Simulado APPA-PR | Analista Portuário – Economista | CONCURSO
SIMULADO APPA-PR | ANALISTA PORTUÁRIO – ECONOMISTA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso APPA-PR para o cargo de Analista Portuário – Economista.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FAFIPA para o concurso APPA-PR. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista Portuário – Economista, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado APPA-PR | Analista Portuário – Economista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso APPA-PR.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #107704
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(1,0) 1 -
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina eventualmente assina contratos com a Presidência da República para a dragagem de aprofundamento dos canais de acesso ao Porto de Paranaguá. Nesse sentido, qual é a alternativa CORRETA, que melhor expressa o papel desempenhado pelo Setor Público nessa situação?
- a) Ao efetuar investimentos na manutenção e acessibilidade dos canais de navegação, o principal resultado esperado pelo Governo é a manutenção da estabilidade econômica, devido ao incremento dos fluxos comerciais do país.
- b) Os investimentos do Governo Federal no setor portuário estão relacionados a sua função alocativa, ou seja, promover ajustamentos na alocação de recursos garantindo uma maior eficiência na utilização dos recursos disponíveis.
- c) Esse tipo de investimento realizado pelo Setor Público busca promover principalmente um ajustamento na distribuição de renda, dado que o processo de dragagem gera empregos.
- d) O Governo busca corrigir eventuais falhas de mercado, como a presença de assimetria de informação. Assim, ao efetuar a dragagem o Governo sinaliza para eventuais compradores de produtos brasileiros, a capacidade de cumprir seus contratos, com mais segurança para navegação e atracação de navios.
- #107705
- Banca
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(1,0) 2 -
Investimentos públicos em logística e infraestrutura, como a ampliação de modais ferroviários, podem contribuir para a criação de novas rotas, bem como ampliar a capacidade de movimentação de cargas até os Portos de Paranaguá e Antonina. Para realizar esses investimentos o governo precisa elaborar um orçamento público, pautado em uma série de princípios. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que:
- a) O princípio orçamentário que preceitua que todas as receitas e despesas devem estar contidas em uma única lei orçamentária é o princípio do equilíbrio.
- b) No orçamento público, devem constar apenas conceitos e informações que se relacionem com a fixação de despesa, ou com a previsão de receita, o que é conhecido com o princípio da unidade.
- c) A necessidade de que todas as parcelas de receita e de despesas sejam apresentadas em seus valores brutos refere-se ao princípio da exclusividade.
- d) O princípio que pressupõe que o orçamento público deve conter todas as despesas e também todas as receitas da administração pública é o princípio da universalidade.
- #107706
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(1,0) 3 -
Para a realização de investimentos, como a aquisição de guindastes, shiploaders, balança de pesagens de caminhões ou tombadores, a partir de recursos públicos, é necessário que esses recursos sejam previstos e autorizados no Orçamento, o qual é composto pelo Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei de Orçamento Anual. Dentre os elementos do Orçamento Público e respectivo ciclo orçamentário, é CORRETO afirmar:
- a) A lei de Orçamento Anual compreende as metas e prioridades da administração pública e engloba desde as despesas de capital, quanto às regras de aplicação de recursos nas agências oficiais de fomento.
- b) A Lei de Diretrizes Orçamentárias é a norma que tem caráter de médio prazo, através da qual busca-se ordenar ou priorizar as principais ações do Governo para consecução dos seus objetivos e metas fixadas pelo gestor público durante o seu mandato.
- c) A lei de Diretrizes Orçamentárias tem como objetivo nortear a elaboração dos orçamentos anuais, além de tratar de possíveis alterações na legislação tributária.
- d) O Plano Plurianual refere-se ao somatório dos orçamentos anuais, compreendendo o orçamento fiscal, o orçamento de investimento e o orçamento da seguridade social.
- #107707
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(1,0) 4 -
Para atingir suas metas, como por exemplo, tornar-se o principal porto na importação de fertilizantes e o maior exportador de carne de frango, a Administração do Porto de Paranaguá fez uma série de previsões de receitas e planejamento das despesas em suas diferentes áreas de atuação. No Setor Público, o Orçamento-Programa cumpre o papel de gestor planejador dos gastos públicos. Sobre Orçamento-programa, é CORRETO afirmar que:
- a) O Orçamento-Programa é uma modalidade mais moderna de orçamento público, no qual vinculam-se os recursos públicos disponíveis para cada unidade orçamentária aos objetivos a serem alcançados com a utilização desses recursos.
