Prova de Serviço Social 1 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria de Serviço Social. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Administração no Serviço Social
- Assistência Social
- Avaliações no Serviço Social
- Balanço Social nas Organizações
- BPC - Benefício de Prestação Continuada
- CF - Ordem Social
- Código de Ética Profissional
- Código de Trânsito Brasileiro
- Combate às Drogas
- CONADE - Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência
- Conferência de Saúde
- CRAS - Centro de Referência de Assistência Social
- Decreto 6.307/2007
- Desigualdades Sociais
- Direitos das Mulheres
- Empregabilidade
- Estado
- Estatuto da Cidade
- Estatuto da Criança e do Adolescente
- Estatuto do Idoso
- Ética
- Família
- INSS
- Instituição
- Instrumental no Serviço Social
- Intervenção na área de Serviço Social
- Laudo Social
- LDB - Lei 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
- Legislação
- Lei 10.216/2001
- Lei 11.340/2006 - Lei Maria da Penha
- Lei 7.853/1989 - Apoio às Pessoas Portadoras de Deficiência, sua Integração Social
- Lei 8.213/1991 - Lei de Cotas
- Lei 8.662/1993
- LOAS - Lei Orgânica de Assistência Social
- Mediações
- Meio Ambiente
- Metodologia do Trabalho em Grupo
- Movimentos Sociais
- ONGs
- Parecer Social
- PEP do Serviço Social Brasileiro
- Perícia Social
- Pesquisa de Campo
- Pesquisa no Serviço Social
- Pesquisa Qualitativa
- Planejamento
- Planejamento Estratégico
- Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária
- PNAS - Política Nacional de Assistência Social
- Política Nacional sobre Drogas
- Política Urbana
- Políticas Sociais
- Posturas Metodológicas Propostas pelo Pensamento Sistêmico
- Prática Profissional
- Previdência Social
- Procedimentos Técnicos
- Programa de Famílias Acolhedoras
- Programa Nacional de Atenção Comunitária Integrada aos Usuários de Álcool e outras Drogas
- Projeto Multidisciplinar
- Proteção Social às Crianças-Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas Famílias
- Questão Social e o Papel do Estado
- Questão Social na Sociedade
- Questão Social no Capitalismo
- Redes de Compromissos
- Resolução 493/2006
- Segurança no Transporte
- Seguridade Social
- Serviço Social - Geral
- SUAS - Sistema Único de Assistência Social
- SUS - Sistema Único de Saúde
- Teoria Social
- Terceiro Setor e Entidades Sociais
- Transformações Societárias e o Serviço Social
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #15153
- Banca
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- Matéria
- Serviço Social
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- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
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- 2
(1,0) 1 -
A ética profissional é uma construção contraditória e suas determinações extrapolam a profissão e referem-se às condições mais gerais da vida social. Nesta perspectiva, a competência profissional deve ser construída
- a) a partir das necessidades sociais inscritas nas demandas postas historicamente à profissão.
- b) sobre a dimensão sociopolítica, bases para uma reflexão teórica voltada à compreensão dos valores.
- c) sobre a teoria antropológica, voltada para uma reflexão de modos de ser social.
- d) a partir de uma intenção psicossocial numa prática coletiva.
- e) a partir da reflexão acrítica dos valores na assimilação dos preceitos e modos de comportamento.
- #15154
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- . Concursos Diversos
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- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 2 -
O código de Ética do Assistente Social, em concordância com seus princípios fundamentais, marcou sua diferença em relação ao discurso liberal,
- a) sensibilizando a sociedade civil em face da questão ética na política e na vida pública.
- b) afirmando a equidade e a democracia como valores ético-políticos.
- c) quebrando o sigilo, quando se tratar de situação cuja gravidade possa trazer prejuízo aos interesses da classe trabalhadora.
- d) comprometendo-se com a classe trabalhadora e sua visão acrítica sobre os valores universais.
- e) desprovendo o trabalho profissional de valores, seja em entidade pública ou privada, garantindo a qualidade do exercício profissional.
- #15155
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- 1
(1,0) 3 -
Avaliação e controle são instrumentos de elaboração de um projeto de intervenção. Devem ser formuladas em termos qualitativos e quantitativos, observando
- a) a correspondência do realizado com o idealizado.
- b) a identificação e a correção dos desvios para bloqueios na execução.
- c) o fornecimento de subsídios para avaliação e revisão da ação.
- d) o universo a ser atingido e os indicadores definidos na questão delimitada.
- e) o acompanhamento da ação e coleta de informações sobre o diagnóstico.
