Questões de Currículo (Teoria e Prática) para Concursos Diversos | CONCURSO
QUESTÕES DE CURRÍCULO (TEORIA E PRÁTICA) PARA CONCURSOS DIVERSOS
INSTRUÇÕES DO SIMULADO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos ao exame da Assunto Concursos, através de simulados para Assunto Concursos, provas e questões da Assunto Concursos.
PÚBLICO ALVO
Alunos/Concursando que almejam sua aprovação em concursos que cobram a matéria de Pedagogia Currículo (Teoria e Prática).
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões da Concursos Diversos que foi organizado pela Bancas Diversas. Estas questões são de Pedagogia, contendo o assunto de Currículo (Teoria e Prática) que foram extraídas de concursos anteriores, portanto este simulado contém os gabaritos oficiais.
ESTATÍSTICA DO SIMULADO
O Questões de Currículo (Teoria e Prática) para Concursos Diversos contém um total de 6 questões da Assunto Concursos com um tempo estimado de 18 minutos para sua realização. Os assuntos abordados são de Pedagogia, Currículo (Teoria e Prática) para que você possa realmente simular como estão seus conhecimento nestas matérias.
RANKING
Realize este simulado até o seu final e ao conclui-lo você verá as questões que errou e acertou, seus possíveis comentários e ainda poderá ver seu DESEMPENHO perante ao dos seus CONCORRENTES na matéria de Pedagogia - Currículo (Teoria e Prática). Venha participar deste Ranking e saia na frente de todos. Veja sua nota e sua colocação no RANKING e saiba se esta preparado para conseguir sua aprovação.
CARGO DA PROVA
Este simulado contém questões para o cargo de Cargos Diversos. Se você esta estudando para ser aprovado para Cargos Diversos não deixe de realizar este simulado e outros disponíveis no portal.
COMO REALIZAR O Questões de Currículo (Teoria e Prática) para Concursos Diversos
Para realizar este o simulado você deverá realizar seu cadastro grátis e depois escolher as alternativas que julgar correta. No final do simulado de Questões de Currículo (Teoria e Prática) para Concursos Diversos você verá as questões que errou e acertou.
Bons Estudos! Simulado para Concursos Diversos é aqui!
- #136766
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Currículo (Teoria e Prática)
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Depois das teorias críticas e pós-críticas do currículo, torna-se impossível pensar o currículo simplesmente através de conceitos técnicos como os de ensino e eficiência ou de categorias psicológicas como as de aprendizagem e desenvolvimento ou ainda de imagens estáticas como as de grade curricular e lista de conteúdos. Num cenário pós-crítico, o currículo pode ser todas essas coisas, pois ele é também aquilo que dele se faz. O currículo tem significados que vão muito além daqueles aos quais as teorias tradicionais nos confiaram. O currículo é lugar, espaço e território. O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem e percurso. [...] O currículo é documento de identidade.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2003 (Adaptação).
Considerando a definição de currículo, avalie as afirmações a seguir.
I. A construção do currículo constitui um processo de seleção cultural, o que pode colocar em desvantagem determinados grupos sociais e culturais.
II. O sistema educativo confere ao currículo efetividade que envolve múltiplas relações, razão pela qual este deve ser considerado práxis e sua materialização corresponde à forma como foi idealizado.
III. As teorias críticas reconhecem a estética de poderes diversos diluídos nas relações sociais, conferindo ao currículo a função de atuar em processos para a inclusão escolar.
IV. É desafio da escola incluir no currículo experiências culturais diversificadas que não reproduzem estruturas de vida social em suas assimetrias e desigualdades.
Estão corretas as afirmativas:
- a) I e II, apenas.
- b) II e III, apenas.
- c) I, II e III, apenas.
- d) I, III e IV, apenas.
- #136767
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Currículo (Teoria e Prática)
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
De acordo com Cesár Coll (1999), o currículo pode ser concebido como um elo que reúne diferentes elementos. Sendo assim, é INCORRETO afirmar que:
- a) Declaração de princípios gerais.
- b) Adestramento educacional.
- c) Teoria educacional.
- d) Planejamento.
- #136768
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Currículo (Teoria e Prática)
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Segundo Morin (1992), não há sentido relevante se desenvolver um currículo de forma fragmentada, descontextualizado de seu meio ambiente, pois:
- a) Só se deve preocupar com a construção do conhecimento dentro da comunidade.
- b) Só se deve preocupar com a formação acadêmica do aluno.
- c) só se deve preocupar com a transmissão do conhecimento produzido culturalmente.
- d) Só se conhece o objeto do estudo , recolocando-o na inter-relação com o meio que o cerca, dando significado e sentidos.
- #136769
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Currículo (Teoria e Prática)
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Um ponto importante a se considerar em relação à seleção de conteúdos é a adoção de critérios como elemento disciplinador desta complexa atividade. De acordo com Turra et al (1995) existem cinco critérios básicos que o professor deve utilizar ao fazer a seleção de conteúdos, EXCETO:
- a) Validade.
- b) Rigidez.
- c) Significação.
- d) Possibilidade de elaboração pessoal.
- #136770
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Currículo (Teoria e Prática)
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Uma das modalidades da educação básica é a educação básica do campo. A educação para a população rural está prevista com adequações necessárias às peculiaridades da vida no campo de cada região. Analisando as afirmativas abaixo, quais das orientações podemos afirmar que são aspectos essenciais à organização da ação pedagógica:
I – Conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos estudantes da zona rural. II – Organização escolar curricular estadual, seguindo o calendário escolar determinado. III – Adequação à natureza do trabalho urbano.
Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
- a) Apenas a afirmativa I está correta.
- b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
- c) Nenhuma afirmativa está correta.
- d) Todas as afirmativas estão corretas.
- #136771
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Currículo (Teoria e Prática)
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Leia as afirmativas a seguir:
I. O currículo escolar não deve ser uma construção colaborativa. II. A educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho.
Marque a alternativa CORRETA:
- a) As duas afirmativas são verdadeiras.
- b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
- c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
- d) As duas afirmativas são falsas.