Questões de professor - enfermagem para Concursos Diversos | CONCURSO
QUESTÕES DE PROFESSOR - ENFERMAGEM PARA CONCURSOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos ao exame da Cargos Concursos, através de simulados para Cargos Concursos, provas e questões da Cargos Concursos.
PÚBLICO ALVO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação em concursos que cobram a matéria de Matérias diversas Assuntos Diversos.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Concursos Diversos que foi organizado pela Bancas diversas. Estas questões são de Matérias diversas, contendo o assunto de Assuntos Diversos que foram extraídas de concursos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Questões de professor - enfermagem para Concursos Diversos contém um total de 20 questões da Cargos Concursos com um tempo estimado de 60 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Matérias diversas, Assuntos Diversos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento nestas matérias.
RANKING
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES na matéria de Matérias diversas - Assuntos Diversos. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DA PROVA
Este simulado contém questões para o cargo de professor - enfermagem. Se você esta estudando para ser aprovado para professor - enfermagem não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O Questões de professor - enfermagem para Concursos Diversos
Para realizar este o simulado você deverá realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado de Questões de professor - enfermagem para Concursos Diversos você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Concursos Diversos é aqui!
- #134459
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Os curativos são uma forma de tratamento das feridas cutâneas, os avanços tecnológicos permitiram que a enfermagem escolha o curativo de acordo com a natureza, à localização e ao tamanho da lesão. Com relação ao tratamento das feridas marque com (V) as verdadeiras e com (F) as falsas.
( ) Nas feridas abertas o melhor curativo é o seco, ocluso, pois facilita a barreira protetora contra microrganismo; promover a diminuição da dor.
( ) Curativo com Sulfadiazina de Prata é indicado para feridas com tecido desvitalizado.
( ) De acordo com o comprometimento tecidual as feridas são classificadas em dois estágios: Estágio I caracterizado pelo comprometimento da epiderme apenas, com formação de eritema em pele íntegra e sem perda tecidual e Estágio II que se caracteriza-se por extensa destruição de tecido, chegando a ocorrer lesão óssea ou muscular ou necrose tissular.
( ) A Terapia de Pressão Negativa (TPN) é um dispositivo que ajuda a fechar feridas de difícil cicatrização, aplicando simultaneamente uma pressão negativa sob as margens da ferida
( ) Desbridamento autolítico é um processo seletivo de remoção da necrose (preserva o tecido vivo) pela ação dos neutrófilos, eosinófilos e basófilos; e das enzimas digestivas do próprio organismo do paciente. É promovido pelo uso de produtos que garantam a umidade adequada na ferida..
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.
- a) F, F, F, V, V
- b) V, V, V, F, F
- c) F, V, V, F, V
- d) V, F, V, F, F
- e) F, V, V, F, F
- #134460
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Com relação aos sufixos em terminologia cirúrgica, identifique as proposições corretas:
I. Ectomia é a abertura cirúrgica de uma nova “boca” cavidade.
II. Rafia é a sutura de um órgão ou tecido.
III. Pexia é a alteração da forma de um órgão.
IV. Scopia é a visualização de um órgão.
V. Plastia é a fixação de um órgão.
Assinale a alternativa, contendo as proposições verdadeiras:
- a) I, II e IV estão corretas.
- b) II e IV estão corretas.
- c) I e IV estão corretas.
- d) II, III e IV estão corretas
- e) I, II, III, IV e V estão corretas.
- #134461
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Leia os enunciados a seguir, analisando os enunciados no que concerne ao Centro de Material e Esterilização (CME):
I. Processo de esterilização é considerado aquele que elimina todas as formas de microrganismos contaminantes.
II. O fluxo de material no CME deve ser unilateral, da área limpa para a área suja.
III. A limpeza é o primeiro passo para o processamento de artigos, está diretamente ligada a qualidade final do processo, o artigo limpo diminui falhas na esterilização.
IV. O prazo de validade de materiais esterilizados é constante e previamente estabelecido, independe do serviço em que é aplicado e estocagem.
