Processando...

Simulado AGSEP | CONCURSO

Simulado AGSEP

SIMULADO AGSEP

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores Concurso do País, através de simulados para Concurso, provas e questões de Concurso.

PÚBLICO ALVO DO SIMULADO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação no Concurso AGSEP.

SOBRE AS QUESTÕES DO SIMULADO
Este simulado contém questões da AGSEP que foi organizado pela UEG . Estas questões são de Direito Sanitário, contendo os assuntos de Assuntos Diversos que foram extraídas dos Concurso anteriores AGSEP, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Simulado AGSEP contém um total de 10 questões de Concurso com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Direito Sanitário, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento no Concurso AGSEP.

RANKING DO SIMULADO
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES no Concurso AGSEP. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DO SIMULADO
Este simulado contém questões para o cargo de Técnico de Saúde. Se você esta estudando para ser aprovado para Técnico de Saúde não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O SIMULADO AGSEP
Para realizar o simulado AGSEP você deve realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado AGSEP você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para AGSEP é aqui!


#175211
Banca
UEG
Matéria
Direito Sanitário
Concurso
AGSEP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. Para receberem os recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS), os Municípios, os Estados e o Distrito Federal deverão contar com:

  • a) Fundo de Saúde, Conselho de Saúde e Epidemiológico, plano de saúde coletiva, relatórios de gestão, recursos para a saúde no orçamento estadual e Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).
  • b) Fundo de Saúde, Conselho de Saúde, plano de saúde, relatórios de gestão, contrapartida de recursos para a saúde no respectivo orçamento e Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).
  • c) Fundo de Saúde e Educação, Conselho de Saúde, plano de saúde individual, relatórios de gestão, recursos para a saúde no respectivo orçamento e Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).
  • d) Fundo de Saúde, Meio ambiente, Conselho de Saúde e Educação, plano de saúde individual, relatórios de gestão, recursos para a saúde no respectivo orçamento e Comissão de elaboração do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS).
#175212
Banca
UEG
Matéria
Direito Sanitário
Concurso
AGSEP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

A alternativa em que a doença está corretamente associada a seus mecanismos de transmissão e de prevenção é:

  • a) Hepatite A – Transmissão: água ou alimentos contaminados por bactérias e fungos. Prevenção: saneamento básico, vacinação.
  • b) Rubéola, sarampo e toxoplasmose – Transmissão: gotículas eliminadas por tosse, espirro ou fala. Prevenção: vacinação e fuga ao contato com doentes.
  • c) Hepatite B – Transmissão: transfusão de sangue, contato sexual, materiais contaminados. Prevenção: evitar contágio por sangue e materiais contaminados e vacinação.
  • d) Dengue e febre amarela urbana – Transmissão: picada de mosquito Aedes aegypti e do agente etiológico bacteriano. Prevenção: combate ao mosquito e vacinação (quando existente).
#175213
Banca
UEG
Matéria
Direito Sanitário
Concurso
AGSEP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

As condições de trabalho, de moradia, de alimentação, do meio ambiente e de lazer, dentre outras, determinam a qualidade de vida da população. Visando a concretização desta qualidade, a Promoção da Saúde é uma das estratégias para buscar sua melhoria, uma vez que produz a gestão

  • a) compartilhada entre usuários, movimentos sociais, trabalhadores do setor sanitário e de outros setores, gerando autonomia e corresponsabilidade.
  • b) unidirecional entre usuários, movimentos sociais, trabalhadores do setor sanitário e de outros setores, gerando dependências e responsabilidade.
  • c) individualizada entre usuários, movimentos sociais, trabalhadores do setor sanitário e de outros setores, gerando autonomia e responsabilidade centralizada.
  • d) coletiva e individual entre usuários, movimentos sociais, trabalhadores do setor sanitário e de outros setores, gerando centralização ao Ministério da Saúde.
#175214
Banca
UEG
Matéria
Direito Sanitário
Concurso
AGSEP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Os primeiros casos de uma epidemia, em uma determinada área, devem ser submetidos à investigação minuciosa. A magnitude, extensão, natureza do evento, forma de transmissão e tipo de medidas de controle indicadas (individuais, coletivas ou ambientais) são alguns elementos que orientam os profissionais sobre a necessidade de investigar todos ou apenas uma amostra dos casos.
A investigação de uma epidemia ou surto de determinada doença tem como objetivo prioritário:

