Processando...

Questões de História da Educação Brasileira para Concursos Diversos | CONCURSO

Questões de História da Educação Brasileira para Concursos Diversos

QUESTÕES DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA CONCURSOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos ao exame da Assunto Concursos, através de simulados para Assunto Concursos, provas e questões da Assunto Concursos.

PÚBLICO ALVO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação em concursos que cobram a matéria de Pedagogia História da Educação Brasileira.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Concursos Diversos que foi organizado pela Bancas Diversas. Estas questões são de Pedagogia, contendo o assunto de História da Educação Brasileira que foram extraídas de concursos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Questões de História da Educação Brasileira para Concursos Diversos contém um total de 5 questões da Assunto Concursos com um tempo estimado de 15 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Pedagogia, História da Educação Brasileira para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento nestas matérias.

RANKING
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES na matéria de Pedagogia - História da Educação Brasileira. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DA PROVA
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O Questões de História da Educação Brasileira para Concursos Diversos
Para realizar este o simulado você deverá realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado de Questões de História da Educação Brasileira para Concursos Diversos você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Concursos Diversos é aqui!


#136761
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da Educação Brasileira
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

A educação brasileira registra, ao longo de sua história recente, uma série de iniciativas de planejamento para a orientação das políticas públicas educacionais. Sobre o desenvolvimento do planejamento educacional no Brasil, é correto afirmar:

  • a) Os primeiros planos tiveram grande preocupação com a qualidade e a educação infantil, tendo em vista a forte urbanização vivida pelo país a partir de 1930.
  • b) É caracterizado por uma mudança de enfoque: da ênfase no acesso e nos meios para a ênfase nos resultados e na gestão por desempenho.
  • c) O período dos governos militares significou o auge do planejamento governamental com a elaboração e a aprovação de planos de educação com ampla participação social e ênfase nas metas de expansão quantitativa do sistema educacional.
  • d) Com o lançamento do Plano de Ações Articuladas (PAR) em 2007, a metodologia de construção de planos de educação nos estados e municípios foi padronizada, considerando-se que as transferências automáticas do governo federal aos entes da federação ficaram condicionadas à elaboração do respectivo PAR.
#136762
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da Educação Brasileira
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

Um trabalho acadêmico (monografia, dissertação, tese ou artigo científico) embora apresente formato diferente, exige procedimentos metodológicos bem definidos. A parte onde são descritas as características dos participantes da pesquisa é:

  • a) introdução.
  • b) objetivo.
  • c) método.
  • d) resultados.
#136763
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da Educação Brasileira
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

Analise as proposições a seguir:
I - Nos anos 80, paralelamente ao modelo tradicional, muitas escolas buscaram uma mudança na organização curricular e várias delas a organizaram de acordo com o estudo de modo de produção. Paralelas a esta organização, outras propostas surgiram para o ensino de História, como a organização curricular feita por temas e problemáticas cujo movimento inspirou-se na historiografia social inglesa e na nova história francesa. II- Com a Educação Patrimonial, pode-se, juntamente com os alunos e comunidade, reconstruir parte do passado, trabalhando com documentos, monumentos e diferentes saberes que fazem parte das representações culturais do cotidiano da comunidade. III- Na perspectiva de uma Educação Patrimonial os materiais de memória coletiva da história funcionam como recurso didático pedagógico, tornando os conteúdos trabalhados em sala de aula mais interessantes e contextualizados.

Está(ão) CORRETA(S)

  • a) apenas I.
  • b) apenas I e III.
  • c) apenas II e III.
  • d) I, II e III.
#136764
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
História da Educação Brasileira
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Considerando-se o processo histórico de configuração dos quilombos no Brasil e a realidade vivida, hoje, pelas comunidades quilombolas, é possível afirmar que a história dessa parcela da população tem sido construída por meio de várias e distintas estratégias de luta, dentre elas,

    • a) pelo direito ao ensino de libras na educação infantil, ensino fundamental e médio às crianças surdas.
    • b) pelo desenvolvimento de políticas compensatórias voltadas à obtenção de melhor nível cultural.
    • c) pela recuperação da escolaridade defasada das crianças e adolescentes quilombolas.
    • d) pela terra e território, pelo respeito à diversidade sociocultural e contra o racismo.
    #136765
    Banca
    . Bancas Diversas
    Matéria
    História da Educação Brasileira
    Concurso
    . Concursos Diversos
    Tipo
    Múltipla escolha
    Comentários
    Seja o primeiro a comentar
    fácil

    (1,0) 5 - 

    No período de 1969 e 1979, o Brasil observou a ascensão do esporte à razão de Estado e a inclusão do binômio Educação Física/Esporte na planificação estratégica do governo militar. A Educação Física passa a ser tratada enfaticamente com base nos seus pressupostos biológicos o que implicou mudanças na legislação. O Decreto Federal n. 69.450/71, estabeleceu padrões de referência para orientação das normas regimentais e adequação curricular. De acordo com o decreto e suas implicações para a educação física escolar naquele período, verifique as alternativas a seguir.
    I. Quanto à sequência e distribuição semanal, três sessões no ensino primário e no médio e duas sessões no ensino superior. Sendo permitido a concentração de atividades em um só dia ou em dias consecutivos. II. Quanto ao tempo disponível para cada sessão, 50 min, não incluídos o período destinado a preparação dos alunos para as atividades. III. Quanto à composição das turmas, 50 alunos em turma mista, preferencialmente selecionados por nível de aptidão física.
    Está(ão) correta(s):

    • a) Apenas I
    • b) Apenas II
    • c) Apenas III
    • d) Apenas II e III