Simulado Analista Técnico - Pedagogo | CONCURSO
Simulado Analista Técnico - Pedagogo
Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Analista Técnico - Pedagogo não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Analista Técnico - Pedagogo
São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Analista Técnico - Pedagogo foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Analista Técnico - Pedagogo
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
Vejam outros Simulado Analista Técnico - Pedagogo
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.
Questões Analista Técnico - Pedagogo
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Analista Técnico - Pedagogo, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Analista Técnico - Pedagogo
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #260479
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Para Drucker (apud REZENDE, 2008, p. 18), “o planejamento é o processo contínuo de tomar decisões atuais que envolvam riscos, organizar sistematicamente as atividades necessárias para execução dessas decisões e medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas”. Como o planejamento está voltado para o futuro, a organização deve estar preparada permanentemente. Nesse sentido, Chiavenato (2006, p. 409) estabelece que “o planejamento é uma função administrativa que define objetivos e decide sobre os recursos e as tarefas necessárias para alcançá-lo adequadamente”.
(Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/... 20-%20Planejamento%20-%20MIOLO.pdf.)
O planejamento, sob a abordagem de níveis hierárquicos, pode ser distinguido em três tipos: estratégico, tático e operacional, que estão relacionados aos níveis de decisão em uma pirâmide organizacional. Sobre o nível “estratégico”, assinale a afirmativa correta.
- a) É desenvolvido por níveis organizacionais intermediários, cuja finalidade é o uso eficiente dos recursos disponíveis para a obtenção dos objetivos fixados.
- b) Afeta somente as unidades setoriais e pode ser considerado como a formalização, por meio de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas, ou seja, são estruturados os planos de ação.
- c) Está relacionado com os objetivos de mais curto prazo e com maneiras e ações que, geralmente, afetam somente parte da organização. Trabalha com decomposição de objetivos, estratégias e políticas estabelecidos nos demais planejamentos.
- d) Corresponde a um conjunto de partes homogêneas dos demais planejamentos que deve conter em detalhes para seu desenvolvimento e implantação, tais como os procedimentos básicos a serem adotados; os resultados finais esperados; os prazos estabelecidos; e, os responsáveis por sua execução e implantação.
- e) Está relacionado com os objetivos de longo prazo, com maneiras e ações que afetam toda a organização. Está sob a responsabilidade dos níveis mais altos da organização referente à formulação de objetivos e à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas/internas à instituição e sua evolução esperada.
- #260480
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Chegando à Colônia brasileira, em 1549, os jesuítas implantaram os primeiros colégios contando com incentivo e subsídio da coroa portuguesa. Essa situação se consolidou com o estatuto da “redízima” instituída em 1564 (Cf. MATTOS, 1958, p. 275) mediante a qual um décimo da receita obtida pela coroa portuguesa na Colônia era destinado à manutenção dos colégios jesuítas. Nessas condições bastante favoráveis, a pedagogia católica se instalou no país, primeiro na versão do Plano de Nóbrega, a “pedagogia brasílica”, e depois, na versão do Ratio Studiorum, cujos cânones foram adotados pelos colégios jesuítas no mundo inteiro. Assim, ao longo dos dois primeiros séculos, de 1549 até 1759, data da expulsão dos jesuítas, a pedagogia cristã, de orientação católica, gozou de uma hegemonia incontrastável no ensino brasileiro.
(Disponível em: https://histedbrantigo.fe.unic... l_Saviani_artigo.pdf. Adaptado.)
Sobre o exposto, relacione adequadamente as colunas a seguir.
1. Pedagogia brasílica.
2. Ratio Studiorum.
( ) Caracteriza-se por uma visão essencialista de homem, isto é, o homem é concebido como constituído por uma essência universal e imutável. À educação cumpre moldar a existência particular e real de cada educando à essência universal e ideal que o define enquanto ser humano.
( ) Com ênfase na aprendizagem da Língua Portuguesa e Educação Religiosa, direcionado aos índios, pois eles que por aqui viviam, ocorrendo a necessidade de desconstruir uma cultura secular que já existia para se implantar outra advinda do outro lado do mundo que, com os primeiros passos do capitalismo, já buscava ampliar a produção e o mercado de consumo.
( ) A educação passou a contar com regras específicas estabelecidas no plano para a província. Ilustra as ideias carregadas pelo contexto iluminista, sendo instauradas as “aulas régias” com professores pagos pela coroa. Sendo um contexto iluminista, a laicidade predominou nas reformas implantadas.
A sequência está correta em
- a) 1, 2, 2.
- b) 1, 1, 2.
- c) 2, 2, 1.
- d) 1, 2, 1.
- e) 2, 1, 2.
- #260481
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Galvão (2010) pontua que, de acordo com Silva (2001), a educação tem como finalidade formar o ser humano desejável para um determinado tipo de sociedade. Dessa forma, ela visa promover mudanças relativamente permanentes nos indivíduos, de modo a favorecer o desenvolvimento integral do homem na sociedade. A educação é, desde a sua gênese, objetivos e funções, um fenômeno social, estando relacionada ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma determinada sociedade. O ato de educar é um processo constante na história de todas as sociedades, não é o mesmo em todos os tempos e lugares, e é, em sua essência, um processo social. Além disso, educação e sociedade se correlacionam porque a educação exerce forte influência nas transformações ocorridas no âmago da sociedade.
(Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio... pt#:~:text=O%20ato%20de%20educar%20%C3%A9,ocorridas% 20no%20%C3%A2mago%20da%20segunda. Adaptado.)
Na história da educação brasileira, podem ser identificadas várias concepções, tendo em vista os ideais da formação do homem para a sociedade de cada época. As principais correntes pedagógicas identificadas no Brasil são: a tradicional; a crítica; e, a pós-crítica. Acerca do exposto e considerando a concepção “pós-crítica”, assinale a afirmativa correta.
- a) Enfatiza o ensino e a aprendizagem de conteúdos a partir de uma metodologia rigorosamente planejada, com foco na eficiência.
- b) Procura ser neutra, tendo como principal foco identificar os objetivos da educação escolarizada, formar o trabalhador especializado ou proporcionar à população uma educação geral e acadêmica.
- c) Foca nos temas relacionados à identidade, diferenças, alteridade, subjetividade, cultura, gênero, raça, etnia, multiculturalismo, saber e poder, de forma a acolher a diversidade do mundo contemporâneo.
- d) Preocupara-se em desenvolver conceitos que permitem compreender, com base em uma análise marxista, o que o currículo faz. No desenvolvimento desses conceitos, existiu uma ligação entre educação e ideologia.
- e) Aborda questões ideológicas, colocando em pauta temas relacionados ao poder, a relações e classes sociais, ao capitalismo, à participação etc., de forma a conscientizar o educando sobre desigualdades e injustiças sociais.
- #260482
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A gestão baseada em competências – ou simplesmente gestão de competências – tem sido apontada como uma tecnologia alternativa dos modelos tradicionalmente utilizados pelas organizações (Brandão e Guimarães, 2001; Santos, 2001). Baseando- -se no pressuposto de que o domínio de certos recursos é determinante do desempenho superior de uma organização, a gestão de competências propõe-se a integrar e orientar esforços, sobretudo os relacionados à gestão de pessoas, visando a desenvolver e sustentar competências consideradas fundamentais à consecução de objetivos organizacionais (Prahalad e Hamel, 1990; Durand, 1998). A frequente utilização do termo competência no campo da gestão organizacional fez com que ele adquirisse variadas conotações, sendo, não raras vezes, utilizado de diferentes maneiras, conforme relatam Mclagan (1997), Brandão e Guimarães(2001) e Ruas(2001). Sob esta perspectiva, que parece ter aceitação mais ampla tanto no meio acadêmico quanto no ambiente empresarial, competências representam combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional, dentro de determinado contexto organizacional (DURAND, 2000; NISEMBAUM, 2000).
(Disponível em: https://www.scielo.br/j/rac/a/ vScX3kvk4YtKQTC3ccT4PRg/?lang=pt#. Adaptado.)
Considerando as competências necessárias para o êxito de uma organização, o fato de que os servidores devem conhecer, saber fazer e ter iniciativa para fazer refere-se a “conhecimentos” a seguinte ação:
- a) Preservar o patrimônio da organização.
- b) Ser capaz de se adaptar a situações novas.
- c) Agir com ética na relação com pessoas no trabalho.
- d) Ser capaz de orientar os prestadores de serviços de forma clara e objetiva.
- e) Identificar os recursos disponíveis nos equipamentos no trabalho, tais como, smartphones, computadores, datashow etc.
- #260483
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
A legislação brasileira que ampara a educação a distância passa por diversas leis, decretos, portarias e resoluções, que têm como função a definição de todo o detalhamento e regras de aplicação da modalidade. Considerando toda a legislação existente, pode-se dizer que temos muitas linhas de texto para registrar as especificidades e garantir a qualidade dessa modalidade de ensino. Dentro da legislação educacional no Brasil, os primeiros passos que dão base legal para a modalidade de educação a distância são dados por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/1996. Essa lei direciona o funcionamento da EaD, apresentando características, abrangência, necessidade de credenciamento, oferta, avaliação, dentre outros itens importantes.
(Disponível em: https://moodle.ead.ifsc.edu.br... mod/book/view.php?id=68804&chapterid=11391. Adaptado.)
Considerando o Decreto nº 9.057/2017, que regulamenta o Art. 80 da Lei nº 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dispõe a competência das autoridades dos sistemas de ensino estaduais, municipais e distrital, no âmbito da unidade federativa, autoriza os cursos e o funcionamento de instituições de educação na modalidade a distância nos seguintes níveis e modalidades; analise-os.
I. Ensino fundamental, considerando apenas os anos finais (6º ao 9º ano) para a complementação da aprendizagem.
II. Ensino médio, considerando a exigência da demonstração da prática, da experiência de trabalho supervisionado ou outra experiência adquirida fora do ambiente escolar; dentre outros critérios.
III. Educação profissional técnica de nível médio, a educação de jovens e adultos e a educação especial.
IV. Ensino superior, considerando que as instituições de ensino superior privadas deverão solicitar credenciamento ao Ministério da Educação.
Está correto o que se afirma em
- a) I, II, III e IV.
- b) I e II, apenas.
- c) III, e IV, apenas.
- d) I, III e IV, apenas.
- e) II, III e IV, apenas.