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Simulado AL-MA de Matérias Diversas para Cargos diversos | CONCURSO

Simulado AL-MA de Matérias Diversas para Cargos diversos

SIMULADO AL-MA DE MATÉRIAS DIVERSAS PARA CARGOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso AL-MA.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da AL-MA que foi organizado pela bancas diversas. Estas questões são de Matérias Diversas, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores AL-MA, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado AL-MA de Matérias Diversas para Cargos diversos contém um total de 20 questões de Concurso com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias Diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso AL-MA.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso AL-MA. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO AL-MA
Para realizar o simulado AL-MA você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado AL-MA você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para AL-MA é aqui!


#171303
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(1,0) 1 - 

Um dos procedimentos obrigatórios para entrada em espaço confinado é realizar a medição interna da atmosfera com um instrumento de leitura direta, calibrado e testado antes do uso. Observe a figura que mostra o "display " de um equipamento durante a medição de um ambiente confinado.

Imagem associada para resolução da questão



Com base na medição apresentada, o profissional deve dar o seguinte parecer:

  • a) a entrada não pode ocorrer, pois o nível de oxigênio deve estar acima de 23%.
  • b) a entrada não pode ocorrer, pois todos os parâmetros devem estar zerados.
  • c) a entrada não pode ocorrer, pois a atmosfera está pobre em oxigênio e ventilação adicional deve ser providenciada.
  • d) a entrada está liberada, visto que há oxigênio suficiente e os demais parâmetros estão zerados.
#171304
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(1,0) 2 - 

A Norma OHSAS 18001- Sistemas de Gestão da Segurança e da Saúde no Trabalho- é baseada na metodologia PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Atuar), conforme representado na figura abaixo:

Imagem associada para resolução da questão




A fase de planejamento direcionada pela Política de SST é uma das mais importantes na implementação de um Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho. Os requisitos que fazem parte do planejamento são:

  • a) preparação e atendimento a emergências; monitoramento e medição do desempenho e auditoria interna.
  • b) competência; formação e sensibilização; documentação e controle operacional.
  • c) identificação de perigos; avaliação de riscos e determinação de controles; requisitos legais e outros requisitos e objetivos e programas.
  • d) recursos; funções; responsabilidade e autoridade; competência; treinamento e conscientização e investigação de acidentes.
#171305
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(1,0) 3 - 

A nova redação da norma regulamentadora NR 1, que entrou em vigência em 3 de janeiro de 2022, trouxe maior harmonização com as normas de gestão de reconhecimento mundial como a OHSAS 18001/ ISO 45001. Os itens da OHSAS 18001 que TAMBÉM podem ser encontrados na atual revisão da NR 1 são:

  • a) análise crítica pela administração; gestão de registros e não conformidade; ações corretivas e preventivas.
  • b) política de segurança; requisitos legais e outros requisitos e auditoria interna.
  • c) controle de documentos; monitormento e medição de desempenho e requisitos gerais.
  • d) identificação de perigos; avaliação de riscos e determinação de controles; investigação de incidentes e preparação e atendimento a emergências.
#171306
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(1,0) 4 - 

A NBR 15481 estabelece a verificação dos requisitos operacionais mínimos para o transporte rodoviário de produtos perigosos referentes à saúde, à segurança, ao meio ambiente e à qualidade. Considerando os requisitos da norma, é correto afirmar que:

  • a) a lista de verificação deve ficar à disposição do expedidor e do transportador por no mínimo seis (6) meses ou três (3) anos em caso de acidente.
  • b) os produtos expostos a intempéries devem ser devidamente drenados e secos antes da entrega ao destinatário.
  • c) o transporte de produto perigoso não pode ser realizado em veículos que tenham publicidade, propaganda, marca ou inscrição para uso de produtos para consumo humano ou animal, para não induzir ao erro quando da operação de emergência.
  • d) os produtos classificados como perigosos para o transporte não podem ser transportados junto com alimentos, medicamentos ou objetos destinados ao consumo humano ou animal, mesmo que esses estejam acondicionados em pequenos cofres de carga.
#171307
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(1,0) 5 - 

A figura representa a caixa d'água da empresa "Segura SA":

Imagem associada para resolução da questão

Para realização da limpeza semestral desse reservatório, os recursos mínimos de pessoal necessários são: um supervisor de entrada, um vigia (o supervisor pode desempenhar a função de vigia) e um trabalhador autorizado para executar a limpeza. Sobre as atribuições do supervisor de entrada, é correto afirmar que:

