Prova de Português 29 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- Acentuação Gráfica.
- Adequação Vocabular: Antônimos, Sinônimos, Homônimos, Parônimos, Hiperônimos, Hipônimos.
- Anáfora E Dêixis.
- Coesão E Coerência.
- Compreensão E Interpretação De Textos.
- Compreensão Textual.
- Concordância Nominal E Verbal.
- Conjunção.
- Coordenação E Subordinação.
- Crase.
- Denotação E Conotação.
- Emprego Das Classes De Palavras.
- Emprego De Tempos E Modos.
- Emprego Do Sinal Indicativo De Crase.
- Estilística: Figuras De Estilo (De Palavras, De Sintaxe, De Pensamento); Estilística Do Som, Estilística Da Palavra, Estilística Da Frase, Estilística Da Enunciação.
- Estrutura Do Vocábulo.
- Estrutura E Organização Do Texto.
- Estrutura Interna Dos Gêneros: Ofício, Memorando, Requerimento, Relatório, Parecer.
- Figuras De Linguagem.
- Flexão Nominal E Verbal.
- Fonética E Fonologia: Relações Entre Ortografia, Fonética E Fonologia: Letras E Grafemas; Encontros Vocálicos E Consonantais; Dígrafos; Sílabas; Acento Tônico; Ortografia.
- Fonologia.
- Formação De Palavras Composição E Derivação.
- Frase: Discurso Direto, Discurso Indireto, Discurso Indireto Livre; Adequação Semântica E Adequação Sintática.
- Funções Morfossintáticas Da Palavra Se.
- Léxico-Semântica: Ambigüidade E Polissemia.
- Morfologia.
- Nexos Oracionais.
- Níveis De Linguagem: Língua Padrão, Coloquial E Vulgar.
- Organização Textual: Texto: Assunto, Tema, Tese, Título, Ponto De Vista, Argumentação; Coesão E Coerência; Referenciação.
- Ortografia E Semântica.
- Ortografia.
- Parágrafo: Construção E Desenvolvimento.
- Pontuação.
- Pronomes: Emprego, Formas De Tratamento E Colocação.
- Radicais E Afixos.
- Reconhecimento De Classe De Palavras, Nome, Pronome, Verbo, Preposições E Conjunções, Pronomes, Colocação, Uso, Formas Pronominais De Tratamento.
- Redação.
- Redação De Correspondências Oficiais.
- Redação Oficial.
- Reescritura De Frases: A Norma Culta De Língua Portuguesa.
- Reescritura De Texto.
- Regência Nominal E Verbal.
- Relação De Causa E Consequência.
- Semântica, Sinonímia E Antonímia.
- Separação De Sílabas.
- Significação Das Palavras.
- Sinonímia, Antonímia, Homonímia, Parônima, Hiperonímia, Hiponímia; Eponímia; Campos Semânticos E Famílias Lexicais. Neologismos. Estrangeirismos E Empréstimos.
- Sintaxe Da Oração E Do Período.
- Sintaxe.
- Técnica De Resumo De Frases E Textos.
- Termos Da Oração.
- Tipo De Predicação.
- Tipologia Textual.
- Uso Dos Pronomes De Tratamento.
- Valor Lógico E Sintático Das Conjunções.
- Variação Lingüística: Sistema, Norma E Uso.
- Vozes Do Verbo.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #5773
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
As palavras estão corretamente grafadas na seguinte frase:
- a) Que eles viajem sempre é muito bom, mas não é boa a ansiedade com que enfrentam o excesso de passageiros nos aeroportos.
- b) Comete muitos deslises, talvez por sua espontaneidade, mas nada que ponha em cheque sua reputação de pessoa cortês.
- c) Ele era rabugento e tinha ojeriza ao hábito do sócio de descançar após o almoço sob a frondoza árvore do pátio.
- d) Não sei se isso influe, mas a persistência dessa mágoa pode estar sendo o grande impecilho na superação dessa sua crise.
- e) O diretor exitou ao aprovar a retenção dessa alta quantia, mas não quiz ser taxado de conivente na concessão de privilégios ilegítimos.
- #5774
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Está redigida de modo claro e em conformidade com o padrão culto escrito a seguinte frase:
- a) Idôneo, com extraordinário senso de medida, e sempre atuando com discrição, era o mais cotado para ascender ao cargo a cuja disputa ninguém jamais se furtava.
- b) Quem quizesse afagar o ego do velho casmurro, lhe bastava oferecer dois dedos de prosa e toda a paciência para ouvir- lhe em suas detalhadas lembranças do tempo da guerra.
