Processando...

Questões de Pontuação | CONCURSO

Questões de Pontuação

QUESTÕES DE PONTUAÇÃO

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos ao exame da Assunto Concursos, através de simulados para Assunto Concursos, provas e questões da Assunto Concursos.

PÚBLICO ALVO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação em concursos que cobram a matéria de Português Pontuação.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Concursos Diversos que foi organizado pela Bancas Diversas. Estas questões são de Português, contendo o assunto de Pontuação que foram extraídas de concursos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Questões de Pontuação para Concursos Diversos contém um total de 10 questões da Assunto Concursos com um tempo estimado de 30 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Português, Pontuação para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento nestas matérias.

RANKING
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES na matéria de Português - Pontuação. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DA PROVA
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O Questões de Pontuação para Concursos Diversos
Para realizar este o simulado você deverá realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado de Questões de Pontuação para Concursos Diversos você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Concursos Diversos é aqui!


#128239
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pontuação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Indique a alternativa cujo emprego da vírgula está correto.

  • a) Queremos tomara, Deus, acertar na loteria esportiva;
  • b) Queremos, tomara Deus, acertar na loteria esportiva;
  • c) Queremos tomara Deus, acertar, na loteria esportiva;
  • d) Queremos tomara, Deus acertar, na, loteria esportiva;
#128240
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pontuação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Na sentença “Não faça, por favor!”, se mudarmos a posição da vírgula para antes do verbo fazer, é CORRETO afirmarmos que:

  • a) Não teremos mudanças substanciais de sentido na nova sentença.
  • b) Teremos mudanças substanciais de sentido na nova sentença, inclusive com modificações também na regência do verbo fazer.
  • c) Teremos mudanças substanciais de sentido na nova sentença, com modificações também na classificação do sujeito do verbo fazer.
  • d) Teremos mudanças substanciais de sentido na nova sentença.
#128245
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Pontuação
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

A alternativa que contém o uso da pontuação, de acordo com as regras da norma culta, é

    • a) Nossos ancestrais passavam da infância à vida adulta sem estágios intermediários. Nas comunidades agrárias, o menino de sete anos trabalhava na roça e as meninas cuidavam dos afazeres domésticos, antes de chegar a essa idade.
    • b) Nossos ancestrais passavam da infância à vida adulta sem estágios intermediários. Nas comunidades agrárias o menino de sete anos, trabalhava na roça, e as meninas cuidavam dos afazeres domésticos antes de chegar a essa idade.
    • c) Nossos ancestrais, passavam da infância à vida adulta, sem estágios intermediários. Nas comunidades agrárias o menino, de sete anos, trabalhava na roça, e as meninas, cuidavam dos afazeres domésticos antes de chegar a essa idade.
    • d) Nossos ancestrais passavam da infância, à vida adulta sem estágios intermediários. Nas comunidades agrárias o menino de sete anos trabalhava na roça, e as meninas cuidavam dos afazeres domésticos antes de chegar a essa idade.
    #128247
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Pontuação
    Concurso
    . Concursos Diversos
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 4 - 

    Leia as assertivas a seguir e marque a alternativa INCORRETA quanto ao uso da pontuação.

    • a) Em: “Ela se chama Carolina; ele, Armando ”. O uso do ponto e vírgula separa as partes da sentença, sendo que uma delas encontra-se subdividida por uma vírgula.
    • b) Em: “O pronunciamento do chefe foi contudente: não haverá aumento salarial”. O uso dos dois pontos essencial um esclarecimento, uma sintética do que foi dito.
    • c) Em: “Se não fosse ele, outros seriam: serralheiros, carpinteiros, pedreiros”. O uso dos dois pontos indica uma enumeração explicativa
    • d) Em: “A criança, não sabe mostrar-se feliz e animada com a festa”. O emprego da vírgula é usado para separar sujeito e verbo.
    #128250
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Pontuação
    Concurso
    . Concursos Diversos
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    Segundo a gramática normativa do português, o texto abaixo desconsiderou normas de que tipo?

