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Simulado AL-MS | CONCURSO

Simulado AL-MS

SIMULADO AL-MS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso AL-MS.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da AL-MS que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores AL-MS, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado AL-MS contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso AL-MS.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso AL-MS. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO AL-MS
Para realizar o simulado AL-MS você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado AL-MS você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para AL-MS é aqui!


#175311
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Matérias Diversas
Concurso
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(1,0) 1 - 

Considere:

Produtos

I. Press-release

II. Press-kit

III. Coletiva de imprensa

Aplicações

1. Entrega, para os jornalistas, de amostras dos novos produtos criados.

2. Explicação à comunidade, por meio da mediação dos jornalistas, sobre um acontecimento que envolveu a instituição.

3. Comunicado à imprensa para anunciar um novo produto.

Os produtos e suas respectivas aplicações estão correlacionadas corretamente em

  • a) I-2; II-1; III-3
  • b) I-3; II-2; III-1
  • c) I-1; II-2; III-3
  • d) I-3; II-1; III-2
  • e) I-1; II-3; III-2
#175312
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(1,0) 2 - 

A assessoria de imprensa pode

  • a) incluir no mailing jornalistas de todas as editorias e veículos, mesmo que não sejam ligados à área da instituição, afinal quanto maior o número de jornalistas atingidos melhor para a distribuição do release.
  • b) incluir no release, além das informações pedidas pelo jornalista, outras informações complementares que mostrem aspectos positivos da instituição.
  • c) desprezar o monitoramento constante das redes sociais, e realizar apenas de veículos da chamada grande imprensa.
  • d) atrasar o retorno para os jornalistas até o limite do fechamento da edição para evitar novas perguntas por parte da imprensa.
  • e) divulgar nota dizendo que a instituição não vai comentar o caso para evitar outros constrangimentos se a reportagem da instituição for negativa.
#175313
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(1,0) 3 - 

O presidente da instituição na qual você atua vai receber um prêmio e o único profissional disponível para fazer as fotos está com um aparelho celular pelo qual vai lhe enviar as fotos para publicar no site da instituição e vão compor a reportagem que será publicada no jornal mensal da instituição. As fotos

  • a) para o site podem permanecer em RGB e se estiverem na resolução de 72 dpi. Para o jornal impresso poderão ser aproveitadas se estiverem com resolução de 300 dpi e devem ser convertidas para o formato CMYK.
  • b) com celular não podem ser aproveitadas para o impresso, pois os celulares não salvam no formato TIF, que é o único aceito para separar o CMYK na impressão. Já para o site, é possível aproveitar as fotos da maneira que chegaram.
  • c) para o site devem ser convertidas do formato RGB, que é o padrão das câmeras de celular, para o CMYK. Já para o jornal impresso é preciso verificar se estão com resolução de 300 dpi e com extensão .jpg.
  • d) não poderão ser aproveitadas para o impresso pois os celulares não produzem imagens em alta resolução. Para o site, o cuidado é verificar se estão em RGB com resolução mínima de 300 dpi.
  • e) para o site podem permanecer em RGB mas devem ser convertidas para o formato TIF, que é o mais leve para ser carregado na internet. Para o jornal impresso deve-se verificar se estão com resolução de 300 dpi e podem ficar no formato RGB.
#175314
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(1,0) 4 - 

Sobre as declarações dos entrevistados para um texto jornalístico noticioso impresso, segundo princípios e orientações gerais de redação,

  • a) as declarações entre aspas devem transcrever com fidelidade as palavras do entrevistado, inclusive reproduzindo eventuais erros gramaticais e de concordância.
  • b) as declarações entre aspas devem transcrever com fidelidade as palavras do entrevistado, mas podem ser acertadas as normas gramaticais, corrigindo concordâncias e vícios de linguagem.
  • c) se o entrevistado cometeu erros de concordância ou utiliza vícios de linguagem, essas declarações não devem ser colocadas entre aspas e sim no discurso indireto.
  • d) as declarações entre aspas devem transcrever com fidelidade as palavras do entrevistado, mas apenas vícios de linguagem devem ser corrigidos. Os erros gramaticais são mantidos com a expressão sic à frente.
  • e) se o entrevistado cometeu erros de concordância ou utiliza vícios de linguagem, deve-se tentar trocá-lo por outro que não cometa erros nestes campos.
#175315
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(1,0) 5 - 

No final do século XIX, nos EUA, a chamada imprensa amarela era vista como sensacionalista, ao exagerar na cobertura de fatos ou fazer relatos de situações fictícias. Em reação a esse sensacionalismo, foram aperfeiçoadas técnicas que impuseram ao estilo noticioso

  • a) elementos literários que trazem ao lide elementos de contextualização e de sensações do repórter que se transformaram no chamado new journalism.
  • b) restrições na linguagem para torná-lo mais seco e forte, privilegiando a informação transmitida de forma objetiva.
  • c) incorporação de elementos da linguagem radiofônica que se configuraram na chamada técnica da pirâmide invertida.
  • d) restrições no uso de advérbios e adjetivos que permitiam, assim, a inclusão de opiniões no primeiro parágrafo.
  • e) incorporação de elementos literários que substituíram o sensacionalismo pelo new journalism, que seriam a marca do jornalismo norte-americano.
#175316
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(1,0) 6 - 

Sobre a linguagem jornalística, considere:

I. A linguagem jornalística deve ser referencial, o modo verbal preferencial é o indicativo e os adjetivos e advérbios devem ser evitados, assim como os pontos de exclamação.