- c) A estrutura do setor de compras possui aspectos que sem dúvida, faz o funcionário perder-se ao fazer os lançamentos, deixando para a chefia que o façam.
- d) Todos devem ter o direito da integração cultural, o que depende, em última instância, dos que tomam decisões respeitarem o princípio universal da igualdade de oportunidades.
- e) Surpreende a proposta feita anteontem, na diretoria pela secretária geral, segundo a qual, porque não prouvemos o depósito de material de limpeza, tenhamos de providenciá-lo a nossas próprias expensas.
- #5775
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Dentre as frases abaixo, a única clara e correta é:
- a) Ao promover e colaborar com a compreenção desses problemas associados a aspectos tanto étnico quanto sociais, de cujo enfrentamento tanto se depende, ele fica feliz.
- b) ele quem responde pela mediação e interlocução de sua comunidade com os agentes públicos, e isso parece ser um alento para voltarem acreditar numa utopia.
- c) Sempre foi excessiva a dor associada às minhas dificuldades, mas, com o amadurecimento intelectual e o trabalho como educador, fez-me ver que isso só me fortaleceu.
- d) Daqui a pouco deve haver nova onda de ataques, como se anunciou, desencadeado pelos grupos mais radicais, que expontaneamente assumiram o iminente litígio.
- e) Os extratos das suas contas-correntes comprovam como são exíguos os recursos de que dispõe, prova inconteste de que dilapidou sua herança, em total menosprezo àqueles que o criaram.
- #5776
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Assim como os antigos moralistas escreviam máximas, deu-me vontade de escrever o que se poderia chamar de mínimas, ou seja, alguma coisa que, ajustada às limitações do meu engenho, traduzisse um tipo de experiência vivida, que não chega a alcançar a sabedoria mas que, de qualquer modo, é resultado de viver. Andei reunindo pedacinhos de papel em que estas anotações vadias foram feitas e ofereço-as ao leitor, sem que pretenda convencê-lo do que penso nem convidá-lo a repensar suas ideias. São palavras que, de modo canhestro, aspiram a enveredar pelo avesso das coisas, admitindo-se que elas tenham um avesso, nem sempre perceptível mas às vezes curioso ou surpreendente. C.D.A. (Carlos Drummond de Andrade. O avesso das coisas [aforismos]. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 3) ...admitindo-se que elas tenham um avesso... Respeitando a situação em que foi empregada a frase acima, a ÚNICA reformulação INCORRETA para o segmento destacado é:
- a) no caso de se admitir que.
- b) caso se admita que.
- c) tomando-se como pressuposto que.
- d) visto que é patente que.
- e) aceitando como hipótese que.
- #5777
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Assim como os antigos moralistas escreviam máximas, deu-me vontade de escrever o que se poderia chamar de mínimas, ou seja, alguma coisa que, ajustada às limitações do meu engenho, traduzisse um tipo de experiência vivida, que não chega a alcançar a sabedoria mas que, de qualquer modo, é resultado de viver. Andei reunindo pedacinhos de papel em que estas anotações vadias foram feitas e ofereço-as ao leitor, sem que pretenda convencê-lo do que penso nem convidá-lo a repensar suas ideias. São palavras que, de modo canhestro, aspiram a enveredar pelo avesso das coisas, admitindo-se que elas tenham um avesso, nem sempre perceptível mas às vezes curioso ou surpreendente. C.D.A. (Carlos Drummond de Andrade. O avesso das coisas [aforismos]. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 3) ...em que estas anotações vadias foram feitas..Observando o contexto em que a frase acima foi empregada, a sua transposição para a voz ativa produz corretamente a seguinte forma verbal:
- a) fizeram-se.
- b) tinha feito.
- c) fiz.
- d) faziam.
- e) poderia fazer.
- #5778
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Assim como os antigos moralistas escreviam máximas, deu-me vontade de escrever o que se poderia chamar de mínimas, ou seja, alguma coisa que, ajustada às limitações do meu engenho, traduzisse um tipo de experiência vivida, que não chega a alcançar a sabedoria mas que, de qualquer modo, é resultado de viver. Andei reunindo pedacinhos de papel em que estas anotações vadias foram feitas e ofereço-as ao leitor, sem que pretenda convencê-lo do que penso nem convidá-lo a repensar suas ideias. São palavras que, de modo canhestro, aspiram a enveredar pelo avesso das coisas, admitindo-se que elas tenham um avesso, nem sempre perceptível mas às vezes curioso ou surpreendente. C.D.A. (Carlos Drummond de Andrade. O avesso das coisas [aforismos]. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 3) ... que não chega a alcançar a sabedoria mas que, de qualquer modo, é resultado de viver. Iniciando o segmento acima com 'que, de qualquer modo, é resultado de viver', a sequência que preserva o sentido original e a correção é:
- a) porém não chega a alcançar a sabedoria.
