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Questões de Prescrição e decadência para OAB | OAB

Questões de Prescrição e decadência para OAB

QUESTÕES DE PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA PARA OAB

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos ao exame da OAB, através de simulados para OAB, provas e questões da OAB.

PÚBLICO ALVO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação em concursos que cobram a matéria de Direito do Consumidor Prescrição e decadência.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da OAB que foi organizado pela FGV. Estas questões são de Direito do Consumidor, contendo o assunto de Prescrição e decadência que foram extraídas de concursos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Questões de Prescrição e decadência para OAB contém um total de 6 questões da OAB com um tempo estimado de 18 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Direito do Consumidor, Prescrição e decadência para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento nestas matérias.

RANKING
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES na matéria de Direito do Consumidor - Prescrição e decadência. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DA PROVA
Este simulado contém questões para o cargo de Exame de Ordem Unificado - OAB. Se você esta estudando para ser aprovado para Exame de Ordem Unificado - OAB não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O Questões de Prescrição e decadência para OAB
Para realizar este o simulado você deverá realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado de Questões de Prescrição e decadência para OAB você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para OAB é aqui!


#126886
Banca
FGV
Matéria
Prescrição e Decadência
Concurso
OAB
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 1 - 

Carla ajuizou ação de indenização por danos materiais, morais e estéticos em face do dentista Pedro, lastreada em prova pericial que constatou falha, durante um tratamento de canal, na prestação do serviço odontológico. O referido laudo comprovou a inadequação da terapia dentária adotada, o que resultou na necessidade de extração de três dentes da paciente, sendo que na execução da extração ocorreu fratura da mandíbula de Carla, o que gerou redução óssea e sequelas permanentes, que incluíram assimetria facial.

Com base no caso concreto, à luz do Código de Defesa do Consumidor, assinale a afirmativa correta.

    • a) O dentista Pedro responderá objetivamente pelos danos causados à paciente Carla, em razão do comprovado fato do serviço, no prazo prescricional de cinco anos.
    • b) Haverá responsabilidade de Pedro, independentemente de dolo ou culpa, diante da constatação do vício do serviço, no prazo decadencial de noventa dias.
    • c) A obrigação de indenizar por parte de Pedro é subjetiva e fica condicionada à comprovação de dolo ou culpa.
    • d) Inexiste relação de consumo no caso em questão, pois é uma relação privada, que encerra obrigação de meio pelo profissional liberal, aplicando-se o Código Civil.
    #126887
    Banca
    FGV
    Matéria
    Prescrição e Decadência
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
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    fácil

    (1,0) 2 - 

    Franco adquiriu um veículo zero quilômetro em novembro de 2010. Ao sair com o automóvel da concessionária, percebeu um ruído todas as vezes em que acionava a embreagem para a troca de marcha. Retornou à loja, e os funcionários disseram que tal barulho era natural ao veículo, cujo motor era novo. Oito meses depois, ao retornar para fazer a revisão de dez mil quilômetros, o consumidor se queixou que o ruído persistia, mas foi novamente informado de que se tratava de característica do modelo. Cerca de uma semana depois, o veículo parou de funcionar e foi rebocado até a concessionária, lá permanecendo por mais de sessenta dias. Franco acionou o Poder Judiciário alegando vício oculto e pleiteando ressarcimento pelos danos materiais e indenização por danos morais. Considerando o que dispõe o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, a respeito do narrado acima, é correto afirmar que, por se tratar de vício oculto,

    • a) o prazo decadencial para reclamar se iniciou com a retirada do veículo da concessionária, devendo o processo ser extinto.
    • b) o direito de reclamar judicialmente se iniciou no momento em que ficou evidenciado o defeito, e o prazo decadencial é de noventa dias.
    • c) o prazo decadencial é de trinta dias contados do momento em que o veículo parou de funcionar, tornando-se imprestável para o uso.
    • d) o consumidor Franco tinha o prazo de sete dias para desistir do contrato e, tendo deixado de exercê-lo, operou-se a decadência.
    #126889
    Banca
    FGV
    Matéria
    Prescrição e Decadência
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 3 - 

    Ao instalar um novo aparelho de televisão no quarto de seu filho, o consumidor verifica que a tecla de volume do controle remoto não está funcionando bem. Em contato com a loja onde adquiriu o produto, é encaminhado à autorizada.
    O que esse consumidor pode exigir com base na lei, nesse momento, do comerciante?

    • a) A imediata substituição do produto por outro novo.
    • b) O dinheiro de volta.
    • c) O conserto do produto no prazo máximo de 30 dias.
    • d) Um produto idêntico emprestado enquanto durar o conserto.
    #126890
    Banca
    FGV
    Matéria
    Prescrição e Decadência
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 4 - 

    Ao consumidor adquirente de produto de consumo durável ou não durável que apresente vício de qualidade ou quantidade que o torne impróprio ou inadequado ao consumo a que se destina, não sendo o vício sanado no prazo de 30 dias, assegura-se

    • a) a substituição imediata do produto por outro de qualquer espécie, em perfeitas condições de uso.
    • b) a imediata restituição do valor pago, atualizado monetariamente, não cabendo indenização.
    • c) o abatimento de até 50% do valor pago, em razão do vício apresentado e do inconveniente causado pela aquisição de produto defeituoso.
    • d) convencionar com o fornecedor um prazo maior que 30 dias para que o vício seja sanado.
    #126891
    Banca
    FGV
    Matéria
    Prescrição e Decadência
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 5 - 

    Joana adquiriu um aparelho de telefone em loja de eletrodomésticos e, juntamente com o manual de instruções, foi- lhe entregue o termo de garantia do produto, que assegurava ao consumidor um ano de garantia, a contar da efetiva entrega do produto. Cerca de um ano e um mês após a data da compra, o aparelho de telefone apresentou comprovadamente um defeito de fabricação.

    Em face dessa situação hipotética, assinale a opção correta acerca dos direitos do consumidor.

    • a) Após o prazo de um ano de garantia conferida pelo fornecedor, Joana não poderá alegar a existência de qualquer defeito de fabricação.
    • b) Joana poderá reclamar eventuais defeitos de fabricação até o prazo de noventa dias após o final da garantia contratual conferida pelo fornecedor.
    • c) O prazo para Joana reclamar dos vícios do produto é de apenas noventa dias, a partir da entrega efetiva do produto, independentemente de prazo de garantia.
    • d) A lei garante a Joana a possibilidade de reclamar de eventuais defeitos de fabricação a qualquer tempo, desde que devidamente comprovados.
    #126892
    Banca
    FGV
    Matéria
    Prescrição e Decadência
    Concurso
    OAB
    Tipo
    Múltipla escolha
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    (1,0) 6 - 

    O prazo para reclamar sobre vício oculto de produto durável é de

    • a) 90 (noventa) dias a contar da aquisição do produto.
    • b) 90 (noventa) dias a contar da entrega do produto.
    • c) 30 (trinta) dias a contar da entrega do produto.
    • d) 90 (noventa) dias a contar de quando ficar evidenciado o vício.