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Simulado ANAC  | Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2 | CONCURSO

Simulado ANAC  | Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2

SIMULADO ANAC  | ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - ÁREA 2

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso ANAC  para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca Cespe para o concurso ANAC . Estas questões são especificamente para o cargo de Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado ANAC  | Especialista em Regulação de Aviação Civil - Área 2 contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso ANAC .

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#74347
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 1 - 

Acerca dos fenômenos meteorológicos e da climatologia do espaço
aéreo, julgue os itens que se seguem.
O fenômeno de halo ocorre exclusivamente em nuvens altostratus, que consistem em nuvens tênues formadas por ventos fortes, em níveis altos, que podem ser multicoloridas, devido à refração da luz nos cristais de gelo, e que, devido à transparência, nunca impedem a passagem de luz

#74348
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 2 - 

Acerca dos fenômenos meteorológicos e da climatologia do espaço
aéreo, julgue os itens que se seguem.
O chuvisco leve não reduz a visibilidade abaixo de 1.000 m, enquanto o chuvisco forte implica visibilidade de até 500 m

#74349
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 3 - 

Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para
operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 06 08
Nenhuma pessoa devidamente habilitada pode começar um voo visual VFR, em operação regida pelo RBHA 91, em avião a menos que, considerados o vento e as condições meteorológicas conhecidas, haja combustível suficiente para voar até o local previsto para primeiro pouso e, durante o dia, voar por pelo menos mais 30 min ou, durante a noite, voar por pelo menos mais 45 min. No caso do voo de helicóptero, além das mesmas condições estabelecidas para voo em avião, exige-se quantidade de combustível suficiente para voar mais 30 min, de dia ou de noite

#74350
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 4 - 

Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para
operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 06 08
Considere que um piloto, ao efetuar o cálculo do centro de gravidade (CG) de sua aeronave, tenha concluído que, se fossem mantidas as atuais condições, o limite do passeio do CG seria extrapolado da seguinte forma: peso da aeronave vazia = 3.000 kg momento 114.000, peso passageiros (pax) assento dianteiro 150 kg momento 6.000, pax assento traseiro 200 kg momento 14.000, peso combustível 250 kg momento 12.000, peso bagageiro 300 kg momento 24.000. Considerando-se que o limite de passeio do CG da aeronave oscila entre 38 e 43,3, e que, nessas condições, o CG é igual a 43,58, é correto afirmar que o piloto, após constatar que o CG estava fora do previsto, deveria solicitar aos passageiros do assento dianteiro que se mudassem para o assento traseiro e aos passageiros do assento traseiro que se mudassem para o dianteiro

#74351
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 5 - 

Com base em conhecimentos técnicos de planejamento de voo para
operação de aviões e helicópteros, julgue os itens de 06 08
Os gráficos de consumo de um helicóptero apresentam um valor de 1000 lb/h para um voo nivelado a 1000 ft agl com velocidade média de 150 km/h e um valor de consumo para 7000ft de 500 lb/h para uma velocidade de 100 km/h. Utilizando-se dessa aeronave, o piloto, que decolou com 2500 lbs nos tanques, planejou navegar na altura de 7000 ft em uma rota de 300 km certo de que é capaz de fazer a rota e ainda pousar com 1000 lb nos tanques. Após uma hora de voo, o piloto foi obrigado, por condições meteorológicas leves (nebulosidade sem chuva), a reduzir sua altitude para 1000 ft agl. Logo após reduzir a altitude de 7000 ft para 1000 ft, ele concluiu que não seria possível chegar ao destino, dado que não haveria combustível suficiente para o atendimento das normas da aviação civil brasileira, tendo, então, decido alternar para outro aeródromo próximo. Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que o piloto agiu de acordo com o disposto no RBHA 91 sobre navegação VFR em helicóptero

#74352
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
Tipo
Certo/Errado
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difícil

(1,0) 6 - 

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de
voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens
de 09 a 15.
Para detentores de certificado engajados em operações domésticas e de bandeira, por solicitação própria e para rotas específicas constantes da especificação operativa do detentor de certificado, podem-se emitir despachos baseados em redespacho durante o voo, com suprimentos de combustível inferior ao suprimento requerido para aviões com motores à reação, desde que, no despacho inicial, sejam indicados: um ponto ao longo da rota sobre o qual deverá ser feito o redespacho; um aeródromo intermediário onde o avião deverá pousar em caso de necessidade e um aeródromo de alternativa para o aeródromo intermediário; e substituição da reserva de 10% de combustível a mais para cumprir a rota entre o aeródromo de partida e o de destino por uma igual a 10% do tempo de voo entre o ponto de redespacho e o aeródromo de destino indicado

#74353
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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Certo/Errado
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(1,0) 7 - 

