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Simulado AGU | Técnico em Assuntos Educacionais | CONCURSO

Simulado AGU | Técnico em Assuntos Educacionais

SIMULADO AGU | TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS

INSTRUÇÕES DESTE SIMULADO

OBJETIVOS DO SIMULADO
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do País, através de simulado para concurso, prova de concurso e/ou questões de concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Candidatos e Alunos que almejam sua aprovação no concurso AGU para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões de concurso da banca IDECAN para o concurso AGU. Estas questões são especificamente para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, contendo Matérias Diversas que foram extraídas de concursos públicos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais do concurso.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O simulado AGU | Técnico em Assuntos Educacionais contém um total de 20 questões de concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. O assunto abordado é diversificado para que você possa realmente simular como esta seus conhecimento no concurso AGU.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

Bons Estudos! Simulado para Concurso é aqui!


#103025
Banca
IDECAN
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AGU
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 16 - 

.De acordo com Márcia Batista da Silva (in Kunsch, 2010, p. 224), “o trabalho contemporâneo é caracterizado por uma exagerada competição e por individualismo, em decorrência da necessidade de sobrevivência em um ambiente de escassez de emprego”. Nesse sentido, a necessidade de implementação de uma comunicação interna eficaz pode desenvolver, paralelamente, a comunicação administrativa a partir de ferramentas estratégicas que fomentam – no ambiente interno – o diálogo, a troca de informações e experiências e a participação de todos integrantes organizacionais e de diferentes níveis. Uma comunicação estratégica com o uso de canais apropriados ao ambiente interno proporciona

  • a) insegurança percebida pelos indivíduos como um fator considerado por herança e recebida pelos que estão há mais tempo na organização.
  • b) a ausência de elogios e a prática da crítica, que não têm relação com a adoção de uma comunicação interna e administrativa que proporciona a realização pessoal do trabalhador.
  • c) a existência de uma comunicação interna e administrativa transparentes que geram insegurança, sentimentos de descartabilidade, falta de confiança na organização e a necessidade de autossuperação diária.
  • d) o aceleramento na transmissão de informações, concomitantemente ao fortalecimento da cultura de transparência, além da existência do inter-relacionamento entre as partes, ou seja, pessoas integradas trabalhando por um objetivo comum.
  • e) uma intranquilidade em relação as demissões, pois as políticas adotadas no setor de recursos humanos são transparentes e contribuem para que a estabilidade do emprego.
#103026
Banca
IDECAN
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AGU
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 17 - 

De acordo com o pesquisador Antonio Hohlfeldt, os anos 70 marcam a intensificação das pesquisas em comunicação, com destaque à atuação em equipe e o cruzamento de diferentes teorias e de múltiplas disciplinas. Entre as teorias que passaram a ser estudadas, está a hipótese de newsmaking, estudo ligado à sociologia das profissões, no caso, o jornalismo. Tal hipótese dá especial ênfase à

  • a) produção de informações, à potencial transformação dos acontecimentos cotidianos em notícia, pois é uma teoria mais do jornalismo do que propriamente da comunicação.
  • b) teoria da sociologia, mais do que a uma teoria da comunicação.
  • c) teoria do jornalismo, porém bastante documentada em língua portuguesa
  • d) teoria do espiral do silêncio, que, no Brasil, é a que mais tem encontrado repercussão.
  • e) teoria do agendamento onde o processo de informação e comunicação é, como parecem pressupor as antigas teorias, um processo fechado.
#103027
Banca
IDECAN
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AGU
Tipo
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(1,0) 18 - 

A Teoria do Agendamento, ou do Agenda-Setting, foi apresentada por Maxwell McCombs e Donald Shaw, em 1972, em um estudo sobre eleições nos Estados Unidos. A ideia principal da teoria é que os meios de comunicação “agendam” o pensar social, atividade que marca a rotina do jornalismo. McCombs trata a proposição, ainda, como Teoria da Agenda. Em seu livro homônimo, o pesquisador apresenta a teoria e sua relação com a mídia e a opinião pública. A esse respeito, assinale a alternativa correta, segundo McCombs.

