Simulado APEX Brasil | Analista | CONCURSO
SIMULADO APEX BRASIL | ANALISTA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso APEX Brasil para o cargo de Analista .
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IADES para o concurso APEX Brasil. Estas questões são especificamente para o cargo de Analista , contendo que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado APEX Brasil | Analista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso APEX Brasil.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #51846
- Banca
- IADES
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APEX-Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Analisando o comércio bilateral entre o Brasil e a Colômbia durante um ano qualquer, observou-se que as exportações do Brasil para a Colômbia apresentaram coeficiente de variação (CV) igual a 0,4 e variância (?2 ) igual a 256, enquanto as exportações da Colômbia para o Brasil apresentaram CV = 0,3 e ?2 = 144. Considerando a média anual das exportações de cada país, da perspectiva do Brasil, o saldo da balança comercial, em dólares entre os dois países foi
- a) equilibrado.
- b) deficitário em 40 milhões.
- c) superavitário em 40 milhões.
- d) superavitário em 30 milhões.
- e) deficitário em 30 milhões.
- #51847
- Banca
- IADES
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APEX-Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
O Programa de Internacionalização de Empresas da Apex-Brasil
- a) prioriza o atendimento às microempresas e às pequenas empresas que planejam estabelecer filiais em outros países, em especial no âmbito do Mercado Comum do Sul (Mercosul).
- b) contempla um conjunto de soluções comerciais para a internacionalização de empresas, padronizadas de acordo com os parâmetros estabelecidos pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
- c) coordena missões prospectivas para auxiliar as empresas na obtenção de informações comerciais estratégicas antes da tomada de decisão de investimento.
- d) auxilia na redução dos ganhos de escala de produção e de logística de exportação de produtos.
- e) foi originariamente criado no âmbito do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e tem como foco assistir as empresas brasileiras com questionamentos na Organização Mundial do Comércio (OMC).
- #51848
- Banca
- IADES
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APEX-Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
A plataforma Passaporte para o Mundo proporciona ao empresário conhecimento sobre como exportar e competir nos mercados internacionais. Ela disponibiliza
- a) missões empresariais para visita a feiras de exposição de produtos e serviços no âmbito internacional.
- b) informações para o Ministério das Relações Exteriores decidir a respeito da liberação de passaportes e vistos de entrada e saída para empresários exportadores.
- c) workshops e seminários presenciais (road show), nas principais capitais exportadoras do País, acerca de técnicas e procedimentos alfandegários.
- d) ferramenta para a divulgação de oportunidades de compra e venda de produtos e serviços no mercado internacional (Global Trade Meeting Point) e estabelece conexões entre mercados consumidores internacionais e clusters de produção no País.
- e) uma base de informações on-line acerca de negócios internacionais e temas relacionados a melhoria da competitividade e acesso aos mercados globais.
- #51849
- Banca
- IADES
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APEX-Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A Apex-Brasil auxilia empresas brasileiras interessadas em firmar parcerias estratégicas com empresas e investidores estrangeiros mediante investimento em participação. Acerca da atração de investimento em private equity e venture capital e da ação da Apex-Brasil, assinale a alternativa correta.
- a) O investimento em participação é uma fonte de recursos para o estabelecimento ou o crescimento de empresas, e a realização deste se dá por intermédio de financiamentos bancários de longo prazo.
- b) A Apex-Brasil promove encontros que permitem que os empreendedores entendam o ambiente e busquem investimentos que viabilizem a continuidade dos seus negócios.
- c) O capital em participação permite que o risco do negócio seja compartilhado por meio de parceria societária entre os gestores de fundos de investimento, os empreendedores e a Apex-Brasil.
- d) A Apex-Brasil incentiva o investimento em participação em empresas em fase inicial de estruturação por intermédio do APX-Seed, fundo com recursos provenientes do Tesouro Nacional. Anualmente, há uma seleção dos melhores projetos que serão financiados.
- e) Mediante o compromisso de troca do corpo diretor da organização, os fundos de participação viabilizam a aquisição de quotas em empresas, que passam a contar com um novo sócio e novas estratégicas comerciais.
