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Simulado AL-MS | Assistente Legislativo | CONCURSO

Simulado AL-MS | Assistente Legislativo

SIMULADO AL-MS | ASSISTENTE LEGISLATIVO

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AL-MS para o cargo de Assistente Legislativo.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca FCC para o concurso AL-MS. Estas questões são especificamente para o cargo de Assistente Legislativo, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AL-MS | Assistente Legislativo contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AL-MS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#108617
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 1 - 

Edgar Schein define organização como a coordenação racional das atividades de certo número de pessoas, que desejam alcançar um objetivo comum e explícito, mediante a divisão das funções e do trabalho e por meio da hierarquização da autoridade e da responsabilidade. (apud Francisco Lacombe. In: Teoria Geral da Administração, Saraiva, p. 21). A literatura aponta diferentes modelos de estrutura organizacional, entre as quais a denominada Estrutura Matricial, que tem, entre suas características,

  • a) existência de órgãos com duração limitada a determinado projeto.
  • b) criação de órgãos de forma aderente à matriz de riscos do negócio.
  • c) um órgão central ao qual se vinculam os órgãos setoriais.
  • d) departamentalização por matriz de especialidades.
  • e) existência de órgãos de primeiro nível, encarregados de produção e comercialização.
#108618
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
Tipo
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(1,0) 2 - 

No que diz respeito às diferenças entre recrutamento e seleção, tem-se que

  • a) seleção é uma etapa antecedente ao recrutamento.
  • b) seleção é o processo de captação externo e recrutamento de escolha interna.
  • c) recrutamento é uma atividade de atração, enquanto a seleção é uma atividade de escolha.
  • d) recrutamento consiste estritamente na classificação e seleção na decisão sobre a contratação.
  • e) ambos são processos de escolha, sendo o recrutamento de natureza compulsória.
#108619
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 3 - 

O conceito de treinamento está relacionado às iniciativas organizacionais, na forma de eventos planejados, com o objetivo de ampliar a aprendizagem entre os membros da organização, melhorando seu desempenho. As técnicas de treinamento e desenvolvimento comportam diferentes classificações e, nesse contexto, as que visam à adaptação e à ambientação inicial são denominadas

  • a) de indução.
  • b) rotação de cargos.
  • c) role playing.
  • d) coaching.
  • e) mentoring.
#108620
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 4 - 

Existem diferentes modelos de planejamento de RH, entre os quais o modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço. Esse modelo, entre outros aspectos,

  • a) baseia-se em mapas de substituição de postos-chave e organogramas de carreiras, voltado, precipuamente, à evolução funcional.
  • b) leva em conta fatores imprevisíveis, estratégia dos concorrentes e situação do mercado de clientes.
  • c) alinha-se com o planejamento estratégico da organização e toma por base mudanças tecnológicas que afetam a produtividade.
  • d) mapeia o fluxo de pessoas na organização, caracterizando-se com um modelo vegetativo, que objetiva apenas atender às demandas de reposição de pessoal.
  • e) utiliza previsões e extrapolações de dados históricos e está voltado, predominantemente, para o nível operacional da organização.
#108621
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 5 - 

O processo de descentralização da administração de recursos humanos dessas atividades introduziu um novo paradigma, atribuindo aos gestores determinadas responsabilidades pelos recursos humanos alocados a suas unidades e deixando para a área responsável pela gestão de pessoas funções estratégicas, de consultoria e assessoria, que corresponde

  • a) ao modelo assistencial.
  • b) ao modelo focal.
  • c) ao planejamento diretivo.
  • d) à função de staff.
  • e) à condução assistida.
#108622
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 6 - 

Muitas organizações utilizam técnicas contábeis e estatísticas para calcular os custos e benefícios da função de RH. Nesse contexto, busca-se avaliar a eficácia da função de administração de recursos humanos na organização, tomando por base, entre outros critérios, medidas indiretas de avaliação dos funcionários, como, por exemplo,

