Processando...

Simulado ALESE | CONCURSO

Simulado ALESE

SIMULADO ALESE

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso ALESE.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da ALESE que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores ALESE, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado ALESE contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso ALESE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso ALESE. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO ALESE
Para realizar o simulado ALESE você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado ALESE você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para ALESE é aqui!


#175441
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ALESE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Considere as seguintes afirmações sobre o fluxo circular da renda em uma dada economia:
I. Grande parte da produção é oferecida no mercado, sendo que alguns dos produtos encontram-se em uma etapa intermediária, ou seja, servem como insumos para serem usados na produção de outros bens e serviços.
II. Uma possibilidade de destino para os produtos é o uso final, que poderá ser para consumo final, isto é, para a satisfação direta das necessidades dos membros da sociedade, ou para investimento, também denominado formação bruta de capital, cuja função é repor ou aumentar o capital produtivo de um país.
III. As rendas geradas são distribuídas pelos agentes produtores para remunerar aqueles que participam da atividade produtiva; esta consiste na “distribuição primária”, ou seja, refere-se aos fluxos de rendas de que se apropriam os agentes econômicos devido a sua participação, mais ou menos direta, na atividade produtiva.
IV. Os agentes que investem quando sua poupança é insuficiente se endividam com aqueles que têm uma capacidade de financiamento, de maneira que, ao final do período corrente, há uma modificação no nível e na composição dos patrimônios; esta alteração patrimonial ocorre devido aos novos investimentos realizados, que são representados pelas transações de capital, e também por conta da modificação de ativos e passivos entre os agentes, representada pelas transações financeiras.
Está correto o que se afirma em

  • a) III e IV, apenas.
  • b) I, II, III e IV.
  • c) I e II, apenas.
  • d) II e IV, apenas.
  • e) III, apenas.
#175442
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ALESE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

O processo administrativo, nos termos da Lei nº 9.784/99, possui algumas características, expressamente previstas, que podem diferenciá-lo dos processos judiciais, a exemplo da

  • a) facultatividade da observância do direito de defesa e do contraditório, que pode ficar para o momento final, após a decisão.
  • b) possibilidade de se movimentar de ofício, independentemente de manifestação ou requerimento dos interessados.
  • c) coisa julgada, que demanda concordância das partes para que possa produzir efeitos.
  • d) instância recursal, que demanda expressa previsão na lei, sob pena de não haver autorização para tanto.
  • e) impossibilidade de instrução processual com prova testemunhal, restrita ao processo judicial.
#175443
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ALESE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Considere os dois agrupamentos abaixo, que arrolam as fases do projeto e o que compreendem:
I. Elaboração ou preparação.
II. Estruturação.
III. Desenvolvimento.
IV. Avaliação.
a. efetiva realização do projeto. b. gera informação e estímulo para o desenvolvimento de novas ideias e projetos. c. mobilização de meios e recursos para implementação. d. definem-se os objetivos e o foco do projeto.
A correlação correta dos dois agrupamentos é:

  • a) I -c; II-d; III-b; IV-a.
  • b) I-b; II-c; III-a; IV-d.
  • c) I-a; II-b; III-c; IV-d.
  • d) I-d; II-c; III-a; IV-b.
  • e) I-b; II-a; III-d; IV-c.
#175444
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ALESE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA CASA CIVIL SECRETARIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
PORTARIA N° 195, de 20 de dezembro de 2016.
Dispõe sobre o credenciamento da imprensa no âmbito da Presidência da República, e dá outras providências.
O Secretário Especial de Comunicação Social da Presidência da República, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto no art. 16, incisos V e V I I I , da Estrutura Regimental da Casa Civil da Presidência da República, aprovada pelo Decreto nr 8.889, de 26 de outubro de 2016, resolve: Art.1o Esta Portaria dispõe sobre as normas de credenciamento da imprensa junto à Presidência da República. [...] Art. 4o O credenciamento será concedido a repórteres, repórteres fotográficos e cinematográficos e técnicos que tenham vínculo com jornais, agências de notícias, veículos da internet, revistas, emissoras de rádio ou de televisão e agências de fotojornalismo que tenham sede ou sucursal em Brasília, devidamente registrados no CNPJ, que realizam publicações em portais de notícias e mídia impressa e além dos profissionais de imprensa vinculados a órgãos da imprensa estrangeira, mediante os seguintes critérios:
I - uma mesma pessoa não poderá ser credenciada por mais de uma empresa e em mais de uma categoria profissional; I I - poderão ser credenciados mais de uma empresa ou grupo de empresas, conforme a área de interesse ou característica do veículo. [...]
Art. 6o O credenciamento anual, inclusive dos profissionais de imprensa brasileiros que trabalhem em empresas estrangeiras, deve ser requerido, por meio de cadastramento eletrônico, no sítio do Planalto: http://www2.planalto.gov.br/area-de-imprensa, preenchendo a ficha de dados cadastrais e anexando a seguinte documentação em formato pdf único [...]
(Presidência da República, Disponível em: http://www2.planalto.gov.br)

