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Simulado Analista de Gestão - Secretária Executiva | CONCURSO

Simulado Analista de Gestão - Secretária Executiva

Simulado Analista de Gestão - Secretária Executiva

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Este Simulado Analista de Gestão - Secretária Executiva foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Analista de Gestão - Secretária Executiva
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Questões Analista de Gestão - Secretária Executiva

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(1,0) 1 - 

No artigo “Secretários executivos remotos ou in company: como se apresenta o mercado remoto para os profissionais de Secretariado?”, publicado no periódico científico Secretariado em Revista, v. 15, n.1, 2019, as autoras Costa, Chizzoni e Vaz investigam como o mercado remoto se apresenta para os secretários executivos, identificando as principais diferenças entre o secretário remoto e o secretário in company. Sobre essa temática, é correto afirmar que:

  • a) A assessoria virtual é mais importante que a assessoria em tempo integral nas organizações, pois torna inovadora a maneira de assessorar.
  • b) No Brasil, o trabalho remoto é regulamentado pela Lei nº 12.551, aprovada em 15 de dezembro de 2011.
  • c) Apesar de ser inovadora, a atividade secretarial remota não apresenta praticidade e agilidade, se comparada à atividade presencial.
  • d) Por assessorarem geralmente muitas empresas ao mesmo tempo, os secretários in company não têm contato direto com o executivo e nem conhecem a dinâmica da empresa a qual estão servindo.
  • e) O termo secretário in company se refere ao trabalho exercido por funcionários fisicamente distantes, não necessariamente trabalhando em centros satélites ou em domicílio.
#260060
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(1,0) 2 - 

No Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, trabalham dois secretários executivos, Maria e José. O Instituto frequentemente incentiva seus servidores a realizarem cursos de formação e aperfeiçoamento e, nesses momentos, Maria busca realizar todas as capacitações possíveis, sempre preocupada em trazer inovações para seu ambiente de trabalho e desburocratizar processos, com iniciativa e determinação. Essas características, permitiram que Maria alcançasse funções gratificadas na estrutura pública. Contudo, José não ficou contente com as progressões de Maria e começou a prejudicar sua imagem para com os demais colegas de trabalho, alegando que Maria não merecia as bonificações. De acordo com o Código de Ética do profissional de Secretariado, José está:

  • a) Sendo agente facilitador e colaborador na implantação de mudanças administrativas e políticas.
  • b) Defendendo a integridade social e moral da profissão.
  • c) Agindo como elemento facilitador de relações interpessoais na sua área de atuação.
  • d) Atuando como figura-chave no fluxo de informações desenvolvendo e mantendo de forma dinâmica e contínua os sistemas de comunicação.
  • e) Infringindo o Art. 9º que cita que é vedado prejudicar deliberadamente a reputação profissional de outro secretário.
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(1,0) 3 - 

Conforme consta no Capítulo III – Dos Deveres Fundamentais, do Código de Ética do Profissional de secretariado, é dever do profissional de secretariado, EXCETO:

  • a) Ser positivo em seus pronunciamentos e tomadas de decisões, sabendo colocar e expressar suas atividades.
  • b) Participar de entidades representativas da categoria.
  • c) Lutar pelo progresso da profissão.
  • d) Combater o exercício ilegal da profissão.
  • e) Direcionar seu comportamento profissional, sempre a bem da verdade, da moral e da ética.
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(1,0) 4 - 

O Código de Ética do Profissional de secretariado, publicado em Diário Oficial da União no dia 07 de julho de 1989, tem por objetivo fixar normas de procedimentos dos profissionais quando no exercício de sua profissão. São capítulos do Código de Ética, EXCETO:

  • a) Direitos e deveres fundamentais.
  • b) Sigilo profissional.
  • c) Relações entre profissionais secretários.
  • d) Avaliação profissional.
  • e) Relações com as entidades da categoria.
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(1,0) 5 - 

Conforme Robbins (2005), pesquisadores estudam o fenômeno da liderança há décadas, visto que prever o sucesso da liderança é muito mais complexo do que identificar alguns poucos traços ou comportamentos preferenciais. Nesse aspecto, algumas abordagens para a identificação de variáveis situacionais básicas receberam amplo reconhecimento ao longo dos anos. Robbins cita cinco dessas variáveis, sobre elas, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

1. Modelo de Fiedler.

2. Teoria situacional de Hersey e Blanchard.

3. Teoria da troca entre líder e liderados.

4. Modelo de meta e caminho.

5. Modelo de participação e liderança.

Coluna 2

( ) Argumenta que, por causa das pressões do tempo, os líderes estabelecem um relacionamento especial com um pequeno grupo de seus liderados. Esses indivíduos constituem o "grupo de dentro" — têm toda a confiança, recebem uma parcela desproporcional de atenção do líder e costumam ser alvo de privilégios especiais. Os demais membros formam o "grupo de fora". Recebem menos tempo do líder, menos recompensas controladas por ele e seu relacionamento se baseia nas interações formais de autoridade.

( ) Possui ênfase nos liderados, no que se refere à eficácia da liderança. Reflete a realidade de que são os liderados que aceitam, ou não, um líder. Independentemente do que o líder fizer, a eficácia depende das ações de seus liderados. Percebe a relação líder-liderados de maneira análoga àquela existente entre pais e filhos. Da mesma forma que os pais devem reduzir o controle sobre os filhos quando estes se tornam mais maduros e responsáveis, o mesmo deve ser feito pelo líder.

( ) É função do líder ajudar os subordinados no alcance de suas metas, fornecendo orientação e/ou apoio necessário para assegurar que tais metas sejam compatíveis com os objetivos da organização. Os líderes eficazes abrem os caminhos para ajudar seus liderados a atingirem seus objetivos, tornando a jornada mais fácil ao reduzir os seus obstáculos.

( ) As estruturas de tarefas possuíam demandas diferentes para as atividades rotineiras e as não rotineiras. O comportamento do líder deve se ajustar à estrutura da tarefa. Considera doze variáveis contingenciais, oito tipos de problema e cinco estilos de liderança, antes de selecionar o processo decisório mais adequado a um determinado problema.

( ) Propõe que a eficácia do desempenho do grupo depende da adequação entre o estilo do líder e o grau de controle que a situação lhe proporciona. Um fator essencial para o sucesso é o estilo de liderança do indivíduo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • a) 4 – 2 – 3 – 5 – 1.
  • b) 3 – 2 – 4 – 5 – 1.
  • c) 2 – 1 – 3 – 5 – 4.
  • d) 3 – 5 – 4 – 1 – 2.
  • e) 4 – 5 – 3 – 1 – 2.