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Simulado Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Gestão Pública | CONCURSO

Simulado Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Gestão Pública

Simulado Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Gestão Pública

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Este Simulado Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Gestão Pública foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Gestão Pública
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Questões Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Gestão Pública

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(1,0) 1 - 

Com base nas disposições legais acerca de direitos e vantagens dos servidores públicos federais, assinale a opção correta.

  • a) Servidor público que oficializar candidatura a cargo político não pode, em nenhuma hipótese, afastar-se de sua repartição para realizar campanha política.
  • b) Servidora pública, em razão de nascimento de filho, tem direito a licença-maternidade pelo período de até 180 dias.
  • c) Servidor participante de certame para a ocupação de outro cargo efetivo não deve receber remuneração durante a fase do concurso público relativa ao programa obrigatório de formação.
  • d) Servidor público tem direito a licença capacitação de um mês a cada cinco anos de efetivo exercício.
  • e) Servidor público, em nenhuma hipótese, pode ocupar mais de um cargo de provimento efetivo.
#257665
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(1,0) 2 - 

Em cada uma das opções abaixo, é apresentada uma situação hipotética relacionada aos deveres e responsabilidades dos servidores públicos, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta.

  • a) Um servidor público recebeu ordem de seu chefe imediato para que realizasse determinada tarefa que não ia de encontro à lei e que estava compreendida entre as atribuições de seu cargo. Nessa situação, não há motivo para o servidor em hipótese alguma, negar-se a realizar a tarefa.
  • b) Um servidor público atrasa-se cotidianamente para chegar ao trabalho e, ainda, ausenta-se frequentemente sem prévia justificativa. Nessa situação, o servidor não poderá ser repreendido por seu chefe imediato, visto que a lei, apesar de não permitir a ausência injustificada, permite atrasos consecutivos.
  • c) O servidor público A presenciou, em sua seção, o recebimento de propina pelo servidor B. Nessa situação, o servidor A não precisará denunciar o colega de trabalho às autoridades.
  • d) Um servidor público, chefe de sua seção, recebe frequentemente presentes de empresas prestadoras de serviços à sua seção. Nessa situação, conforme disposição constitucional, o recebimento dos presentes deve ser considerado válido.
  • e) O servidor público causou acidente de trânsito ao conduzir veículo oficial. Nessa situação, o servidor não será responsabilizado financeiramente por danos ao erário.
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(1,0) 3 - 

Na implementação de políticas e programas públicos, com o objetivo de se obter maior eficiência e impacto nos investimentos governamentais, indicam-se o monitoramento e a avaliação (M&A) da despesa pública. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos a elas relacionados, assinale a opção correta.

  • a) Entre as ferramentas, os métodos e as abordagens de M&A, incluem-se os indicadores de resultado, a avaliação com base na experiência, os levantamentos informais e a análise de custo/benefício e de eficácia em função do custo.
  • b) O acompanhamento do desempenho da gestão, por meio do monitoramento das ações de governo, e a aferição dos resultados alcançados não configuram pressupostos da atividade de monitoramento na legislação brasileira.
  • c) No estabelecimento de metas de desempenho, os indicadores de desempenho dificilmente antecipam problemas de execução para que se tomem as devidas medidas corretivas.
  • d) No orçamento de desempenho, as verbas são desvinculadas dos resultados, visto que, nesse tipo de orçamento, o foco reside no processo de aplicação dessas verbas.
  • e) No contexto de orçamento de desempenho, as informações relativas ao desempenho referem-se aos resultados obtidos com os gastos públicos e aos custos relacionados à sua obtenção.
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(1,0) 4 - 

Considerando que as políticas públicas, conforme as relações diretas que estabelecem com a sociedade, podem ser analisadas a partir de abordagens macrossociais ou macropolíticas, assinale a opção correta com referência à avaliação de políticas públicas e programas governamentais.

  • a) De acordo com a análise política, o termo polity refere-se aos conteúdos concretos, ou seja, à configuração dos programas políticos, aos problemas técnicos e ao conteúdo material das decisões políticas.
  • b) Entre as fases do processo decisório de políticas públicas, incluem-se a construção de planos, a especificação e escolha de metas, a preparação, a avaliação e o controle.
  • c) Denomina-se avaliação o exame subjetivo e esporádico de políticas ou programas públicos já implementados, contemplando-se, exclusivamente, seus resultados.
  • d) Correspondem a objetos de avaliação de políticas públicas os seguintes aspectos: quem se beneficiou, em que medida se beneficiou, de que maneira se beneficiou e por que se beneficiou.
  • e) Apesar de os relatórios técnicos de avaliação contribuírem para a redução de custos e a utilização adequada de insumos, dificilmente contribuem para o aperfeiçoamento da ação governamental.
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(1,0) 5 - 

Com relação a políticas públicas e programas governamentais, assinale a opção correta.

  • a) As políticas públicas direcionam-se ao enfrentamento de problemas de uma parcela restrita de indivíduos da sociedade, por meio da ação de toda a coletividade.
  • b) Segundo a abordagem externalista de análise, o que define uma política pública é a estrutura social em que está inserida, ou seja, os fatores situados fora das fronteiras governamentais que têm a capacidade de determinar a sua forma e o seu conteúdo.
  • c) No processo de análise de políticas públicas, os atores mais importantes correspondem ao Estado e ao mercado, de modo que são preteridos o terceiro setor e a sociedade civil organizada.
  • d) Os novos ambientes e o novo contexto social afetam minimamente a elaboração de políticas públicas e o quadro institucional do Estado.
  • e) O tipo de racionalidade predominante no campo da formulação e da avaliação das políticas públicas, de acordo com a perspectiva weberiana, é a racionalidade em relação a valores.