- b) O Orçamento-Programa contém programas e ações vinculadas a um processo de planejamento público, com objetivos e metas definidas; entretanto, a ênfase desse orçamento está no valor gasto em si e não nas realizações do Governo.
- c) Orçamento-Programa é o termo utilizado apenas para se referir ao orçamento de forma completa, ou seja, do agrupamento das Leis de Diretrizes Orçamentárias e Lei de Orçamento Anual
- d) O Orçamento-Programa é uma forma de prever receitas e consignar despesas por um determinado período de tempo, não necessariamente precisa atender aos princípios orçamentários de exclusividade e não-afetação dos recursos.
- #107708
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(1,0) 5 -
Assim como o Plano Nacional de Logística Portuária, diversas iniciativas do Governo Federal, para a consecução de seus objetivos, devem ser organizadas e apresentadas em consonância com a Estrutura das Despesas Públicas. No tocante à Estrutura das Despesas Públicas, sobre as principais formas de classificação, é CORRETA afirmar:
- a) A classificação da despesa segundo sua natureza, o termo elemento da despesa tem como objetivo evidenciar a estrutura organizacional de alocação dos créditos orçamentários, sendo que seus níveis hierárquicos são: órgão orçamentário e unidade orçamentária.
- b) A Classificação funcional desagrega as dotações orçamentárias em dois subgrupos: funções e subfunções, com o intuito de apresentar a área de ação na qual a despesa está sendo realizada.
- c) Na classificação Programática, os termos projetos são utilizados para relatar ações que são realizadas de forma contínua e permanente, enquanto atividade é o termo designado para ações limitadas no tempo.
- d) A classificação da despesa orçamentária, quanto a sua característica institucional compõe-se dos seguintes componentes: categoria econômica, grupo de natureza da despesa e elemento da despesa.
- #107709
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(1,0) 6 -
Os investimentos públicos aliados ao planejamento estratégico contribuíram para que a Associação dos Portos de Paranaguá e Antonina ampliassem sua competitividade no cenário nacional e internacional. Para que os investimentos fossem viabilizados, foi necessária a geração de receita pública oriunda principalmente da cobrança de tributos. Sobre a origem e classificação das Receitas Públicas, é CORRETO afirmar:
- a) Taxa é o tipo de tributo em que o fato gerador independe de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
- b) Imposto é o tipo de tributo que tem como fato gerador o poder de polícia ou a utilização efetiva ou potencial de um serviço público prestado ou posto à disposição do contribuinte.
- c) Contribuição de melhoria é o tipo de tributo que tem como fato gerador uma externalidade positiva, como por exemplo, a valorização de um imóvel particular, decorrente da execução de uma obra pública.
- d) Contribuições de interesse de categorias econômicas e contribuições de categorias profissionais são tipos de tributos também conhecidos como empréstimos compulsórios.
- #107710
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(1,0) 7 -
As empresas públicas e sociedade de economia mista e suas subsidiárias partilham de mecanismos de fiscalização e controle utilizados pelo setor público, sendo que diversos aspectos dessas empresas, como aquisição e alienação de bens, formalização e alteração de contratos, sanções administrativas, são afetados pela sanção de normas federais. Uma importante norma federal é a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000). Sobre essa lei, NÃO é correto afirmar:
- a) A Lei de Responsabilidade Fiscal cria a necessidade de elaboração do Relatório Resumido de Execução Orçamentária apenas para a União.
- b) A despesa total com pessoal em cada período de apuração não deve exceder os percentuais de receita corrente líquida, de 60%, para os estados e os municípios.
- c) Operação de crédito por antecipação de receita é proibida no último ano de mandato do Presidente, do Governador ou do Prefeito Municipal.
- d) A concessão de incentivo de natureza tributária oriundo de renúncia fiscal deve ser acompanhada de relatório de impacto orçamentário-financeiro no ano de vigência e nos dois anos seguintes.
