Simulado Agente Censitário | CONCURSO
Simulado Agente Censitário
Se você irá prestar algum concurso para o cargo de Agente Censitário não pode deixar de praticar com nossos simulados grátis.
Vejam todos os simulados Agente Censitário
São milhares de simulados para o cargo desejado para que você possa praticar e conseguir a tão sonhada aprovação em Concurso Público.
Este Simulado Agente Censitário foi elaborado da seguinte forma:
- Categoria: Concurso
- Instituição:
Diversas - Cargo: Agente Censitário
- Matéria: Diversas
- Assuntos do Simulado: Diversos
- Banca Organizadora: Diversas
- Quantidade de Questões: 5
- Tempo do Simulado: 15 minutos
Vejam outros Simulado Agente Censitário
REGRA DO SIMULADO
Para realizar este simulado, que é gratuito, você apenas precisara criar no botão Iniciar logo abaixo e realizar um breve cadastro (apenas apelido e e-mail) para que assim você possa participar do Ranking do Simulado.
Por falar em Ranking, todos os nossos simulados contém um ranking, assim você saberá como esta indo em seus estudos e ainda poderá comparar sua nota com a dos seus concorrentes.
Aproveitem estes simulados Diversas e saiam na frente em seus estudos.
Questões Agente Censitário
Caso você ainda não se sinta preparado para realizar um simulado, você poderá treinar em nossas questões de concursos, principalmente as questões para Agente Censitário, que também são grátis. Clique Aqui!
Vejam todos os simulados Agente Censitário
Boa sorte e Bons Estudos,
ConcursosAZ - Aprovando de A a Z
- #262677
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
O processo de modernização do campo, ocorrido no Brasil na metade do século XX, produziu alguns efeitos para quem dependia da economia rural. Analise o trecho do estudo realizado por Priori et al (2012):
Assim, a modernização agrícola no Paraná alterou a estrutura fundiária do Estado principalmente em função da concentração de terras, êxodo rural, desemprego no campo com populações migrando para cidades polos regionais, outros Estados e regiões de fronteira e até mesmo para outros países, como o Paraguai, constituindo-se nos ‘brasiguaios’ (KLAUCK, 2012). Como consequência desse processo excludente, proporcionado pela modernização agrícola no Paraná, principalmente a partir dos anos de 1970, ainda convivemos com conflitos sociais no cotidiano do campo paranaense, envolvendo atualmente boias-frias, trabalhadores sem-terra nos assentamentos em áreas rurais, principalmente em relação a reivindicações de auxílio governamental, desemprego no campo, direitos trabalhistas e disputas por terras.
(Fonte: PRIORI et al, 2013. Disponível em: priori-9788576285878-10.pdf (scielo.org).
Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira, de acordo com a relação entre os impactos da modernização agrícola paranaense e alguns efeitos decorrentes.
A Expansão de latifúndios. B Desemprego no campo. C Necessidade de crédito rural. D Expropriação de terras.
( ) Resultou na anexação de novas terras, transformando-as em grandes propriedades monocultoras de exportação.
( ) Está atrelado ao aumento da tecnificação das formas de trabalho no campo.
( ) Como consequência ressaltou a necessidade de luta organizado pelo movimento dos trabalhadores-semterra.
( ) A produção passa a atender critérios ditados pelo mercado externo, exigindo a adoção de pacotes agrotecnológicos de alto custo, que necessitam subsídio.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo.
- a) C, B, A, D;
- b) A, B, D, C;
- c) B, A, C, D;
- d) D, A, B, C;
- e) A, C, D, B.
