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Simulado Analista Sociocultural - Pedagogia | CONCURSO

Simulado Analista Sociocultural - Pedagogia

Simulado Analista Sociocultural - Pedagogia

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Este Simulado Analista Sociocultural - Pedagogia foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Analista Sociocultural - Pedagogia
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Analista Sociocultural - Pedagogia

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Boa sorte e Bons Estudos,

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#257529
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(1,0) 1 - 

Considera-se que todos os homens nascem iguais no que se refere aos direitos, o que inclui a liberdade de ir e vir, de ter projetos pessoais e realizar sua liberdade ao procurar realizar seus projetos, que todos são iguais perante as leis, etc. Para viver democraticamente em uma sociedade, é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. Nesse sentido, é correto afirmar que

  • a) o respeito ao outro deve ser entendido como consideração, obediência, veneração e submissão.
  • b) a escola, ao estabelecer normas de conduta para os alunos, está buscando uma forma de garantir o respeito mútuo.
  • c) formar um indivíduo que respeite as diferenças entre pessoas é papel da família, cabe à escola apenas ditar as normas.
  • d) na escola, a forma mais eficaz de inibir o desrespeito para com os diferentes é a punição a partir de normas estabelecidas.
  • e) a escola deve ser local de diálogo, de aprender a conviver, vivenciando a própria cultura e respeitando as diferentes formas de expressão cultural.
#257530
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(1,0) 2 - 

Os pressupostos e teorias pedagógicas que estão presentes nas atividades de ensino e aprendizagem sempre dizem respeito à compreensão dos papéis do professor e do aluno, da metodologia, da função social da escola e dos conteúdos trabalhados.
Em relação à pedagogia crítico-social dos conteúdos, é correto afirmar que

  • a) é uma proposta de educação centrada no professor.
  • b) assegura a função social e política da escola.
  • c) valoriza o indivíduo como ser livre, ativo e social.
  • d) é uma prática altamente controlada e dirigida pelo professor.
  • e) a atividade escolar pauta-se em discussões de temas sociais e políticos.
#257531
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(1,0) 3 - 

A democracia constitui-se em característica fundamental de sociedades e grupos centrados na prática dos direitos humanos. Direito e dever são conceitos que se desdobram e se transformam de forma contínua e recíproca pela própria prática democrática, assim, pode-se afirmar que a participação

I. se constitui em uma expressão de responsabilidade social e valores compartilhados;

II. se constitui em uma forma significativa de, ao promover maior aproximação entre os membros da escola, reduzir desigualdades entre eles;

III. pressupõe que haja a necessária preparação e organização da comunidade;

IV.envolve capacidade de tomar decisões de forma compartilhada e o comprometimento com a implementação das decisões tomadas.

São verdadeiras as afirmações contidas em

  • a) I e II, apenas.
  • b) II e IV, apenas.
  • c) III e IV, apenas.
  • d) I, II e III, apenas.
  • e) I, II, III e IV.
#257532
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(1,0) 4 - 

A noção de cidadania normalmente está associada, de maneira incorreta ou insuficiente, à ideia de ter direitos, entretanto, em termos legais, os direitos não são privilégios de determinadas classes sociais, grupos sociais ou dos indivíduos. Portanto, a concepção de cidadania ultrapassa a postulação de direitos humanos, correspondendo a

I. prover os indivíduos de instrumentos para a plena realização da participação motivada e competente;

II. garantir a associação entre interesses pessoais e sociais;

III. ter convicção de seus direitos sociais estabelecidos pela Constituição Federal;

IV. relacionar-se com a disseminação de valores e a sua articulação entre os projetos individuais e coletivos.

São verdadeiras apenas as afirmações contidas em

  • a) I e II.
  • b) III e IV.
  • c) I, II e III.
  • d) I, II e IV.
  • e) II, III e IV.
#257533
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(1,0) 5 - 

A organização do sistema educacional pode ser considerada em três grandes instâncias: o sistema de ensino como tal, as escolas e as salas de aula. As escolas situam-se entre as políticas educacionais, as diretrizes, as formas organizativas do sistema e as ações pedagógico-didáticas na sala de aula. Nesse sentido, é correto afirmar que a autonomia da escola pública

  • a) é a possibilidade e a capacidade de a escola elaborar e implementar um projeto político-pedagógico que seja relevante à comunidade e à sociedade a que serve.
  • b) é o diretor ter a liberdade para organizar e conduzir a escola da forma como achar conveniente.
  • c) não existe, uma vez que ela sempre deve prestar contas de suas ações a uma instância superior.
  • d) é definida pela ausência de uma relação de influência mútua entre a sociedade, o sistema de ensino, a instituição escolar e os sujeitos
  • e) corresponde aos professores tomarem conhecimento de certas normas e diretrizes e se convencerem de sua legitimidade.