  • a) emite permissão de trabalho; inspeciona equipamentos e executa testes; assegura disponibilidade dos serviços de emergência e encerra a permissão de trabalho.
  • b) emite permissão de trabalho; acompanha no local toda a execução do serviço; assegura disponibilidade dos serviços de emergência e encerra a permissão de trabalho.
  • c) emite a permissão de trabalho; adota procedimentos de emergência quando necessário e ordena o abandono em caso de perigo.
  • d) emite permissão de trabalho; inspeciona equipamentos e executa testes e ordena o abandono em caso de perigo.
#171308
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(1,0) 6 - 

Imagem associada para resolução da questão

Os prazos mínimos indicados pelas letras A, B e C da figura representam as ações respectivamente:

  • a) comunicação para o sindicato, convocação das eleições e realização da eleição.
  • b) convocação das eleições, realização da eleição e comunicação para o sindicato.
  • c) inscrição dos candidatos, convocação das eleições e realização da eleição.
  • d) convocação de eleições, inscrição de candidatos e realização da eleição.
#171309
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(1,0) 7 - 

Os serviços administrativos da Assembleia são regidos por regulamentos especiais aprovados pelo Plenário e dirigidos pela Mesa Diretora. Esses regulamentos devem obedecer à Constituição do Estado e devem ser regidos por princípios do Regimento Interno da Assembleia. A sentença que representa os princípios corretos do Regimento Interno da Assembleia é:

  • a) descentralização administrativa com a utilização do processamento eletrônico de dados; adoção de política de valorização de recursos humanos, através de programas de reajuste salariais por tempo de serviço e assessoramento institucional unificado, de caráter técnico- legislativo ou especializado, fixando-se, desde logo, a obrigatoriedade da realização de concurso público para provimento de vagas.
  • b) administração centralizada com processamento de dados manuais, a fim de evitar eventuais fraudes; adoção de política de valorização de recursos humanos, através de programas e atividades permanentes e sistemáticas de capacitação e assessoramento institucional unificado, de caráter técnico- legislativo ou especializado, fixando-se, desde logo, a obrigatoriedade da realização de concurso público para provimento de vagas ou indicações para cargos de confiança.
  • c) descentralização administrativa com a utilização do processamento eletrônico de dados; adoção de política de valorização de recursos humanos, através de programas e atividades permanentes e sistemáticas de capacitação e assessoramento institucional unificado, de caráter técnico- legislativo ou especializado, fixando-se, desde logo, a obrigatoriedade da realização de concurso público para provimento de vagas.
  • d) administração centralizada com processamento de dados manuais, a fim de evitar eventuais fraudes; adoção de política de valorização de recursos humanos, através de programas e atividades permanentes e sistemáticas de capacitação e assessoramento institucional unificado, de caráter técnico- legislativo ou especializado, fixando-se, desde logo, a obrigatoriedade da realização de concurso público para provimento de vagas.
#171310
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(1,0) 8 - 

A empresa "Segura S.A" registrou três (3) acidentes com afastamento no período de janeiro a dezembro de 2021. Considerando que as horas homens trabalhadas se mantêm constantes ao longo dos anos e têm valor de aproximadamente 100.000 horas/mês, a Taxa de Frequência anual reportada em dezembro de 2021 foi de:

  • a) 2,5.
  • b) 30.
  • c) 0,25.
  • d) 0,03.
#171311
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(1,0) 9 - 

A fase preparatória de uma licitação deve compatibilizar-se com o plano de contratação anual, com as leis orçamentárias, bem como abordar todas as considerações técnicas, mercadológicas e de gestão.
Sobre a o planejamento da fase preparatória, a consideração que está diretamente relacionada à modelagem BIM é:

  • a) elaboração de minuta de contrato, quando necessária, que constará, obrigatoriamente, como anexo do edital de licitação.
  • b) orçamento estimado, com as composições dos preços utilizados para sua formação.
  • c) promoção e adoção gradativa de tecnologias e de processos integrados que permitam a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de obras e serviços de engenharia.
  • d) descrição da necessidade da contratação fundamentada em estudo técnico preliminar que caracterize o interesse público envolvido.
#171312
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(1,0) 10 - 

O gerenciamento de riscos ocupacionais é o primeiro passo para a implementação de um conjunto de ações integradas que constituem o Plano de Gestão de Riscos (PGR) de uma empresa. Analise a figura que representa uma simplificação de uma planilha de gestão de riscos.

