Processando...

Simulado Analista - Nutrição | CONCURSO

Simulado Analista - Nutrição

Simulado Analista - Nutrição

Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Analista - Nutrição não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Analista - Nutrição

 

São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Analista - Nutrição foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Analista - Nutrição
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Analista - Nutrição

  1. Todos Simulados Analista - Nutrição
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Analista - Nutrição

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Analista - Nutrição, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Analista - Nutrição

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#258744
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

“O preparo de alimentos resulta de uma sequência de atividades que permite o aproveitamento daqueles que não poderiam ser consumidos em estado natural. Tem a finalidade de melhorar a digestibilidade, o aspecto e a aceitação do alimento. As etapas de produção dos alimentos são divididas em atividades de pré-preparo e preparo. Para a preservação da cor dos pigmentos presentes nas hortaliças, são necessários cuidados especiais. Para o pigmento _____________, os cuidados no preparo são: cocção rápida em recipiente semitampado para favorecer a votalilização dos ácidos orgânicos e evitar o escurecimento; deve-se evitar o uso de bicarbonato, pois destrói vitaminas hidrossolúveis (principalmente a vitamina C).” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • a) tanino
  • b) clorofila
  • c) betalaína
  • d) flavonoide
  • e) carotenoide
#258745
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A terapia nutricional é um dos componentes fundamentais da abordagem terapêutica do portador de diabetes mellitus(DM). O plano alimentar, juntamente com a atividade física e as medicações antidiabéticas, se constituem nos pilares do tratamento. O papel do profissional de nutrição é dos mais relevantes no acompanhamento do indivíduo diabético em qualquer faixa etária e com as mais vaiadas complicações. A dislipidemia está geralmente associada ao distúrbio do metabolismo da glicose. Tanto a hiperglicemia quanto a dislipidemia devem ser adequadamente tratadas no paciente diabético para se minimizar o risco de doença cardiovascular. Sobre a terapia nutricional do diabetes mellitus tipo 2, de acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes (2022), assinale a afirmativa INCORRETA.

  • a) Sugere-se o consumo diário de 30 a 35 g de fibras, destacando as fibras solúveis.
  • b) Portadores do deste diabetes e que apresentem sobrepeso ou obesidade, é recomendado perder, no mínimo, 5% do peso corporal inicial para a melhora do controle glicêmico.
  • c) Em pessoas com este diabetes e função renal preservada é recomendado o consumo de proteínas entre 15 a 20% do valor energético total diário, podendo variar de 1 a 1,5 g/kg/dia.
  • d) As dietas muito pobres em carboidratos podem resultar em cetose e são contraindicadas em gestantes e lactantes. Pacientes com doença renal crônica e pacientes com distúrbios alimentares devem evitar dietas cetogênicas.
  • e) A ingestão de ácidos graxos insaturados trans deve ser minimizada, pois elevam o LDL-c plasmático de forma semelhante à das gorduras saturadas, além de diminuírem o HDL-c, lipoproteína de suma importância na prevenção da aterogênese.
#258746
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Um exemplo clássico de um Erro Inato do Metabolismo (EIM) é a fenilcetonúria, que resulta de uma mutação no gene codificador para a enzima fenilalanina hidroxilase, gerando sua deficiência ou inatividade, conduzindo a uma incapacidade para converter a fenilalanina em tirosina. Sobre a fisiopatologia e tratamento de tal patologia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O paciente não tratado precocemente apresenta retardo mental, hiperatividade, microcefalia, atraso de desenvolvimento, convulsões, eczemas, distúrbio de comportamento e outros sintomas.
( ) A dieta consiste em oferecer alimentos com baixo teor de fenilalanina;porém, em quantidades suficiente, por se tratar de um aminoácido condicionalmente essencial. Retira- -se da dieta alimentos ricos em proteína de origem animal e vegetal.
( ) A dieta deve ser suplementada com produtos especiais Medical Foods ou fórmula metabólica, que consistem em uma mistura de aminoácidos isentos de fenilalanina, utilizados para suprir a necessidade proteica da dieta, sendo a principal fonte de nitrogênio, fornecendo, aproximadamente, 75% da proteína dietética.
( ) A recomendação de proteína é maior quando aminoácidos são a principal fonte proteica em razão da rápida absorção, do rápido catabolismo e da possível diminuição na absorção. Dessa forma, na dieta para fenilcetonúricos, a recomendação proteica excede as Ingestões Diárias Recomendada (DRI).
A sequência está correta em