- #262678
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Um dos mecanismos de gestão territorial mais usados para um país é propor novas divisões político administrativas. Regiões e Estados podem passar, frequentemente, em decorrência das mudanças de atividades econômicas empreendidas, por proposições que resultem na melhora da gerência daquela porção territorial. Analise o trecho da reportagem publicada pelo Senado Federal em 2021:
Pedido de vista coletivo adiou a votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta quarta-feira (17), do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 508/2019, que convoca plebiscito sobre a criação do Estado do Tapajós. A proposta deve voltar à pauta do colegiado na próxima reunião. O assunto volta a ser analisado pelos parlamentares dez anos depois da realização do plebiscito sobre a divisão do estado do Pará em três: Pará, Carajás e Tapajós. Na época, a população rejeitou o desmembramento. O novo plebiscito, se aprovado, consultará os eleitores sobre a criação do estado de Tapajós mediante desmembramento do território compreendido por 23 municípios situados a oeste do estado atual, entre eles, Santarém. O relator, Plínio Valério (PSDBAM), defende a criação do novo estado. Segundo ele, o movimento de emancipação do Tapajós existe há pelo menos 170 anos. O senador apontou que a região conta com importante produção de cacau, além de minérios, mas a “pujança” econômica não é revertida em serviços públicos para a população — Esses municípios reclamam autonomia porque não têm as benesses dessa pujança. Essa gente quer partilhar dessa riqueza — disse.
(Fonte: Agência Senado, 2021. Disponível em: Adiadas votações de projetos sobre criação do estado de Tapajós e Lei Geral do Esporte — Senado Notícias
Assinale a alternativa correta sobre a proposta de nova divisão territorial do Pará.
- a) Favorece o estado paraense na Região Metropolitana de Belém, uma vez que a fundação de Carajás direcionaria as atividades econômicas (minerárias) para o entorno da capital.
- b) Impede que outras áreas do atual limite paraense se desenvolvam, pois concentrará as atividades econômicas somente em Carajás (Oeste do Pará), onde atualmente há pouco desenvolvimento econômico.
- c) Impactará na recentralização de projetos econômicos territoriais do setor primário (agropecuário e minerário), concentrando atividades pastoris em Carajás e extrativas em Tapajós.
- d) Cria diversos litígios no Estado, já que limita parte da bacia do Rio Amazonas no Estado de Tapajós e Carajás, somente, impactando na capacidade de irrigação e, consequentemente, na produtividade agrícola.
- e) Modifica profundamente a estrutura espacial do entorno de Belém, já que elegerá como foco outras áreas do Estado, criando tendência de urbanização de cidades como Santarém (Carajás), diminuindo a importância de Belém.
- #262679
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na safra de 2020/2021, foram produzidas mais de 362,900 milhões de toneladas de soja no mundo todo, em uma área de 127,842 hectares.
(Fonte: EMBRAPA, 2021. Disponível em: Dados econômicos - Portal Embrapa.
A organização produtiva da soja pode ser especificada em áreas que se destacam como maiores produtoras, que geram tecnologias exportadas para o mundo todo. Associe as opções destacadas com sua correta participação na produção mundial da soja:
A Brasil. B Illinois. C Mato Grosso. D EUA
( ) Estado com produção superior a 20 milhões de toneladas entre 2020/2021, compondo um importante cinturão agropecuário em seu país.
( ) Maior produtor mundial de soja, atingindo em 2020/2021 o total de 135,409 milhões de toneladas.
( ) Estado com maior produção de soja de seu país, atingindo 35,947 milhões de toneladas em 2020/2021.
( ) Segundo maior produtor mundial de soja, atingindo em 2020/2021 o total de 112,549 milhões de toneladas.
Assinale a alternativa que indique a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo.
- a) C, B, A, D;
- b) A, B, D, C;
- c) D, A, B, C;
- d) A, C, D, B.
