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Simulado AL-MS de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado AL-MS de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO AL-MS DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso AL-MS.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da AL-MS que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores AL-MS, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado AL-MS de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso AL-MS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso AL-MS. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO AL-MS
Para realizar o simulado AL-MS você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado AL-MS você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para AL-MS é aqui!


#168061
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. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 1 - 

Considere:

Produtos

I. Press-release

II. Press-kit

III. Coletiva de imprensa

Aplicações

1. Entrega, para os jornalistas, de amostras dos novos produtos criados.

2. Explicação à comunidade, por meio da mediação dos jornalistas, sobre um acontecimento que envolveu a instituição.

3. Comunicado à imprensa para anunciar um novo produto.

Os produtos e suas respectivas aplicações estão correlacionadas corretamente em

  • a) I-2; II-1; III-3
  • b) I-3; II-2; III-1
  • c) I-1; II-2; III-3
  • d) I-3; II-1; III-2
#168062
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 2 - 

A assessoria de imprensa pode

  • a) incluir no mailing jornalistas de todas as editorias e veículos, mesmo que não sejam ligados à área da instituição, afinal quanto maior o número de jornalistas atingidos melhor para a distribuição do release.
  • b) incluir no release, além das informações pedidas pelo jornalista, outras informações complementares que mostrem aspectos positivos da instituição.
  • c) desprezar o monitoramento constante das redes sociais, e realizar apenas de veículos da chamada grande imprensa.
  • d) atrasar o retorno para os jornalistas até o limite do fechamento da edição para evitar novas perguntas por parte da imprensa.
#168063
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. Bancas Diversas
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(1,0) 3 - 

O presidente da instituição na qual você atua vai receber um prêmio e o único profissional disponível para fazer as fotos está com um aparelho celular pelo qual vai lhe enviar as fotos para publicar no site da instituição e vão compor a reportagem que será publicada no jornal mensal da instituição. As fotos

  • a) para o site podem permanecer em RGB e se estiverem na resolução de 72 dpi. Para o jornal impresso poderão ser aproveitadas se estiverem com resolução de 300 dpi e devem ser convertidas para o formato CMYK.
  • b) com celular não podem ser aproveitadas para o impresso, pois os celulares não salvam no formato TIF, que é o único aceito para separar o CMYK na impressão. Já para o site, é possível aproveitar as fotos da maneira que chegaram.
  • c) para o site devem ser convertidas do formato RGB, que é o padrão das câmeras de celular, para o CMYK. Já para o jornal impresso é preciso verificar se estão com resolução de 300 dpi e com extensão .jpg.
  • d) não poderão ser aproveitadas para o impresso pois os celulares não produzem imagens em alta resolução. Para o site, o cuidado é verificar se estão em RGB com resolução mínima de 300 dpi.
#168064
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(1,0) 4 - 

Sobre as declarações dos entrevistados para um texto jornalístico noticioso impresso, segundo princípios e orientações gerais de redação,

  • a) as declarações entre aspas devem transcrever com fidelidade as palavras do entrevistado, inclusive reproduzindo eventuais erros gramaticais e de concordância.
  • b) as declarações entre aspas devem transcrever com fidelidade as palavras do entrevistado, mas podem ser acertadas as normas gramaticais, corrigindo concordâncias e vícios de linguagem.cc
  • c) se o entrevistado cometeu erros de concordância ou utiliza vícios de linguagem, essas declarações não devem ser colocadas entre aspas e sim no discurso indireto.
  • d) as declarações entre aspas devem transcrever com fidelidade as palavras do entrevistado, mas apenas vícios de linguagem devem ser corrigidos. Os erros gramaticais são mantidos com a expressão sic à frente.
#168065
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(1,0) 5 - 

No final do século XIX, nos EUA, a chamada imprensa amarela era vista como sensacionalista, ao exagerar na cobertura de fatos ou fazer relatos de situações fictícias. Em reação a esse sensacionalismo, foram aperfeiçoadas técnicas que impuseram ao estilo noticioso

  • a) elementos literários que trazem ao lide elementos de contextualização e de sensações do repórter que se transformaram no chamado new journalism.
  • b) restrições na linguagem para torná-lo mais seco e forte, privilegiando a informação transmitida de forma objetiva.
  • c) incorporação de elementos da linguagem radiofônica que se configuraram na chamada técnica da pirâmide invertida.
  • d) restrições no uso de advérbios e adjetivos que permitiam, assim, a inclusão de opiniões no primeiro parágrafo.
#168066
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. Bancas Diversas
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(1,0) 6 - 

Sobre a linguagem jornalística, considere:

I. A linguagem jornalística deve ser referencial, o modo verbal preferencial é o indicativo e os adjetivos e advérbios devem ser evitados, assim como os pontos de exclamação.

PORQUE

II. A linguagem jornalística prioriza procurar reforçar o caráter participante do redator, de modo que o leitor reconheça a marca de cada jornalista mesmo sem sua assinatura.

