Processando...

Questões de Didática e Prática no Ensino Superior para Concursos Diversos | CONCURSO

Questões de Didática e Prática no Ensino Superior para Concursos Diversos

QUESTÕES DE DIDÁTICA E PRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR PARA CONCURSOS DIVERSOS

INSTRUÇÕES DO SIMULADO

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos ao exame da Assunto Concursos, através de simulados para Assunto Concursos, provas e questões da Assunto Concursos.

PÚBLICO ALVO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação em concursos que cobram a matéria de Pedagogia Didática e Prática no Ensino Superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Concursos Diversos que foi organizado pela Bancas Diversas. Estas questões são de Pedagogia, contendo o assunto de Didática e Prática no Ensino Superior que foram extraídas de concursos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.

ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Questões de Didática e Prática no Ensino Superior para Concursos Diversos contém um total de 5 questões da Assunto Concursos com um tempo estimado de 15 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Pedagogia, Didática e Prática no Ensino Superior para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento nestas matérias.

RANKING
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES na matéria de Pedagogia - Didática e Prática no Ensino Superior. Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.

CARGO DA PROVA
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.

COMO REALIZAR O Questões de Didática e Prática no Ensino Superior para Concursos Diversos
Para realizar este o simulado você deverá realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado de Questões de Didática e Prática no Ensino Superior para Concursos Diversos você verá as questões que errou e acertou.

Bons Estudos! Simulado para Concursos Diversos é aqui!


#136779
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Didática e Prática No Ensino Superior
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 1 - 

Sobre a gestão universitária de instituições federais de educação superior, é INCORRETO afirmar:

  • a) É um fenômeno cultural, produzido pela linguagem, pelos discursos e um fenômeno político de construção de projetos e ideias que implica fazer opções, decidir quanto a regras de convivência e, portanto, um fenômeno político de relações humanas.
  • b) É consubstanciada na organização acadêmica, no seu quadro de docentes, técnicos e estudantes e na ação acadêmica formalizada em programas, projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • c) Diz respeito ao pensar e fazer a universidade, no sentido da sua finalidade precípua, qual seja, ciência e educação, a qual lhe confere condição peculiar como instituição social.
  • d) Compreende o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado exclusivamente pelo reitor com vigência para o período do seu mandato e aprovado pelo Ministro da Educação, autoridade máxima do Sistema Federal de Ensino.
#136780
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Didática e Prática No Ensino Superior
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 2 - 

No planejamento do professor, a organização da sala de aula e os diferentes agrupamentos dos estudantes são relevantes. Em Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento, são propostos quatro modos de organização da atividade do professor.
Sobre essa organização, relacione a COLUNA I com a COLUNA II associando o tipo de agrupamento às suas respectivas características.

COLUNA I 1. Grande grupo 2. Pequenos grupos 3. Duplas 4. Individualmente
COLUNA II
( ) O professor realiza uma única atividade, tendo por objetivo desenvolver determinados conhecimentos. ( ) Cada grupo pode trabalhar de forma independente, realizando a mesma tarefa, ou propor atividades diversificadas, em que cada grupo tem uma tarefa a ser cumprida. ( ) Têm a possibilidade de levantar hipóteses e de discutir e argumentar suas ideias de forma mais intensa, sem precisar disputar a fala com o grande grupo. ( ) O aluno tem a possibilidade de refletir e sistematizar os seus próprios saberes e coordenar as suas ações.

Assinale a sequência correta.

  • a) 1 2 3 4
  • b) 4 3 2 1
  • c) 1 2 4 3
  • d) 3 2 1 4
#136781
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Didática e Prática No Ensino Superior
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 3 - 

No exercício de sua autonomia, são asseguradas às universidades algumas atribuições. NÃO é uma dessas atribuição:

  • a) Fixar os currículos dos seus cursos e programas, observadas as diretrizes gerais pertinentes.
  • b) Fixar o número de vagas de acordo com a capacidade institucional e as exigências do seu meio.
  • c) Informar o número de vagas por curso independentemente de sua capacidade institucional.
  • d) Conferir graus, diplomas e outros títulos.
#136782
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Didática e Prática No Ensino Superior
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 4 - 

Sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional, de acordo com Ministério da Educação, assinale a alternativa correta.

  • a) É um documento que define a missão, as metas e os objetivos de instituições públicas.
  • b) É um documento que deverá definir a missão; as estratégias para atingir metas e objetivos; cronograma e metodologia de implementação dos objetivos; metas e ações do Plano da IES.
  • c) As instituições de ensino superior devem fazer o PDI a cada 2 anos e mantê-lo guardado sob a responsabilidade do reitor e/ou diretor.
  • d) Nos momentos de reconhecimento de cursos, não é necessário a instituição apresentar o PDI, uma vez que houve a autorização anteriormente.
#136783
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Didática e Prática No Ensino Superior
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
Seja o primeiro a comentar
fácil

(1,0) 5 - 

A articulação indissociável entre o ensino, a pesquisa e a extensão é um princípio para o ensino superior brasileiro. Assinale a alternativa que apresenta a definição para esses papéis que a instituição de ensino superior tem.

  • a) A pesquisa produz o conhecimento científico; o ensino transmite o conhecimento produzido pela pesquisa e pela extensão aos alunos; a extensão divulga o conhecimento produzido pela pesquisa para a comunidade externa à universidade.
  • b) A pesquisa produz e reavalia o conhecimento científico, produzindo novas descobertas; o ensino divulga o conhecimento produzido pela ciência aos alunos, mas ao fazê-lo também produz novas sínteses; a extensão socializa o conhecimento produzido pela ciência e busca novas leituras e compreensões sobre esse conhecimento na sociedade.
  • c) A pesquisa produz o conhecimento científico; o ensino transmite o conhecimento produzido pela ciência aos alunos; a extensão divulga o conhecimento produzido pela pesquisa e experienciado pelo ensino para a comunidade externa à universidade.
  • d) A pesquisa produz e reavalia o conhecimento científico, produzindo novas sínteses; o ensino usa essa síntese para a formação profissional; a extensão é a prestação de serviço da universidade, atendendo as demandas da sociedade por produtos derivados daquelas pesquisas.