Simulado AL-RN | Técnico Legislativo – Programador | CONCURSO
SIMULADO AL-RN | TÉCNICO LEGISLATIVO – PROGRAMADOR
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AL-RN para o cargo de Técnico Legislativo – Programador.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso AL-RN. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico Legislativo – Programador, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AL-RN | Técnico Legislativo – Programador contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AL-RN.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #104441
- Banca
- FCC
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- Concurso
- AL-RN
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(1,0) 1 -
Em XML SCHEMA, o elemento que descreve o formato de dados que não são XML dentro de um documento XML é chamado de
- a) complexType.
- b) notation.
- c) extension.
- d) field.
- e) import.
- #104442
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AL-RN
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(1,0) 2 -
No protocolo SOAP, o elemento Fault é opcionalmente utilizado para indicar mensagens de erro. Um de seus subelementos descreve o responsável pela causa da falha. Este subelemento é chamado
- a) <detail>
- b) <origin>
- c) <faultsource>
- d) <faultactor>
- e) <fault name=”source">
- #104443
- Banca
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- Concurso
- AL-RN
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(1,0) 3 -
Dentre os protocolos e padrões utilizados pela arquitetura REST, é possível citar
- a) UDP.
- b) FTP.
- c) NTP.
- d) URL.
- e) POE.
- #104444
- Banca
- FCC
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- Concurso
- AL-RN
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(1,0) 4 -
A respeito de uma mensagem SOAP, é INCORRETO afirmar que ela
- a) pode conter referência a uma DTD
- b) deve usar o SOAP Envelope namespace.
- c) deve usar o SOAP Encoding namespace.
- d) deve ser codificada em XML.
- e) não deve conter instruções de processamento XML.
- #104445
- Banca
- FCC
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- AL-RN
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(1,0) 5 -
Considere as seguintes premissas:
I. O código fonte não tem dono e ninguém precisa ter permissão concedida para poder modificar o mesmo. O objetivo com isto é fazer a equipe conhecer todas as partes do sistema.
II. Geralmente a dupla é criada com alguém sendo iniciado na linguagem e a outra pessoa funcionando como um instrutor. Como é apenas um computador, o novato é que fica à frente fazendo a codificação, e o instrutor acompanha ajudando a desenvolver suas habilidades. Dessa forma o programa sempre é revisto por duas pessoas, evitando e diminuindo assim a possibilidade de erros.
Fazem parte do modelo de desenvolvimento
- a) Pragmatic Programming.
- b) FDD.
- c) XP.
- d) RUP.
- e) Crystal.
- #104446
- Banca
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- AL-RN
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(1,0) 6 -
Um típico ciclo de vida de um projeto em TDD consiste em:
I. Executar os testes novamente e garantir que estes continuem tendo sucesso.
II. Executar os testes para ver se todos estes testes obtiveram êxito.
III. Escrever a aplicação a ser testada.
IV. Refatorar (refactoring).
V. Executar todos os possíveis testes e ver a aplicação falhar.
VI. Criar o teste.
A ordem correta e cronológica que deve ser seguida para o ciclo de vida do TDD está expressa em
- a) IV − III − II − V − I − VI.
- b) V − VI − II − I − III − IV.
- c) VI − V − III − II − IV − I.
- d) III − IV − V − VI − I − II.
- e) III − IV − VI − V − I − II.
- #104447
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(1,0) 7 -
No modelo de desenvolvimento ágil Scrum, o Sprint Review é efetuado no final do Sprint para inspecionar o incremento e adaptar o backlog do produto, caso seja necessário. Alguns elementos são incluídos no Sprint Review, EXCETO:
- a) O Time de Desenvolvimento aborda o backlog do produto como está e projeta provável data de conclusão com base nos progressos até a data atual.
- b) O Proprietário do Produto identifica o que foi ou não efetuado.
- c) O Time de Desenvolvimento discute o que foi bem durante o Sprint, quais problemas foram encontrados e como eles foram solucionados.
- d) O Time de Desenvolvimento apresenta o trabalho que foi efetuado e responde perguntas sobre o incremento.
- e) Todo o time colabora a respeito do que tem que ser efetuado em seguida.
- #104448
- Banca
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(1,0) 8 -
Em aplicações para web orientadas a objeto, há um design pattern muito utilizado, (relacionado à arquitetura de sistemas) que possui um componente que:
− Define o comportamento da aplicação.
− Mapeia ações do usuário para classes que cuidam do acesso aos dados.
− Seleciona páginas web para entregar resultados vindos das classes de acesso aos dados.
O componente citado no texto acima é o
- a) Business.
- b) Controller.
- c) Persistence.
- d) Middle
- e) Core.
- #104449
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(1,0) 9 -
A UML é composta por diversos diagramas, dentre eles, o diagrama de sequência,
- a) que é a melhor escolha para mostrar laços, comportamento condicional e troca de mensagens entre objetos dando uma visão precisa do comportamento total do sistema.