No caso,

  • a) A primeira afirmativa é verdadeira, a segunda falsa e não há relação de causalidade entre elas.
  • b) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma explicação da primeira.
  • c) As duas afirmativas são falsas e não há relação de causalidade entre elas.
  • d) As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não explica a primeira.
#168067
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(1,0) 7 - 

A comunicação organizacional

  • a) é o conjunto de meios utilizados por uma organização para relacionar-se e interagir com os jornalistas da imprensa que entram em contato para fazer suas reportagens.
  • b) é a área responsável pela criação de meios de comunicação para o público interno. O público externo é de responsabilidade da assessoria de imprensa
  • c) cuida da publicidade institucional para o público externo, pois a comunicação interna é de responsabilidade do setor de recursos humanos.
  • d) é o conjunto de métodos, técnicas, recursos e meios utilizados por uma organização para relacionar-se e interagir com seus diversos stakeholders.
#168068
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(1,0) 8 - 

Você está em uma equipe de comunicação de instituição pública que edita um jornal semanal com notícias gerais, internacionais e também da instituição que sejam de interesse da comunidade. Em uma das reuniões de pauta, surge a sugestão de cobertura para um fato em outra comunidade.

Considere as afirmações abaixo, sobre a correta ação da equipe para esta sugestão de pauta:

I. A análise do fato deve levar em consideração os critérios de noticiabilidade relevância, proximidade e novidade.

PORQUE

II. A relevância é a capacidade de o fato ter impacto sobre a vida da comunidade; a proximidade estará na possibilidade de uma abordagem que possa fazer o público comparar a situação do fato com a da própria comunidade e a novidade é o quanto o fato é atual ou ter algum aspecto que o torne novo.

Sobre a proposição apresentada:

  • a) As duas afirmações são falsas e não há relação de causalidade entre elas.
  • b) As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma explicação correta da primeira.
  • c) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma explicação correta da primeira.
  • d) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa e não é uma explicação correta da primeira.
#168069
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(1,0) 9 - 

A Comunicação Pública

  • a) é o conjunto de produções jornalísticas que ficam sob a responsabilidade dos jornalistas concursados para atuarem nas empresas públicas, de economia mista ou nos diversos órgãos da Administração pública, federal, estadual ou municipal.
  • b) refere-se à comunicação das empresas públicas estatais e de economia mista com o objetivo de reforçar a imagem positiva destas instituições na sociedade e conduzir o processo de gerenciamento das crises de imagem dos entes públicos.
  • c) é um processo centrado no cidadão, garantindo não só acesso à informação, mas também pelo incentivo ao diálogo e à participação do público em vários estágios deste processo, tornando-o também responsável por decisões, como inclusão de temas e pautas ou aumento de investimentos, por exemplo.
  • d) é a garantia de acesso à informação promovida por veículos de comunicação controlados pelo estado e que, por sua vez, possam fazer o controle das informações estratégicas que possam prejudicar a condução das diferentes esferas da Administração pública.
#168070
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(1,0) 10 - 

Sobre a estrutura do texto jornalístico informativo, é correto afirmar:

  • a) O último parágrafo contém desdobramentos dos fatos já anunciados nas seis perguntas do lide, o que permite, nos momentos do fechamento, a edição mais acelerada do texto.
  • b) Redigir de acordo com as técnicas da pirâmide invertida significa colocar na ponta da pirâmide (o vértice) as informações mais importantes. Por isso, o texto deve conter parágrafos que prendam a atenção do leitor até o final.
  • c) Redigir de acordo com as técnicas da pirâmide invertida significa colocar na base da pirâmide as informações de contextualização do fato (ambiente, histórico, declarações de efeito) e depois partir para as informações.
  • d) O nariz de cera, primeiro parágrafo com informações de contextualização do fato (ambiente, histórico, sensações do repórter, etc), é recurso moderno e muito utilizado para atração do leitor em razão da concorrência com as redes sociais.
#168071
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(1,0) 11 - 

Considere a notícia abaixo.

Tóquio será governada por uma mulher pela primeira vez

Das Agências de Notícias

Domingo, 31/07/2016

Pela primeira vez uma mulher, Yuriko Koike, foi eleita, neste domingo, governadora da cidade de Tóquio, que se prepara para acolher os Jogos Olímpicos de 2020.

