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Simulado Agente de Defensoria - Assistente Social | CONCURSO

Simulado Agente de Defensoria - Assistente Social

Simulado Agente de Defensoria - Assistente Social

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Este Simulado Agente de Defensoria - Assistente Social foi elaborado da seguinte forma:

  • Categoria: Concurso
  • Instituição: Diversas
  • Cargo: Agente de Defensoria - Assistente Social
  • Matéria: Diversas
  • Assuntos do Simulado: Diversos
  • Banca Organizadora: Diversas
  • Quantidade de Questões: 5
  • Tempo do Simulado: 15 minutos

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REGRA DO SIMULADO

Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.

 

Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.

 

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Questões Agente de Defensoria - Assistente Social

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Boa sorte e Bons Estudos,

ConcursosAZ - Aprovando de A a Z


#253806
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(1,0) 1 - 

A profissão do assistente social deve ser compreendida sob dois ângulos. São eles:

  • a) realidade vivida e representada e pela consciência de seus agentes profissionais e doutrina social cristã que define a humanização da sociedade no mundo do capitalismo monopolista.
  • b) cotidiano da vida da sociedade e as protoformas da Rerum Novarum como instrução cristã no modo de assistir os pobres.
  • c) realidade vivida e representada e pela consciência de seus agentes profissionais e atividade socialmente determinada pelas circunstâncias sociais objetivas que conferem uma direção social à prática profissional.
  • d) profissão socialmente determinada pela divisão sócio-técnica do trabalho e as orientações do humanismo pós-moderno.
  • e) atividade socialmente determinada pelas circunstâncias sociais objetivas que conferem uma direção social à prática profissional e as protoformas da doutrina social cristã.
#253807
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(1,0) 2 - 

A profissão do assistente social deve ser compreendida sob dois ângulos. São eles:

  • a) realidade vivida e representada e pela consciência de seus agentes profissionais e doutrina social cristã que define a humanização da sociedade no mundo do capitalismo monopolista.
  • b) cotidiano da vida da sociedade e as protoformas da Rerum Novarum como instrução cristã no modo de assistir os pobres.
  • c) realidade vivida e representada e pela consciência de seus agentes profissionais e atividade socialmente determinada pelas circunstâncias sociais objetivas que conferem uma direção social à prática profissional.
  • d) profissão socialmente determinada pela divisão sócio-técnica do trabalho e as orientações do humanismo pós-moderno.
  • e) atividade socialmente determinada pelas circunstâncias sociais objetivas que conferem uma direção social à prática profissional e as protoformas da doutrina social cristã.
#253808
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(1,0) 3 - 

O Código de Ética Profissional, editado pelo Conselho Federal de Serviço Social, em 1993, trata das relações com os usuários e, no conjunto de seus preceitos, destaca o papel da informação. Neste contexto destaca-se:
I. garantir a plena informação e discussão sobre as possibilidades e consequências das situações apresentadas, respeitando democraticamente as decisões dos usuários, mesmo que sejam contrárias aos valores e às crenças individuais dos profissionais, resguardados os princípios deste Código. II. democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos usuários. III. devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses.
É correto o que se afirma em

  • a) I, apenas.
  • b) I e II, apenas.
  • c) I e III, apenas.
  • d) II e III, apenas.
  • e) I, II e III.
#253809
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(1,0) 4 - 

...... a pobreza maciça e a desigualdade obscena são flagelos tão terríveis dos nossos tempos que devem ser vistas como males sociais tão graves quanto a escravidão e o apartheid. (Nelson Madela, 2005)
A construção de condições para a diminuição deste quadro de desigualdade é uma das atribuições da Defensoria Pública. O assistente social tem como um dos instrumentos de sua ação profissional a elaboração de parecer social. O parecer social pode ser entendido como:

  • a) esclarecimentos com base em conhecimento de várias disciplinas que exponha as condições de sobrevivência individual, referenciada nos pressupostos e fundamentos das ciências humanas e biológicas, com finalização de caráter conclusivo ou indicativo.
  • b) exposição e manifestação, enfocando objetivamente a questão ou situação social analisada, e os objetivos do trabalho realizado, a análise da situação, referenciada em fundamentos teóricos, éticos e técnicos, inerentes ao Serviço Social, com base em estudo rigoroso e fundamentado e uma finalização de caráter conclusivo ou indicativo.
  • c) documento resultante do processo de perícia social que apresenta o registro das informações mais significativas do estudo e da análise realizada e do parecer social.
  • d) uma introdução que indica a demanda judicial e os objetivos, a identificação dos sujeitos a metodologia para a sua construção e um relato sem construção analítica.
  • e) exposição e manifestação, enfocando objetivamente a questão ou situação social analisada, e os objetivos do trabalho realizado, a análise da situação, referenciada em fundamentos teóricos, éticos e técnicos, inerentes ao Serviço Social, com base em estudo rigoroso e fundamentado e uma finalização sem caráter conclusivo ou indicativo.
#253810
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(1,0) 5 - 

No processo de planejamento faz-se necessária a criação de condições para que a intervenção conduza a mudanças significativas. (Baptista, 2000:73). Para tanto é preciso

  • a) procurar superar os limites do enfoque situacional para identificar prioridades de intervenção, adotando uma visão que não reduza a ação à imediaticidade.
  • b) apreender as prioridades da visão da sociedade como um todo harmônico e em movimento.
  • c) dar atenção prioritária aos aspectos individuais e a-históricos, na medida em que a soma dos mesmos possibilita a construção da realidade dinâmica que se quer modificar.
  • d) construir um arcabouço teórico com a visão funcionalista do todo social, pois esta visão responde de forma mais abrangente às questões da realidade social.
  • e) considerar que mudanças significativas não são possíveis de serem previstas em processos de planejamento.