- #107711
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(1,0) 8 -
Nos Portos de Paranaguá e Antonina os trabalhadores, as construções e as máquinas são principais fatores de produção para gerar receitas. Num modelo de regressão linear estimado pelo método de mínimos quadrados ordinários para previsão das receitas, obtiveram-se os seguintes resultados:
Y= 3,88+ 0,46L+ 0,52K R2= 0,96
Em que: Y = Receita Total anual em milhões de reais; L = Número de trabalhadores (pessoas); e, K = Valor total de construções e máquinas em milhões de reais. Todos os coeficientes (parâmetros) são estatisticamente significantes ao nível de 1% de significância. Considerando os resultados da regressão acima, assinale a alternativa CORRETA
- a) O modelo consegue explicar apenas 9% das variações da receita total, mas constitui uma boa previsão dadas as incertezas nas previsões econômicas.
- b) O trabalho é o mais importante fator de produção, embora com coeficiente menor em relação, porque a operacionalização dos equipamentos depende dele.
- c) Mantido constante o trabalho, uma elevação de valor total de construções e máquinas em milhões de reais de 3 para 3,03 gera, em média, um aumento de 0,52% nas receitas
- d) O número de trabalhadores e valor total de construções e máquinas são os únicos fatores determinantes da receita dos portos em avaliação.
- #107712
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(1,0) 9 -
Numa análise de regressão linear das receitas dos Portos de Paranaguá e Antonina, estimaram-se pelo método de mínimos quadrados ordinários as receitas em função de número dos trabalhadores e valor total de construções e máquinas para medir um impacto dos fatores sobre as receitas dos portos. Obteve os seguintes resultados:
Y = 4,72+ 0,40L+ 0,51K R2= 0,94
Em que: Y = Receita Total anual em milhões de reais; L = Número de trabalhadores (pessoas); e, K = Valor total de construções e máquinas em milhões de reais. Todos os coeficientes (parâmetros) são estatisticamente significantes ao nível de 1% de significância. Se a partir desse resultado foi obtido um F estatisticamente significativo ao nível de 1% de significância, o significado desse teste consta em uma das alternativas abaixo, assinale a CORRETA.
- a) O coeficiente de trabalho é diferente de zero (0), mas o coeficiente de valor total de construções e máquinas é zero (0).
- b) Todos os coeficientes associados aos fatores de produção são iguais a zero (0) ao nível de 1% de significância, embora o modelo mostre um alto poder explicativo.
- c) Pelo menos um dos coeficientes no modelo de regressão é diferente de zero ao nível de 1% de significância.
- d) Todos os coeficientes associados aos fatores de produção são diferentes de zero (0) ao nível de 1% de significância.
- #107713
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(1,0) 10 -
Um economista funcionário dos Portos de Paranaguá e Antonina pretende desenvolver um modelo econométrico para previsão das receitas dos dois portos. Para o efeito, utilizou o método de mínimos quadrados ordinários para estimar os parâmetros do seu modelo. Obteve os seguintes resultados:
Y = 2,19+ 0,61L+ 0,29K R2 = 0,86
Em que: Y = Receita Total anual em milhões de reais; L = Número de trabalhadores (pessoas); e, K = Valor total de construções e máquinas em milhões de reais. Todos os coeficientes (parâmetros) são estatisticamente significantes ao nível de 1% de significância. Considerando os resultados da regressão acima, o teste estatístico CORRETO para avaliar a significância estatística dos coeficientes individuais com nível de significância máximo admissível de 10% é:
- a) Teste Qui-quadrado, considerando os níveis de 1%, 5% e 10% de significância independente de graus de liberdade.
- b) Teste t, considerando os níveis de 1%, 5% e 10% de significância, independente de tamanho de amostra usada na estimação.
- c) Nenhuma das alternativas está correta.
- d) Teste t, considerando os níveis de 1%, 5% e 10% de significância e os graus de liberdade.
- #107714
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(1,0) 11 -
O departamento de economia da administração dos Portos de Paranaguá e Antonina desenvolveu um modelo econométrico para previsão das receitas dos dois portos para ajudar nas decisões de investimentos e contratações. O modelo é dado por:
Y = 2,19+ 0,36L+ 0,49K R2= 0,84
Em que: Y = Receita Total anual em milhões de reais; L = Número de trabalhadores (pessoas); e, K = Valor total de construções e máquinas em milhões de reais. Todos os coeficientes (parâmetros) são estatisticamente significantes ao nível de 1% de significância. A partir desse modelo, pode-se afirmar:
- a) As variações da receita total dos portos, explicadas pelas variações de número de trabalhadores e valor total de construções e máquinas, estão abaixo de 84%.