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de
voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens
de 09 a 15.
O piloto que, ao decidir sobre o perfil de voo a ser utilizado, opte por voar em condições visuais (VFR), deverá cumprir as seguintes condições: manter referência com o solo ou água, de modo que as formações meteorológicas abaixo do nível de voo não obstruam mais da metade da área de visão do piloto; voar abaixo do nível de voo 150 (FL 150) e voar com velocidade de no máximo 380 kt no espaço aéreo classe “B” ou 380 kt IAS acima do FL100 para todas as outras classes de espaço aéreo e 250 kt abaixo do FL 100 para todas as outras classes de espaço aéreo

#74354
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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(1,0) 8 - 

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de
voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens
de 09 a 15.
Considere que um helicóptero H-XX, cuja velocidade ideal de subida é igual a 80 kt, tenha decolado do Aeroporto Santos Dumont, localizado no Rio de Janeiro, no perfil SID ANKUB 1B pela pista 02L, cuja carta de subida determina um gradiente mínimo de subida 5,3% até 2000 ft e 3,3% após os 2.000 ft. Considerando-se esses dados, é correto afirmar que o piloto da aeronave seguiu o procedimento de subida adequado ao aplicar uma razão de subida de 300 ft/min por todo o perfil de subida (0 ft até 5.000 ft), de modo a evitar o sobrevoo da Ponte Rio-Niterói a baixa altura

#74355
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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(1,0) 9 - 

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de
voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens
de 09 a 15.
No caso de falha de funcionamento de algum instrumento, equipamento ou sistema de uma aeronave, compete ao piloto em comando determinar se é seguro iniciar o voo ou continuá-lo a partir de qualquer parada intermediária, após consultar a Master Minimum Equipament List (MMEL), emitida pelo fabricante da aeronave. Caso não exista essa lista, o piloto deverá, então, solicitar à ANAC a emissão de uma lista de equipamentos mínimos (MEL) para a operação da aeronave

#74356
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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(1,0) 10 - 

Ainda com base em conhecimentos técnicos de planejamento de
voo para operação de aviões e helicópteros, julgue os itens
de 09 a 15.
No comando de um helicóptero biturbina, voando a uma velocidade de cruzeiro de 140 kt e com consumo médio de 1.000 lb/h, o piloto detectou falha em um dos motores da aeronave, que passou a voar com apenas um motor. Constatada a falha, o piloto reduziu a velocidade a 100 kt e o consumo caiu para 600 lb/h. O próximo ponto de pouso localizava-se a 150 milhas náuticas do ponto onde estava a aeronave e restavam somente 1.500 lb no tanque de combustível. Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que deve haver aumento da autonomia, posto que, com os dois motores em funcionamento, a aeronave chegaria ao local de destino com 430 lb e, com apenas um, chegaria com 600 lb

#74357
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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Certo/Errado
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(1,0) 11 - 

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações,
linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação
aérea, julgue os itens a seguir.
A marcação relativa (MR) formada entre um avião com proa norte e uma estação de rádio situada a oeste é igual a 090º

#74358
Banca
CESPE
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Matérias Diversas
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ANAC
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(1,0) 12 - 

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações,
linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação
aérea, julgue os itens a seguir.
Se a aeronave voa na proa sul com MR de 090º para uma estação NDB, com forte vento de cauda, o piloto, para tomar o rumo da estação, deverá curvar à direita para uma proa maior do que 270º, de modo a compensar o efeito do vento

#74359
Banca
CESPE
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Matérias Diversas
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ANAC
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(1,0) 13 - 

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações,
linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação
aérea, julgue os itens a seguir.
Estando um avião e a estação-rádio sobre a linha do Equador, mas em locais com declinação magnética diferente, a linha de posição magnética (LPM), no momento em que esse avião voar aproado para essa estação, será sempre igual ao valor recíproco da marcação magnética (MMG)

#74360
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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(1,0) 14 - 

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações,
linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação
aérea, julgue os itens a seguir.
Em relação à determinação precisa da posição de uma aeronave com auxílio de um instrumento de bordo, é correto afirmar que, quando o piloto utilizar o indicador de curso ou o VOR, o valor encontrado na seta do ponteiro será a MMG e, quando ele utilizar o RMI ou o ADF, o valor indicado pelo ponteiro será a LPM

#74361
Banca
CESPE
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Matérias Diversas
Concurso
ANAC
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Certo/Errado
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(1,0) 15 - 

Acerca do sistema de coordenadas geográficas, de marcações,
linhas de posição e do uso de cartas aeronáuticas em navegação
aérea, julgue os itens a seguir.
No gradeado de paralelos e meridianos terrestres, utiliza-se a relação de medida de distâncias em que um minuto de arco de um círculo máximo equivale a uma milha náutica