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Simulado AL-ES | Técnico Legislativo - Sênior I (Secretaria Legislativa Secretaria Administrativa) | CONCURSO

Simulado AL-ES | Técnico Legislativo - Sênior I (Secretaria Legislativa Secretaria Administrativa)

SIMULADO AL-ES | TÉCNICO LEGISLATIVO - SÊNIOR I (SECRETARIA LEGISLATIVA SECRETARIA ADMINISTRATIVA)

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AL-ES para o cargo de Técnico Legislativo - Sênior I (Secretaria Legislativa Secretaria Administrativa) .

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca CESPE para o concurso AL-ES. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico Legislativo - Sênior I (Secretaria Legislativa Secretaria Administrativa) , contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AL-ES | Técnico Legislativo - Sênior I (Secretaria Legislativa Secretaria Administrativa) contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AL-ES.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#103603
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-ES
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 1 - 

Assinale a opção correta com referência à gestão por competência.

  • a) As competências técnicas representam as competências estabelecidas de acordo com a amplitude e complexidade dos papéis ocupacionais nas organizações
  • b) Na gestão por competências, as políticas e práticas de gestão de pessoas são baseadas nos princípios de controle, simplicidade e carreira.
  • c) Ao se mapear as competências em uma organização, deve-se atentar para os erros de descrição de competências, tais como ambiguidade, duplicidade, validação semântica e estatística.
  • d) Descrições de competências em frases longas e com mais de dois verbos de ação facilitam a representação das atividades e responsabilidades dos cargos das organizações.
  • e) Um dos objetivos da gestão por competências é a identificação de lacunas de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à consecução dos objetivos organizacionais, conforme as formulações estratégicas das organizações.
#103604
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-ES
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 2 - 

Considerando os principais processos de gestão de pessoas, assinale a opção correta.

  • a) A avaliação do impacto de treinamento em profundidade diz respeito a outras competências desenvolvidas que não são objetos das ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas nas organizações.
  • b) A avaliação de desempenho por comparação binária é desenvolvida com base em entrevistas feitas por especialistas às chefias imediatas para identificar as causas de desempenhos deficientes.
  • c) O recrutamento misto é caracterizado por ações de divulgação de oportunidades de trabalho direcionadas tanto para profissionais de nível técnico quanto de nível superior.
  • d) O uso de diferentes técnicas de seleção, tais como análise de currículo, testes escritos, testes práticos, testes psicológicos, entrevistas, entre outras, aumenta o grau de fidedignidade e qualidade dos processos seletivos das organizações.
  • e) Ao planejar ações de treinamento e desenvolvimento, deve-se atentar para a relação entre os objetivos instrucionais, as necessidades de treinamento e os critérios de avaliação de desempenho.
#103605
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-ES
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 3 - 

Acerca de clima e cultura organizacional, assinale a opção correta.

  • a) Uma das funções da cultura organizacional é apreender as percepções de natureza cognitiva sobre diferentes aspectos particulares do trabalho como relações interpessoais, carga de trabalho e políticas de gestão.
  • b) O sistema de valores compartilhado por indivíduos de uma organização captura a essência da cultura organizacional.
  • c) A socialização determina como a cultura e o clima organizacional são formados ao longo do tempo, caracterizando a forma como as pessoas passam a perceber o contexto das organizações.
  • d) O grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste ao crescimento é exemplo de cultura organizacional com orientação a resultados.
  • e) Cultura organizacional é um termo descritivo sobre como as coisas são feitas em determinada empresa, enquanto clima organizacional é um termo explicativo sobre o que faz as coisas serem como são em determinada empresa.
#103606
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-ES
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 4 - 

Considerando a gestão de pessoas nas organizações, assinale a opção correta.