- e) B, A, C, D;
- #262680
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Recentemente, principalmente em períodos eleitorais, o tema moradia vem ganhando cada vez mais destaque na imprensa brasileira. Leia o trecho da reportagem feita pelo G1 de Pernambuco, em 2018:
MTST ocupa prédio na Praça da Independência, no Centro do Recife
O prédio de número 91 da Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife, se tornou local de protestos desde a madrugada desta terça-feira (19). Manifestantes do Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam o local, numa ação de luta pelo direito à moradia das mulheres do estado. (...) O grupo de manifestantes, que é formado majoritariamente por mulheres, chegou no local por volta das 23h da segunda-feira e dividiu as famílias no espaço. Uma corrente grossa foi colocada na porta para não permitir a entrada de outras pessoas. O MTST afirma contar com cerca de 300 mulheres e crianças na manifestação. De acordo com o movimento, o objetivo é criar um meio de comunicação com a prefeitura e o governo do estado para que o edifício seja destinado a moradias populares e ganhe uma nova utilidade.
(Fonte: G1 PE, 2018. Disponível em:
A reportagem destaca uma forma de organização social que ocorre nas metrópoles brasileiras. O objetivo final justificado pelos movimentos urbanos de moradia é o de:
- a) Invadir a propriedade privada e utilizá-la ilegalmente como meio de subsistência, arrendando posteriormente o terreno para alugueis.
- b) Criar demanda especulativa nas áreas mais centrais das cidades, pois, com as ocupações, os prédios são automaticamente reformados e recebem infraestrutura adequada, o que interessa ao mercado imobiliário.
- c) Pressionar o poder público para a criação de habitações de interesse social, regularizando a situação do imóvel, muitas vezes em situação irregular há tempos, seguindo mecanismos do mercado imobiliário.
- d) Acelerar o processo de desvalorização e degradação das áreas centrais das metrópoles brasileiras, uma vez que as invasões desta natureza servem para o estímulo de atividades ilegais.
- e) Expulsar as pessoas que se encontram em situação de rua e inserir aquelas que tem algum tipo de renda nesses tipos de habitação, para servir como forma de limpeza social, revalorando os centros urbanos e criando demanda de mercado.
- #262681
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
O texto de E. Limonad (1999) contém reflexões sobre o espaço urbano e a organização da estrutura urbana. Analise.
A produção do espaço social e os processos históricos e sociais não se desenrolariam alheios entre si, mas num jogo de interação, oposição, contradição. Por conseguinte, a estruturação do território poderia ser definida dialeticamente como um elemento substantivo das relações gerais de produção simultaneamente sociais e espaciais, necessária para o próprio processo de produção no arranjo dos territórios e na distribuição desigual e hierarquizada das classes sociais e das atividades produtivas no espaço que levam a uma diferenciação social e espacial que contribui para um desenvolvimento desigual e combinado em diferentes escalas, a nível espacial e de relações de dominação (LIMONAD, 1999, p.81-82).
(Fonte: Limonad, 1999. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geog...
Sobre a abordagem teórica e metodológica de E. Limonad (1999) sobre a organização do espaço urbano, indique “V”, para verdadeira, e “F”, para falsa, nas afirmativas a seguir:
( ) Na visão da autora as cidades se diferenciam umas das outras em função dos tipos de atividades que exercem, funcionando como um todo orgânico homogêneo nas microrregiões.
( ) Os arranjos territoriais urbanos são diferenciados tanto por sua funcionalidade como pela aderência diferenciada no espaço intraurbano, levando a áreas mais ou menos produtivas, bem como valorizadas.
( ) O espaço urbano é marcado por contradições, uma vez que predomina a condição de igual distribuição da riqueza produzida, sobretudo nas áreas concentradas nos limites centrais e pericentrais das metrópoles.
( ) Cada cidade, como malha única e autônoma no sistema capitalista, é autossuficiente em termos produtivos, o que elimina qualquer análise que envolva a totalidade sistêmica, isto é, decisões tomadas em escalas globais.
Assinale a alternativa que apresente a sequência correta obtida no sentido de cima para baixo.
- a) F, V, F, F.
- b) F, V, V, V.
- c) V, F, F, F.
- d) V, F, V, F.
- e) F, V, F, V.