Simulado Agente Técnico Legislativo Especializado - Pedagogia | CONCURSO
Simulado Agente Técnico Legislativo Especializado - Pedagogia
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Este Simulado Agente Técnico Legislativo Especializado - Pedagogia foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Agente Técnico Legislativo Especializado - Pedagogia
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
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Questões Agente Técnico Legislativo Especializado - Pedagogia
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #261962
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(1,0) 1 -
A visão de que o sistema de supervisão deve explicar como deve ser o processo pedagógico na atual sociedade, explicitar a quem ele serve, apontar suas contradições e promover alternativas que formem um cidadão bem informado, capaz de analisar o mundo em que vive e de tomar decisões éticas por vias democráticas, considera que o supervisor atua como
- a) ferramenta de controle daquilo que é planejado nas esferas administrativas mais elevadas do sistema escolar.
- b) agente fiscalizador da qualidade de ensino e da educação fornecida às gerações mais jovens incumbindo- se portanto de cuidar do futuro.
- c) aparato institucional, cuja finalidade é garantir a preservação do prédio escolar e das atividades previstas em calendário, tal como programadas.
- d) instância responsável por estabelecer uma parceria com a equipe escolar, auxiliando-a a romper com o ultrapassado e a construir o novo.
- e) instrumento de regulação das relações pessoais e profissionais que se passam nas escolas, entre escolas e destas com as esferas administrativas.
- #261963
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(1,0) 2 -
Com objetivo de auxiliar o supervisor a melhor desempenhar suas funções junto às escolas, a literatura mais atual tem proposto que se entenda sua função como
I. uma tarefa baseada na participação, na cooperação, na integração e na flexibilidade.
II. um trabalho que requer, para ser bem sucedido, o estabelecimento de uma sólida parceria com a equipe escolar, com espaços de interlocução garantidos na e pela escola.
III. uma prática que não pode ser aprisionada em objetivos claramente especificados, uma vez que depende do contexto de cada escola.
IV. uma atividade política, vinculada diretamente às esferas administrativas de poder, resultando daí seu caráter persuasivo, burocrático, cujo compromisso está em cumprir as diretrizes da SEE.
V. uma ação que envolve constante avaliação crítica acerca do próprio desempenho na escola, além de aperfeiçoamento profissional e pessoal.
Espera-se do supervisor escolar APENAS as propostas apresentadas em
- a) I, II e V.
- b) I e II.
- c) II e III.
- d) III, IV e V.
- e) IV e V.
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(1,0) 3 -
A indisciplina escolar é uma das principais queixas dos professores. Nesse sentido, compete ao supervisor escolar argumentar e demonstrar que, para lidar com esse problema, é melhor recorrer a
- a) mecanismos de intervenção.
- b) mecanismos de punição.
- c) medidas preventivas.
- d) medidas paliativas.
- e) instruções vindas do diretor.
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(1,0) 4 -
O trabalho com os temas geradores, ainda hoje em vigor em muitas escolas, apresenta, como problema central, o fato de faltar aos educadores
- a) informação de que essa forma de trabalhar foi proposta por Paulo Freire, para adulto já vividos, em projetos de curta duração, fora da escola formal.
- b) conhecimentos sobre como fazer a progressão dos conteúdos e sua complexificação em função da idade dos alunos, série ou ciclo.
- c) familiaridade com as temáticas sociais, uma vez que a escola autoritária brasileira sempre as ignorou, ao privilegiar os privilegiados.
- d) compatibilização entre os assuntos escolhidos e os apresentados nos livros didáticos, gerando confusão para alunos e sobrecarga para os docentes.
- e) visão acerca da importância de se construir valores na escola, tratando, assim, os temas geradores apenas do ponto de vista cognitivo.
- #261966
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(1,0) 5 -
Veja a carta que Antônio, de 5 anos de idade, escreveu para sua mãe e que a professora elogiou muito.
EU TI MO MTO MAMI
EU CSTO MUTO VSE MAMI
(eu te amo muito mami, eu gosto muito de você mami)
A escrita produzida por Antônio revela a concepção de que escrever é
- a) juntar letras, sílabas e frases portadoras de sentido.
- b) agrupar palavras conhecidas e memorizadas.
- c) articular letras e fonemas de forma sistemática.
- d) levantar hipóteses sobre a representação escrita.
- e) conhecer as relações linguísticas intertextuais.