PORQUE

II. A linguagem jornalística prioriza procurar reforçar o caráter participante do redator, de modo que o leitor reconheça a marca de cada jornalista mesmo sem sua assinatura.

No caso,

  • a) A primeira afirmativa é verdadeira, a segunda falsa e não há relação de causalidade entre elas.
  • b) As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma explicação da primeira.
  • c) As duas afirmativas são falsas e não há relação de causalidade entre elas.
  • d) As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não explica a primeira.
  • e) As duas afirmativas são verdadeiras e a primeira é consequência da segunda.
#175317
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(1,0) 7 - 

A comunicação organizacional

  • a) é o conjunto de meios utilizados por uma organização para relacionar-se e interagir com os jornalistas da imprensa que entram em contato para fazer suas reportagens.
  • b) é a área responsável pela criação de meios de comunicação para o público interno. O público externo é de responsabilidade da assessoria de imprensa
  • c) cuida da publicidade institucional para o público externo, pois a comunicação interna é de responsabilidade do setor de recursos humanos.
  • d) cuida da comunicação com os diversos stakeholders do público interno, pois os stakeholders externos são de responsabilidade da comunicação empresarial.
  • e) é o conjunto de métodos, técnicas, recursos e meios utilizados por uma organização para relacionar-se e interagir com seus diversos stakeholders.
#175318
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(1,0) 8 - 

Você está em uma equipe de comunicação de instituição pública que edita um jornal semanal com notícias gerais, internacionais e também da instituição que sejam de interesse da comunidade. Em uma das reuniões de pauta, surge a sugestão de cobertura para um fato em outra comunidade.

Considere as afirmações abaixo, sobre a correta ação da equipe para esta sugestão de pauta:

I. A análise do fato deve levar em consideração os critérios de noticiabilidade relevância, proximidade e novidade.

PORQUE

II. A relevância é a capacidade de o fato ter impacto sobre a vida da comunidade; a proximidade estará na possibilidade de uma abordagem que possa fazer o público comparar a situação do fato com a da própria comunidade e a novidade é o quanto o fato é atual ou ter algum aspecto que o torne novo.

Sobre a proposição apresentada:

  • a) As duas afirmações são falsas e não há relação de causalidade entre elas.
  • b) As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma explicação correta da primeira.
  • c) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma explicação correta da primeira.
  • d) A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa e não é uma explicação correta da primeira.
  • e) As duas afirmações são verdadeiras e não há relação de causalidade entre elas.
#175319
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(1,0) 9 - 

A Comunicação Pública

  • a) é o conjunto de produções jornalísticas que ficam sob a responsabilidade dos jornalistas concursados para atuarem nas empresas públicas, de economia mista ou nos diversos órgãos da Administração pública, federal, estadual ou municipal.
  • b) refere-se à comunicação das empresas públicas estatais e de economia mista com o objetivo de reforçar a imagem positiva destas instituições na sociedade e conduzir o processo de gerenciamento das crises de imagem dos entes públicos.
  • c) é um processo centrado no cidadão, garantindo não só acesso à informação, mas também pelo incentivo ao diálogo e à participação do público em vários estágios deste processo, tornando-o também responsável por decisões, como inclusão de temas e pautas ou aumento de investimentos, por exemplo.
  • d) é a garantia de acesso à informação promovida por veículos de comunicação controlados pelo estado e que, por sua vez, possam fazer o controle das informações estratégicas que possam prejudicar a condução das diferentes esferas da Administração pública.
  • e) é a garantia de acesso à informação quando há crises de imagem das instituições públicas das esferas municipal, estadual e federal. É feita por profissionais de carreira e concursados para garantir a isenção da informação da influência política.
#175320
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(1,0) 10 - 

Sobre a estrutura do texto jornalístico informativo, é correto afirmar:

  • a) O último parágrafo contém desdobramentos dos fatos já anunciados nas seis perguntas do lide, o que permite, nos momentos do fechamento, a edição mais acelerada do texto.
  • b) Redigir de acordo com as técnicas da pirâmide invertida significa colocar na ponta da pirâmide (o vértice) as informações mais importantes. Por isso, o texto deve conter parágrafos que prendam a atenção do leitor até o final.
  • c) Redigir de acordo com as técnicas da pirâmide invertida significa colocar na base da pirâmide as informações de contextualização do fato (ambiente, histórico, declarações de efeito) e depois partir para as informações.
  • d) O nariz de cera, primeiro parágrafo com informações de contextualização do fato (ambiente, histórico, sensações do repórter, etc), é recurso moderno e muito utilizado para atração do leitor em razão da concorrência com as redes sociais.
  • e) O lide vem do inglês, to lead (guiar). Isso sugere o que a redação do texto deve conduzir o leitor dos fatos menos importantes (colocado no início do texto) para os mais importantes (colocados no último parágrafo), como forma de garantir a audiência.