Processando...

Simulado Analista de Planejamento - Assuntos Educacionais | CONCURSO

Simulado Analista de Planejamento - Assuntos Educacionais

Simulado Analista de Planejamento - Assuntos Educacionais

Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Analista de Planejamento - Assuntos Educacionais não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.

 

Vejam todos os simulados Analista de Planejamento - Assuntos Educacionais

 

São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.


Este Simulado Analista de Planejamento - Assuntos Educacionais foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Analista de Planejamento - Assuntos Educacionais
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

Vejam outros Simulado Analista de Planejamento - Assuntos Educacionais

  1. Todos Simulados Analista de Planejamento - Assuntos Educacionais
  2. Simulado mais feitos
  3. Simulado mais difícil

 

REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.

 

Questões Analista de Planejamento - Assuntos Educacionais

Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Analista de Planejamento - Assuntos Educacionais, que também são grátis. Clique Aqui!

 

Vejam todos os simulados Analista de Planejamento - Assuntos Educacionais

   

Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#260964
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

As Instituições de Ensino Superior no Brasil, de acordo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas, são credenciadas como

  • a) centros universitários, quando se dedicam à pesquisa científica, com um terço de seu corpo docente atuando em regime integral.
  • b) centros universitários, quando possuem 50% de seu corpo docente com titulação de mestre ou de doutor.
  • c) universidades, quando há indissociabilidade das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão.
  • d) universidades privadas, quando reconhecidas pelo Poder Executivo, mediante projeto de lei encaminhado ao Congresso Nacional.
  • e) faculdades, quando há produção intelectual institucionalizada e estudo sistemático de problemas nacionais.
#260965
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Os cursos de formação de professores não têm se preocupado em destacar as possibilidades de intervenção dos professores na elaboração dos currículos, que são deixados a cargo dos especialistas. (BACCAGLINI, 2000).

Muitas vezes, esses especialistas não têm contato com a realidade local, elaborando currículos desconexos em relação às expectativas dos professores e da comunidade. Dentro dessa perspectiva,

  • a) a adoção de parâmetros curriculares diferentes para cada região fica descartada constitucionalmente, pelo fato de o Brasil ser uma união federativa.
  • b) o currículo para formação de professores deve ter caráter universal a fim de criar maior unidade entre áreas de conhecimentos nas diferentes regiões do Brasil.
  • c) o corpo docente de cada região brasileira deve ter maior participação na formação dos parâmetros curriculares para a formação de professores.
  • d) as diferentes realidades brasileiras não devem ser preponderantes na elaboração de parâmetros curriculares porque o conhecimento tem o papel de homogeneizar a cultura.
  • e) os especialistas responsáveis pela elaboração de parâmetros para os cursos de formação de professores consideram as diferenças culturais brasileiras.
#260966
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

O projeto político-pedagógico das instituições de ensino é um documento que apresenta a identidade, os propósitos e as atividades, dentre outros aspectos, de cada estabelecimento. A esse respeito, analise as afirmações que se seguem.

I – Equipe diretiva, especialistas, professores, funcionários e alunos devem estar envolvidos na atividade conjunta de elaboração e realização do projeto, visando fundamentalmente a uma gestão eficiente da instituição de ensino, conforme o princípio da gestão democrática presente na Constituição de 1988.

II – De acordo com o que é expresso na Lei de Diretrizes e Bases vigente, o projeto deve resultar de práticas participativas, exigência ligada à própria natureza da ação pedagógica.

III – A organização escolar, o sistema de gestão e a tomada de decisões carregam uma dimensão educativa, o que significa dizer que a formulação do projeto político-pedagógico é, também, prática educativa e manifestação do caráter formador da instituição.

IV – A inclusão do termo político para designar o projeto indica que o documento deve ter um caráter partidário, por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico e com os interesses reais e coletivos da população majoritária.

São corretas APENAS as afirmações

  • a) I e II.
  • b) II e III.
  • c) II e IV.
  • d) I, II e III.
  • e) I, III e IV.
#260967
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

BRASÍLIA - Nove instituições de ensino superior que em 2007 obtiveram nota 2 no Índice Geral de Cursos da Instituição (IGC) estão na “malha fina” do Ministério da Educação (MEC). As comissões de avaliação que visitam as universidades após o baixo desempenho do IGC confirmaram as más condições de oferta do ensino. No índice divulgado esta segunda-feira, essas instituições também obtiveram o conceito 2, considerado insatisfatório. Uma delas já foi descredenciada.

Portal Último Segundo. http://ultimosegundo.ig.com.br.... Acessado em 22/11/2009.

Instituições que obtêm resultados insatisfatórios não são descredenciadas de imediato. Devem celebrar um protocolo de compromisso a ser firmado com o Ministério da Educação, que deve conter

  • a) encaminhamentos, processos e ações a serem adotados pela instituição de educação superior com vistas à superação das dificuldades detectadas.
  • b) número total de alunos que participou do exame de avaliação dos estudantes e o desempenho individual acompanhado de plano de recuperação de estudos.
  • c) indicação de prazos e metas para o cumprimento de ações em um prazo máximo de cinco semestres letivos,estabelecido pelo MEC.
  • d) caracterização das respectivas responsabilidades dos dirigentes e criação de uma comissão de estudantes da instituição que acompanhará e fiscalizará suas ações.
  • e) criação de um protocolo de compromisso de caráter privado a ser enviado ao MEC, contendo as ações que serão adotadas para dirimir as falhas detectadas.
#260968
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES, órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES, possui uma série de atribuições, tais como:

I - propor e avaliar as dinâmicas, os procedimentos e os mecanismos da avaliação institucional de cursos e de desempenho dos estudantes;

II - estabelecer diretrizes para organização e designação de comissões de avaliação, analisar relatórios, elaborar pareceres e encaminhar recomendações às instâncias competentes;

III - executar propostas para o desenvolvimento das instituições de educação superior, com base nas análises e recomendações produzidas nos processos de avaliação;

IV - sujeitar-se aos sistemas estaduais de ensino, visando a reconhecer suas ações e critérios de avaliação e supervisão da educação superior;

V - submeter anualmente à aprovação do Ministro de Estado da Educação a relação dos cursos a cujos estudantes será aplicado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes-ENADE.

São corretas APENAS as atribuições

  • a) I e II.
  • b) III e IV.
  • c) I, II e V.
  • d) III, IV e V.
  • e) I, II, III e V.