Simulado APPA-PR | Analista Portuário – Economista | CONCURSO
SIMULADO APPA-PR | ANALISTA PORTUÁRIO – ECONOMISTA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso APPA-PR para o cargo de Analista Portuário – Economista.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FAFIPA para o concurso APPA-PR. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Portuário – Economista, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado APPA-PR | Analista Portuário – Economista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso APPA-PR.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #107739
- Banca
- FAFIPA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APPA-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Sobre os recursos administrativos contidos nos artigos 94 e seguintes da lei estadual 15.608/2007, assinale a alternativa CORRETA. Dos atos da Administração decorrentes da aplicação dessa Lei, caberá recurso, em determinado prazo, a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata, nos casos de a) habilitação ou inabilitação do licitante; b) julgamento das propostas; c) anulação ou revogação da licitação; d) indeferimento do pedido de inscrição em registro cadastral, sua alteração ou cancelamento; e) rescisão do contrato, a que se refere o inciso I do art. 130 desta Lei; f) aplicação das penas de advertência, suspensão temporária ou de multa. Qual é este prazo?
- a) 3 (três) dias úteis.
- b) 5 (cinco) dias úteis.
- c) 10 (dez) dias úteis.
- d) 15 (quinze) dias úteis.
- #107740
- Banca
- FAFIPA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APPA-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
A lei estadual 15.608/2007 estabelece normas sobre licitações, contratos administrativos e convênios no âmbito dos Poderes do Estado do Paraná. Para facilitar os procedimentos de seleção da proposta mais vantajosa, a Administração pode utilizar o sistema de registro de preços e o credenciamento, a serem regulamentados por decreto. O sistema de registro de preços será utilizado pela Administração para aquisição de bens ou contratação de serviços de menor complexidade técnica. Assim, nos estritos termos do artigo 23, § 8º de referida lei, assinale a alternativa CORRETA.
- a) O prazo de validade da Ata de Registro de Preço não pode ser superior a 1 (um) mês, computadas neste as eventuais prorrogações, vinculado à regra editalícia.
- b) O prazo de validade da Ata de Registro de Preço não pode ser superior a 6 (seis) meses, computadas neste as eventuais prorrogações, vinculado à regra editalícia.
- c) O prazo de validade da Ata de Registro de Preço não pode ser superior a 1 (um) ano, computadas neste as eventuais prorrogações, vinculado à regra editalícia.
- d) O prazo de validade da Ata de Registro de Preço não pode ser superior a 2 (dois) anos, computadas neste as eventuais prorrogações, vinculado à regra editalícia.
- #107741
- Banca
- FAFIPA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APPA-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
No dia 15 de outubro de 2016, um acordo adotado em Kigali, capital de Ruanda, após uma semana de negociações e uma reunião que durou toda a noite, introduz uma emenda ao Protocolo de Montreal, assinado em 1987. Assinale a alternativa CORRETA sobre objetivos do referido acordo.
- a) Visa ao estabelecimento de um mecanismo internacional de financiamento voltado para a Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD).
- b) Visa à eliminação progressiva dos hidrofluorocarbonos (HFC).
- c) Visa à eliminação progressiva dos desmatamentos das florestas tropicais.
- d) Visa à Prevenção da Poluição Marinha por Alijamento de Resíduos e outras Matérias.
- #107742
- Banca
- FAFIPA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APPA-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
Difícil lembrar-se de um período, desde o fim da chamada Guerra Fria, em 1991, em que as relações entre Rússia e EUA tenham estado tão ruins. O governo americano classifica como "massacre" a ofensiva conjunta das forças sírias e russas na cidade de Aleppo e denuncia crimes de guerra. O presidente russo, Vladimir Putin, falou claramente sobre a deterioração do clima entre Washington e Moscou e insistiu em afirmar que o governo de Barack Obama prefere fazer imposições a dialogar. Ainda assim, russos e americanos continuam discutindo a situação na Síria.Isso porque, apesar de toda retórica e acusações, os dois países sabem que têm um importante papel em qualquer acordo final sobre o conflito". Fonte: ("Por que as relações entre Rússia e EUA estão no pior momento desde a Guerra Fria", http://www.bbc.com/, 19/10/2016). Sobre o conflito na Síria, analise as assertivas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. As forças do presidente sírio, Bashar al-Assad, estão dotadas de uma grande potência de fogo, com tanques, artilharia e aviação, uma vantagem considerável diante dos rebeldes, que carecem de aviões. Além disso, não possuem o apoio da Rússia.
II. As manifestações contra o governo começaram na cidade de Aleppo, no sul da Síria, em março de 2011, quando um grupo de pessoas se uniu para pedir a libertação de 14 estudantes de uma escola local que haviam sido presos e supostamente torturados por terem escrito no mural do colégio o conhecido slogan dos levantes revolucionários na Tunísia e no Egito: "As pessoas querem a queda do regime".
III. O Conselho Nacional Sírio (CNS), composto, em sua maioria, pela comunidade de muçulmanos xiitas, há décadas é perseguida por Assad. O CNS é liderado pelo dissidente sírio Burhan Ghalioun, atualmente radicado em Paris, e pela Irmandade Muçulmana.
IV. Assad é apoiado majoritariamente pela minoria sunita, da qual faz parte, e por cristãos, que temem perseguições religiosas. A maioria dos opositores, entretanto, é de origem alauíta, que já foi massacrada pelo regime no início dos anos 1980.
V. A Rússia tem ligações econômicas e militares estreitas com a Síria. Segundo o Instituto Internacional de Pesquisas para a Paz de Estocolmo (SIPRI, na sigla em inglês), sediado na Suécia, o país liderado por Vladimir Putin é o principal fornecedor de armas ao governo de Assad, seguido pelo Irã.
- a) Todas as assertivas são falsas
- b) Apenas as assertivas I, III e V são falsas.
- c) Apenas as assertivas II e III são falsas.
- d) Apenas as assertivas I, II, III e IV são falsas.
- #107743
- Banca
- FAFIPA
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APPA-PR
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
"O presidente da República, Michel Temer, sancionou, nesta quinta-feira (29), a lei que reduz o número de ministérios do governo federal. O texto que formaliza criação, incorporação e extinção de pastas foi publicado, nesta sexta-feira (30), no Diário Oficial da União. Sancionada com quatro pontos vetados, a LEI Nº 13.341, DE 29 DE SETEMBRO DE 2016 tem origem na Medida Provisória 726/2016, que reduziu de 32 para 24 o número de ministérios em maio deste ano.” (Fonte: "Temer sanciona reforma administrativa que reduz número de ministérios", http://www2.planalto.gov.br/, 30/09/2016) Por meio da LEI nº 13.341, de 29 de setembro de 2016, ficaram extintos alguns ministérios, com EXCEÇÃO:
- a) O Ministério do Desenvolvimento Agrário.
- b) A Casa Militar da Presidência da República
- c) A Secretaria de Portos da Presidência da República.
- d) O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União - CGU.