- b) que mostra a iteração no sistema, exibindo cada participante com uma linha de vida, que corre horizontalmente na página, e a ordem das mensagens, lendo a página de cima para baixo.
- c) onde a exclusão de um participante no diagrama é indicada pela palavra [exclude]. Uma seta de mensagem chegando à palavre [exclude] indica um participante explicitamente excluindo o outro.
- d) que captura, normalmente, o comportamento de um único cenário. O diagrama mostra vários exemplos de objetos e mensagens que são passadas entre esses objetos para um determinado caso de uso.
- e) que deve ser utilizado para descrever o comportamento de um objeto por intermédio de vários casos de uso e nunca para descrever um comportamento que envolva vários objetos em colaboração.
- #104450
- Banca
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(1,0) 10 -
Para receber, em um arquivo PHP no servidor, os valores enviados em campos texto de um formulário HTML, utilizam-se variáveis predefinidas. Se o elemento form do formulário contiver method="get", a variável utilizada será ..I.. . Caso contenha method="post", a variável utilizada será ..II.. . Pode-se também utilizar a variável ..III.. que recebe os valores tanto se method="get" quanto se method="post".
As lacunas I, II e III da frase acima são preenchidas, correta e respectivamente, com
- a) GET, POST e DATAREQUEST
- b) doGet, doPost e processRequest
- c) $GET_DATA, $POST_DATA e $REQUEST_DATA
- d) $_DOGET, $_DOPOST e $_DOREQUEST
- e) $_GET, $_POST e $_REQUEST
- #104451
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(1,0) 11 -
Aprender programação avançada em JavaScript é normalmente muito difícil e demorado. Por esse motivo, muitas empresas optam por utilizar bibliotecas chamadas de frameworks JavaScript, que disponibilizam muitas funções prontas para tarefas comuns.
NÃO é um framework JavaScript:
- a) MooTools
- b) jQuery
- c) Prototype
- d) Log4J
- e) Dojo
- #104452
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(1,0) 12 -
Ana está criando o layout de uma página web utilizando contêineres criados com o elemento <div>. Quando utilizava CSS2, para colocar bordas com cantos arredondados em um <div>, tinha que usar uma imagem diferente para cada canto, tornando a operação muito trabalhosa. Recentemente, passou a utilizar CSS3 e para fazer os cantos do elemento <div> arredondados utiliza a propriedade
- a) border-shape.
- b) border-rounded
- c) corner-rounded.
- d) corner-radius.
- e) border-radius
- #104453
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(1,0) 13 -
Na HTML5 existe um conjunto de atributos utilizados geralmente em campos de formulário para acionar eventos que normalmente executam scripts a partir de ações do usuário como clique do mouse, mudança de valor em um campo etc. Neste contexto, André criou um formulário com campos que precisam chamar e executar um script quando
I. O campo perder o foco.
II. Qualquer parte do conteúdo do campo for selecionado.
III. Uma tecla for pressionada no campo.
Os atributos correspondentes aos itens I, II e III são, respectivamente,
- a) onlostfocus, onselected e onkeypress.
- b) onblur, onselect e onkeypress.
- c) ondrop, onselect e onkeydown.
- d) onblur, onselected e onkeydown.
- e) onleave, onselect e onkeypressed.
- #104454
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(1,0) 14 -
Essa API é uma especificação da W3C, independente de plataforma e linguagem, que permite que programas e scripts acessem dinamicamente e possam alterar o conteúdo, a estrutura e o estilo de um documento eletrônico. Oferece uma maneira padrão de se acessar os elementos de um documento, além de permitir que se trabalhe com cada um desses elementos separadamente, possibilitando a criação de páginas altamente dinâmicas.
A API citada no texto é a
- a) DOM
- b) WebGL
- c) XSLT
- d) WebForm
- e) WebSocket
- #104455
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(1,0) 15 -
Evoluindo a já clássica e conhecida “Web of documents”, o W3C ajuda no desenvolvimento de tecnologias que darão suporte à “Web of data”, viabilizando pesquisas como num banco de dados. O objetivo final da Web of data é possibilitar que computadores façam coisas mais úteis e que o desenvolvimento de sistemas possa oferecer suporte a interações na rede. O termo ...... refere-se à visão do W3C da Web of linked data que dará às pessoas a capacidade de criarem repositórios de dados na Web, construírem vocabulários e escreverem regras para interoperarem com esses dados. A linkagem de dados é possível com tecnologias como RDF, SPARQL, OWL e SKOS.
A lacuna da frase acima é preenchida corretamente com
- a) Web Architecture.
- b) Cloud Computing.
- c) Semantic Web.
- d) Web of Services.
- e) W3C Web Standards.