Simulado Agente de Organização Escolar | CONCURSO
Simulado Agente de Organização Escolar
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Este Simulado Agente de Organização Escolar foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Agente de Organização Escolar
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
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REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
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Questões Agente de Organização Escolar
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Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #252688
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(1,0) 1 -
Para Ashley (2002, p. 6-7), “o compromisso das instituições, bem como dos educadores com a sociedade, no que tange às atitudes que permeiam a visão dos diferentes e das diferenças no meio social, é bem maior e mais abrangente do que em outras instituições sociais, pois opera sobre o cidadão em desenvolvimento”. Considerando a educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir. I. O caminho para termos uma sociedade incluída será, provavelmente, aprofundar a educação inclusiva apoiando todos os alunos com dificuldades, dando-lhes uma educação de qualidade em um ambiente comunitário e diverso. II. Uma escola somente poderá ser considerada inclusiva quando estiver organizada para favorecer a cada aluno, dependendo da deficiência apresentada. III. É importante que o professor acolha todo aluno, independente de suas necessidades educativas especiais, pois este é o primeiro passo para promover o acesso curricular aos alunos com necessidades educativas especiais no contexto escolar. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
- a) I, II e III.
- b) I, apenas.
- c) II, apenas.
- d) I e III, apenas.
- #252689
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(1,0) 2 -
Para Plan (2008), as melhores estratégias para se combater a violência escolar, entre elas, o bullying, são as que se concentram no campo micro, as mudanças de normas técnicas da escola e da sala de aula, a capacitação de professores, conscientização dos direitos infantis e estabelecimento de normas claras referentes ao comportamento na escola. Trata-se de uma referência à ação mediadora do professor no combate ao bullying:
- a) Culpar o agressor perante a turma.
- b) Oportunizar os alunos para que criem regras antibullying.
- c) Conversar com os alunos, reproduzindo a ação do agressor.
- d) Sempre que possível trabalhar atividades com mensagens reprodutoras do bullying.
- #252691
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(1,0) 3 -
Conforme afirma Fusari (1990), “o planejamento deve ser concebido, assumido e vivenciado no cotidiano da prática social docente, como um processo de reflexão”, mas uma reflexão articulada, crítica e rigorosa. Sobre o planejamento, analise as afirmativas. I. São componentes básicos do planejamento de ensino: objetivos, conteúdos, procedimentos e recursos de ensino. II. A sequência de mediações de Projeto Político-Pedagógico, currículo e planejamento de ensino configura os contornos da prática avaliativa. III. Planejamento, currículo e avaliação são práticas educativas desvinculadas de um mesmo processo. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
- a) I, II e III
- b) III, apenas
- c) I e II, apenas
- d) I e III, apenas
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(1,0) 4 -
A escola, de fato, institui a cidadania.
(Canivez 1991, p. 33.)
Considerando a escola como espaço de inserção social, é INCORRETO afirmar que:
- a) A escola é um local onde se visa a inserção do ser ao social.
- b) O âmbito escolar é o primeiro socializador de todo indivíduo.
- c) O conhecimento da escola é um conhecimento sistematizado e não do senso comum.
- d) A escola institui a coabitação de seres diferentes sob a autoridade de uma mesma regra.
- #252695
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(1,0) 5 -
Cuidar e educar significa compreender que o direito à educação parte do princípio da formação da pessoa em sua essência humana (...). (Brasil, 2010, p. 17.) Com relação ao cuidar e educar, é INCORRETO afirmar que:
- a) Os docentes precisam, ao educar, estimular a curiosidade e a imaginação das crianças, pois educar quer dizer formar cidadãos que estão parcelados em capacidades isoladas.
- b) Educar implica preparar as situações como organização do tempo e do espaço dando condições para que as crianças criem os seus próprios conhecimentos por meio das interações com as pessoas, o meio físico, social e cultural.
- c) O cuidar é essencial para a formação da criança enquanto um ser em desenvolvimento contínuo e deve ser aliado ao processo educativo, ou seja, o educar, cuidando para que assim as ações que promovam afetividade, sensibilidade e autonomia sejam construídas.
- d) Em cada criança há uma criatura humana em formação e, neste sentido, cuidar e educar são, ao mesmo tempo, princípios e atos que orientam e dão sentido aos processos de ensino, de aprendizagem e de construção da pessoa humana em suas múltiplas dimensões.