- #51850
- Banca
- IADES
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APEX-Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Imagine que um exportador esteja contratando uma fábrica de chinelos para viabilizar as exportações desses itens. Nesse sentido, ao chegar à fábrica para fazer uma visita padrão, ele percebe que apenas um item é monitorado painel: quantidade de produtos fabricados por dia. Ao questionar o gerente da fábrica sobre o fato de se ter apenas um medidor para toda a fábrica, ele responde que está controlando os demais dados em sua cabeça, pois tem mais de 10 anos de experiência no negócio. Nesse instante, o exportador chega à conclusão de que a empresa não possui estratégias voltadas para medir o próprio desempenho.
No contexto apresentado, o instrumento mais indicado para se aplicar à gerência é o Balanced Scorecard (BSC), pois
- a) ele traduz a missão e as estratégias em um conjunto abrangente de medidas de desempenho.
- b) é utilizado visando aplicar à empresa as melhores práticas no gerenciamento de projetos.
- c) é uma ferramenta de uso exclusivo do departamento de recursos humanos (RH) para a tomada de decisão sobre demissões e promoções de pessoas.
- d) o sucesso da empresa, ao fazer o preenchimento do BSC, é garantido tanto em mercado interno quanto externo.
- e) é possível alcançar, a partir dele, medidores perfeitos em todas as áreas da empresa.
- #51851
- Banca
- IADES
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APEX-Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Para que uma meta seja realista, deve estar relacionada a uma métrica. Dessa forma, é necessário que tenha atributos em sua composição. Assinale a alternativa que apresenta os cinco atributos SMART de uma meta.
- a) Positiva, sustentável, desafiadora, gerenciável e específica
- b) Específica, moderna, anual, realista e tangível
- c) Superável, medível, atingível, gerenciável e ecológica
- d) Específica, medível, atingível, realista e com tempo definido
- e) Seletiva, maleável, atrativa, rápida e tangível
- #51852
- Banca
- IADES
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APEX-Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
No desenvolvimento das estratégias voltadas para políticas e diretrizes institucionais, deve haver estudo de comportamento do cliente, no qual os envolvidos devem trabalhar a inteligência de mercado. Dessa forma, são usadas pesquisas para tomada de decisão. Quando a pesquisa utilizada nesses processos internos é feita com base em dados compilados por pesquisadores externos, qual o nome dado a esses dados?
- a) Internacionais
- b) Primários
- c) Terceiros
- d) Especiais
- e) Secundários
- #51853
- Banca
- IADES
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APEX-Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Ao desenvolver um trabalho de mapeamento de processos em uma instituição, é necessário implementar algum tipo de priorização de processos a serem analisados, para concentrar esforços nos pontos mais críticos e que possam trazer resultados mais importantes à organização em questão. Nesse caso, uma das ferramentas que também é usada na gestão de riscos de projetos é a matriz
- a) triangular.
- b) de operações.
- c) de responsabilidades.
- d) de impacto e severidade.
- e) de precedências.
- #51854
- Banca
- IADES
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APEX-Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Assinale a alternativa que apresenta o conceito de Big Data.
- a) Conjuntos de dados de grande volume que se utilizam de ferramentas especiais de processamento, pesquisa e análise, e que podem ser aproveitados no tempo necessário, com precisão e grande velocidade.
- b) São bancos de dados de fácil acesso e rápida velocidade, operados como computadores pessoais.
- c) Manuseio de informações necessárias às empresas e aos negócios do mundo moderno, que podem ser armazenadas em computadores pessoais, utilizando-se a técnica de nuvem de dados.
- d) São apenas grandes volumes de dados que precisam ainda ser mais bem aproveitados pelo mundo corporativo.
- e) Refere-se a um grande número de computadores pessoais (PC) interligados entre si em uma grande rede de informação.
- #51855
- Banca
- IADES
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APEX-Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
No jargão empresarial moderno, business intelligence é o (a)
- a) mesmo que data warehouse, já que ambos têm a finalidade de armazenar dados e criar relatórios gerenciais.
- b) inteligência artificial dos computadores modernos.
- c) inteligência da empresa que tem por base os sistemas modernos de informatização.
- d) processo de recolhimento e tratamento de informações que apoiarão a gestão de um negócio.
- e) conjunto de relatórios preparados pelos executivos de uma empresa.
- #51856
- Banca
- IADES
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APEX-Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
A sociedade moderna dispõe de uma infinidade de dados e informações acerca dos mais variados temas do conhecimento. Assim, um relatório de análise ganha importância no mundo corporativo moderno, pois as informações armazenadas em grandes bancos de dados ou em data warehouses apontam para a
- a) necessidade de tomada de decisão ocorrer somente em conjunto pelos gerentes, em função da complexidade dos temas que hoje são enfrentados no mundo corporativo.