V. É obrigatório o monitoramento de qualidade e uso de indicadores químicos no processo de esterilização.
Assinale a opção CORRETA:
- a) As afirmações I, III, IV e V estão corretas.
- b) As assertivas I, III e IV estão corretas.
- c) As assertivas I, III, e V estão corretas.
- d) Os enunciados III, IV e V estão corretos.
- e) Apenas a afirmação II é incorreta.
- #134462
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
A cadeia de sobrevivência é uma forma gráfica que apresenta os principais passos a serem seguidos em um atendimento de parada cardiopulmonar.
Figura: Destaques da American Heart Association 2015. Atualização das diretrizes de RCP e ACE
Sobre este tema, o último elo da cadeia destaca os cuidados pós-PCR. Quais cuidados são preconizados pós -PCR no ambiente intra-hospitalar.
- a) Tratamento de reperfusão precoce para os casos de trombose coronariana; estabilização e manutenção dos parâmetros hemodinâmicos; correção dos distúrbios dos gases arteriais; manutenção dos valores normais de glicose; controle do balanço hídrico; administração de sedação e analgesia; prevenção e tratamento das convulsões e o controle da temperatura.
- b) Tratamento de reperfusão precoce para os casos de trombose coronariana; estabilização e manutenção dos parâmetros hemodinâmicos; correção dos distúrbios dos gases arteriais; manutenção dos valores de glicose abaixo de 70mg/dl; controle do balanço hídrico; administração de sedação e analgesia; prevenção e tratamento das convulsões e o controle da temperatura.
- c) Tratamento de reperfusão precoce para os casos de trombose coronariana; estabilização e manutenção dos parâmetros hemodinâmicos; correção dos distúrbios dos gases arteriais; manutenção dos valores de glicose abaixo de 70mg/dl; manter balanço hídrico positivo; administração de sedação e analgesia; prevenção e tratamento das convulsões e o controle da temperatura.
- d) Tratamento de reperfusão precoce para os casos de trombose coronariana; estabilização e manutenção dos parâmetros hemodinâmicos; correção dos distúrbios dos gases arteriais; manutenção dos valores normais de glicose; controle do balanço hídrico; estimular a retirada da sedação, administração de analgesia; prevenção e tratamento das convulsões e o controle da temperatura.
- e) Tratamento de reperfusão precoce para os casos de trombose coronariana; estabilização e manutenção dos parâmetros hemodinâmicos; correção dos distúrbios dos gases arteriais; manutenção dos valores de glicose abaixo de 70mg/dl; controle do balanço hídrico; estimular a retirada da sedação, administração de analgesia; prevenção e tratamento das convulsões e o controle da temperatura.
- #134463
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Os sistemas de atenção à saúde são definidos pela Organização Mundial da Saúde como o conjunto de atividades cujo propósito primário é promover, restaurar e manter a saúde de uma população para se atingirem os seguintes objetivos: o alcance de um nível ótimo de saúde, distribuído de forma equitativa; a garantia de uma proteção adequada dos riscos para todos os cidadãos; o acolhimento humanizado dos cidadãos; a provisão de serviços seguros e efetivos; e a prestação de serviços eficientes (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2000). Os sistemas fragmentados de atenção à saúde, fortemente hegemônicos, são aqueles que se organizam através de um conjunto de pontos de atenção à saúde, isolados e incomunicados uns dos outros, e que, por consequência, são incapazes de prestar uma atenção contínua à população. Diferentemente, os sistemas integrados de atenção à saúde, as RASs, buscam fazer oposição a essa fragmentação. Sobre as RASs, analise as afirmações a seguir:
I. Arranjos produtivos híbridos que combinam a concentração de certos serviços com a dispersão de outros. Em geral, os serviços de menor densidade tecnológica como os de APS devem ser dispersos; ao contrário, os serviços de maior densidade tecnológica, como hospitais, unidades de processamento de exames de patologia clínica, equipamentos de imagem etc., tendem a ser concentrados
II. Em geral, não há uma população adstrita de responsabilização. Neles, a atenção primária à saúde não se comunica fluidamente com a atenção secundária à saúde e, esses dois níveis, também não se articulam com a atenção terciária à saúde, nem com os sistemas de apoio, nem com os sistemas logísticos.
