Simulado Analista de Gestão - Serviço Social | CONCURSO
Simulado Analista de Gestão - Serviço Social
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Este Simulado Analista de Gestão - Serviço Social foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Analista de Gestão - Serviço Social
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
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Questões Analista de Gestão - Serviço Social
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #255404
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(1,0) 1 -
Segundo Yazbek, a análise dos principais fundamentos do Serviço Social deve considerar:
I. o conhecimento do processo histórico de constituição das principais matrizes de conhecimento do social.
II. o complexo movimento histórico da sociedade capitalista brasileira e do processo pelo qual o Serviço Social incorpora e elabora análises sobre a realidade em que se insere e explica sua própria intervenção.
III. que essa profissão busca explicar e intervir sobre a realidade social, sem definir direção social.
Está correto o que se afirma em
- a) I, apenas.
- b) II, apenas.
- c) I e II, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III.
- #255405
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(1,0) 2 -
Os direitos sociais
- a) surgiram na Europa, no século XVIII, para salvaguardar o direito à vida, à liberdade de pensamento e de movimento.
- b) são direitos do indivíduo contra o Estado, uma proteção da vida privada contra a intervenção abusiva do Estado.
- c) constituem um sistema de proteção social contributivo, focalizado e universal.
- d) resultam do equilíbrio social verificado através das relações capital/trabalho/mercado.
- e) buscam promover a igualdade de acesso a bens socialmente produzidos, através das políticas sociais – educação, saúde, trabalho, assistência social, previdência, habitação, entre outras.
- #255406
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(1,0) 3 -
O movimento de reconceituação do Serviço Social na América Latina expressa como tendência
- a) a defesa da perspectiva marxista como orientação teórico-metodológica e principal vertente do pensamento em Serviço Social nos anos 60.
- b) a defesa do Sistema Brasileiro de Proteção Social e descentralização dos programas de assistência social.
- c) a historicidade dos direitos sociais e subordinação do projeto da profissão ao ideal de soberania popular e, como tal, da cidadania.
- d) a ruptura com a perspectiva positivista ao adotar o método BH, de orientação althusseriana, como proposta profissional.
- e) a perspectiva crítica de contestação política ao Serviço Social tradicional que buscava a integração do indivíduo ao sistema.
- #255407
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(1,0) 4 -
Os efeitos da crise ambiental são sentidos no cotidiano dos seres humanos, configurando-se o risco e vulnerabilidade ambiental a que determinados grupos sociais são submetidos, demandando dessa forma, o que se denomina justiça ambiental.
- a) um conjunto de princípios que asseguram que nenhum grupo de pessoas suporte uma parcela desproporcional das consequências ambientais negativas de operações econômicas, de políticas ou programas federais, estaduais e locais.
- b) um princípio em que os custos ambientais devem ser plenamente assumidos por programas federais, estaduais e locais que possuem a responsabilidade definida pelo artigo 225 da Constituição Federal que estabelece o meio ambiente ecologicamente equilibrado.
- c) um mecanismo pelo qual a sociedade destina a maior carga dos danos ambientais do desenvolvimento a grupos sociais de trabalhadores, populações de baixa renda e populações mais vulneráveis.
- d) um mecanismo que analisa a poluição ambiental de modo geral, pela perspectiva da formação social linear, que se configura em nossa sociedade.
- e) uma desigual distribuição aos riscos ambientais entre os grupos sociais, causando para uns, maior exposição a estes riscos e conforto ou segurança ambiental para outros, decorrente de sua posição na hierarquia social.
- #255408
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(1,0) 5 -
A partir de 2001, os programas de transferência de renda no Brasil têm como tendência ou característica qualificadora:
- a) defesa da liberdade e de soluções imediatas para a pobreza.
- b) focalização do atendimento nas famílias que se encontram abaixo da linha de pobreza, sem condicionalidades.
- c) manutenção da criança e do adolescente na escola.
- d) autonomia e emancipação política da família em situação de risco social.
- e) complementação do Benefício de Prestação Continuada.