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Simulado Analista de Documentação - Comunicação Social | CONCURSO

Simulado Analista de Documentação - Comunicação Social

Simulado Analista de Documentação - Comunicação Social

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Este Simulado Analista de Documentação - Comunicação Social foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Analista de Documentação - Comunicação Social
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Analista de Documentação - Comunicação Social

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#260364
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(1,0) 1 - 

Quando a televisão chegou no Brasil, sua primeira transmissão foi em

  • a) 1960 e a apresentação do Grande Show União.
  • b) 1955 e a apresentação do programa "Hino da TV" e "Canção da TV".
  • c) 1955 e o programa musical com Bibi Ferreira.
  • d) 1950 e a apresentação da novela Irmãos Coragem.
  • e) 1950 e a apresentação do Frei José Mojica, cantor mexicano que se tornara religioso.
#260365
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(1,0) 2 - 

A escola norte-americana trouxe para o jornalismo o conceito de objetividade, as seis questões fundamentais (lead) e a gradação das informações (pirâmide invertida). Por outro lado, da escola européia temos o conceito de honestidade e lealdade, em vez de objetividade, caráter mais opinativo e analítico, e a hierarquização menos rígida das informações. Observe o texto abaixo

Morgan Stanley dá US$ 54 mil em acordo por discriminar mulher

A Morgan Stanley concordou, na segunda-feira, em pagar US$ 54 milhões (cerca de R$ 162 milhões) para encerrar um processo de discriminação sexual, em vez de ir a julgamento. A empresa estava sendo acusada pelo governo federal de negar salários e promoções iguais a mulheres em uma divisão de seu banco de investimentos.
O acordo, que pode envolver até 340 mulheres, é o segundo maior fechado pela Comissão de Oportunidade de Emprego Igual (EEOC) com uma empresa e o primeiro com uma grande firma de investimentos. O acordo foi firmado pouco antes de um advogado da agência ligar o projeto e mostrar evidências estatísticas contra a firma e evitou a possibilidade de um júri decidir que a Morgan Stanley, uma das mais prestigiadas firmas de Wall Street, foi culpada de discriminação sexual (The New York Times, 13/07/04).

Pode-se afirmar que

  • a) evidencia as contribuições da escola européia, com o caráter opinativo no título (uso de adjetivos substantivado); uso de termos próximos da literatura e não há apego excessivo à objetividade.
  • b) evidencia as contribuições da escola norteamericana, com título desprovido de qualificativos (adjetivação), já reunindo alguns elementos que aparecerão no lead, presença de 5 das 6 questões que compõem o lead clássico (quem, quando, o que, por quê e como) e não há uso de termos próximos às narrativas literárias.
  • c) evidencia as contribuições da escola européia, com a utilização de conceitos de honestidade e lealdade, em vez de objetividade, caráter mais opinativo e analítico, além da 6 (seis) questões fundamentais (lead) de caráter clássico e de uso permanente nos textos narrativos.
  • d) evidencia as contribuições da escola européia, com a utilização do conceito de objetividade e das seis questões fundamentais (lead).
  • e) não é possível afirmar que o texto tem características de qualquer uma das escolas.
#260366
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(1,0) 3 - 

O acesso às novas tecnologias, como a edição não-linear digital, tem permitido o aumento das produções com qualidade. Hoje é possível a realização de produções que há alguns anos eram inviáveis, devido ao alto custo desses equipamentos de TV. Diante dessa assertiva, a alternativa que melhor define o conceito de edição nãolinear e seu impacto no processo de produção da mídia eletrônica (rádio e TV) é:

  • a) A edição não-linear consiste em cortes secos, onde temos uma máquina (VT) reprodutora e uma gravadora. Visualizando aquilo que é de interesse na fita, no momento de sua reprodução, gravamos o conteúdo desejado em outra fita, na máquina gravadora. É o que chamamos de PLAY/REC e isso oferece menor custo, com um tempo relativamente inferior.
  • b) A invenção da edição eletrônica permitiu a seleção dos pontos de entrada e de saída sem corte físico da fita e com a possibilidade de se ver as imagens nos monitores de vídeo, tanto da player (as tomadas ou takes), quanto da recorder, que mostra o resultado da edição. Garantiu, assim, precisão, mas impôs a não-linearidade, que não existia na montagem de filmes.
  • c) O processo de edição digital, realizado em computador, que permite a montagem e a mixagem de quaisquer trechos do áudio ou vídeo gravado, independente de sua seqüência linear, com acesso imediato e instantâneo a qualquer um de seus pontos. No processo de produção de rádio e televisão, isso representa economia de custo e tempo, tanto para a decupagem das imagens e sons, quanto para sua montagem.
  • d) Na ilha de edição convencional, composta por dois videoteipes, cada imagem selecionada numa máquina ? chamada de player, porque apenas reproduz as cenas que queremos ? é gravada em outra máquina ? chamada de recorder. Como as cenas são gravadas em sequência, dizemos que a edição obedece a uma linearidade.
  • e) Processo tradicional de edição de vídeo, criado antes do surgimento do microcomputador. O nome não-linear decorre da forma como as imagens são acessadas nos originais e montadas na versão final: como as mesmas encontram-se em fitas, é necessário efetuar uma busca sequencial. Não é possível, por meio deste processo, por exemplo, inserir uma imagem entre outras duas já pré-gravadas na fita sem refazer todo o processo desde seu início.
#260367
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(1,0) 4 - 

Uma das características dos blogs, mesmo dos jornalísticos, é apresentar um ponto de vista pessoal, uma voz subjetiva, um pensamento ou olhar enviesado, parcial (Recuero, 2002). Sobre blogs jornalísticos é INCORRETO afirmar que

  • a) tem ocorrido principalmente sob a forma de texto. O conceito tem sido empregado como: programa de edição, espaço para discussão; coleção de links; diários e home page pessoal.
  • b) não permite publicação instantânea de arquivos, mas conta com espaço não delimitado para o título e para o texto e ordena cronologicamente os arquivos postados.
  • c) a gratuidade do serviço e a facilidade de uso terminam por fazer do blog uma ferramenta importante para a área da comunicação.
  • d) a possibilidade de junção entre o plano do conteúdo e da expressão permitem a utilização de estratégias enunciativas orientadas para fazer-crer.
  • e) é elaborado a partir de um documento pré-moldado, que dispõe o material em ordem cronológica reversa, tendo um discurso marcado pela coloquialidade.
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(1,0) 5 - 

O Jornal Nacional, um dos líderes de audiência no segmento, amarga, em janeiro de 1997, um índice de 30 pontos, e não conseguiu ultrapassar o índice médio de 40 pontos. Em abril de 1997, com a reportagem-denúncia baseada no vídeo de um cinegrafista amador sobre a truculência policial na Favela Naval, em Diadema, São Paulo, há uma recuperação dos índices de audiência. As cenas destoavam do tradicional "padrão Globo de qualidade", mas causam impacto e repercutem na mídia nacional. Para José Marques de Melo (2001), a reportagem quebra o padrão Globo também por inspirarse num modelo que, sendo mais ficcional (ao estilo de Nelson Rodrigues), era também mais conhecido do público de menor poder aquisitivo, ou seja, a grande parte da população brasileira (Temer, 2001).

Com base nesse relato, pode-se afirmar que o episódio mostra

  • a) a face hegemônica do telejornalismo brasileiro, interna e externamente ao país.
  • b) um tipo de jornalismo conhecido como entretenimento.
  • c) a tendência à serialização e à inserção de narrativas da ficcionalidade na imprensa nacional.
  • d) a agilidade e a eficiência da empresa jornalística em lidar com a crise da audiência.
  • e) a descoberta de que o jornalismo ficcional continua em alta na grade de programação das emissoras.