III. Superar a fragmentação existente nos sistemas de atenção à saúde por meio da instituição de sistemas integrados de serviços de saúde que configurem um contínuo coordenado de serviços para uma população definida
IV. Os níveis de atenção não se configuram em elementos das RAS. Devem ser observados os conceitos de integração horizontal e vertical, são conceitos que vêm da teoria econômica e que estão associados a concepções referentes às cadeias produtivas.
V. A organização das RASs, para ser feita de forma efetiva, eficiente e com qualidade, tem de estruturar-se com base nos seguintes fundamentos: economia de escala, disponibilidade de recursos, qualidade e acesso; integração horizontal e vertical; processos de substituição; territórios sanitários; e níveis de atenção.
Assinale a opção CORRETA:
- a) As afirmações I, IV e V estão corretas.
- b) As afirmações I, II, IV e V estão corretas.
- c) As afirmações II, III e IV estão corretas.
- d) As afirmações I, III e V estão corretas.
- e) As afirmações I, III e IV estão corretas.
- #134464
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
“Somos frutos de nossa história e de nosso passado”. Assim como as pessoas, a concepção de saúde de um país está intimamente ligada ao seu contexto histórico e social. Para compreender a complexa realidade de saúde no Brasil é fundamental entender as relações políticas, sociais e históricas pelas quais passamos ao longo do tempo. Sobre esse tema analise as afirmações:
I. O Brasil colônia respeitava a legislação e as práticas vigentes em Portugal. Por essa razão, com a colonização se iniciaram as primeiras ações de saúde normatizadas por Portugal.
II. Em São Paulo e Rio de Janeiro, o modelo campanhista de saúde do início do século XX não colaborou para a diminuição de casos de febre amarela, peste bubônica e varíola.
III. Em 1910 é divulgado para o mundo o resultado do relatório Fleixner, considerado o grande responsável pela mais importante reforma das escolas médicas de todos os tempos nos EUA, com profundas implicações para a formação médica e a medicina mundial.
IV. A educação formal de enfermeiras brasileiras, iniciou pelo curso de parteiras junto à escola médica, no século XIX.
V. Como consequência do Flexerianismo que consolidou o modelo científico na medicina, o ensino médico passa a ser calcado nas especializações e no uso crescente de novas tecnologias.
Assinale a opção CORRETA
- a) As afirmações I, II, III, IV e V estão corretas.
- b) As afirmações III, IV e V estão corretas.
- c) As afirmações II, III e IV estão corretas.
- d) As afirmações I, II e IV estão corretas.
- e) As afirmações II, III e V estão corretas.
- #134465
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
De acordo com os parâmetros de hipertensão arterial na gestação analise as afirmações:
I. Na hipertensão arterial na gestação observa-se níveis tensionais absolutos iguais ou maiores do que 140mmHg de pressão sistólica e iguais ou maiores do que 90mmHg de pressão diastólica, mantidos em medidas repetidas, em condições ideais, em pelo menos três ocasiões. Este conceito é mais simples e preciso. A pressão diastólica deve ser identificada pela fase V de Korotkoff.
II. A pré-eclâmpsia é caracterizada pelo aparecimento de hipertensão arterial sistêmica e proteinúria (> 300 mg/24h) após a 20ª semana de gestação em mulheres previamente normotensas;
III. A eclâmpsia corresponde à pré-eclâmpsia complicada por convulsões que podem ser atribuídas a outras causas.
IV. As alterações hipertensivas da gestação estão associadas a complicações graves fetais e maternas e a um risco maior de mortalidade materna e perinatal. Nos países em desenvolvimento, a hipertensão gestacional é a principal causa de mortalidade materna, sendo responsável por um grande número de internações em centros de tratamento intensivo.
V. A hipertensão gestacional é caracterizada por hipertensão arterial sistêmica detectada antes da 12ª semana, sem proteinúria, podendo ser definida como “transitória” (quando ocorre normalização após o parto) ou “crônica” (quando persistir a hipertensão).
