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Questões de Principais Instituições Públicas de Direitos Humanos para Concursos Diversos | CONCURSO

Questões de Principais Instituições Públicas de Direitos Humanos para Concursos Diversos

QUESTÕES DE PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE DIREITOS HUMANOS PARA CONCURSOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos ao exame da Assunto Concursos, através de simulados para Assunto Concursos, provas e questões da Assunto Concursos.

PÚBLICO ALVO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação em concursos que cobram a matéria de Direitos Humanos Principais Instituições Públicas de Direitos Humanos.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Concursos Diversos que foi organizado pela Bancas Diversas. Estas questões são de Direitos Humanos, contendo o assunto de Principais Instituições Públicas de Direitos Humanos que foram extraídas de concursos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Questões de Principais Instituições Públicas de Direitos Humanos para Concursos Diversos contém um total de 8 questões da Assunto Concursos com um tempo estimado de 24 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Direitos Humanos, Principais Instituições Públicas de Direitos Humanos para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento nestas matérias.

RANKING
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES na matéria de Direitos Humanos - Principais Instituições Públicas de Direitos Humanos. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DA PROVA
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O Questões de Principais Instituições Públicas de Direitos Humanos para Concursos Diversos
Para realizar este o simulado você deverá realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado de Questões de Principais Instituições Públicas de Direitos Humanos para Concursos Diversos você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Concursos Diversos é aqui!


#136115
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Instituições Públicas de Direitos Humanos
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 1 - 

Segundo o relatório do Conselho dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas - ONU (2017) “o termo ‘situação de rua’ não só descreve a carência de moradia, como também identifica um grupo social. Considerando o contexto social desta população, leia atentamente as afirmativas abaixo.
I. O perfil da população de moradores de rua predomina pessoas do sexo masculino, a maioria com idade entre 25 e 44 anos e que se declara parda, sendo que mais de 70% desta sabe ler e escrever, e exerce alguma atividade remunerada, como catador de material reciclável e flanelinha. II. Dentre os principais fatores que levam as pessoas a viverem nas ruas, destaca-se o uso abusivo de álcool e outras drogas, o desemprego e conflitos familiares. III. Pesquisas que acompanharam a trajetória de pessoas em situação de rua apontam para a ineficácia de políticas públicas repressivas e as potencialidades do cuidado respaldado pela perspectiva da redução de danos. IV. O processo de globalização e o aumento do sistema econômico capitalista aumentam as possibilidades de trabalho e emprego e, consequentemente, diminuem a injustiça social e seus determinantes que culminam na situação de rua.
Assinale a alternativa correta.

  • a) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
  • b) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas
  • c) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas
  • d) As afirmativas II, III e IV estão corretas
#136117
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Principais Instituições Públicas de Direitos Humanos
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 2 - 

Foi criada, em 2011, e instituída, em 2012, uma comissão que apuraria graves violações aos Direitos Humanos ocorridos no Brasil entre os anos de 1946 e 1988, no entanto, houve um período histórico brasileiro que foi mais investigado. Assim, indique a alternativa que traga qual a comissão abordada e o período citado acima, respectivamente:

  • a) Comissão Brasileira de Direitos Humanos - Ditadura Militar.
  • b) Comissão Nacional da Verdade – Era Vargas.
  • c) Comissão Brasileira de Direitos Humanos – Era Vargas.
  • d) Comissão Nacional da Verdade – Ditadura Militar.
#136120
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. Bancas Diversas
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Principais Instituições Públicas de Direitos Humanos
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 3 - 

A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR responsável pela implementação de uma política de promoção da igualdade racial e coordenação das ações governamentais, optou, na elaboração de sua Política, pela realização de um amplo diálogo com diferentes instâncias do Governo Federal, instituições públicas e privadas e movimentos sociais, especialmente o Movimento Negro. Os três princípios que regem a Política Nacional de Promoção a Igualdade Racial são:

  • a) Centralização, Gestão Democrática, Verticalização;
  • b) Transversalidade, Descentralização, Gestão Democrática;
  • c) Verticalização, Transversalidade, Fortalecimento institucional;
  • d) Gestão Democrática, Universalidade, Transversalidade.
#136122
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. Bancas Diversas
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Principais Instituições Públicas de Direitos Humanos
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 4 - 

Conforme Resolução nº 119/2006 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) é um conjunto ordenado de princípios, regras e critérios, de caráter:

  • a) exclusivamente jurídico.
  • b) administrativo, apenas.
  • c) jurídico, político e tributário, apenas.
  • d) jurídico, político, pedagógico, financeiro e administrativo, apenas.
#136125
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(1,0) 5 - 

Sobre a Comissão da Verdade é correto afirmar que

    • a) teve o escopo de examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período entre setembro de 1946 e outubro de 1988.
    • b) investigou crimes praticados por ação ou omissão dos agentes estatais e por ação de grupos armados, terroristas ou paramilitares.
    • c) organizou-se por meio de uma comissão central federal, à qual coube criar, coordenar e sistematizar o trabalho das comissões estaduais, municipais e setoriais.
    • d) identificou nominalmente, em seu relatório final, mais de uma centena de pessoas que, vitimadas indiretamente por violações graves em seus direitos, fazem jus a indenizações/pensão vitalícia por parte do Estado.
    #136126
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    . Bancas Diversas
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    Principais Instituições Públicas de Direitos Humanos
    Concurso
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    (1,0) 6 - 

    O Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil traz o entendimento dessa violência como todo ato atentatório ao desenvolvimento sexual da criança e do adolescente, praticado por agente em situação de poder e desenvolvimento sexual desigual em relação a essas vítimas. Outro entendimento importante presente no Plano é que o conceito de violência sexual envolve duas expressões: abuso sexual e exploração sexual. Dar visibilidade a essas duas expressões significa assumir a existência de características importantes em cada uma delas e que essa diferença precisa impactar nas políticas de

    • a) averiguação.
    • b) proteção.
    • c) fiscalização.
    • d) responsabilização.
    #136127
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    . Bancas Diversas
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    Principais Instituições Públicas de Direitos Humanos
    Concurso
    . Concursos Diversos
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    (1,0) 7 - 

    No Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a violência é entendida como todo ato, de qualquer natureza, praticado por agente em situação de poder e de desenvolvimento sexual desigual em relação à criança e ao adolescente. Trata-se de uma ação atentatória ao desenvolvimento sexual desse grupo etário, desenvolvimento este considerado como um direito humano. A violência sexual é expressa no Plano de duas formas. São elas:

    • a) assédio e violação.
    • b) abuso e exploração.
    • c) ofensa e agravo.
    • d) infração e crime.
    #136128
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    . Bancas Diversas
    Matéria
    Principais Instituições Públicas de Direitos Humanos
    Concurso
    . Concursos Diversos
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    (1,0) 8 - 

    São recorrentes os estudos acerca da criança e do adolescente em relação à família ou à falta dela, que reconhecem a importância da convivência familiar nessas etapas do ciclo de vida. Tais estudos afirmam que um ambiente familiar afetivo é a base para o desenvolvimento saudável ao longo da vida. Conforme explicitado no Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, tanto o cuidado e a afetividade quanto a imposição do limite, fortalecem a capacidade da criança e do adolescente de se sentirem amados, de cuidar, se preocupar e amar o outro e de se responsabilizar por suas próprias ações. Essas vivências são fundamentais para a constituição de sua subjetividade, autonomia e

    • a) socialização.
    • b) sinceridade.
    • c) manutenção.
    • d) apego.