- b) ainda que não chegue a alcançar a sabedoria.
- c) e não chega assim a alcançar a sabedoria.
- d) considerando que não chega a alcançar a sabedoria.
- e) sendo o caso que não chegue a alcançar a sabedoria.
- #5779
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Assim como os antigos moralistas escreviam máximas, deu-me vontade de escrever o que se poderia chamar de mínimas, ou seja, alguma coisa que, ajustada às limitações do meu engenho, traduzisse um tipo de experiência vivida, que não chega a alcançar a sabedoria mas que, de qualquer modo, é resultado de viver. Andei reunindo pedacinhos de papel em que estas anotações vadias foram feitas e ofereço-as ao leitor, sem que pretenda convencê-lo do que penso nem convidá-lo a repensar suas ideias. São palavras que, de modo canhestro, aspiram a enveredar pelo avesso das coisas, admitindo-se que elas tenham um avesso, nem sempre perceptível mas às vezes curioso ou surpreendente. C.D.A. (Carlos Drummond de Andrade. O avesso das coisas [aforismos]. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 3) Sobre o que se tem no texto, afirma-se com correção:
- a) o emprego de Andei colabora para que se imprima à frase um aspecto durativo, tal como ocorre em 'Anda a reclamar de tudo, depois que ele viajou'.
- b) a expressão ou seja introduz explicação acerca do que seria a vontade de escrever.
- c) o segmento o que se poderia chamar de mínimas expressa possibilidade bastante improvável, dado o caráter aleatório do nome proposto.
- d) se a expressão pedacinhos de papel fosse substituída por uma única palavra, estaria correto o emprego de 'papelzinhos'.
- e) reorganizando a frase ajustada às limitações do meu engenho, ela estaria correta assim 'ajustada à mim, se for levado em conta as limitações do meu engenho'.
- #5780
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Assim como os antigos moralistas escreviam máximas, deu-me vontade de escrever o que se poderia chamar de mínimas, ou seja, alguma coisa que, ajustada às limitações do meu engenho, traduzisse um tipo de experiência vivida, que não chega a alcançar a sabedoria mas que, de qualquer modo, é resultado de viver. Andei reunindo pedacinhos de papel em que estas anotações vadias foram feitas e ofereço-as ao leitor, sem que pretenda convencê-lo do que penso nem convidá-lo a repensar suas ideias. São palavras que, de modo canhestro, aspiram a enveredar pelo avesso das coisas, admitindo-se que elas tenham um avesso, nem sempre perceptível mas às vezes curioso ou surpreendente. C.D.A. (Carlos Drummond de Andrade. O avesso das coisas [aforismos]. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 3) Está traduzida corretamente a seguinte expressão do texto:
- a) os antigos moralistas escreviam máximas / os filósofos da Antiguidade compunham poemas didáticos.
- b) alguma coisa que, ajustada às limitações do meu engenho / algo que se ajustasse exclusivamente à minha capacidade criativa.
- c) em que estas anotações vadias foram feitas / nos quais estes breves e casuais escritos foram registrados.
- d) sem que pretenda convencê-lo do que penso / negando que ele aceite meus pensamentos.
- e) São palavras que [...] aspiram a enveredar pelo avesso das coisas / são termos que concretizam o desejo de desnudar só o lado nocivo das coisas.
- #5781
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Assim como os antigos moralistas escreviam máximas, deu-me vontade de escrever o que se poderia chamar de mínimas, ou seja, alguma coisa que, ajustada às limitações do meu engenho, traduzisse um tipo de experiência vivida, que não chega a alcançar a sabedoria mas que, de qualquer modo, é resultado de viver. Andei reunindo pedacinhos de papel em que estas anotações vadias foram feitas e ofereço-as ao leitor, sem que pretenda convencê-lo do que penso nem convidá-lo a repensar suas ideias. São palavras que, de modo canhestro, aspiram a enveredar pelo avesso das coisas, admitindo-se que elas tenham um avesso, nem sempre perceptível mas às vezes curioso ou surpreendente. C.D.A. (Carlos Drummond de Andrade. O avesso das coisas [aforismos]. 5.ed. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 3) Nas palavras que prefaciam sua obra, Carlos Drummond
- a) compara-se aos antigos moralistas por também preconizar, em seus escritos, normas de comportamento.
- b) desqualifica a produção de antigos moralistas ao chamar de 'mínimas' o que eles denominavam 'máximas'.
