Simulado AGU - Português 1 | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível Médio do concurso AGU.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da banca IDECAN, para nível Médio do cargo de Diversos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos provas de concursos anteriores, conforme editais mais recentes AGU.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA PROVA-SIMULADO- QUESTÕES de Português 1 do concurso AGU.
Questões e Simulado de Português do concurso da AGU-Advocacia-Geral da União.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado de prova e questões de Português 1.
- #36940
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- AGU
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Para que o significado original do texto seja preservado, assim como a correção gramatical, a alteração proposta para o trecho "Nada disso significa, porém, que possamos considerá-la uma conquista perene e consolidada." está corretamente indicada em:
- a) Nada disso significa de que a possamos considerar uma conquista perene e consolidada.
- b) Nada disso significa, ainda, que se possa considerar uma conquista perene e consolidada.
- c) Nada disso significa, contudo, que possamos considerá-la uma conquista perene e consolidada.
- d) Porém, nada disso significa, que lhe possamos considerar uma conquista perene e consolidada.
- e) Quando nada disso significa a possibilidade de considerá-la uma conquista perene e consolidada.
- #36941
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- AGU
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Dentre os termos destacados a seguir, identifique o que possui função sintática DIFERENTE dos demais.
- a) “Nada disso significa, [...]” (4º§)
- b) “[...] poucos deram atenção ao período [...]” (1º§)
- c) “Houve avanços em quase todas essas áreas.” (2º§)
- d) “[...] o espectro do autoritarismo pode abalar os regimes de liberdade.” (4º§)
- e) “No cinquentenário da República, ninguém questionava a quartelada [...]” (1º§)
- #36942
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- AGU
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
As relações de coesão textual contribuem para que a compreensão de um texto possa ser plena. Dentre os elementos utilizados com tal objetivo estão os pronomes relativos, destacados a seguir, que exerce(m) tal função apenas
I. “[...] a quartelada que derrubou o Império em 1889.” (1º§)
II. “[...] em que diferentes ideias podem ser debatidas e testadas.” (2º§)
III. “[...] período que transformou a economia e a sociedade brasileiras.” (1º§)
IV. “[...] que possamos considerá-la uma conquista perene e consolidada.” (4º§)
Estão corretas apenas as afirmativas
- a) I e II.
- b) I e III.
- c) III e IV.
- d) I, II e III.
- e) II, III e IV.
- #36943
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- AGU
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Acerca da utilização do acento grave em “à direita”, “à esquerda” e “à democracia” no trecho “[...] em 1964 havia, à direita e à esquerda, ceticismo em relação à democracia; hoje, não mais.”, analise.
I. As três ocorrências do acento grave justificam-se pelo mesmo motivo.
II. As ocorrências do acento grave em “à direita” e “à esquerda” justificam-se por motivos diferentes.
III. Substituindo “em relação” por “relacionado”, permanece o uso do acento grave em “à democracia”.
IV. Em “à democracia”, o uso do acento grave justifica-se mediante a exigência do termo regente associada à presença do artigo feminino diante do termo regido.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
- a) II.
- b) IV.
- c) I e II.
- d) III e IV.
- e) I, II e III.
- #36944
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- AGU
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
De acordo com a estrutura e os recursos utilizados no texto na construção das ideias, é correto afirmar que se trata de um texto, predominantemente,
- a) apelativo.
- b) instrutivo.
- c) expositivo.
- d) informativo.
- e) argumentativo.
- #36945
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- AGU
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Considerando as ideias e informações apresentadas no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) 50 anos após o golpe militar de 1964, há uma divisão quanto às manifestações referentes a tal evento: de um lado, um grupo está desinformado e apático; de outro, há euforia e debates entusiasmados.
( ) Conquistas, como estabilidade da moeda e distribuição de renda, são alvos a serem alcançados em um futuro próximo.
( ) A coexistência de diferentes pensamentos é responsável pela promoção de avanços de grande importância no cenário nacional.
A sequência está correta em
- a) F, F, F.
- b) V, V, F.
- c) V, F, V.
- d) F, F, V.
- e) V, V, V.
- #36946
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- AGU
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
De acordo com o contexto, a expressão "surto incomum de memória histórica" produz um sentido que indica
- a) que a história de uma nação é a única responsável por seu avanço no presente também, no futuro.
- b) a importância atribuída aos fatos relacionados ao evento em questão no texto, diretamente ligados ao golpe de 1964.
- c) a grande importância da memória histórica brasileira, cultivada em todos os aspectos pelos vários segmentos da sociedade.
- d) um posicionamento negativo por parte do articulista em relação à reação por ocasião da data mencionada "31 de março de 2014".
- e) um posicionamento negativo por parte da sociedade mediante os fatos correspondentes à data mencionada anteriormente no texto.
- #36947
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- AGU
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
O termo "se" pode apresentar significados e efeitos de sentido diversos de acordo com a construção em que está inserido. Em "Se há pensamento autoritário no país, ele é minoritário.", o efeito produzido revela
- a) dúvida.
- b) condição.
- c) comparação.
- d) determinação.
- e) conformidade.
- #36948
- Banca
- IDECAN
- Matéria
- Português
- Concurso
- AGU
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Dentre os termos destacados a seguir, identifique o que possui função sintática DIFERENTE dos demais.
- a) "Nada disso significa, [...]" (4º )
- b) "[...] poucos deram atenção ao período [...]" (1º )
- c) "Houve avanços em quase todas essas áreas." (2º )
- d) "[...] o espectro do autoritarismo pode abalar os regimes de liberdade." (4º )
- e) "No cinquentenário da República, ninquém questionava a quartelada [...]" (1º )
(1,0) 10 -
As relações de coesão textual contribuem para que a compreensão de um texto possa ser plena. Dentre os elementos utilizados com tal objetivo estão os pronomes relativos, destacados a seguir, que exerce(m) tal função apenas
I. "[...] a quartelada que derrubou o Império em 1889." (1º )
II. "[...] em que diferentes ideias podem ser debatidas e testadas." (2º )
Ill. "[...) período que transformou a economia e a sociedade brasileiras." (1º )
IV. "[...) que possamos considerá-la uma conquista perene e consolidada." (4º )
Estão corretas apenas as afirmativas
- a) I e II.
- b) I e III.
- c) III e IV.
- d) I, II e III.
- e) II, III e IV.