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Simulado Analista Judiciário - Pedagogia | CONCURSO

Simulado Analista Judiciário - Pedagogia

Simulado Analista Judiciário - Pedagogia

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Este Simulado Analista Judiciário - Pedagogia foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Analista Judiciário - Pedagogia
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

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Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Analista Judiciário - Pedagogia

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Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#251128
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(1,0) 1 - 

A Lei nº 11.645/2008 representa um avanço da sociedade brasileira no sentido da quebra de preconceitos e estereótipos relativos às populações afro-brasileiras e indígenas a partir de modificações curriculares obrigatórias.
A ação adequada ao que determina esta lei é a:

  • a) regulamentação dos processos educativos que se dão no interior de grupos indígenas de acordo com suas culturas;
  • b) disponibilização de formação bilíngue e multicultural para indígenas nas instituições de ensino formal;
  • c) observância das datas comemorativas nas quais seja possível a exaltação da figura do índio;
  • d) abertura de uma nova disciplina no currículo nacional voltada para o tratamento da cultura e história indígenas;
  • e) reconsideração da história do Brasil à luz de informações sobre a agência indígena em seus processos.
#251129
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(1,0) 2 - 

A gamificação é a aplicação de características e elementos da mecânica dos games (jogos digitais) em outros contextos. Recentemente, com a disseminação da cultura gamer, esse recurso tem sido aplicado também aos processos educativos.
Um exemplo adequado do uso da gamificação é o(a):

  • a) criação de um ambiente lúdico de aprendizado em que a interação entre alunos se dê sem regras;
  • b) adoção de dinâmicas em sala de aula que incluam regras definidas, objetivos claros e recompensas;
  • c) desenvolvimento de um cenário em realidade virtual que replique a estrutura física da escola;
  • d) aumento dos horários livres para que os alunos possam exercer a interação por via de jogos;
  • e) uso didático de personagens famosos de jogos para ilustrar os conteúdos das matérias.
#251130
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(1,0) 3 - 

“O surgimento da ciência trouxe consigo uma nova mentalidade. Determinou que a nova ordem de coisas passasse, de estável e permanente, a dinâmica. Tudo está mudando e se transformando. O homem passou a ver tudo em função da mobilidade e da experimentação. Portanto, temos que construir nossa escola, não como preparação para um futuro conhecido, mas para um futuro rigorosamente imprevisível.”
O trecho apresentado acima expressa a posição do pensamento educacional de uma vertente:

  • a) escolanovista;
  • b) waldorfiana;
  • c) freireana;
  • d) montessoriana;
  • e) sociointeracionista.
#251131
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(1,0) 4 - 

“Se é importante aprender aquilo que se ensina na escola, a função da avaliação será possibilitar ao educador condições de compreensão do estágio em que o aluno se encontra, tendo em vista trabalhar com ele para que saia do estágio defasado em que se encontra e possa avançar em termos de conhecimento. Desse modo, a avaliação não seria tão somente um instrumento para aprovação ou reprovação dos alunos, mas sim um instrumento tendo em vista a definição de encaminhamentos adequados para sua aprendizagem.”
Adaptado de LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2008.
No trecho acima, o autor descreve uma avaliação:

  • a) normativa;
  • b) participativa;
  • c) diagnóstica;
  • d) somativa;
  • e) quantitativa.
#251132
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(1,0) 5 - 

“Qual a relação entre experiência social e conhecimento? O currículo é tratado como se fosse possível a separação entre experiência e conhecimento. A produção do conhecimento é pensada como um processo de distanciamento da experiência, do real vivido. Desse modo, o real pensado seria construído por mentes privilegiadas através de métodos sofisticados, distantes do viver cotidiano, comum. Logo, o conhecer passa a ser visto como um processo distante do homem e da mulher comuns, do povo comum; distante até do docente que ensina o povo comum.”
Adaptado de ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
No trecho apresentado, o autor sustenta que:

  • a) a experiência social deve ter sua importância contemplada como conhecimento extracurricular;
  • b) o distanciamento em relação à vida imediata é requisito para a produção de conhecimento válido;
  • c) a atual organização curricular vê os professores como mentes privilegiadas diante dos alunos;
  • d) o conhecimento deve ser substituído nos currículos pela atenção à experiência comum;
  • e) a separação entre experiência e conhecimento é uma maneira artificial de organizar o currículo.