- c) assume, bem humorado, não ter a sabedoria de traduzir em palavras a sua experiência, que, em si, gera conhecimento elevado.
- d) eixa entrever seu entendimento de que qualquer vivência produz justo conhecimento, até as tímidas ou desajeitadas, até as não convencionais.
- e) defende a exploração de ângulos obscuros da vida, lugar em que, de modo secreto, se agasalham as verdades que constituem a legítima sabedoria.
- #5782
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
A frase clara e correta é:
- a) Não deixa de ser estranha, a meu ver, a trajetória desses artesãos que, desde o início da minha pesquisa, já mostravam de modo flagrante seu desprezo por regras e instituições.
- b) O público alvo para o qual o programa se direciona admite em entrevistas que não dispõe dos recursos financeiros suficiente para o desenvolvimento das suas atividades.
- c) Trabalhava com muitos imigrantes ilegais franco- canadenses, onde a maioria não se aceitava ou se via como tal, rejeitando fosse qual fossem as formas de discriminação.
- d) Participou do grupo que fez o relatório, que estava sempre próximo devido aos horários de reunião coincidirem com suas folgas, que, aliás, não estão nada esparças.
- e) O meio de transporte que usavam era com canoas sobre o riacho barrento, às quais eles mesmos fabricavam, ou à cavalo ou de carro de bois.
- #5783
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 11 -
O período redigido de forma clara e correta é:
- a) Sugeriu que os privilégios concedidos a alguns do setor tivessem aplicação ampla e restrita, pois o sucesso era de todos, que nunca se degladiavam pelo serviço mais leve.
- b) Quizeram mediar as pessoas da comunidade atingida junto aos órgãos públicos que lhe pudessem conceder ajuda imediata, para o quê foram incapazes.
- c) Esse problema social tem caráter difuso, que impossibilita quem está fora o reconhecimento de suas vertentes, o que faz com que não podemos solucioná-lo logo.
- d) Sua idoneidade é inconteste, por isso suas reivindicações são sempre analisadas com respeito, apreço comprovado pelo modo como o tratam à sua chegada no ministério.
- e) Decidi resolutamente atrelar o meu trabalho a partir daquilo em que acredito ser verdade, o que me custou muito suor e lágrimas naquele excêntrico instituto.
- #5784
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 12 -
O trabalho dele não é dos mais gratificantes, pois, além de garantir um salário razoável, não permite as horas de lazer que necessita, para si e com os familiares. O período acima está mal estruturado. Considere as novas formas de redigi-lo, apresentadas abaixo. I. O trabalho dele não é dos mais gratificantes, pois, apesar de garantir a ele um salário razoável, não lhe permite as horas de lazer de que necessita para si e para o convívio com seus familiares. II. O trabalho dele não é dos mais gratificantes, visto que lhe garante um salário razoável, não permitindo, mesmo assim, que usufrua das horas de lazer necessário a si próprio e junto aos familiares. III. O trabalho dele não é dos mais gratificantes: garante-lhe um salário razoável, sim, contudo não permite que desfrute das horas de lazer necessárias a si e à convivência com seus familiares. É correto afirmar que
- a) I, II e III são formulações claras e corretas.
- b) I e II, somente, são formulações claras e corretas.
- c) I e III, somente, são formulações claras e corretas.
- d) I, somente, é formulação clara e correta.
- e) II e III, somente, são formulações corretas.
- #5785
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 13 -
A flexão de número dos substantivos está correta em
- a) florezinhas troféis.
- b) salário-famílias coraçãozinhos.
- c) os vaivéns anães.
- d) paisezinhos beija-flores.
- e) limãos abdômenes.
- #5786
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- 1
(1,0) 14 -
A concordância verbal está corretamente estabelecida em:
- a) Foi três horas de viagem para chegar ao local do evento.
- b) Há de existir prováveis discussões para a finalização do projeto.
- c) Só foi recebido pelo coordenador quando deu cinco horas no relógio.
- d) Fazia dias que participavam do processo seletivo em questão.
- e) Choveu aplausos ao término da palestra do especialista em Gestão.
- #5787
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 15 -
Considere as frases abaixo. I ? A candidata ____________________ a possibilidade de ingresso na empresa, quando soube do resultado do concurso. II ? Conquanto ele se __________________ a confirmar o fato, sua posição foi rejeitada pela equipe. As formas verbais que, na sequência, completam corretamente as frases acima são:
- a) entreveu, predisposse.
- b) entreveu, predispusesse.
- c) entreviu, predispora.
- d) entreviu, predispusesse.
- e) ntreveu, predispusera.