Simulado ANAC | Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4 | CONCURSO
SIMULADO ANAC | TÉCNICO EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - ÁREA 4
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso ANAC para o cargo de Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso ANAC . Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ANAC | Técnico em Regulação de Aviação Civil - Área 4 contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso ANAC .
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #75002
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
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- Certo/Errado
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(1,0) 1 -
Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 47 a 52.
O emprego do flap durante a decolagem diminuirá as velocidades de rotação e de lift off e de decolagem
- #75003
- Banca
- CESPE
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- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
- Tipo
- Certo/Errado
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(1,0) 2 -
Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 47 a 52.
Quando a aeronave atinge o 2.º segmento de decolagem, recolhe-se o flap e, mantendo-se um gradiente positivo, aumenta-se a velocidade para, aproximadamente, 1,25 Vs
- #75004
- Banca
- CESPE
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- ANAC
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- Certo/Errado
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(1,0) 3 -
Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 47 a 52.
Regimes de cruzeiro de longo alcance, quando comparados a regimes de cruzeiro de máximo alcance, apresentam alcance específico menor e velocidade de voo maior
- #75005
- Banca
- CESPE
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- ANAC
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- Certo/Errado
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(1,0) 4 -
Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 47 a 52.
Na trajetória de decolagem para ultrapassar um obstáculo (obstacle limit), calcula-se a net flight path de voo apenas para aumentar as margens de segurança
- #75006
- Banca
- CESPE
- Matéria
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- Concurso
- ANAC
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- Certo/Errado
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(1,0) 5 -
Considerando a trajetória de decolagem, subida e voo em rota, julgue os itens de 47 a 52.
Entre os vários aspectos que devem ser considerados durante a subida de uma aeronave, o mais importante é a segurança, seguido das considerações econômicas
- #75007
- Banca
- CESPE
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- Concurso
- ANAC
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- Certo/Errado
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(1,0) 6 -
O planejamento de voo inclui a determinação de um conjunto de procedimentos e de ações visando à realização de uma viagem sem contratempos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
A existência do planejamento de voo simplificado deverá ser verificada com todas as tabelas preparadas para as diferentes etapas do voo, como subida, cruzeiro e descida
- #75008
- Banca
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- Concurso
- ANAC
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(1,0) 7 -
O planejamento de voo inclui a determinação de um conjunto de procedimentos e de ações visando à realização de uma viagem sem contratempos. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
Antes de realizar um voo, deve-se verificar se o avião possui combustível de contingência, que consiste na quantidade de combustível necessária para se realizar um voo cuja duração seja igual a 10% do tempo de voo entre o aeroporto de destino e o de alternativa
- #75009
- Banca
- CESPE
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- Concurso
- ANAC
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(1,0) 8 -
Acerca de planificação de voo, julgue os itens seguintes.
Se, por alguma razão, o pouso for realizado em aeródromo que não seja o de destino declarado no plano de voo e que não disponha de órgão ATS, o piloto deverá transmitir a informação de chegada, composta por dados como identificação da aeronave, aeródromo de partida, aeródromo de destino, aeródromo de chegada e hora de chegada, por qualquer meio de comunicação disponível (radiotelefonia da aeronave ou de outra, telefone, radioamador etc.) a um órgão ATS
- #75010
- Banca
- CESPE
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- ANAC
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(1,0) 9 -
Acerca de planificação de voo, julgue os itens seguintes.
É compulsória a apresentação do plano de voo nas seguintes situações: antes da partida de aeródromo provido de órgão ATS; antes da partida de determinados aeródromos desprovidos de órgão ATS, de acordo com os procedimentos estabelecidos em publicação específica; imediatamente após a partida de aeródromo desprovido de órgão ATS, caso a aeronave disponha de equipamento capaz de estabelecer comunicação com órgão ATS e não esteja estabelecida, em publicação específica, a obrigação de realizá-lo antes da partida; e sempre em caso de voo através de fronteiras internacionais
- #75011
- Banca
- CESPE
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- Concurso
- ANAC
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- Certo/Errado
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(1,0) 10 -
Acerca de planificação de voo, julgue os itens seguintes.
O local adequado para apresentação do plano de voo é a sala de Serviço de Informação Aeronáutica, onde estão disponíveis as informações atualizadas relativas a aeródromos e rotas. Em situações especiais, porém, o plano de voo poderá ser apresentado por telefone diretamente aos órgãos de controle de tráfego aéreo, antes da decolagem
- #75012
- Banca
- CESPE
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- ANAC
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(1,0) 11 -
Com base nas regras de tráfego aéreo, julgue os itens a seguir, relativos a espaço aéreo e organização dos serviços de tráfego aéreo.
O espaço aéreo classifica-se em espaço aéreo inferior, cujo limite vertical inferior é o solo ou água e o superior, o nível FL 235, e espaço aéreo superior, cujo limite vertical superior é ilimitado e o limite vertical inferior corresponde ao nível FL 235
- #75013
- Banca
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(1,0) 12 -
Com base nas regras de tráfego aéreo, julgue os itens a seguir, relativos a espaço aéreo e organização dos serviços de tráfego aéreo.
Atualmente os serviços de tráfego aéreo disponibilizados são os seguintes: serviço de controle de tráfego aéreo, que compreende os serviços de controle de área, de controle de aproximação e de controle de aeródromo; serviço de informação de voo e serviço de alerta
- #75014
- Banca
- CESPE
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- ANAC
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(1,0) 13 -
Com base nas regras de tráfego aéreo, julgue os itens a seguir, relativos a espaço aéreo e organização dos serviços de tráfego aéreo.
Para obtenção de separação vertical em rota, é necessário que as aeronaves ajustem seus altímetros para 1015 hPa informado pelo centro de controle de área, responsável pela área controlada utilizada pela aeronave, e voem nos níveis de voo a elas destinados
- #75015
- Banca
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(1,0) 14 -
Com base nas regras de tráfego aéreo, julgue os itens a seguir, relativos a espaço aéreo e organização dos serviços de tráfego aéreo.
Os serviços de tráfego aéreo são prestados em todo o espaço aéreo que se superpõe ao território nacional, incluídos o espaço aéreo que tenha sido objeto de acordo regional de navegação aérea e as águas territoriais e jurisdicionais
- #75016
- Banca
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(1,0) 15 -
Em relação aos serviços de tráfego aéreo, julgue os itens a seguir.
Uma aeronave ao chegar a seu aeródromo de destino, voando regras de voo por instrumento (IFR) deverá solicitar ao Serviço de Controle de Aeródromo o procedimento de espera, chegada e descida para realizar o pouso no aeródromo