Imagem associada para resolução da questão



Podemos afirmar que as letras A, B , C, D, E e F se referem, respectivamente, aos seguintes termos:

  • a) risco, lesão, perigo, eliminação do fator de risco, medida administrativa, EPI.
  • b) perigo, risco, lesão, medida administrativa, eliminação do fator de risco, EPI.
  • c) risco, perigo, lesão, eliminação do fator de risco, medida administrativa, EPI.
  • d) perigo, risco, lesão, eliminação do fator de risco, medida administrativa, EPI. 
#171313
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(1,0) 11 - 

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento que apresenta o histórico-laboral do trabalhador, contempla dados administrativos, profissiografia e informações relativas a fatores do ambiente de trabalho, tem por finalidade comprovar condições para habilitação de benefícios previdenciários, prover o trabalhador de prova produzida pelo empregador perante a Previdência Social e outros órgãos, além de prover meios e provas, para que a empresa evite ações judiciais indevidas relacionadas aos seus trabalhadores. Os fatores de risco que devem ser reportados no PPP, considerando o e-social implementado, são:

  • a) somente os fatores com potencial de gerar acidentes.
  • b) físico, químico, biológico, ergonômicos e mecânico (acidentes).
  • c) físico, químico, biológico e ergonômico.
  • d) físico, químico e biológico.
#171314
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(1,0) 12 - 

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De acordo com a NBR 7500 que determina os requisitos para identificação para o transporte terrestre, manuseio, movimentação e armazenamento de produtos perigosos, com base na figura, o transporte rodoviário ao qual se faz referência é o de:

  • a) carga a granel com diferentes produtos perigosos da mesma classe ou subclasse de risco.
  • b) carga a granel de um único produto perigoso sem risco subsidiário.
  • c) carga fracionada com diferentes produtos perigosos da mesma classe ou subclasse de risco.
  • d) carga fracionada com um único produto perigoso sem riscos subsidiários.
#171315
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(1,0) 13 - 

Algumas atividades laborais são consideradas insalubres, seja pelo fato de serem realizadas acima dos limites de tolerância, de acordo com legislações e regulamentos, comprovadas por laudos de inspeção do local de trabalho ou atividades mencionadas nos anexos da NR15. O exercício do trabalho em condições insalubres assegura ao trabalhador um adicional incidente sobre o salário-mínimo da região, de 10%, 20% ou 40% dependendo de sua classificação em grau mínimo, médio e máximo, respectivamente. Considerando insalubridade por agentes biológicos, os trabalhos em contato permanente que caracterizam insalubridade em grau máximo são:

  • a) trabalho em laboratórios de análises clínicas e histopatologia e gabinetes de autópsias.
  • b) serviços de emergência e postos de vacinação.
  • c) trabalho em esgotos (galerias e tanques) e lixo urbano (coleta e industrialização).
  • d) trabalho em cemitérios (exumação de corpos) e com resíduos de animais deteriorados.Responder
#171316
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(1,0) 14 - 

De acordo com o quadro I da NHO11, o iluminamento mínimo necessário para uma área de escritório com terminais de computador é de 500 lux. Uma medição de iluminamento feita em uma sala com 2 estações de trabalho mostrou os valores conforme a figura:

Imagem associada para resolução da questão

Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que o iluminamento do ambiente:

  • a) não está adequado visto que iluminância média é menor que 500 lux.
  • b) está adequado independente de realização de avaliação preliminar ou do valor do índice de reprodução de cor.
  • c) não está adequado, pois todos os valores devem ser superiores a 500 lux independente de realização de avaliação preliminar ou do valor do índice de reprodução de cor.
  • d) está adequado, desde que não haja inconformidades na avaliação preliminar e o índice de reprodução de cor seja superior a 80.
#171317
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(1,0) 15 - 

A empresa "Segura SA" possui um pequeno depósito de inflamáveis para armazenamento de alguns produtos de uso diário e predial comprados lacrados de fornecedores de mercado tais como: álcool etílico em embalagem de 1,5 litros, latas de tintas, vernizes e removedores em embalagens de aproximadamente 3,5 litros. Considerando que há um almoxarife que atua no local e alguns funcionários que adentram, eventualmente, para atividades de limpeza e de manutenção, considere a alternativa correta em relação ao adicional de periculosidade:

  • a) somente o almoxarife faz jus ao adicional de periculosidade, pois tem exposição permanente.
  • b) não é possivel definir quem faz jus ao adicional de periculosidade, visto que o adicional vai depender do número total de recipientes armazenados.
  • c) nenhum funcionário faz jus ao adicional de periculosidade, visto que os recipientes tem menos de cinco litros e são lacrados na fabricação.
  • d) todos os funcionários que adentram o local fazem jus ao adicional de periculosidade, pois o adicional não está relacionado à exposição, mas a presença do agente perigoso.