  • a) As políticas de manutenção de recursos humanos envolvem critérios de planejamento, alocação e movimentação interna de pessoas nas organizações
  • b) A principal etapa do desenho de um sistema de informação gerencial para a gestão de pessoas é a observação do desempenho individual esperado na organização.
  • c) A integração, a higiene e a segurança no trabalho são exemplos de técnicas de administração de recursos humanos aplicadas diretamente sobre as pessoas.
  • d) A análise e descrição de cargos e também o estudo de tempos e movimentos fornecem dados para a tomada de decisão sobre admissões de pessoal nas organizações.
  • e) Na gestão de pessoas, o processo de aplicação diz respeito ao que as pessoas farão nas organizações, ou seja, tarefas, atividades e desempenho.
#103607
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-ES
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 5 - 

A respeito do planejamento estratégico como instrumento de melhoria da gestão nas organizações, assinale a opção correta.

  • a) A capacidade de inovação e experimentação está invariavelmente associada à flexibilização das regras organizacionais.
  • b) O planejamento estratégico é um instrumento que permite a previsão e o planejamento de ações futuras.
  • c) O diagnóstico estratégico é comumente realizado em uma etapa precedente do planejamento estratégico.
  • d) A formulação da estratégia diz respeito somente à organização, que deve sempre estar preparada para a mudança, independentemente do ambiente em que esteja inserida.
  • e) Na fase de elaboração da estratégia organizacional, devem ser priorizados os aspectos formais do processo, relegando-se o conteúdo a fases posteriores.
#103608
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-ES
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 6 - 

Assinale a opção correta acerca de técnica legislativa.

  • a) A lei não precisa indicar expressamente o prazo da vacatio legis , tendo em vista que este é igual para todas as normas, não havendo possibilidade de alteração desse prazo.
  • b) Como regra, os projetos de leis não podem sofrer emendas ou alterações ao longo do processo legislativo.
  • c) O regime de urgência é determinado pelo presidente do Congresso Nacional e restringe-se aos projetos de lei de grande repercussão social.
  • d) A ementa, que é a síntese do conteúdo da lei, deve ser concebida de modo a que, a partir da sua leitura, seja possível a rápida identificação do tema tratado pela respectiva lei.
  • e) A mesma lei pode tratar de vários objetos, ainda que não haja afinidade, pertinência ou conexão entre eles
#103609
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-ES
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(1,0) 7 - 

A respeito das espécies normativas, assinale a opção correta

  • a) Os decretos legislativos são espécies normativas emanadas da competência privativa da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.
  • b) As leis delegadas são elaboradas pelo presidente da República ou pelo presidente do Congresso Nacional, após autorização do Poder Legislativo.
  • c) As leis complementares são hierarquicamente superiores às leis ordinárias
  • d) As medidas provisórias terão força de lei após sua apreciação e conversão pelo Congresso Nacional.
  • e) As leis ordinárias necessitam de quórum especial para aprovação.
#103610
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-ES
Tipo
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(1,0) 8 - 

Assinale a opção correta a respeito da competência para legislar.

  • a) No âmbito da competência legislativa concorrente, sobrevindo lei federal que contenha normas gerais, ficará suspensa a eficácia de lei estadual preexistente, no que for contrária à lei federal.
  • b) Inexistindo lei federal sobre matéria de competência privativa da União, os estados e o Distrito Federal (DF) estarão autorizados a exercer sua competência legislativa plena.
  • c) De acordo com a CF, cabe à União legislar sobre matérias de predominante interesse geral e aos estados, ao DF e aos municípios, legislar sobre normas de exclusivo interesse local.
  • d) A competência da União em assuntos de sua atribuição privativa pode ser delegada aos estados, ao DF e aos municípios mediante lei ordinária.
  • e) A competência legislativa concorrente é aquela em que a União, os estados, o DF e os municípios podem legislar livremente sobre as matérias estabelecidas na CF.
#103611
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-ES
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 9 - 

Com relação a pressupostos e condições do processo legislativo, assinale a opção correta.

