Simulado AL-RR | Assistente Legislativo | CONCURSO
SIMULADO AL-RR | ASSISTENTE LEGISLATIVO
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AL-RR para o cargo de Assistente Legislativo.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FUNRIO para o concurso AL-RR. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente Legislativo, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AL-RR | Assistente Legislativo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AL-RR.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #109576
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(1,0) 1 -
Se tem sangue, vira manchete, reza o antigo lema dos jornais populares e dos plantões jornalísticos.
A escolha e o uso do verbo rezar, neste enunciado do texto, têm por objetivo
- a) condicionar a criação de manchetes jornalísticas à violência.
- b) apresentar o que é prescrito como preceito dos jornais populares.
- c) enfatizar a função de entretenimento de jornais populares.
- d) evidenciar o esforço dos jornalistas na cobertura das guerras.
- #109577
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(1,0) 2 -
O sofrimento provocado pelas guerras gera no público diferentes reações, no entanto, segundo a autora do texto, Susan Sontag, a consciência diante da dor do outro, vítima de calamidades em diferentes partes do mundo, é resultado da
- a) transmissão de informações sobre conflitos em tempo real num a sucessão de imagens vertiginosas.
- b) imparcialidade dos jornalistas focados apenas em transmitir a notícia com o maior grau de impacto.
- c) seleção e montagem de imagens chocantes registradas pelos profissionais dos meios de comunicação.
- d) experiência moderna de empatia por parte do público diante da letalidade da guerra.
- #109578
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(1,0) 3 -
O texto de Susan Sontag vale-se de estratégias argumentativas com vistas a defender seu ponto de vista sobre o modo como se dá o registro e a transmissão, pelos jornalistas, do sofrimento humano em situações de conflito e violência.
Entre essas estratégias, verifica-se no Texto I, a presença de
- a) pergunta retórica.
- b) pergunta retórica.
- c) definições de conceitos.
- d) citação de opinião alheia.
- #109579
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(1,0) 4 -
A repetição do slogan Deem-nos 22 minutos e nós lhes daremos o mundo pela rede de rádio é um recurso publicitário que visa
- a) persuadir o público a ser fiel aos programas daquela rádio.
- b) limitar o tempo de sintonia do ouvinte naquela estação de rádio.
- c) convocar o público a interagir criticamente com os locutores da rádio.
- d) facultar ao ouvinte o direito de escolha entre diferentes redes radiofônicas.
- #109580
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(1,0) 5 -
No período E, embora hoje os sofrimentos vividos em guerras distantes, de fato, tom em de assalto nossos olhos e ouvidos no instante mesmo em que ocorrem, afirmar tal coisa ainda constitui um exagero, a oração sublinhada pode ser reescrita, sem alterar o sentido pretendido pelo seu enunciador, da seguinte forma:
- a) porque hoje os sofrimentos vividos em guerras distantes, de fato, tomam de assalto nossos olhos e ouvidos no instante em que ocorrem.
- b) apesar de hoje os sofrimentos vividos em guerras distantes, de fato, tomarem de assalto nossos olhos e ouvidos no instante mesmo em que ocorrem.
- c) à medida em que hoje os sofrimentos vividos em guerras distantes, de fato, tomam de assalto nossos olhos e ouvidos no instante mesmo em que ocorrem.
- d) se hoje os sofrimentos vividos em guerras distantes, de fato, tomassem de assalto nossos olhos e ouvidos no instante mesmo em que ocorrem.
- #109581
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(1,0) 6 -
Moynier pensava no crescente número de baixas entre combatentes de todas as partes em conflito, cujos sofrimentos deviam ser minorados pela Cruz Vermelha, de forma imparcial.
Sobre o emprego do pronome relativo cujos, nesse período, é CORRETO afirmar que ele indica que os sofrimentos pertencem
- a) a Moynier.
- b) às partes.
- c) aos combatentes.
- d) aos conflitos.
- #109582
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(1,0) 7 -
O emprego da preposição destacada no trecho aqueles que sofrem nos campos de batalha diante dos olhos dos leitores, em cujos ouvidos seus gritos ressoam, deve-se a uma recomendação da norma culta da língua no que diz respeito à
- a) colocação pronominal.
- b) concordância nominal.
- c) classe gramatical.
- d) regência verbal.
- #109583
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(1,0) 8 -
A tirinha é um gênero textual constituído por uma sequência de quadrinhos que, geralmente, de forma humorística, faz uma crítica a valores sociais. A intenção crítica da tirinha precisa ser interpretada através dos recursos verbais e não verbais utilizados pelo autor.
Sendo assim, pode-se inferir que o Texto II (tira do Armandinho) coloca em discussão a seguinte experiência moderna:
- a) As crianças, cada vez mais, aprendem, por meio de seus celulares, a conviver com a natureza e admirá-la.
- b) As crianças e os adultos convivem de forma distinta com os meios de reprodução eletrônica de imagens e textos.
- c) A representação do mundo, através de imagens, afasta cada vez mais o ser humano da interação com o meio natural.
- d) As crianças não sentem falta do contato com a natureza, uma vez que os meios eletrônicos simulam essa proximidade.
- #109584
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(1,0) 9 -
No segundo quadrinho, o personagem Armandinho empregou o verbo fazer, que, nesse caso, é impessoal.
Dentre os períodos a seguir, também foi empregado um verbo impessoal em
- a) Perguntaram a Armandinho sobre a foto.
- b) Há dias que Armandinho tirou a foto.
- c) Armandinho amanheceu pensativo.
- d) Existem muitas aves raras nas florestas.
- #109585
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(1,0) 10 -
A palavra bem-te-vi é um substantivo composto que, de acordo com o sistema ortográfico vigente, tem hífen.
Dentre os substantivos relacionados, o único que se escreve com hífen é
- a) sub humano.
- b) dia a dia.
- c) sem teto.
- d) microcomputador.
- #109586
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(1,0) 11 -
A Sessão Preparatória da ALE-RR é realizada, dentre outras funções, para
- a) planejamento da próxima legislatura.
- b) instalação da Legislatura.
- c) prestação de contas.
- d) posse do Governador.
- #109587
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(1,0) 12 -
A declaração da instalação da Legislatura ocorrerá após a posse dos membros da Mesa Diretora de forma solene e de pé pelo
- a) Presidente.
- b) Governador.
- c) Deputado mais antigo.
- d) Prefeito.
- #109588
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(1,0) 13 -
Analise as afirmações a seguir.
I. É atribuição do Presidente da ALE-RR, além de outras, autorizar o Deputado a falar da bancada. II. Será considerado vago o cargo de Presidente quando este estiver substituindo o Governador do Estado, na forma da Constituição do estado de Roraima. III. Compete ao 2o secretário fazer a chamada dos Deputados.
Logo, pode-se afirmar que é plenamente CORRETA a seguinte alternativa:
- a) II e III.
- b) III.
- c) I.
- d) I e II
- #109589
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(1,0) 14 -
As Comissões da ALE-RR são classificadas como Permanentes ou Temporárias e seus membros são designados pelo Presidente da Assembléia por indicação dos/do
- a) deputado mais antigo.
- b) deputado mais votado.
- c) líderes parlamentares.
- d) líderes das bancadas ou dos blocos parlamentares.
- #109590
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(1,0) 15 -
As comissões especiais são compostas por
- a) Presidente, vice-presidente e relator.
- b) Presidente, relator e secretário.
- c) Relator e secretário.
- d) Presidente, vice-presidente e secretário.