- #15156
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- 1
(1,0) 4 -
A pesquisa qualitativa trabalha com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças dos valores e atitudes. Um dos pressupostos que fundamentam essa metodologia é
- a) questionar o universo da intervenção humana.
- b) recolher os dados da realidade empírica das estruturas.
- c) trazer à tona o que os participantes pensam a respeito da pesquisa.
- d) conhecer a visão do pesquisador em relação ao problema.
- e) conhecer a experiência social do sujeito.
- #15157
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(1,0) 5 -
A mobilização social e a organização são consideradas por alguns autores como práticas educativas. Numa perspectiva crítica, essas práticas devem
- a) ter no horizonte a conquista da emancipação humana, passando pelo fortalecimento de lutas democráticas e de processos emancipatórios das classes subalternas.
- b) buscar a formação de consensos em torno de um projeto de sociedade sob a hegemonia da classe economicamente superior.
- c) fortalecer as lutas locais numa perspectiva de avançar nas conquistas parciais em torno de interesses específicos dos segmentos organizados da sociedade civil.
- d) articular as lutas dos movimentos sociais em torno da manutenção da ordem capitalista.
- e) fortalecer os movimentos sociais, numa perspectiva de conciliação de interesses plurais das classes.
- #15158
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(1,0) 6 -
Dadas as proposições seguintes, sobre as metodologias de pesquisa quantitativas e qualitativas,
I. Historicamente as metodologias quantitativas estão vinculadas às ciências naturais e exatas e as metodologias qualitativas são atreladas ao desenvolvimento das ciências humanas e sociais.
II. As metodologias qualitativas são utilizadas apenas nas ciências naturais e as quantitativas nas ciências exatas.
III. As metodologias qualitativas possibilitam abordagens da realidade que buscam os significados e as interpretações dos fenômenos naturais.
IV. As metodologias quantitativas obedecem a uma definição prévia do objeto a ser estudado e somente serão válidas se utilizarem todos os instrumentos para mensuração da realidade, tais como: amostras, tabelas, gráficos, quadros, indicadores e variáveis.
verifica-se que está(ão) correta(s)
- a) I, II, III e IV.
- b) I, apenas.
- c) II, III e IV, apenas.
- d) II e III, apenas.
- e) I, II e III, apenas.
- #15159
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(1,0) 7 -
Para a elaboração de projetos de pesquisa, o assistente social não pode desconsiderar que
- a) as fontes nas quais serão buscados os dados necessários ao desenvolvimento da pesquisa dependerão do tipo de informação exigido pelo problema de pesquisa.
- b) somente será válida a definição de um tema inédito e original.
- c) o problema de pesquisa deve ser apresentado na forma de objetivos: geral e específicos.
- d) o referencial teórico não precisa ser previsto no projeto, pois dependerá das condições de realização da pesquisa.
- e) a metodologia da pesquisa apresentará apenas as providências administrativas para a realização da pesquisa.
- #15160
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(1,0) 8 -
Na atual política de ensino superior, a execução de programas e projetos sociais está voltada ao atendimento de diversas demandas sociais que se colocam para a Universidade. Sobre as dimensões política e técnica dos processos de planejamento de serviços sociais, marque o enunciado correto, segundo a perspectiva profissional histórico-crítica.
- a) A atuação profissional será técnica, ficando a dimensão política a cargo do gestor institucional.
- b) As decisões institucionais não necessitam dos conteúdos técnicos presentes no uso dos instrumentos de planejamento.
- c) Os aspectos técnicos estão contidos em ações políticas que envolvem correlações de forças, articulações e alianças entre diferentes interesses.
- d) O planejamento como instrumento técnico não oferece subsídios para aumentar a qualidade dos processos decisórios institucionais.
- e) A operacionalização de planos, programas e projetos tem uma dimensão técnica que não interfere na efetivação das decisões tomadas pela gestão institucional.
- #15161
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(1,0) 9 -
Segundo o atual Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), as ações de assistência estudantil no ensino superior deverão ser desenvolvidas nas seguintes áreas:
I. Moradia estudantil; alimentação; transporte; atenção à saúde; inclusão digital; cultura.
II. Moradia estudantil, ensino, pesquisa e extensão.
III. Esporte; creche; apoio pedagógico; acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.
IV. Retenção e evasão escolar.
V. Moradia estudantil e inclusão social.
Estão corretos os itens
- a) I e III, apenas.
- b) I, III, IV e V.
- c) I, II e V, apenas.
- d) III, IV e V, apenas.
- e) II, III e IV, apenas.
- #15162
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- 1
(1,0) 10 -
A defesa da educação como direito social e como política pública está sintonizada com o projeto ético-político do Serviço Social. Identifique a opção que não está relacionada a esta afirmativa.