Assinale a alternativa CORRETA:
- a) As afirmações I, II e V estão corretas.
- b) As afirmações I, II, III, IV e V estão corretas.
- c) As afirmações II, III e IV estão corretas.
- d) As afirmações I, II, IV estão corretas.
- e) As afirmações II, III e V estão corretas.
- #134466
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
A sepse é uma síndrome extremamente prevalente, com elevada morbidade e mortalidade e altos custos, de acordo com os conhecimentos relacionados a essa síndrome analise as afirmações:
I. A síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SRIS) é definida pela presença de no mínimo dois dos sinais: temperatura central > 38,3º C ou < 36ºC OU equivalente em termos de temperatura axilar; frequência cardíaca > 90 bpm; frequência respiratória > 20 rpm, ou PaCO2 < 32 mmHg leucócitos totais > 12.000/mm³; ou < 4.000/mm³ ou presença de > 10% de formas jovens (desvio à esquerda).
II. Infecção sem disfunção é aquele que, tendo ou não os critérios de síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SRIS), possui foco infeccioso suspeito ou confirmado (bacteriano, viral, fúngico, etc.) sem apresentar disfunção orgânica.
III. Entende-se por SEPSE presença de disfunção ameaçadora à vida em decorrência da presença de resposta desregulada à infecção, com as seguintes disfunções orgânicas hipotensão; oligúria ou elevação da creatinina; relação PaO2/FiO2 < 300 ou necessidade de O2 para manter SpO2 > 90%; contagem de plaquetas < 100.000/mm³ ou redução de 50% no número de plaquetas em relação ao maior valor registrado nos últimos 3 dias; lactato acima do valor de referência; rebaixamento do nível de consciência, agitação, delirium;• aumento significativo de bilirrubinas
IV. De acordo com Campanha de Sobrevivência a Sepse (SSC, Surviving Sepsis Campaign) choque séptico é definido pela presença de hipotensão não responsiva à utilização de fluídos, independente dos valores de lactato V. A síndrome da resposta inflamatória sistêmica (SRIS) não faz mais parte dos critérios para definição da presença de sepse mas continua tendo valor como instrumento de triagem para a identificação de pacientes com infecção e, potencialmente, sob risco de apresentar sepse ou choque séptico.
Assinale a alternativa CORRETA:
- a) As afirmações II, III, IV e V estão corretas.
- b) As afirmações I, II, III, IV e V estão corretas.
- c) As afirmações II, III e IV estão corretas.
- d) As afirmações I, II e IV estão corretas.
- e) As afirmações II, III e V estão corretas.
- #134467
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
A atenção obstétrica e neonatal, prestada pelos serviços de saúde, deve ter como características essenciais a qualidade e a humanização. É dever dos serviços e profissionais de saúde acolher com dignidade a mulher e o recém-nascido, enfocando-os como sujeitos de direitos. Assim é necessário que Estados e municípios disponham de uma rede de serviços organizada para a atenção obstétrica e neonatal, com mecanismos estabelecidos de referência e contra referência, considerando os seguintes critérios, EXCETO:
- a) Registro das informações em prontuário, no Cartão da Gestante e no SisPreNatal, inclusive com preenchimento da Ficha Perinatal, abordando a história clínica perinatal, as intercorrências e as urgências/emergências que requeiram avaliação hospitalar.
- b) Vinculação de unidades que prestam atenção pré-natal às maternidades/hospitais, conforme definição do gestor local.
- c) Garantia de atendimento a todas as parturientes e recém-nascidos que procurem os serviços de saúde e garantia de internamento, sempre que necessário.
- d) Vinculação à Central de Regulação Obstétrica e Neonatal, de modo a garantir a internação da parturiente e do recém-nascido nos casos de demanda excedente.
- e) Garantia dos recursos humanos, físicos, materiais e técnicos necessários à atenção prénatal, assistência ao parto e ao recém-nascido e atenção puerperal, sem o estabelecimento de critérios mínimos para o funcionamento das maternidades e unidades de saúde.