Sobre ela, é correto afirmar:

  • a) Os valores-notícia deste fato são proximidade (Tóquio e Rio de Janeiro são cidades olímpicas) e conflitos e controvérsias ao apelar para a existência de conflitos na participação desigual de homens e mulheres na política.
  • b) Os valores-notícia que transformam este fato em notícia são as proximidades econômica (pois Brasil e Japão têm relações comerciais) e cultural (o Brasil tem colônias japonesas). Além disso, há a referência a nações de elite (o Japão é considerado um dos países do centro do capitalismo e relevante na geopolítica internacional).
  • c) O fato se tornou notícia pelo apelo sensacional. Ao redigir a notícia desta forma, destacando a eleição de uma mulher, o que é fato corriqueiro na política, aposta-se no apelo sensacionalista, supervalorizando o acontecimento.
  • d) Os valores-notícia que transformaram este fato em notícia são novidade (a primeira vez é sempre importante para a tribo jornalística) e a referência a nações de elite (o Japão é considerado um dos países do centro do capitalismo e relevante na geopolítica internacional).
#168072
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(1,0) 12 - 

Considere a seguinte notícia:

No Afeganistão, nos 6 meses de 2016, 338 crianças são mortas

BBC − 27 julho 2016

<Disponível em http://www.bbc.com/portuguese/... ONU, que reúne periodicamente estatísticas sobre vítimas civis no Afeganistão, classificou a situação como "alarmante e vergonhosa". Outras 1.121 ficaram feridas só neste ano.

Sobre os critérios de noticiabilidade, a

  • a) notícia apresenta relevância, pelo número de mortes e pelas vítimas serem crianças. A novidade está em ser o Afeganistão, que se considerava pacificado desde a intervenção norte-americana. O principal valor-notícia deste fato é a proximidade, pois notícias do Oriente Médio interessam muito ao Brasil.
  • b) notícia apresenta relevância, pelo número de mortes, pelas vítimas serem crianças e na divulgação do relatório da ONU, organismo internacional importante. O redator construiu a proximidade ao destacar as vítimas crianças, que se tornam apelo para a sensibilidade do público.
  • c) notícia não apresenta novidade e nem proximidade, dois critérios importantes de noticiabilidade, pois a violência no Afeganistão se tornou banal desde a intervenção norte-americana. Além disso, a realidade afegã não pode ser comparada com a brasileira.
  • d) notícia apresenta proximidade cultural pois o país sofreu ataques dos EUA recentemente e, no noticiário internacional, fatos ligados à política externa norte-americana têm grande peso na cobertura. O fato, porém, carece de novidade, pois notícias de mortes no Afeganistão não têm mais interesse jornalístico.
#168073
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(1,0) 13 - 

De acordo com Nelson Traquina, os jornalistas veem certas coisas e não outras e veem de certa maneira as coisas que veem. (TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Florianópolis, Insular, 2005).

Acerca deste pensamento é correto afirmar:

  • a) A organização do trabalho na redação, a concorrência com outros veículos e o dia em que o fato acontece não fazem parte da noticiabilidade, pois não interferem no processo de seleção das notícias.
  • b) Os critérios de noticiabilidade contextuais se referem à avaliação direta do acontecimento em termos da sua importância ou interesse, enquanto que os critérios substantivos sugerem o que deve ser realçado, omitido ou prioritário na abordagem do que será notícia.
  • c) Os valores-notícia conhecidos como consonância se referem à seleção dos fatos entre aqueles que podem ou não ser explicados por ideias preestabelecidas. Já critérios como visualidade e disponibilidade implicam a construção dos fatos já selecionados como notícia.
  • d) Os critérios de noticiabilidade podem ser divididos entre critérios de seleção, que dizem respeito à análise dos fatos com potencial para se tornarem notícia e os de construção, que se referem à forma da construção da notícia a partir desta seleção.
#168074
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(1,0) 14 - 

Em uma reunião de pauta, o editor de um caderno da editoria geral de um jornal de grande circulação no Estado, está diante de duas sugestões de reportagem: a primeira traz uma planilha com os gastos da prefeitura de uma cidade do interior com os gastos no cachê de artistas que se apresentaram em festas na cidade. A segunda mostra, com fotos, os momentos de lazer dos artistas contratados para as festas desta cidade.

De acordo com o código de Ética dos Jornalistas profissionais, o tratamento mais adequado para cada uma dessas sugestões é

  • a) A primeira é de interesse público e contribui para o exercício da cidadania; a segunda pode ser de interesse do público, mas não contribui para a cidadania.
  • b) Ambas as pautas são de interesse público e devem ganhar grande destaque na cobertura.
  • c) Ambas as pautas são de interesse do público e vão contribuir para o exercício da cidadania.
  • d) A primeira é de interesse público enquanto que a segunda pode até ser de interesse do público. Mas ambas desrespeitam o direito à intimidade dos artistas.
#168075
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(1,0) 15 - 

Ao retornar à presidência da república pelo voto popular, Getúlio Vargas sofreu desde o primeiro dia de seu mandato uma campanha difamatória conduzida por jornais do Rio de Janeiro, liderados pela Tribuna da Imprensa, de Carlos Lacerda, que, com acusações aleatórias de corrupção, pretendia colocar a opinião pública contra o governo e, assim, derrubá-lo a qualquer custo. Vargas ajudou Samuel Wainer a criar um jornal que servisse de contraponto aos veículos de publicismo de oposição. Este veículo, fundado em 1951, era chamado

  • a) Voz do Brasil.
  • b) Jornal do Brasil.
  • c) Última Hora.
  • d) Folha da Manhã.