  • a) As leis ordinárias são aprovadas pelo voto da maioria absoluta dos parlamentares
  • b) O estado-membro pode condicionar a reforma da Constituição estadual à aprovação da respectiva proposta por quatro quintos da totalidade dos membros integrantes da assembleia legislativa.
  • c) A proposta de emenda constitucional tendente a abolir os direitos e as garantias fundamentais não poderá ser objeto de deliberação pelo Poder Legislativo.
  • d) O veto pode ser derrubado por votação da maioria simples dos parlamentares.
  • e) As leis complementares são aprovadas pelo voto de três quintos dos parlamentares.
#103612
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-ES
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(1,0) 10 - 

Assinale a opção correta acerca das normas constitucionais e infraconstitucionais.

  • a) As espécies normativas primárias são aquelas que retiram seu fundamento de validade diretamente da CF.
  • b) O decreto legislativo é ato normativo secundário, cujo processo de elaboração está minuciosamente descrito na CF.
  • c) Normas constitucionais originárias são aquelas elaboradas pelo poder constituinte derivado.
  • d) As chamadas normas materialmente constitucionais são todas aquelas que integram a CF, independentemente de seu conteúdo.
  • e) A CF somente pode ser alterada pelo processo legislativo especial a que se submetem as leis complementares.
#103613
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-ES
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(1,0) 11 - 

Fenômeno natural, o efeito estufa tem-se intensificado pela ação do homem, o que acarreta sérias consequências para o meio ambiente. Uma dessas consequências mais conhecidas é

  • a) o desmatamento descontrolado.
  • b) a intensificação das queimadas.
  • c) o aquecimento global.
  • d) a ampliação das geleiras.
  • e) a poluição dos mares e oceanos.
#103614
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-ES
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Múltipla escolha
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(1,0) 12 - 

Sabe-se que, de todos os países considerados emergentes no cenário econômico mundial contemporâneo, um deles apresenta excepcionais taxas anuais de crescimento e mercado consumidor em expansão, até mesmo por tratar-se da maior população do planeta. Assinale a opção que identifica esse país.

  • a) Indonésia
  • b) Brasil
  • c) Japão
  • d) Noruega
  • e) China
#103615
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-ES
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(1,0) 13 - 

As características marcantes do atual estágio da economia mundial, comumente chamado de globalização, incluem a

  • a) capacidade de produção ainda limitada em face dos baixos índices de desenvolvimento científico e tecnológico.
  • b) vigorosa regulamentação da economia e estímulo à presença cada vez maior do estado na direção de empresas.
  • c) tendência ao protecionismo como forma de reduzir a presença dos países mais ricos no comércio internacional.
  • d) concentração das cadeias produtivas em países economicamente mais sólidos, apesar dos custos de produção maiores.
  • e) crescente interdependência entre os atores econômicos mundiais, como governos, empresas e movimentos sociais.
#103616
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-ES
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Múltipla escolha
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(1,0) 14 - 

A Al Qaeda, organização que se notabilizou pelos ataques de 11 de setembro de 2001 aos Estados Unidos da América, caracteriza-se

  • a) pela ação violenta impulsionada pela religião e dirigida exclusivamente contra países ocidentais.
  • b) pelo emprego esporádico da violência para fins religiosos, sem conotações políticas ou ideológicas.
  • c) pelo uso seletivo da violência para atingir seus objetivos econômicos, procurando poupar alvos civis
  • d) pela prática sistemática de violência de forma indiscriminada, materializada em diversos atentados.
  • e) pela forma de resistência às imposições culturais do Ocidente, internacionalmente legitimada.
#103617
Banca
CESPE
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AL-ES
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(1,0) 15 - 

Presente nos meios de comunicação mundiais, desde janeiro de 2011, a expressão Primavera Árabe, que ganhou notoriedade e passou a fazer parte do vocabulário geopolítico contemporâneo, identifica

  • a) a vitória dos árabes na guerra contra a existência do Estado de Israel.
  • b) o esforço da juventude iraniana para derrubar o regime dos aiatolás.
  • c) o movimento contestatório a regimes autoritários em países árabes.
  • d) o apoio dos fundamentalistas à expansão violenta do islamismo.
  • e) o esforço árabe coletivo para tornar laicos os governos de seus países.