  • a) A Lei de Responsabilidade Fiscal cria a necessidade de elaboração do Relatório Resumido de Execução Orçamentária apenas para a União.
  • b) A despesa total com pessoal em cada período de apuração não deve exceder os percentuais de receita corrente líquida, de 60%, para os estados e os municípios.
  • c) Operação de crédito por antecipação de receita é proibida no último ano de mandato do Presidente, do Governador ou do Prefeito Municipal.
  • d) A concessão de incentivo de natureza tributária oriundo de renúncia fiscal deve ser acompanhada de relatório de impacto orçamentário-financeiro no ano de vigência e nos dois anos seguintes.
#166004
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(1,0) 8 - 

Nos Portos de Paranaguá e Antonina os trabalhadores, as construções e as máquinas são principais fatores de produção para gerar receitas. Num modelo de regressão linear estimado pelo método de mínimos quadrados ordinários para previsão das receitas, obtiveram-se os seguintes resultados:

Y= 3,88+ 0,46L+ 0,52K R2= 0,96

Em que: Y = Receita Total anual em milhões de reais; L = Número de trabalhadores (pessoas); e, K = Valor total de construções e máquinas em milhões de reais. Todos os coeficientes (parâmetros) são estatisticamente significantes ao nível de 1% de significância. Considerando os resultados da regressão acima, assinale a alternativa CORRETA.

  • a) O modelo consegue explicar apenas 9% das variações da receita total, mas constitui uma boa previsão dadas as incertezas nas previsões econômicas.
  • b) O trabalho é o mais importante fator de produção, embora com coeficiente menor em relação, porque a operacionalização dos equipamentos depende dele.
  • c) Mantido constante o trabalho, uma elevação de valor total de construções e máquinas em milhões de reais de 3 para 3,03 gera, em média, um aumento de 0,52% nas receitas.
  • d) O número de trabalhadores e valor total de construções e máquinas são os únicos fatores determinantes da receita dos portos em avaliação.
#166005
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(1,0) 9 - 

Numa análise de regressão linear das receitas dos Portos de Paranaguá e Antonina, estimaram-se pelo método de mínimos quadrados ordinários as receitas em função de número dos trabalhadores e valor total de construções e máquinas para medir um impacto dos fatores sobre as receitas dos portos. Obteve os seguintes resultados:

Y = 4,72+ 0,40L+ 0,51K R2= 0,94

Em que: Y = Receita Total anual em milhões de reais; L = Número de trabalhadores (pessoas); e, K = Valor total de construções e máquinas em milhões de reais. Todos os coeficientes (parâmetros) são estatisticamente significantes ao nível de 1% de significância. Se a partir desse resultado foi obtido um F estatisticamente significativo ao nível de 1% de significância, o significado desse teste consta em uma das alternativas abaixo, assinale a CORRETA.

  • a) O coeficiente de trabalho é diferente de zero (0), mas o coeficiente de valor total de construções e máquinas é zero (0).
  • b) O coeficiente de trabalho é diferente de zero (0), mas o coeficiente de valor total de construções e máquinas é zero (0).
  • c) Pelo menos um dos coeficientes no modelo de regressão é diferente de zero ao nível de 1% de significância.
  • d) Todos os coeficientes associados aos fatores de produção são diferentes de zero (0) ao nível de 1% de significância. 
#166006
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(1,0) 10 - 

Um economista funcionário dos Portos de Paranaguá e Antonina pretende desenvolver um modelo econométrico para previsão das receitas dos dois portos. Para o efeito, utilizou o método de mínimos quadrados ordinários para estimar os parâmetros do seu modelo. Obteve os seguintes resultados:

Y = 2,19+ 0,61L+ 0,29K R2 = 0,86

Em que: Y = Receita Total anual em milhões de reais; L = Número de trabalhadores (pessoas); e, K = Valor total de construções e máquinas em milhões de reais. Todos os coeficientes (parâmetros) são estatisticamente significantes ao nível de 1% de significância. Considerando os resultados da regressão acima, o teste estatístico CORRETO para avaliar a significância estatística dos coeficientes individuais com nível de significância máximo admissível de 10% é:

  • a) Teste Qui-quadrado, considerando os níveis de 1%, 5% e 10% de significância independente de graus de liberdade.
  • b) Teste t, considerando os níveis de 1%, 5% e 10% de significância, independente de tamanho de amostra usada na estimação.
  • c) Nenhuma das alternativas está correta.
  • d) Teste t, considerando os níveis de 1%, 5% e 10% de significância e os graus de liberdade.
#166007
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(1,0) 11 - 