  • a) V, F, V, V.
  • b) V, F, F, F.
  • c) F, F, V, V.
  • d) F, V, F, F.
  • e) F, V, V, F.
#258747
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Para se evitar a contaminação dos alimentos e, consequentemente, comprometer a saúde do consumidor, deve-se adotar o sistema Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). No Brasil, seguindo as recomendações internacionais e através da Portaria nº 1.428/1993 do Ministério da Saúde, os estabelecimentos que processam e prestam serviços no setor de alimentos e os serviços de vigilância sanitária deverão adotar em caráter obrigatório o sistema APPCC. Sobre o sistema APPCC, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • a) A equipe de APPCC deve elaborar um fluxograma abrangendo todas as fases da operação e compará-lo com as técnicas de processamento do produto, realizando as correções, se necessário.
  • b) O sistema deve incluir registros, uma análise crítica dos registros, ação corretiva e procedimentos apropriados para tratar possíveis desvios. Planos de amostras, métodos de testes e critérios de decisões devem ser estabelecidos para cada Ponto Crítico de Controle (PCC).
  • c) Os critérios mais utilizados neste sistema são temperatura, tempo, umidade, pH e também aqueles que possam oferecer resultados em curto tempo. As especificidades para cada PCC devem ser baseadas em critérios quantitativos como tempo, temperatura, pH, umidade, atividade de água, concentração de sal, viscosidade, como também informações sensoriais como textura, aroma e aparência.
  • d) Quando os manipuladores de alimentos não possuem qualificação e treinamento profissionais, pode ser difícil treiná-los em APPCC. O ideal é que, inicialmente, os colaboradores recebam treinamento sobre as boas práticas de higiene (pessoal, na manipulação dos alimentos, de equipamentos/utensílios e ambiental). A partir do treinamento sobre as boas práticas de fabricação, deve-se, portanto, incorporar o conceito APPCC.
  • e) Uma análise deve ser conduzida para assegurar que o sistema esteja funcionando de maneira eficaz. Esta análise deve incluir reuniões com o pessoal da linha de trabalho, com a frequência quinzenal, para que cada um entenda seu papel dentro do sistema, a fim de garantir que os PCCs e os sistemas de monitoramento estejam apropriados e atualizados, com ênfase na documentação das ações corretivas e no manuseio de possíveis desvios.
#258748
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A pancreatite aguda é das patologias mais temíveis no ambiente da terapia intensiva, devido à sua alta morbimortalidade. A mortalidade nos casos leves está abaixo de 1%, enquanto nos casos graves pode passar dos 30%. Pode estar associada a complicações locais (coleção líquida peripancreática, necrose pancreática, abscesso, pseudocisto) e/ou sistêmicas (disfunção orgânica). Sobre essa patologia e a terapia nutricional, analise as afirmativas a seguir.
I. A pancreatite aguda é caracterizada por intensa reposta inflamatória sistêmica e hipermetabolismo, criando um estado de grande catabolismo. O aumento do catabolismo proteico se caracteriza por uma inabilidade da glicose exógena em inibir a gliconeogênese, aumento do gasto energético, aumento da resistência à insulina e aumento da dependência da oxidação dos ácidos graxos para provimento de substrato energético.
II. Na pancreatite aguda leve, o repouso do trato digestório, por 2 a 5 dias, habitualmente é o suficiente para que haja resolução da dor abdominal e diminuição das enzimas pancreáticas. A terapia nutricional deve ser iniciada se não há possibilidade do paciente receber alimentos por via oral após 5-7 dias.
III. Na pancreatite aguda grave, se recomenda o uso de nutrição enteral precoce. Sugere-se começar com uma fórmula monomérica ou oligomérica, a uma velocidade bem baixa, de 10 a 15 mL/h e progredir o volume e o tipo de fórmula, para uma fórmula polimérica, de acordo com a tolerância digestiva do paciente.
Está correto o que se afirma em

  • a) I, II e III.
  • b) I, apenas.
  • c) I e II, apenas.
  • d) I e III, apenas.
  • e) II e III, apenas.