  • a) custos laborais por unidade de resultados.
  • b) rotatividade do pessoal e absenteísmo.
  • c) adequação à missão e objetivos organizacionais.
  • d) pesquisas de atitude e de perfil comportamental.
  • e) cultura e clima organizacional.
#108623
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
Tipo
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(1,0) 7 - 

Entre os princípios constitucionais e legais que informam o Orçamento Público está o da universalidade, segundo o qual todas as receitas e despesas públicas devem constar da Lei Orçamentária Anual, entre as quais:

  • a) as despesas de pessoal das entidades integrantes da Administração Indireta, incluindo as empresas públicas e sociedades de economia mista não dependentes.
  • b) o orçamento de investimento apenas das empresas estatais caracterizadas como dependentes do Tesouro, ou seja, que recebam recursos para despesas de pessoal ou custeio em geral.
  • c) o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da Administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
  • d) o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, exceto da Administração indireta e respectivos fundos.
  • e) as receitas obtidas pelas entidades integrantes da Administração direta e indireta, salvo as provenientes de operações de crédito.
#108624
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 8 - 

Em face do princípio orçamentário da exclusividade, a Lei Orçamentária Anual não pode conter dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, NÃO se incluindo na proibição a

  • a) autorização para abertura de créditos suplementares.
  • b) autorização para operações de crédito, exceto por antecipação de receita.
  • c) fixação de limites para despesas de pessoal.
  • d) fixação de limites de endividamento e prestação de garantias.
  • e) previsão de limites para comprometimento da receita corrente líquida.
#108625
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 9 - 

Entre as metodologias aplicáveis para administração de materiais, destaca-se a Classificação ABC que utiliza a máxima de Pareto. Essa metodologia preconiza que

  • a) estoques devem ser dimensionados em termos mínimos, no máximo em 20% da demanda, independentemente da relevância ou valor do produto.
  • b) estoques devem sempre corresponder à demanda máxima estimada para de cada item, mantidos no patamar mínimo de 80%.
  • c) estoques devem ser definidos partindo da premissa de concentração uniforme de demanda por produtos, o que significa equalizar os estoques entre 40% e 80% da demanda global.
  • d) produtos com menor lucratividade não devem ser estocados, em face dos elevados custos de reposição, limitando-se os estoques correspondentes a 20% da demanda estimada.
  • e) os itens de alta prioridade a serem mantidos em estoque são normalmente em menor número, estimando que 20% dos itens em estoque correspondem a 80% do valor do estoque.
#108626
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 10 - 

Verifica-se, historicamente, diferentes abordagens sobre ética. Uma delas preconiza que o bem de uma ação depende não tanto da intenção, mas das consequências que ela tem, ou seja, uma conduta só pode ser avaliada como boa se for útil, no sentido de fazer bem ao maior número possível de pessoas e mal ao menor número possível. Trata-se da abordagem em ética denominada

  • a) existencialismo.
  • b) racionalismo.
  • c) relativismo.
  • d) naturalismo.
  • e) utilitarismo.
#108627
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
Tipo
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(1,0) 11 - 

Conforme estabelece a Lei n° 9.784/1999, órgão é a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta

  • a) que detém personalidade jurídica própria, ao contrário da entidade que não é dotada de personalidade jurídica própria e distinta do ente instituidor.
  • b) destituído de personalidade jurídica própria, tal qual as entidades que integram a Administração pública indireta e agem em nome do ente instituidor.
  • c) que com elas não se confunde, a despeito de ser uma de suas partes integrantes, não possuindo personalidade jurídica própria, ao contrário das entidades que são dotadas de personalidade jurídica própria.
  • d) representativo do fenômeno denominado descentralização por serviço, o que o distingue da entidade que constitui unidade de atuação dotada de personalidade jurídica, característica do fenômeno da desconcentração.
  • e) que congrega atribuições exercidas pelos agentes públicos, razão pela qual com eles se confunde para todos os fins de direito.
#108628
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 12 - 

