Simulado Analista Pedagógico - Alfabetização | CONCURSO
Simulado Analista Pedagógico - Alfabetização
Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Analista Pedagógico - Alfabetização não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Analista Pedagógico - Alfabetização
São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Analista Pedagógico - Alfabetização foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Analista Pedagógico - Alfabetização
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
Vejam outros Simulado Analista Pedagógico - Alfabetização
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.
Questões Analista Pedagógico - Alfabetização
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Analista Pedagógico - Alfabetização, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Analista Pedagógico - Alfabetização
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #259314
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Na modalidade de avaliação externa, o Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave) é constituído pelo Programa de Avaliação da alfabetização (Proalfa) e pelo Programa de Avaliação da Rede Pública da Educação Básica.
Acerca dessas avaliações externas do Simave, é correto afirmar:
- a) As avaliações do Proeb têm aplicação bianual, em anos pares, para os estudantes do 5º e 9º anos Ensino Fundamental e para os do 3º ano do Ensino Médio.
- b) A Matriz de Referência refere-se aos objetivos do ensino e da aprendizagem, aos conteúdos e às habilidades a serem desenvolvidas, às metodologias e aos processos de avaliação a serem utilizados.
- c) O padrão de desempenho considerado intermediário demonstra nível de desempenho básico, sendo caracterizado por um processo inicial de desenvolvimento das competências e habilidades equivalentes à etapa de escolaridade e área do conhecimento avaliados.
- d) O Proalfa e o Proeb, em sua totalidade, devem ser vistos como uma medida de proficiência escolar alcançada pelos estudantes, servindo de parâmetro na comparação do desempenho da escola em relação ao estado e ao município.
- #259315
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Mizukami (1986) assinala que o fenômeno educativo apresenta tanto a dimensão humana quanto a técnica, a cognitiva, a emocional, a sociopolítica e a cultural, em suas múltiplas implicações e relações.
Considerando que um ou outro aspecto do fenômeno educativo pode ser privilegiado numa determinada teoria ou abordagem de ensino–aprendizagem, segundo essa autora, assinale a alternativa incorreta.
- a) A educação, na abordagem tradicional, é caracterizada como um produto, sem ênfase no processo, baseando-se na transmissão de ideias selecionadas e organizadas logicamente.
- b) A educação, na abordagem sociocultural, é tida como um todo indissociável, considerando-se como elementos essenciais o intelectual e o moral, sendo ela condição formadora necessária ao desenvolvimento natural do ser humano.
- c) A educação, na abordagem comportamentalista, está estreitamente ligada com a transmissão cultural, devendo transmitir tanto conhecimentos quanto comportamentos éticos, práticas sociais e habilidades tidas como básicas para manipulação e controle do mundo / ambiente.
- d) A educação, na abordagem humanista, assumindo um significado amplo, tem como objetivo uma aprendizagem que englobe conceitos e experiências, tendo como propósito um processo de aprendizagem pessoal.
- #259316
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Vasconcellos (2009) sinaliza que a efetivação da ação supervisora nos processos de aprendizagem e a produção de mudanças da prática pedagógica exigem condições objetivas e subjetivas.
Para esse autor, não é considerada condição subjetiva para a ação supervisora:
- a) Melhoria das condições de trabalho.
- b) Superação de formalismo.
- c) Visão de processo.
- d) Criticidade.
- #259317
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Tardif (2002) defende a premissa de que o reconhecimento social dos professores como sujeitos do conhecimento e atores sociais se dará quando se reconhecerem como pessoas competentes, como pares iguais que podem aprender uns com os outros. Com base nas ideias desse autor sobre os saberes docentes e a formação profissional, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Como conhecimentos importantes, o conhecimento da matéria ensinada e o pedagógico englobam todos os saberes dos docentes no trabalho.
( ) Os saberes profissionais dos professores são temporais no sentido, entre outros, de que os primeiros anos de prática profissional são decisivos para a estruturação dessa prática.
( ) Os saberes profissionais dos professores possuem uma determinada unidade pragmática: eles estão a serviço da ação, e é nela que constituem seu significado e sua utilidade.
( ) A legitimidade dos saberes dos professores, desenvolvidos e mobilizados por meio de seu trabalho, é dada com frequência pelos conhecimentos teóricos construídos pela pesquisa em ciências da educação, que são ministrados nos cursos de formação para o ensino.
Assinale a sequência correta.
- a) V F F V
- b) F V F V
- c) F V V F
- d) V F V F
- #259318
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Acerca das diferentes formas de organizar os conteúdos explicitadas por Zabala (1998), é correto afirmar
- a) A multidisciplinaridade é a interação entre duas ou mais disciplinas, que pode ocorrer desde a mera comunicação de ideias até a integração mútua dos conceitos essenciais e da teoria do conhecimento, da metodologia e dos dados de pesquisa.
- b) Para o enfoque globalizador, toda unidade de intervenção deve proceder de uma situação próxima à realidade do aluno, sendo instigante para ele e que lhe apresente indagações às quais precisa dar respostas.
- c) Nos métodos globalizados, as matérias e sua aprendizagem são consideradas a prioridade fundamental do ensino, não levando em conta as necessidades formativas gerais do aluno.
- d) No método de projetos de Kilpatrick, o que importa não são todas as habilidades individuais e grupais que terão que ser promovidas para se obter o objetivo estabelecido, mas, sim, o tema de trabalho, o objeto a ser construído ou a montagem a ser feita.