  • a) Baseia-se, “muito resumidamente, na capacidade dos veículos de comunicação de massa pautar para os profissionais da comunicação temas de debate e de manipulação das massas, de boa parte das interações para e com o cotidiano.”
  • b) “Este papel que a mídia tem de definir a agenda liga o jornalismo e sua tradição de contar história à arena da opinião pública, uma relação com consideráveis consequências para a sociedade.”
  • c) Na perspectiva de Agenda-Setting, “a imprensa funciona como agente disseminador do conhecimento, usando estereótipos que agem de forma complexa para persuadir a sociedade”.
  • d) “A mídia deixa em aberto os temas que devem fazer parte da agenda pública. Além disso, os meios de comunicação de massa são a única – e a mais importante – fonte de informação da audiência.”
  • e) “A experiência pessoal do comunicador, que inclui conversações com a família, amigos e colegas de trabalho, nunca é usada como meio de informação sobre muitos temas. A fonte dominante da influência, naturalmente, não variará de tema para tema.”
#103028
Banca
IDECAN
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AGU
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 19 - 

Muitas vezes, os assuntos que devem ser tratados em um release são áridos e, por isso, cabe ao jornalista torná-los compreensíveis ao cidadão comum, pois, embora o release seja normalmente discutido, ampliado e transformado pelos redatores, há a possibilidade de o texto ser aproveitado na íntegra. Por isso, o texto de um release deve

  • a) ser de escrita artificial, pois o redator do veículo irá aprofundar a informação sobre determinada empresa ou produto, fazendo com que o texto final seja interessante e envolvente.
  • b) conter muitas informações em um único parágrafo ou texto, o que significa que as frases não precisam ser curtas. Assim sendo, existe a garantia de o release não ir à pasta de e-mails ignorados.
  • c) ser de fácil compreensão e atrativo aos profissionais das redações, pois uma boa notícia com texto claro aumenta a chance de ganhar espaço na mídia.
  • d) como a maioria dos releases é encaminhada por meio de emails, ser um tanto longo, de preferência com mais de cinco parágrafos e estar no corpo do e-mail.
  • e) se apresentar como um serviço, tanto para a empresa sobre a qual ele trata quanto para o jornalista. Deve ser informativo para despertar a atenção do diretor do jornal, além de possuir uma estrutura subjetiva, pois é dele que o veículo depende para manutenção da área comercial.
#103029
Banca
IDECAN
Matéria
Matérias Diversas
Concurso
AGU
Tipo
Múltipla escolha
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(1,0) 20 - 

A criação e a produção de notícias on-line para divulgação em rede exigem conhecimento especializado, equipe multidisciplinar e planejamento. Segundo Moherdaui (2002), é conveniente fazer uma pesquisa de comportamento antes de estabelecer o perfil do leitor que se quer atingir e de elaborar o planejamento jornalístico, para estabelecer a estrutura narrativa e a utilização de ferramentas de navegação eficazes e que não confundam o leitor, mas que o auxiliem na busca. O hipertexto é um meio de organização de informações no qual o centro de atenção depende do leitor, que se converte, assim, em um leitor ativo. A edição on-line deve permitir uma leitura linear da notícia individualizada, em que o leitor pode percorrer os diversos caminhos de leitura, disponíveis por conjunto de palavras e por blocos de textos estruturados em rede, com recursos multimídia. A esse respeito, assinale a alternativa que apresente os pontos a serem observados na concepção de um informativo on-line, considerados por Moherdaui (2002).

  • a) Criar um guia de estilo para a rede, porém os tamanhos e fontes das letras podem variar a cada edição, assim como o desenho – layout – da página.
  • b) Usar as ferramentas que a internet oferece e editar notícias na mesma linguagem usada em veículos impressos.
  • c) O texto a ser editado deve ser para um público homogêneo ou para qualquer público, pois não existe possibilidade de saber quem é o leitor que busca a informação on-line.
  • d) Não existe a necessidade de considerar o horário de maior visitação para determinar o tamanho e o momento da publicação, pois o espaço on-line pode ser visitado a qualquer momento.
  • e) Dimensionar a extensão do texto e a amplitude da notícia pelas condições impostas pelo veículo e pelos seus elementos interativos, que propiciam a consulta a várias fontes e a links diversos. Ainda, é necessário explorar a possibilidade da cobertura em tempo real, o alcance da rede e o seu caráter internacional.