A Administração pública está sujeita a regime jurídico administrativo, que

  • a) não se aplica às hipóteses de desconcentração do serviço público, método de gestão administrativa utilizado para flexibilização do regime jurídico aplicável à atuação da Administração.
  • b) não se aplica às hipóteses de descentralização do serviço público, que passa a ser de competência de pessoas jurídicas com personalidade própria e distinta do Estado.
  • c) não se aplica às autarquias, porque integrantes da Administração pública indireta.
  • d) aplica-se às autarquias, pessoas jurídicas de direito público que integram a Administração pública indireta do Estado.
  • e) pode ser afastado por decisão discricionária do Administrador, desde que justificada, em razão dos princípios da eficiência e economicidade.
#108629
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 13 - 

Nos termos da Constituição Federal, podem ser categorizados como servidores públicos

  • a) os titulares de cargo, emprego ou função junto à Administração direta e indireta do estado, desde que admitidos por concurso público ou processo de seleção.
  • b) os titulares de cargo, emprego ou função junto à Administração direta, autárquica e fundacional do Estado.
  • c) os empregados públicos contratados por pessoa jurídica de direito público ou privado integrante da Administração pública indireta do Estado, sejam elas exploradoras de serviço público ou de atividade econômica.
  • d) os titulares de cargo ou função junto à Administração direta, excluindo os empregados públicos e os titulares de função junto à Administração indireta.
  • e) todos os agentes em colaboração com a Administração pública, inclusive os contratados para prestação de serviços, desde que a contratação se dê por meio de procedimento licitatório.
#108630
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 14 - 

A Administração pública expede atos administrativos vinculados e atos administrativos discricionários, sendo que

  • a) os primeiros devem, obrigatoriamente, ser motivados, já os segundos, sujeitos a juízo de conveniência e oportunidade, prescindem de motivação para sua validade.
  • b) se abre, ao Administrador, a escolha entre expedir uns ou outros independentemente do que estabelece a lei de regência, ante a superação do princípio da estrita legalidade pelo princípio da eficiência.
  • c) ambos se sujeitam à lei de regência e são passíveis de controle judicial, que, no entanto, tem extensão e profundidade diversa.
  • d) os primeiros se sujeitam à lei de regência e ao controle do judiciário, já os segundos encontram fundamento em ato regulamentar e não são sindicáveis.
  • e) ambos prescindem, para validade, de fundamento último em lei, desde que respeitem os princípios da fundamentação e da publicidade.
#108631
Banca
FCC
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-MS
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(1,0) 15 - 

Ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão da Secretaria dos Transportes estadual exigiu, para si, benefício econômico a fim de praticar ato de sua competência. Inconformado com a atitude do agente público, João denunciou o fato ao Ministério Público, comprovando, por meio de gravação, a prática ilícita. Considerando a Lei n°8.429/1992, o referido agente

  • a) responde pela prática de ato de improbidade, podendo ter seus bens postos em indisponibilidade, responsabilidade extensível ao superior hierárquico que o nomeou, em razão de culpa na sua seleção.
  • b) não responde pela prática de ato de improbidade, porque não pode ser equiparado a servidor público para os fins da referida Lei, em razão de seu vínculo precário com a Administração.
  • c) responde pela prática de ato de improbidade, que, no entanto, não permite que seus bens sejam postos em indisponibilidade, mas apenas que seja afastado do exercício de suas funções, enquanto tramitar o processo judicial.
  • d) não responde pela prática de ato de improbidade, mas pela prática de crime de responsabilidade, em razão da natureza de seu vínculo com a Administração estadual.
  • e) responde pela prática de ato de improbidade, podendo ter seus bens postos em indisponibilidade, para suportarem os eventuais prejuízos causados à Administração.