- #134468
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Considerando a lei do exercício profissional cabe ao enfermeiro realizar a Classificação de Risco, uma vez que a Lei n.º 7.498/86 incumbe, privativamente ao enfermeiro, a Consulta de Enfermagem e a realização de técnicas de maior complexidade, que exijam conhecimentos científicos adequados, e a capacidade de tomar decisões rápidas. Qual a sequência CORRETA da classificação de risco preconizada por cores conforme o Ministério da Saúde.
- a) Vermelho – urgência; Amarelo - pouco – urgente; verde – não urgência; Azul – acompanhante.
- b) Vermelho - emergência; Amarelo- urgência; Verde- semi-urgência; Azul – Não urgência.
- c) Vermelho – emergência; Verde – urgência; Amarelo_ semi-urgencia; Azul – Não urgência.
- d) Vermelho – emergência; Azul – urgência; Verde- semi – urgência; Amarelo- Não urgência.
- e) Amarelo - emergência; vermelho – urgência; azul – semi-urgência; Verde – Não –urgência.
- #134469
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
Com relação aos cuidados em pacientes graves internados em unidade de terapia intensiva invasivas marque (V) para verdadeiro e (F) para falso
( ) O cateter de artéria pulmonar é uma forma de identificar a disfunção ventricular direita, mede pressões ventriculares e débito cardíaco. É utilizado um cateter de via única e possui um valão em sua extremidade distal.
( ) O Balão intra-aórtico é um balão fino, longo e flexível, introduzido pela artéria femoral e deslocado até o ventrículo direito, age com o princípio da contrapulsação e reque que o balão seja insuflado durante a diástole e desinsuflado durante a sistole.
( ) A medição da pressão intra-adiminal (PIA) é indicada em casos de aumento do conteúdo abdominal, pancreatite aguda, afecções abdominais agudas, politrauma entre outros. Para aferição fidedigna o enfermeiro deve considerar a mensuração no momento da expiração.
( ) A Pressão Venosa Central é a pressão exercida pelo sangue nas veias de grande calibre, no retorno ao coração pela veia cava superior.
( ) A Pressão intracraniana (PIC) é a pressão resultante da presença de três componentes dentro da caixa craniana são eles: parenquimatoso, liquórico e vascular.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo
- a) F, F, F, V, V
- b) V, V, F, F, F
- c) F, F, V, V, V
- d) V, V, V, F, F
- e) F, V, F, V, F
- #134470
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
As drogas vasoativas são comumente empregadas nos pacientes graves e hemodinamicamente instáveis. Assinale qual droga comumente utilizada em Unidade de Terapia Intensiva apresenta as seguintes características: é uma catecolamina sintética, pode promover diminuição da resistência arterial periférica, aumentar o volume sistólico e o débito cardíaco. É indicada na Insuficiência Cardíaca congestiva.
- a) Noradrenalina
- b) Dopamina
- c) Adrenalina
- d) Dobutamina
- e) Atropina
- #134471
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
De acordo com a lei do exercício profissional o enfermeiro e o técnico em enfermagem possuem competência para desenvolver o preparo e administração de medicamentos. Segundo a Organização Mundial da Saúde os erros de medicação causam pelo menos uma morte todos os dias e geram cerca de 1,3 milhões de danos anualmente nos Estados Unidos (WHO, 2017). Referente a prevenção de erros no preparo e administração de medicamentos, analise as afirmações:
I. No posto de enfermagem de uma unidade de internação o local de preparo de medicamentos deve ser espaçoso, limpo, arejado, organizado, bem iluminado, com baixo nível de ruídos e de fácil circulação, que permita o acesso a pacientes e familiares para esclarecer qualquer dúvida no momento que o profissional de enfermagem esteja preparando os medicamentos.
II. A dupla checagem é um procedimento indicado para que seja realizado no momento do preparo dos medicamentos e também na administração de alguns medicamentos. Existe mais de uma forma de ser realizada a dupla checagem, podendo ser adaptada ao local e ao tipo de medicação, porém, não deve ser ignorada, pois há evidências que é uma barreira efetiva para prevenção de erros que poderão lesar o paciente.