- b) 84% das variações da receita total dos portos são explicadas pelas variações de número de trabalhadores e valor total de construções e máquinas.
- c) De 84% das variações da receita total dos portos mostrada pelo coeficiente de determinação, 16% restantes são explicadas pelas variações de número de trabalhadores e valor total de construções e máquinas.
- d) O coeficiente de determinação mostra apenas o grau de confiabilidade do modelo, sem explicar a quantidade de variações captadas.
- #107715
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(1,0) 12 -
Supondo que, nos Portos de Paranaguá e Antonina, os trabalhadores e os patrões estabeleceram uma regra de ajustes salariais anuais baseados em cobertura de inflação da economia do ano anterior e aumento real de 1%. No final de um dado ano, a taxa de juros nominal da economia foi 10%, do qual 60% é a taxa real de juros pagos pelos empréstimos. Qual será a taxa de ajuste total dos salários dos funcionários dos portos de acordo com a regra estabelecida no próximo ano? Assinale a alternativa CORRETA
- a) A taxa de ajuste total dos salários no próximo ano será 10% para cobrir a inflação e garantir exatamente o aumento real
- b) A taxa de ajuste total dos salários no próximo ano será 4,75% para cobrir a inflação e garantir exatamente o aumento real acordado.
- c) A taxa de ajuste total dos salários no próximo ano será 6,8% para cobrir a inflação e garantir exatamente o aumento real acordado.
- d) A taxa de ajuste total dos salários no próximo ano será 5% para cobrir a inflação e garantir exatamente o aumento real acordado.
- #107716
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(1,0) 13 -
Supondo que, nos Portos de Paranaguá e Antonina, existe uma regra de ajustes salariais anuais, baseada em cobertura de inflação da economia do ano anterior e aumento real de 1%. No final de um dado ano, a taxa de juros nominal da economia foi 10%, do qual 60% é a taxa real de juros pagos pelos empréstimos na economia. Considerando o salário médio mensal dos funcionários do Porto, no ano atual, igual R$ 4.200,00, qual será o salário médio do próximo ano?
- a) R$ 4.200,00 x (1+0,05) = R$ 4.410,00
- b) R$ 4.200,00 x (1+0,10) = R$ 4.620,00.
- c) R$ 4.200,00 x (1+0,0475) = R$ 4.399,50
- d) R$ 4.200,00 x (1+0,068) = R$ 4.485,60.
- #107717
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(1,0) 14 -
Tomando, como exemplo hipotético, um funcionário dos Portos de Paranaguá e Antonina que recebe salário mensal de R$ 5.000,00, se esse depositar a totalidade do seu primeiro salário do mês na poupança à taxa de rendimento de 6% mensal. Considerando ainda que os juros são compostos, quanto será esse valor após quatro (4) meses?
- a) R$ 5.000,00 x (1+0,06x4) = R$ 6.200,00.
- b) R$ 5.000,00 x (1+0,06)^4 = R$ 6.312,38.
- c) R$ 5.000,00 x (1+0,06+4) = R$ 25.300,00.
- d) R$ 5.000,00 x (1+0,06) x 4 = R$ 21.200,00.
- #107718
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(1,0) 15 -
Se a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina contrair uma dívida para compra de um guindaste de movimentação de cargas no valor de R$ 1.000.000,00 para ser pago em dez (10) anos, em parcelas anuais fixas e iguais, com taxa de juros nominal de 8% ao ano sobre dívida remanescente. No final do sexto (6º) ano, o valor a ser pago será:
- a) R$ 100.000,00 + R$ 500.000,00 x 0,08 = R$ 140.000,00
- b) R$ 100.000,00 + R$ 1.000.000,00 x 0,08 = R$ 180.000,00
- c) R$ 100.000,00 + R$ 600.000,00 x 0,08 = R$ 148.000,00.
- d) R$ 100.000,00 + R$ 400.000,00 x 0,08 = R$ 132.000,00.