O departamento de economia da administração dos Portos de Paranaguá e Antonina desenvolveu um modelo econométrico para previsão das receitas dos dois portos para ajudar nas decisões de investimentos e contratações. O modelo é dado por:

Y = 2,19+ 0,36L+ 0,49K R2= 0,84

Em que: Y = Receita Total anual em milhões de reais; L = Número de trabalhadores (pessoas); e, K = Valor total de construções e máquinas em milhões de reais. Todos os coeficientes (parâmetros) são estatisticamente significantes ao nível de 1% de significância. A partir desse modelo, pode-se afirmar:

  • a) As variações da receita total dos portos, explicadas pelas variações de número de trabalhadores e valor total de construções e máquinas, estão abaixo de 84%.
  • b) 84% das variações da receita total dos portos são explicadas pelas variações de número de trabalhadores e valor total de construções e máquinas.
  • c) De 84% das variações da receita total dos portos mostrada pelo coeficiente de determinação, 16% restantes são explicadas pelas variações de número de trabalhadores e valor total de construções e máquinas.
  • d) O coeficiente de determinação mostra apenas o grau de confiabilidade do modelo, sem explicar a quantidade de variações captadas.
#166008
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(1,0) 12 - 

Supondo que, nos Portos de Paranaguá e Antonina, os trabalhadores e os patrões estabeleceram uma regra de ajustes salariais anuais baseados em cobertura de inflação da economia do ano anterior e aumento real de 1%. No final de um dado ano, a taxa de juros nominal da economia foi 10%, do qual 60% é a taxa real de juros pagos pelos empréstimos. Qual será a taxa de ajuste total dos salários dos funcionários dos portos de acordo com a regra estabelecida no próximo ano? Assinale a alternativa CORRETA

  • a) A taxa de ajuste total dos salários no próximo ano será 10% para cobrir a inflação e garantir exatamente o aumento real
  • b) A taxa de ajuste total dos salários no próximo ano será 4,75% para cobrir a inflação e garantir exatamente o aumento real acordado.
  • c) A taxa de ajuste total dos salários no próximo ano será 6,8% para cobrir a inflação e garantir exatamente o aumento real acordado.
  • d) A taxa de ajuste total dos salários no próximo ano será 5% para cobrir a inflação e garantir exatamente o aumento real acordado.
#166009
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(1,0) 13 - 

Supondo que, nos Portos de Paranaguá e Antonina, existe uma regra de ajustes salariais anuais, baseada em cobertura de inflação da economia do ano anterior e aumento real de 1%. No final de um dado ano, a taxa de juros nominal da economia foi 10%, do qual 60% é a taxa real de juros pagos pelos empréstimos na economia. Considerando o salário médio mensal dos funcionários do Porto, no ano atual, igual R$ 4.200,00, qual será o salário médio do próximo ano?

  • a) R$ 4.200,00 x (1+0,05) = R$ 4.410,00
  • b) R$ 4.200,00 x (1+0,10) = R$ 4.620,00.
  • c) R$ 4.200,00 x (1+0,0475) = R$ 4.399,50
  • d) R$ 4.200,00 x (1+0,068) = R$ 4.485,60.
#166010
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(1,0) 14 - 

Tomando, como exemplo hipotético, um funcionário dos Portos de Paranaguá e Antonina que recebe salário mensal de R$ 5.000,00, se esse depositar a totalidade do seu primeiro salário do mês na poupança à taxa de rendimento de 6% mensal. Considerando ainda que os juros são compostos, quanto será esse valor após quatro (4) meses?

  • a) R$ 5.000,00 x (1+0,06x4) = R$ 6.200,00.
  • b) R$ 5.000,00 x (1+0,06)^4 = R$ 6.312,38.
  • c) R$ 5.000,00 x (1+0,06+4) = R$ 25.300,00.
  • d) R$ 5.000,00 x (1+0,06) x 4 = R$ 21.200,00.
#166011
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(1,0) 15 - 

Se a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina contrair uma dívida para compra de um guindaste de movimentação de cargas no valor de R$ 1.000.000,00 para ser pago em dez (10) anos, em parcelas anuais fixas e iguais, com taxa de juros nominal de 8% ao ano sobre dívida remanescente. No final do sexto (6º) ano, o valor a ser pago será:

  • a) R$ 100.000,00 + R$ 500.000,00 x 0,08 = R$ 140.000,00
  • b) R$ 100.000,00 + R$ 1.000.000,00 x 0,08 = R$ 180.000,00
  • c) R$ 100.000,00 + R$ 600.000,00 x 0,08 = R$ 148.000,00.
  • d) R$ 100.000,00 + R$ 400.000,00 x 0,08 = R$ 132.000,00.