III. Durante o processo de preparo e administração de medicamentos os profissionais de enfermagem devem estar atentos aos “certos” que são utilizados como uma forma de barreira para prevenção erros nesses momentos. Segundo protocolo do Ministério da Saúde no Brasil hoje são preconizados nove certos sendo eles: paciente certo, medicamento certo, via certa, hora certa, dose certa, registro certo, ação certa, forma certa e resposta certa
IV. A comunicação é uma excelente barreira na prevenção de erros no momento da administração dos medicamentos, é importante sempre identificar o paciente de forma correta com, pelo menos, dois indicadores, como nome completo e data de nascimento, questionar o paciente se o mesmo é alérgico a algum medicamento, comunicar ao paciente qual medicamento será administrado, e orientar sobre resultado esperado e possíveis reações.
V. Indica-se cuidados específicos com alguns tipos de medicamentos no momento da administração para evitar erros, tais como: atenção a lateralidade dos equipos em pacientes em uso sondas e acesso venoso, certificar-se que os medicamentos via oral foram realmente ingeridos pelo paciente, controle da vazão em medicamentos administrados por bomba de infusão.
Assinale a alternativa CORRETA:
- a) As afirmações II, III e V estão corretas.
- b) As afirmações I, II, III e IV estão corretas.
- c) As afirmações II, III e IV estão corretas.
- d) As afirmações I, II e IV estão corretas.
- e) As afirmações II, III, IV e V estão corretas.
- #134472
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 14 -
Baseado na Resolução do COFEN 557/2017 que normatiza a aspiração de vias aéreas, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F), para as falsas.
( ) A aspiração de vias aéreas em pacientes em unidades de emergência, unidade de terapia intensiva, semi intensivas, ou demais unidades de assistência, deverão ser executadas pelo enfermeiro conforme dispõe a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.
( ) Os pacientes internados em unidades de emergência, sala de estabilização e demais unidades de assistência que necessitem de aspiração de vias aéreas e sejam classificados como graves, deverão ser aspirados privativamente pelo enfermeiro, mesmo estando sem respiração artificia, exceto em situações de emergência.
( ) O Técnico em enfermagem não poderá aspirar os pacientes em uso de traqueostomia de longa permanência ou definitiva, sendo ela em uso hospitalar, domiciliar ou em atendimento ambulatorial.
( ) A aspiração de vias aéreas em pacientes intubados ou com traqueostomias deve ser realizada privativamente pelo enfermeiro, sendo em unidade de terapia intensiva, emergência ou demais unidades de assistência.
( ) Os pacientes classificados como não graves com necessidade de aspiração de vias aéreas, que estejam internados em unidades de internação, atendimentos domiciliar poderão ser aspirados pelo Técnico em Enfermagem, desde que previamente avaliado pelo Enfermeiro, que fará a prescrição desse procedimento.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo
- a) V, V, F, V, F
- b) F, F, V, F, V
- c) F, V, F, V, V
- d) V, F, V, F, F
- e) V, V, F, F, V
- #134473
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Matérias Diversas
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
A pressão arterial (PA) é a inter-relação entre o débito cardíaco, a resistência vascular periférica, o volume sanguíneo, a viscosidade do sangue e a elasticidade da artéria. Quais fatores durante a aferição da PA geram um resultado falsamente alto?
- a) Manguito muito largo, braço utilizado para medida estar acima do nível do coração, colocação do estetoscópio sob o manguito durante a ausculta.
- b) Manguito muito estreito, braço utilizado para medida estar acima do nível do coração, encher novamente o manguito após perder uma medida sem deixar sair todo o ar e esperar 30 segundos.
- c) Manguito muito largo, braço utilizado para medida estar abaixo do nível do coração, encher novamente o manguito após perder uma medida sem deixar sair todo o ar e esperar 30 segundos.
- d) Manguito muito estreito, braço utilizado para medida estar abaixo do nível do coração, encher novamente o manguito após perder uma medida sem deixar sair todo o ar e esperar 30 segu
- e) Manguito muito apertado, braço utilizado para medida estar acima do nível do coração, colocação do estetoscópio sob o manguito durante a ausculta.