A redação do Art. 4º

  • a) respeita a correção e, principalmente, a clareza necessária às comunicações oficiais, não havendo nela qualquer óbice à plena compreensão do conteúdo.
  • b) respeita plenamente os princípios da impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade, tal como preveem as normas de redação oficial.
  • c) desvia-se das normas gramaticais atuais para atender a certa tradição, aspecto também cultuado na documentação redigida pelos órgãos oficiais brasileiros.
  • d) permite uma série de interpretações, na medida em que dispõe tanto sobre os profissionais quanto sobre os órgãos credenciáveis, em linguagem obscura e incorreta.
  • e) propicia falta de clareza, sobretudo pelo acúmulo de especificações e pelo segmento introduzido por e além.
#175445
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ALESE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Considere os dois agrupamentos abaixo:
I. palavra-chave. II. termo. III. cabeçalho de assunto. IV. conceito. V. definição.
a. palavra ou frase usada para etiquetar um conceito.
b. palavra ou frase específica usada para localizar um livro ou artigos em catálogos ou índices de periódicos.
c. palavra significativa extraída do próprio texto para representá-lo.
d. descrição verbal do conteúdo de um conceito.
e. unidade de pensamento constituída por abstração a partir de propriedades comuns.
A correlação correta entre os agrupamentos é

  • a) I-d; II-b; III-e; IV-a; V-c.
  • b) I-a; II-d; III-c; IV-b; V-e.
  • c) I-b; II-c; III-a; IV-d; V-e.
  • d) I-c; II-a; III-b; IV-e; V-d
  • e) I-a; II-b; III-d; IV-e; V-c.
#175446
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ALESE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Um press release necessita
I. ser redigido como matéria jornalística. II. conter o maior número de páginas possíveis. III. trazer em destaque datas e locais do que é divulgado. IV. mostrar clareza e concisão textual.
Está correto o que se afirma em

  • a) I, II, III e IV.
  • b) I, II e III, apenas.
  • c) II, III e IV, apenas.
  • d) I, II e IV, apenas.
  • e) I, III e IV, apenas.
#175447
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ALESE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

[Linguagens e culturas]
Este livro estuda as modificações que se deram na cultura das classes populares ao longo das últimas décadas, de modo especial aquelas que podem ser atribuídas à influência das publicações de massa. Creio que obteríamos resultados muito semelhantes caso tomássemos como exemplos algumas outras formas de comunicação, como o cinema, o rádio ou a televisão. Penso que tenho sempre tentado dirigir-me principalmente ao “leitor comum” sério ou “leigo inteligente” de qualquer classe social. Não significa isto que eu tenha tentado adotar qualquer tom de voz específico, ou que tenha evitado o uso de quaisquer termos técnicos, para só empregar expressões banais. Escrevi tão claramente quanto o permitiu a minha compreensão do assunto, e apenas usei termos técnicos quando me pareceram susceptíveis de se tornarem úteis e sugestivos. O “leigo inteligente” é uma figura vaga, e a popularização uma tarefa perigosa; mas parece-me que aqueles de nós que consideram uma urgente necessidade escrever para ele devem continuar a tentá-lo. Porque um dos mais nefastos aspectos da nossa condição cultural é a divisão entre a linguagem dos peritos e o nível extraordinariamente baixo daquela utilizada nos órgãos de comunicação de massa.
(Adaptado de: HOGGART, Richard. As utilizações da cultura. Trad. de Maria do Carmo Cary. Lisboa: Editorial Presença, 1973.)
Ao introduzir um livro no qual estudará o efeito das publicações de massa sobre a cultura das classes populares, o autor preocupa-se, inicialmente, com

