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Simulado Analista Ministerial - Área Administrativa | CONCURSO

Simulado Analista Ministerial - Área Administrativa

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Este Simulado Analista Ministerial - Área Administrativa foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Analista Ministerial - Área Administrativa
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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Questões Analista Ministerial - Área Administrativa

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(1,0) 1 - 

São ideias correlacionadas à educação corporativa, defendidas por Marcos Formiga (2004):
I. Educação Continuada compreendida como aquelas oportunidades de aprendizagem logo após a conclusão da educação básica; a ela estão também relacionados os conceitos de Educação Permanente ou Aprendizagem ao Longo da Vida (terminologia mais utilizada internacionalmente). A Aprendizagem ao Longo da Vida é aceita como o processo da aprendizagem que ocorre através da passagem dos anos de vida, que pode acontecer tanto em instituições formais de educação ou informalmente, seja em casa, no trabalho, no sindicato ou em atividades próprias da vida comunitária. II. Desenvolvimento ou Formação Profissional Contínua que é o desenvolvimento da prática profissional, após a formação e o treinamento inicial ou básico, que acontece a partir de um plano de carreira, assessoramento, orientação e aconselhamento profissionalizante, geralmente disponível em empresas organizadas que valorizam o seu ativo principal: as pessoas. III. Educação de Adultos ou Andragogia. O termo Andragogia foi empregado pela primeira vez por Alexander Knapp, na Alemanha, em 1833. É considerado como fundamental à visão de Educação ou Aprendizagem ao Longo da Vida, que vai dos 16 anos até o final da vida. Esse longo período, agora valorizado pela Sociedade da Informação e do Conhecimento, realça a necessidade de um tratamento andragógico à aprendizagem, de modo a se evitar a infantibilidade própria da Pedagogia, no processo de convivência e construção educacional da população adulta. IV. Uma solução intramuros por não dispor de tempo para esperar pelo timing acadêmico, a Universidade Coorporativa se aproximou da Universidade Acadêmica e tomou de empréstimo o nome que lhe dá prestígio e busca na academia aquilo que ela tem de melhor: sapiência, conhecimento e pesquisa, ao mesmo tempo em que se afasta dela, por urgência, celeridade e imediatismo exigidos pelo sistema produtivo buscando respostas para as quais a Universidade Acadêmica clássica não tem flexibilidade para fornecer.
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  • a) se todas as assertivas forem corretas.
  • b) se todas as assertivas forem incorretas.
  • c) se somente três respostas forem corretas.
  • d) se somente duas respostas forem corretas.
  • e) se somente uma resposta for correta.Responder
#252761
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(1,0) 2 - 

Sobre Educação Corporativa é possível afirmar serem verdadeiras – V ou falsas – F as seguintes assertivas:
I. pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização; II. o sinônimo de treinamento empresarial ou qualificação de mão-deobra, pois, trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto da organização ou da instituição; III. suas práticas estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação e ao aumento da competitividade de produtos- bens e serviços – organizacionais; IV. para ser considerada uma universidade corporativa, a prática deve envolver a criação de uma unidade física com uma ampla gama de cursos e atividades de treinamento, qualificação e formação de pessoas (público interno e externo da empresa), de níveis e modos de ensino distintos, com estratégias operacionais de educação distintas e coordenadas; V. A universidade corporativa de uma organização não pode constituir-se em uma unidade de negócios da empresa;
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  • a) se somente uma assertiva for verdadeira.
  • b) se somente duas assertivas forem verdadeiras.
  • c) se somente três assertivas forem verdadeiras.
  • d) se somente quatro assertivas forem verdadeiras.
  • e) se todas as assertivas forem verdadeiras.
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(1,0) 3 - 

Acerca do ciclo PPA-LDO-LOA, analise as assertivas como verdadeiras - V ou Falsas - F:
I. É papel do Executivo, a Elaboração, a Execução e o Controle Interno; II. Ao Legislativo cabe a Apreciação, Aprovação e Controle Externo com auxílio dos Tribunais de Contas; III. Ao Judiciário cabe o papel de Julgamento de irregularidades aferidas no controle; IV. O Ministério Público, quando acionado, realiza investigação e abre processo para incriminar os responsáveis por irregularidades; V. A participação da sociedade ocorre exclusivamente quando da elaboração do PPA mediante a metodologia do planejamento participativo;
Sobre as assertivas anteriores é possível afirmar:

  • a) Que todas as assertivas são falsas.
  • b) Que todas as assertivas são verdadeiras.
  • c) Que somente quatro assertivas são verdadeiras.
  • d) Que somente três assertivas são verdadeiras.
  • e) Que somente duas assertivas são verdadeiras.
#252766
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(1,0) 4 - 

Sobre a estrutura orçamentária no Brasil é correto afirmar, EXCETO:

  • a) As principais determinações legais para a elaboração do orçamento estão na Constituição Federal (Capítulo II, as Finanças Públicas, Arts. 165 a 169); na Lei 4.320/1964, que estabelece as normas específicas sobre elaboração e organização orçamentária; Lei Complementar 101 de 2000 denominada Lei de Responsabilidade Fiscal.
  • b) A Constituição Federal determina a elaboração do contrato orçamentário com base em três instrumentos legais: Plano Plurianual - PPA; Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual - LOA.
  • c) O Projeto de Lei do PPA deve conter as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, estabelecendo, assim, a ligação entre as prioridades de curto prazo e a Lei Orçamentária Anual.
  • d) Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO Estabelece as metas e prioridades para o ano seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras. Anualmente, fixa a meta de superávit primário do governo e indica possíveis alterações na legislação tributária, na política salarial e de contratação de novos servidores.
  • e) Lei Orçamentária Anual – LOA é elaborada pelo Executivo segundo as diretrizes aprovadas na LDO e estabelece a previsão de receitas (arrecadação) e despesas(gastos) do governo para o ano seguinte e deve estar em sintonia com o PPA e a LDO.
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(1,0) 5 - 

A gestão do conhecimento deve identificar o que se sabe, ou, o que se deve saber dentro da organização. Os conhecimentos gerados pela organização estão expressos como:
I. Patentes, processos, produtos e serviços. II. Conhecimento de clientes, fornecedores e concorrência. III. Habilidades desenvolvidas pelos fornecedores. IV. Soluções de problemas em equipe, gestão de conflitos e comunicação.
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  • a) se estão corretas todas as assertivas
  • b) se estão corretas somente as assertivas I, II e III.
  • c) se estão corretas somente as assertivas II, III e IV.
  • d) se estão corretas somente as assertivas I,II e IV.
  • e) se estão corretas somente I e II.