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Simulado ANAC  |  Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 3 | CONCURSO

Simulado ANAC  |  Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 3

SIMULADO ANAC  |  ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - ÁREA 3

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso ANAC  para o cargo de  Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 3.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso ANAC . Estas questões são especificamente para o cargo de  Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 3, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ANAC  |  Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 3 contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso ANAC .

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#74402
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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difícil

(1,0) 1 - 

Acerca dos impactos do transporte aéreo no meio ambiente e do processo de licenciamento ambiental, julgue os itens subsecutivos.
O método das curvas de ruído é o mais objetivo para determinar os impactos do ruído em um aeroporto, sendo eficaz se seu emprego for combinado com medidas de planejamento do uso e ocupação do solo

#74403
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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difícil

(1,0) 2 - 

Acerca dos impactos do transporte aéreo no meio ambiente e do processo de licenciamento ambiental, julgue os itens subsecutivos.
A operação de aeronaves menos sensíveis às componentes de vento de través no pouso e decolagem contribui para a diminuição do ruído que afeta parte da população no entorno de um aeródromo

#74404
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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difícil

(1,0) 3 - 

Acerca dos impactos do transporte aéreo no meio ambiente e do processo de licenciamento ambiental, julgue os itens subsecutivos.
O procedimento de aplicação do reverso, por permitir uma rápida desaceleração da aeronave, é fundamental para a atenuação dos níveis de ruído nos pousos

#74405
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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difícil

(1,0) 4 - 

Sabendo que uma das formas de definir o leiaute do terminal de passageiros é a distribuição física das aeronaves em relação ao edifício do terminal, julgue os itens seguintes, relativos aos tipos de leiaute.
Terminais do tipo remoto apresentam como vantagens a redução de movimento de aeronaves no pátio, a possibilidade de se moldar à demanda e a redução de distâncias percorridas pelos passageiros e como desvantagem principal a elevação do tempo de processamento de embarque e desembarque

#74406
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
Comentários
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difícil

(1,0) 5 - 

Sabendo que uma das formas de definir o leiaute do terminal de passageiros é a distribuição física das aeronaves em relação ao edifício do terminal, julgue os itens seguintes, relativos aos tipos de leiaute.
Em terminais do tipo linear, as aeronaves ficam estacionadas junto ao corpo do edifício terminal e a corredores que estendem a área de acesso às aeronaves, e as áreas de processamento ficam concentradas no corpo principal e as áreas de acomodação são distribuídas pelo corredor

#74407
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 6 - 

A respeito da capacidade dos sistemas aeroportuários, julgue os itens que se seguem.
Considere que, em um dado aeroporto, as aeronaves se aproximem para pouso, em média, com uma velocidade de 265 km/h, devendo manter uma separação mínima das outras aeronaves de 3 milhas náuticas (aproximadamente 5.556 m). Nessa situação, é correto afirmar que a taxa máxima de pousos na pista desse aeroporto é inferior a 48 pousos/hora

#74408
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 7 - 

A respeito da capacidade dos sistemas aeroportuários, julgue os itens que se seguem.
Em geral, a regra de voo por instrumentos (IFR) permite acomodar mais pousos e decolagens do que a regra de voo visual (VFR), pois pressupõe condições meteorológicas mais apropriadas

#74409
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 8 - 

No que concerne às regras de tráfego aéreo, julgue os itens subsequentes.
Quando uma aeronave, operando de acordo com as regras de voo por instrumentos (IFR), passar a voar em condições meteorológicas de voo visual (VFR), ou nelas se encontrar, seu voo IFR deverá ser cancelado, mesmo que o voo continue por um período de tempo relativamente curto

#74410
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 9 - 

No que concerne às regras de tráfego aéreo, julgue os itens subsequentes.
Devido à esteira de turbulência, deve ser aplicada uma separação mínima de 2 minutos entre uma aeronave leve ou média que decole atrás de uma aeronave pesada quando as aeronaves estiverem usando pistas paralelas separadas por menos de 760 m

#74411
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 10 - 

No que concerne às regras de tráfego aéreo, julgue os itens subsequentes.
Quando duas aeronaves se aproximam de frente, ou quase de frente, e há perigo de colisão, ambas devem alterar seus rumos para a direita

#74412
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 11 - 

Com relação aos planos diretores aeroportuários, à geometria e à sinalização do sistema de pistas, julgue os itens subsecutivos.
Como as configurações com apenas uma orientação (pistas paralelas) apresentam menor capacidade e eficiência de controle de tráfego, devem, sempre que possível, ser evitadas

#74413
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 12 - 

Com relação aos planos diretores aeroportuários, à geometria e à sinalização do sistema de pistas, julgue os itens subsecutivos.
Ponto de visada e marca de zona de contato são elementos de sinalização horizontal característicos de pistas para tipo de operação VFR

#74414
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 13 - 

Com relação aos planos diretores aeroportuários, à geometria e à sinalização do sistema de pistas, julgue os itens subsecutivos.
Quando há uma direção predominante para a operação das aeronaves e não se pode evitar o uso de configuração com pistas interceptantes, a interseção deve estar o mais próximo possível do centro da pista, observando-se a direção predominante das operações

#74415
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 14 - 

Com relação aos planos diretores aeroportuários, à geometria e à sinalização do sistema de pistas, julgue os itens subsecutivos.
Se a incidência de ventos de través indica a necessidade de orientar as pistas em mais de uma direção, uma configuração em V aberto é mais conveniente do que uma configuração com pistas interceptantes. Nesse caso, devem ser adotadas operações divergentes sempre que possível

#74416
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 15 - 

Com relação aos impactos ambientais e limitações de uso de solo quando da implantação de um aeródromo e de sua utilização, julgue os itens a seguir.
A implantação de aeródromos requer a necessidade de elaboração do estudo de impacto ambiental (EIA) e respectivo relatório de impacto ambiental (RIMA), pois afeta diretamente a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como as atividades socioeconômicas da região