  • a) a complexidade do tema, cuja importância pode até mesmo ser menosprezada por algum leitor preconceituoso, algum “leigo inteligente”.
  • b) a complexidade da linguagem a utilizar, uma vez que buscará evitar tanto uma terminologia técnica como expressões excessivamente simplificadoras.
  • c) as controvérsias envolvidas na discussão do tema, divididas entre referendar ou negar o fenômeno de uma cultura de massa que seja autêntica.
  • d) as controvérsias decorrentes de uma posição política extremada, pela qual se nega qualquer influência entre diferentes áreas da cultura.
  • e) as polêmicas que levantará, entre leitores leigos, uma linguagem fatalmente limitada pelo apuro de uma terminologia técnica.
#175448
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ALESE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

Suponha a Mesa da Assembleia composta por: Eurico, como Presidente, e Cristóvão, como 2º Secretário. De acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe,

  • a) ambos poderão fazer parte de qualquer Comissão Permanente ou de qualquer Comissão Temporária.
  • b) nenhum dos dois poderá fazer parte de qualquer Comissão Permanente ou de Inquérito.
  • c) apenas Eurico poderá fazer parte de qualquer Comissão Permanente ou de qualquer Comissão Temporária.
  • d) apenas Cristóvão poderá fazer parte de qualquer Comissão Permanente.
  • e) nenhum dos dois poderá fazer parte de qualquer Comissão Permanente e apenas Cristóvão poderá fazer parte de Comissão de Inquérito.
#175449
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ALESE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

De acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, o Balanço Orçamentário deve especificar, por categoria econômica, as receitas por

  • a) fonte e as despesas por grupo de natureza, sendo que tal demonstrativo compõe o Relatório de Gestão Fiscal que deve ser publicado ao final de cada quadrimestre.
  • b) fonte e as despesas por grupo de natureza, sendo que tal demonstrativo compõe o Relatório Resumido da Execução Orçamentária que deve ser publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.
  • c) fonte e as despesas por elemento de despesa, sendo que tal demonstrativo compõe o Relatório de Gestão Fiscal que deve ser publicado até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.
  • d) origem e as despesas por elemento de despesa, sendo que tal demonstrativo compõe o Relatório de Gestão Fiscal que deve ser publicado ao final de cada quadrimestre.
  • e) origem e as despesas por elemento de despesa, sendo que tal demonstrativo compõe o Relatório Resumido da Execução Orçamentária que deve ser publicado ao final de cada quadrimestre.
#175450
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
ALESE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

Para cooperar com a política de transporte terrestre de um determinado Estado da Federação, a União pretende firmar convênio, por intermédio do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, com o referido ente, que será representado por sua Secretaria dos Transportes. A União repassará o valor de R$ 150.000.000,00 (cento e cinquenta milhões de reais) destinados à implementação de passarelas para pedestres nas rodovias estaduais não concedidas. Para tanto, nos termos do que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal, o beneficiário deverá comprovar

  • a) a regularidade quanto ao pagamento de tributos, empréstimos e financiamentos devidos à União, bem como quanto à prestação de contas de recursos federais anteriormente recebidos.
  • b) a regularidade fiscal, tributária e financeira, em relação aos tributos municipais e estaduais, bem como que possua previsão orçamentária para arcar com a contrapartida estipulada.
  • c) o pagamento regular dos tributos de competência da União, não interferindo na viabilidade jurídica da formalização do ajuste em questão eventual pendência de regularização na prestação de contas de recursos recebidos anteriormente da União.
  • d) a regularidade para com a previdência social, FGTS e Tributos dos demais entes da Federação, em especial dos municípios que se situam no território do Estado beneficiário.
  • e) o cumprimento dos limites constitucionais relativos a gastos com a educação, a saúde, a segurança e os transportes terrestres, este último em razão do objeto específico da parceria.