- a) A atuação do assistente social na área de educação procura articular as ações e os projetos com as demais políticas setoriais.
- b) A inserção do assistente social na educação pode ser bem caracterizada como Serviço Social Escolar, referindo-se ao atendimento de demandas do ensino e das questões relativas à sala de aula.
- c) A luta pela educação e de suas demandas assumidas pela esfera pública demonstram um processo de politização em torno do reconhecimento e do atendimento de certas necessidades que deixaram de pertencer exclusivamente à esfera da reprodução privada.
- d) A educação é um fenômeno social e envolve processos que embora se relacionem com a política educacional a ela não necessariamente se circunscrevem.
- e) A adesão dos assistentes sociais às lutas e movimentos sociais em torno da erradicação do analfabetismo, de uma educação pública universal, gratuita e de qualidade, do acesso progressivo dos diversos segmentos sociais aos diferentes níveis de educação constitui expressão importante da renovação crítica da profissão.
- #15163
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(1,0) 11 -
O projeto ético-político do Serviço Social na atualidade está pautado na defesa dos direitos o que significa que para os assistentes sociais
- a) a luta pelos direitos se coloca sob o ponto de vista da classe trabalhadora.
- b) todos têm direitos iguais na sociedade e por isso o compromisso ético independe da classe social.
- c) a definição de direitos humanos formuladas no século XX supera as definições anteriores sobre os direitos.
- d) os direitos das chamadas minorias substituem a defesa da universalidade, que não pode ser atingida na sociedade capitalista.
- e) os assistentes sociais rejeitam as formulações sobre direitos humanos, pois não expressam as lutas dos trabalhadores.
- #15164
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- 1
(1,0) 12 -
O Serviço Social se institucionaliza como profissão
- a) enquanto instrumento da caridade particular das classes dominantes, no seio da igreja católica.
- b) em um contexto de crescimento das respostas assistenciais exclusivas do setor privado à questão social emergente.
- c) inserindo-se, de modo imediato, no processo de produção de produtos e de valor, ou seja, no processo de valorização do capital.
- d) dentro da divisão capitalista do trabalho, como partícipe da implementação de políticas sociais específicas.
- e) quando há um declínio das entidades assistenciais estatais, paralelo a ampliação do mercado de trabalho dos assistentes sociais.
- #15165
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(1,0) 13 -
É comum situações de impasses vividas na família repercutirem no local de trabalho e vice-versa. Nesse caso, é de grande valia a incorporação da família no tratamento das doenças relacionadas ao trabalho, visto que os padrões repetitivos de comportamentos que eclodem nas empresas têm correlação direta com as dinâmicas do sistema familiar. A intervenção, atuação e a presença dos terapeutas familiares, membros das equipes interdisciplinares, tornou possível incluir as famílias no projeto terapêutico, visando à melhoria da saúde ocupacional dos trabalhadores. Estes profissionais tomam por base o entendimento de que cada subsistema age de forma interligada e interdependente na capacidade de influenciar e determinar as características familiares e os padrões de interação entre pais e filhos. Este novo modelo explicativo está sustentado na abordagem
- a) dialética.
- b) materialista.
- c) positivista.
- d) funcionalista.
- e) sistêmica.
- #15166
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(1,0) 14 -
No conjunto de princípios fundamentais do Código de Ética do Serviço Social, instituído pelo CFESS, em 1993, destacam-se
I. liberdade como valor ético central;
II. seletividade no acesso aos programas sociais;
III. defesa intransigente dos direitos humanos;
IV. livre acesso à população usuária;
V. ampliação e consolidação da cidadania.
Está correto, apenas, o contido em
- a) I, III e IV.
- b) I, III e V.
- c) II, III e IV.
- d) III, IV e V.
- e) I, IV e V.
- #15167
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- 1
(1,0) 15 -
O Serviço Social é uma profissão que tem características singulares. Sua especificidade está no fato de atuar sobre todas as necessidades humanas de uma dada classe social, ou seja, aquela formada pelos
- a) sujeitos de direitos, ainda que não concretizados, dado o estágio de sociedade em desenvolvimento.
- b) indivíduos explorados, mão de obra semiqualificada, sem acesso ao mundo do trabalho.
- c) grupos subalternos, pauperizados ou excluídos dos bens e serviços e riquezas da sociedade.
- d) atores coletivos de determinado contexto democrático, com acesso parcial às políticas públicas de inclusão.
- e) segmentos sociais formalmente organizados, autores de pautas e reivindicações legalmente aceitas.