Simulado AL-MS | Jornalista | CONCURSO
SIMULADO AL-MS | JORNALISTA
INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO
OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.
PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AL-MS para o cargo de Jornalista.
SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso AL-MS. Estas questões são especificamente para o cargo de Jornalista, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AL-MS | Jornalista contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AL-MS.
RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!
- #104015
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AL-MS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 16 -
Vladimir Herzog morreu em 1975, quando ocupava o cargo de diretor de jornalismo da TV Cultura de São Paulo. Após seu falecimento houve uma grande comoção nacional, cujo ponto alto foi uma cerimônia ecumênica na Catedral da Sé, do então arcebispo D. Paulo Evaristo Arns, e uma parte com sermão do rabino Henry Sobel, uma vez que Herzog era judeu. A causa da morte que gerou tal comoção e pressão política sobre o governo federal foi
- a) uma parada cardíaca em sua fazenda, na Argentina, porém, mesmo sendo cardiopata, a falta de uma causa mortis precisa no atestado de óbito levantou a suspeita de envenenamento.
- b) um acidente de carro, com causas não explicadas no Rio de Janeiro, denotando à época uma sabotagem devido à sua luta para encontrar seu filho, desaparecido depois de ser capturado por agentes da ditadura militar.
- c) uma longa luta contra o vírus HIV contraído em transfusões de sangue por conta de sua hemofilia, sendo que na época a AIDS não era uma doença controlável.
- d) o assassinato após sessões de tortura por agentes da ditadura militar nas dependências do DOI-CODI de São Paulo.
- e) um acidente aéreo em que um avião da FAB colidiu com a aeronave na qual ele viajava rumo à cidade de Fortaleza, levantando a suspeita de uma morte forjada.
- #104018
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AL-MS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 17 -
Na produção de uma matéria, o repórter e o designer construíram um infográfico usando o programa After Effects. A reportagem à qual este trabalho faz parte será publicada em
- a) um portal.
- b) uma revista mensal.
- c) um jornal diário.
- d) um almanaque.
- e) um encarte.
- #104019
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AL-MS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 18 -
São elementos que devem constar necessariamente de um infográfico jornalístico:
- a) tema, composição, iluminação e exposição.
- b) lide, sublide, dados complementares e pé.
- c) título, linha fina, chapéu e olho.
- d) serifa, haste, curva e trave.
- e) título, texto introdutório, indicação de fontes e assinatura dos autores.
- #104020
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AL-MS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 19 -
No volume dois dos Cadernos do Cárcere, Antonio Gramsci (Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001, p. 193-214) categoriza dois tipos de jornais, de massa e de opinião. O que caracteriza cada um deles por tal categorização é o fato de que os jornais de massa
- a) se proclamam isentos, ou sem partido, e por isso são voltados à análise mais bem detalhada para um vasto público, enquanto os jornais de opinião são destinados à persuasão de um público restrito.
- b) são destinados a análises mais bem detalhadas para um público restrito, enquanto os jornais de opinião se proclamam isentos, ou sem partido, e por isso são voltados à persuasão de um vasto público.
- c) se proclamam isentos, ou sem partido, e por isso são voltados à persuasão de um vasto público, enquanto os jornais de opinião são destinados a análises mais bem detalhadas para um público restrito.
- d) são destinados à persuasão de um vasto público, quando vinculados declaradamente à política, enquanto os jornais de opinião se proclamam isentos, ou sem partido, e por isso são voltados a um público restrito.
- e) circulam em território nacional, enquanto os jornais de opinião circulam por segmentações geográficas.
- #104021
- Banca
- FCC
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- AL-MS
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 20 -
A teoria do jornalismo pela qual o público tende a considerar os assuntos veiculados na mídia como os mais importantes para sua realidade, sendo objeto de suas conversas do dia a dia, é denominada teoria
- a) da ação pessoal, ou gatekeeper.
- b) do espelho.
- c) do agendamento, ou agenda setting.
- d) instrumentalista.
- e) do newsmaking.