    “O advogado HT disse que ‘o conjunto da obra é grandioso’. Que o mecanismo do Empreender foi feito para permitir seu uso político (...). O relator, JRP rejeitou todas as preliminares da defesa e foi seguido pelo Tribunal. A sessão foi suspensa e os votos dos demais integrantes ficou para a próxima sessão.” (L.G. 12/7/19)

    • a) Estruturação de período, concordância nominal e regência verbal.
    • b) Uso de pronomes, acentuação gráfica e pontuação.
    • c) Pontuação, estruturação de período e concordância verbal.
    • d) Concordância verbal, acentuação gráfica e uso de pronomes.
    #128253
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Pontuação
    Concurso
    . Concursos Diversos
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 6 - 

    Das redações abaixo, assinale a que NÃO está pontuada corretamente.

    • a) Ansiosos, os candidatos aguardavam, em fila, o resultado do concurso.
    • b) Os candidatos, aguardavam, ansiosos, em fila, o resultado do concurso.
    • c) Os candidatos aguardavam, ansiosos, em fila, o resultado do concurso.
    • d) Em fila, os candidatos aguardavam, ansiosos, o resultado do concurso.
    #128254
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    Pontuação
    Concurso
    . Concursos Diversos
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 7 - 

    Em situação comunicativa formal, o texto escrito deve seguir a norma culta (incluindo concordância, regência, pontuação, acentuação gráfica, ortografia). Qual dos textos abaixo segue essa norma?

      • a) Foi detectada, através de estatísticas, um grande número de pessoas (crianças, adolecentes e jovens) envolvidos no submundo do trafico de drogas.
      • b) Enchentes põe em risco a população que mora as margens de rios. As autoridades desconsideram os problemas inerentes a remoção de ocupações inlegais dessas áreas.
      • c) Quando o caminhão que faz a coleta passa os moradores, ficam indignados, porque os agentes nem sempre colocando o lixo dentro do caminhão, deixando a sugeira nas ruas
      • d) A especialista recomendou que devem procurar o serviço de saúde pessoas residentes na cidade X que apresentarem sintomas da doença.
      #128255
      Banca
      . Bancas Diversas
      Matéria
      Pontuação
      Concurso
      . Concursos Diversos
      Tipo
      Múltipla escolha
      Comentários
      Seja o primeiro a comentar
      fácil

      (1,0) 8 - 

      Em situação comunicativa formal, o texto escrito deve seguir a norma culta (incluindo concordância, regência, pontuação, acentuação gráfica, ortografia). Qual dos textos abaixo segue essa norma?

        • a) Foi detectada, através de estatísticas, um grande número de pessoas (crianças, adolecentes e jovens) envolvidos no submundo do trafico de drogas.
        • b) Enchentes põe em risco a população que mora as margens de rios. As autoridades desconsideram os problemas inerentes a remoção de ocupações inlegais dessas áreas.
        • c) Quando o caminhão que faz a coleta passa os moradores, ficam indignados, porque os agentes nem sempre colocando o lixo dentro do caminhão, deixando a sugeira nas ruas
        • d) A especialista recomendou que devem procurar o serviço de saúde pessoas residentes na cidade X que apresentarem sintomas da doença.
        #128256
        Banca
        . Bancas Diversas
        Matéria
        Pontuação
        Concurso
        . Concursos Diversos
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 9 - 

        De acordo com as regras de pontuação, analisar os itens abaixo:
        I. As vacas, estimuladas constantemente, produzem mais leite durante o ano. II. Para interromper a produção de leite das vacas, não ordenhe o animal.

        • a) Os itens I e II estão corretos.
        • b) Somente o item I está correto.
        • c) Somente o item II está correto.
        • d) Os itens I e II estão incorretos.
        #128257
        Banca
        . Bancas Diversas
        Matéria
        Pontuação
        Concurso
        . Concursos Diversos
        Tipo
        Múltipla escolha
        Comentários
        Seja o primeiro a comentar
        fácil

        (1,0) 10 - 

        Leia o trecho de texto abaixo para responder à questão.

        Sobre a pontuação do texto só NÃO é verdadeiro que

        • a) as aspas do texto delimitam o início e o fim da fala do gerente.
        • b) se empregou a vírgula antes da oração iniciada pela conjunção “sem que” (linha 4) porque essa conjunção separa uma oração subordinada adverbial da oração principal.
        • c) antes da expressão “removê-los” (linha 4), os dois pontos introduzem uma explicação do que foi combinado.
        • d) a expressão “45 anos” (linha 3) está entre vírgulas porque é um vocativo, já que apresenta uma informação sobre a economista.