- b) necessidade de se utilizar de um modelo adequado de análise para a tomada de decisão em cada caso da ação gerencial, uma vez que os dados e (ou) informações em um relatório gerencial deverão ser usados para embasar uma conclusão.
- c) pouca importância da análise de dados, já que, com a utilização de Big Data, a participação humana ficou prejudicada.
- d) necessidade de tomada de decisões rápidas e precisas pelos gestores de uma organização.
- e) importância da realização de análises, mas sem o desenvolvimento de modelos específicos para a tomada de decisão.
- #51857
- Banca
- IADES
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APEX-Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
Com a globalização da economia, a importância de bases de dados confiáveis tornou-se mais premente, visando ao ganho de competitividade entre empresas e países. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
- a) Independentemente da boa qualidade dos dados e informações existentes, a evolução dos sistemas de informação gerencial garante bons negócios às empresas.
- b) Os sistemas baseados em data mining são autossuficientes para garantir mercados.
- c) Os mercados globais e as incertezas deles decorrentes não ameaçam mais as empresas em função do grau de evolução dos sistemas automatizados de dados.
- d) Na tomada de decisões empresariais, a informação para negócios é usada para a redução de incertezas, a monitoração da concorrência, a identificação de ameaças e oportunidades e a melhoria da competitividade.
- e) Apesar da concorrência internacional decorrente da globalização, não há risco de perda de mercados por conta das bases de dados econômicos hoje existentes.
- #51858
- Banca
- IADES
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APEX-Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
A comunicação de marketing busca informar, persuadir e manter os consumidores atentos para os produtos, as marcas e os serviços que são comercializados. Acerca do mix de comunicação de marketing, assinale a alternativa correta.
- a) A promoção de vendas consiste em uma interação pessoal com o(s) comprador(es) potencial(is) com o propósito de apresentar bens e serviços, esclarecer dúvidas e estimular a venda. Isso é feito por intermédio de apresentações e reuniões de vendas.
- b) Os eventos e experiências, sejam em base diária, sejam em ocasiões específicas, são dirigidos para os consumidores e permitem interações associadas à marca.
- c) Uma das formas mais comuns de propaganda é feita por intermédio dos serviços de assessoria de imprensa, na condução de leads para divulgação nas mídias impressas e digitais.
- d) Catálogos, mala direta e telemarketing são plataformas comuns de comunicação usadas nos processos de relações públicas e publicidade.
- e) Por marketing interativo, entende-se a comunicação de uma pessoa para outra no que se refere aos benefícios e às experiências de compra ou uso de bens e serviços.
- #51859
- Banca
- IADES
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APEX-Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Para uma marca ser posicionada eficazmente, os clientes devem considerar qualquer vantagem competitiva como uma vantagem do cliente.
KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de marketing. 14.ed. São Paulo; Pearson Education do Brasil, 2012, com adaptações.
Em relação a estratégias de diferenciação e posicionamento de produtos e serviços, assinale a alternativa correta.
- a) Na diferenciação baseada no canal, as empresas podem criar imagens atraentes que atendam às necessidades sociais e psicológicas dos consumidores estabelecidas na pirâmide de Maslow.
- b) Um posicionamento de marca deve estabelecer pontos de diferença e pontos de paridade para o racional e evitar envolvimento com o emocional do consumidor.
- c) Para uma estratégia de posicionamento e diferenciação ser efetiva, a empresa precisa igualar a participação dela à do concorrente no mercado-alvo.
- d) Uma abordagem alternativa para o posicionamento é chamada de branding por narrativa, que significa que diferentes mensagens devem ser transmitidas para diferentes segmentos de mercado.
- e) Em mercados competitivos, as empresas precisam considerar outras dimensões de diferenciação não baseadas exclusivamente nos aspectos do bem ou do serviço.
- #51860
- Banca
- IADES
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- APEX-Brasil
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Entre outros fatores, o estabelecimento de um sistema de distribuição de produtos em nível internacional deve considerar
- a) a localização geográfica dos mercados.
- b) a distância entre os produtores de insumos e as unidades fabris.
- c) a estruturação da força de vendas.
- d) os hábitos socioculturais que envolvem a compra dos produtos.
- e) os benefícios buscados na compra pelos consumidores.