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Simulado AL-PE | Agente Legislativo - Consultoria Administrativa - Administração e Políticas Públicas | CONCURSO

Simulado AL-PE | Agente Legislativo - Consultoria Administrativa - Administração e Políticas Públicas

SIMULADO AL-PE | AGENTE LEGISLATIVO - CONSULTORIA ADMINISTRATIVA - ADMINISTRAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AL-PE para o cargo de Agente Legislativo - Consultoria Administrativa - Administração e Políticas Públicas .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso AL-PE. Estas questões são especificamente para o cargo de Agente Legislativo - Consultoria Administrativa - Administração e Políticas Públicas , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AL-PE | Agente Legislativo - Consultoria Administrativa - Administração e Políticas Públicas contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AL-PE.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#104436
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 16 - 

A multimidialidade é uma característica fundamental do jornalismo digital, e está relacionada à convergência de várias mídias na elaboração da narrativa jornalística na Web.
Está correto afirmar que,

  • a) no Brasil, os portais de conteúdo jornalístico dão preferência à constituição de narrativas multimídias por integração.
  • b) por multimidialidade por integração se entende a presença simultânea de diversos conteúdos midiáticos em uma publicação, sem que haja uma relação comunicacional direta entre eles.
  • c) a multimidialidade por justaposição apresenta uma narrativa que, além de reunir conteúdos em dois ou mais suportes midiáticos, estabelece uma unidade comunicativa entre eles.
  • d) no processo de convergência multimídia, os produtos jornalísticos podem apresentar multimidialidades por justaposição e integração na constituição das narrativas no ciberespaço.
  • e) uma reportagem multimídia, por integração na web, precisa apresentar uma narrativa atualizada continuamente.
#104437
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 17 - 

A evolução do jornalismo online traz reflexões teóricas e práticas sobre a organização dos conteúdos na produção jornalística. Assim, surgem questionamentos sobre a aplicação da tradicional pirâmide invertida, e a definição do conceito de pirâmide deitada.

Assinale a alternativa correta.

  • a) A pirâmide deitada utiliza as características hipertextuais do meio digital e aplica as normas redacionais tradicionais, processos que facilitam a decomposição de textos jornalísticos em unidades plenas de sentido.
  • b) A técnica da pirâmide invertida é a mais indicada na composição de webnotícias, por condicionar o leitor a rotinas de leituras semelhantes às da imprensa escrita.
  • c) O uso da técnica do lead no modelo da pirâmide invertida é eficaz na transmissão rápida e sucinta de notícias. Não transforma o trabalho jornalístico numa rotina, deixando espaço para a criatividade e tornando a leitura das notícias mais atrativas.
  • d) Na pirâmide invertida, os jornalistas iniciam a notícia com as informações mais importantes e, depois, elaboram os parágrafos complementares em ordem decrescente de importância.
  • e) A pirâmide invertida é considerada uma boa opção para o webjornalismo por permitir que a notícia se desenvolva em níveis que vão desde o que têm pouca informação até os mais aprofundados, sem prejudicar a leitura.
#104438
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-PE
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 18 - 

O pesquisador Ramón Salaverría estabeleceu quatro dimensões de convergência no jornalismo digital: a dimensão empresarial, tecnológica, profissional e comunicativa.
Assinale a alternativa correta.

    • a) Dentro destas quatro dimensões, a formação do jornalista está baseada nos modos tradicionais de produção de informação, em que o conhecimento e a especialização em determinada área é o diferencial do profissional no mercado de trabalho.
    • b) Os sistemas de gestão integrada dos conteúdos (CMS - Content Manager Systems), somados à proliferação de novos dispositivos digitais fazem alusão à dimensão tecnológica.
    • c) Na dimensão empresarial, as empresas de comunicação experimentam um processo de diversificação midiática, que corresponde a novos modelos de gestão econômica, sem levar em conta a organização editorial das mídias envolvidas.
    • d) Na dimensão profissional, o jornalista passa a ser impulsionado a se especializar no desenvolvimento de rotinas de produção em uma única plataforma midiática.
    • e) Na dimensão comunicacional, os códigos textuais são produzidos separadamente dos códigos audiovisuais, para que a coerência entre as mensagens seja potencializada, e não apresentem redundância de conteúdo.
    #104439
    Banca
    FCC
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AL-PE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
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    fácil

    (1,0) 19 - 

    O webdocumentário é um formato que surge com o advento das mídias digitais. São relacionados aos projetos multimídias na internet, desenvolvidos a partir da união de diversas mídias, em especial o vídeo documentário. No webdocumentário,

    • a) o usuário pode se relacionar com a imagem de duas maneiras: escópica e manual, como em um video-game que permite a entrada na história por cliques sucessivos.
    • b) o jornalista deve saber contar histórias indistintamente com palavras, imagens ou sons, características relativas ao processo de hipertextualidade.
    • c) a convergência de formatos e a capacidade, praticamente limitada de armazenamento de dados facilmente recuperáveis, confere a distinção entre um web documentário e um documentário produzido para vídeo, cinema e televisão.
    • d) o formato é estabelecido segundo a linearidade da narrativa convencional, que permite a construção de um itinerário próprio segundo os interesses pessoais de cada um.
    • e) existe a repetição do modo de fazer da televisão e do cinema, por isto não apresenta uma gramática própria da web. Em conteúdo, aprofunda os temas tratados.
    #104440
    Banca
    FCC
    Matéria
    Matérias Diversas
    Concurso
    AL-PE
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
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    fácil

    (1,0) 20 - 

    O trabalho de roteirização de uma reportagem multimídia envolve pesquisa para delimitar os desdobramentos do tema principal e definir os meios mais adequados para a produção de determinada abordagem e conteúdo: o que serão as produções fotográficas, textuais, videográficas e sonoras, além de desenvolver a arquitetura de informação (AI) para interconectar os conteúdos complementares da estrutura narrativa. Com relação à arquitetura da informação,

    • a) a Barra de Navegação (menu) precisa ser colocada na home do site, podendo ser alterada, ou até mesmo suprimida, nas páginas internas dos portais de informação.
    • b) o arquiteto de informação trabalha separado do jornalista, na construção da estrutura da multimídia, dos sistemas de informação, bem como, na organização e distribuição dos conteúdos através de seus hiperlinks.
    • c) não precisa indicar os caminhos a serem percorridos pelo receptor na multimídia, visto que ele traça sua própria trajetória discursiva
    • d) deve ser estruturada no desenvolvimento de histórias enriquecidas na forma e conteúdo, processo também explorado pelos jornais impressos atuais.
    • e) deve auxiliar o trabalho do receptor, que recebe e interpreta as mensagens a fim de torná-las efetivamente informação, recursos com os quais buscarão o conhecimento.