  • a) detectar formas de prevenir a transmissão e o contágio de DSTs.
  • b) impedir epidemias/surtos para que as medidas de controle não sejam adotadas.
  • c) investigar questões a ser objeto de pesquisas aprimorando as ações de controle.
  • d) Identificar formas de interromper a transmissão e prevenir a ocorrência de novos casos.
#175215
Banca
UEG
Matéria
Direito Sanitário
Concurso
AGSEP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

Em muitas situações do cotidiano nos consultórios odontológicos e médicos, alguns profissionais acabam se esquecendo de lavar as mãos entre o atendimento de um paciente e outro. Percebe-se ainda que não fazem a devida assepsia das mãos e não desinfectam corretamente seus instrumentos de trabalho. A utilização de técnicas de esterilização são importantes para reduzir os riscos de contaminação. Sobre essas técnicas é CORRETO afirmar que

  • a) assepsia é a diminuição do número de microrganismos patogênicos após a escovação da pele com água e sabão.
  • b) desinfecção é o processo pelo qual se previne a ocorrência de germes patogênicos em um ambiente qualquer.
  • c) esterilização é a destruição das formas de vida microbiana mediante a aplicação de agentes físicos ou químicos.
  • d) antissepsia é o conjunto de medidas propostas para favorecer o crescimento de microrganismos existentes no ambiente.
#175216
Banca
UEG
Matéria
Direito Sanitário
Concurso
AGSEP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 6 - 

Para que o profissional de saúde tenha um “ambiente seguro” no trabalho, faz-se necessário o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), uma vez que a sua utilização é importante porque

  • a) protege integralmente o organismo de exposições ao produto tóxico, minimizando o risco.
  • b) reduz ou minimiza a exposição ou o contato com agentes físicos, químicos ou biológicos.
  • c) reduz ou estabiliza a exposição ou o contato com agentes físicos, químicos ou biológicos.
  • d) protege integralmente o organismo da exposição aos riscos ocupacionais específicos e coletivos.
#175217
Banca
UEG
Matéria
Direito Sanitário
Concurso
AGSEP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 7 - 

A notificação compulsória de doenças possibilita a detecção precoce de surtos e/ou epidemias, visando a adoção de medidas de controle. O surto epidemiológico é descrito como a ocorrência, em uma

  • a) coletividade ou região, de casos que se mantém estáveis à ocorrência normalmente esperada de uma doença e derivada de uma fonte de contágio.
  • b) coletividade, de casos que ultrapassam nitidamente a incidência esperada de uma doença e derivada de uma fonte de infecção, propagação ou dispersão.
  • c) região, de casos que a incidência permanece constante à normalmente esperada de uma doença e derivada de uma fonte de infecção ou propagação.
  • d) coletividade ou região, de casos que ultrapassam nitidamente a incidência normalmente esperada de uma doença e derivada de uma fonte de infecção ou propagação.
#175218
Banca
UEG
Matéria
Direito Sanitário
Concurso
AGSEP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 8 - 

O Conselho de Saúde, instância colegiada do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a Lei 8.142, de 28 de dezembro de 1990, é composto por representantes

  • a) do governo e dos profissionais de saúde, que atuam na execução da política de saúde em hospitais públicos.
  • b) dos profissionais de saúde que trabalham no Ministério da Saúde que controlam e executam a política de saúde.
  • c) do governo, dos usuários e dos profissionais da área de saúde e meio ambiente, que formulam e executam a política de saúde.
  • d) do governo, dos prestadores de serviço, dos profissionais da saúde e dos usuários, que formulam estratégias e controlam a execução da política de saúde.
#175219
Banca
UEG
Matéria
Direito Sanitário
Concurso
AGSEP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 9 - 

O atual Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, definido em seu texto legal (Lei nº 8.080/90). A vigilância epidemiológica é um conjunto de ações que proporciona

  • a) o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas exclusivas de prevenção de DSTs.
  • b) o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas terapêuticas de doenças infectocontagiosas.
  • c) o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores condicionantes de saúde individual, com a finalidade de adotar as medidas de prevenção, controle de endemias e desenvolvimento coletivo de tecnologias.
  • d) o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
#175220
Banca
UEG
Matéria
Direito Sanitário
Concurso
AGSEP
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 10 - 

No atendimento ao paciente, muitas vezes não é possível identificar com segurança e rapidez se ele é portador de doenças e as probabilidades de transmiti-las, o que demanda, por parte dos trabalhadores de saúde, a adoção de medidas de

  • a) risco, visto que o paciente pode estar imune.
  • b) exposição, visto que o paciente pode estar infectado.
  • c) controle, visto que o paciente pode estar não-infectado.
  • d) biossegurança, visto que o paciente pode estar infectado.