Prova de Português 17 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado/prova contém questões de concursos de várias bancas, tanto para nível médio como superior da matéria Português. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos questões de concursos anteriores, conforme editais mais recentes.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES DE CONCURSOS de Português
- Acentuação Gráfica
- Coesão e Coerência
- Compreensão e Interpretação de Textos
- Concordância Nominal e Verbal
- Conjunções - Português
- Crase
- Emprego das Classes de Palavras
- Emprego dos Tempos e Modos Verbais
- Figuras de Linguagem
- Flexão Nominal e Verbal
- Fonologia
- Funções Morfossintáticas da Palavra SE
- Interpretação de Textos - Português
- Literatura - Português
- Ortografia e Semântica
- Pontuação
- Português
- Português - Geral
- Pronomes - Emprego, Formas de Tratamento e Colocação
- Redação
- Redação Oficial
- Reescritura de Texto
- Regência Nominal e Verbal
- Relação de Causa e Consequência
- Significação das Palavras
- Sintaxe da Oração e do Período
- Tipologia Textual
- Vozes do verbo
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado/prova de questões de concursos de Português.
- #19945
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
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(1,0) 1 -
Depreende-se do texto que, para o autor, o porão é o espaço de uma casa
- a) destinado ao despejo de coisas inúteis, inexpressivas e sem vida, que nenhum membro da família vê sentido em preservar.
- b) caracterizado tanto pelo aspecto sombrio como pelos mais variados vestígios de um tempo morto, ali acumulados.
- c) reservado às vivas lembranças de uma época mais feliz, que a família faz absoluta questão de não esquecer.
- d) resguardado de qualquer vestígio do presente que possa macular a história solene dos antepassados, ali recolhida e administrada.
- e) esvaziado de sentido, tanto pelo fato de não ser funcional como por parecer um desses museus que a ninguém mais interessa visitar.
- #19947
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 2 -
O porão, ao ser caracterizado pelo autor, reveste-se de qualidades tais que o aproximam da condição humana, tal como sugerem os elementos
- a) arquitetura urbana e um bom porão.
- b) deve ser habitável e ter alguns quartos.
- c) o cemitério das coisas e no subconsciente dos vivos.
- d) sem iluminação e onde se devem amontoar móveis antigos.
- e) sob os pés da família e entrada pela frente e saída pelos fundos.
- #19949
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Português
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Múltipla escolha
- Comentários
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(1,0) 3 -
Está plenamente correta a pontuação do seguinte período:
- a) Confessando não sem ironia, que entende de arquitetura, o cronista Rubem Braga, mestre do gênero propõe uma receita de casa, em que o porão, área frequentemente desprezada, ganha ares de profundidade e mistério.
- b) Confessando, não sem ironia, que entende de arquitetura o cronista, Rubem Braga, mestre do gênero, propõe uma receita de casa, em que, o porão, área frequentemente desprezada, ganha ares de profundidade e mistério.
- c) Confessando não sem ironia que entende de arquitetura, o cronista Rubem Braga, mestre do gênero, propõe: uma receita de casa em que, o porão área frequentemente desprezada, ganha ares de profundidade, e mistério.
- d) Confessando, não sem ironia que, entende de arquitetura, o cronista Rubem Braga – mestre do gênero – propõe uma receita, de casa, em que o porão (área frequentemente desprezada), ganha ares de profundidade e mistério.
- e) Confessando, não sem ironia, que entende de arquitetura, o cronista Rubem Braga, mestre do gênero, propõe uma receita de casa em que o porão, área frequentemente desprezada, ganha ares de profundidade e mistério.
- #19951
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- Múltipla escolha
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(1,0) 4 -
A frase em que ambos os elementos sublinhados são complementos verbais é:
- a) Assim vos confesso que entendo de arquitetura, apesar das muitas opiniões em contrário.
- b) Ninguém se impressiona tanto com um velho porão como este velho cronista, leitor amigo.
- c) O porão deverá jazer sob os pés da família como jazem os cadáveres num cemitério.
- d) Que atração exercem sobre o cronista as gravatas manchadas, quando desce a um porão...
- e) Já não se fazem porões, hoje em dia, já não há qualquer mistério ou evocação mágica numa casa moderna.
- #19961
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- Múltipla escolha
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(1,0) 5 -
- uma espécie de bíblia sobre o assunto - (último parágrafo)
Em relação à frase transcrita acima, é correto afirmar que se trata de
- a) um comentário que desvaloriza a importância do autor citado.
- b) intenção de despertar maior interesse, ao relacionar moda e religião.
- c) um fato que comprova o valor da moda desde os tempos mais antigos.
- d) uma informação que transforma a moda em assunto quase religioso.
- e) uma opinião, ao reconhecer o acentuado valor da obra citada.
- #19964
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(1,0) 6 -
Conseguem expressar idade, sexo, personalidade, classe social, gostos e até mesmo estado de humor graças à aparência. (4° parágrafo)
O segmento grifado acima está reescrito com outras palavras, sem alterar o sentido orignal, em:
- a) devido ao modo de se mostrarem.
- b) conquanto tenham um estilo gracioso.
- c) para que se mostrem agradáveis.
- d) caso se mostrem graciosos.
- e) até mesmo sem intenção explícita.
- #19966
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- Múltipla escolha
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(1,0) 7 -
Para Lipovetsky, a criatividade, as idéias e o saber serão "artigos de luxo". (final do texto)
As aspas
I. conferem sentido especial à expressão no contexto, para valorizar a figura do estilista.
II. identificam uma expressão inerente ao mundo da moda.
III. assinalam emprego de expressão fora de contexto, por ser exemplo de gíria.
Está correto o que se afirma APENAS em
- a) I.
- b) II.
- c) III.
- d) I e II.
- e) II e III.
- #19969
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(1,0) 8 -
O anseio em mostrar-se em sintonia com as novas tendências é uma necessidade histórica. (1° parágrafo)
De acordo com o texto, a afirmativa acima faz sentido porque
- a) a moda se preocupa sempre em imitar pessoas de maior poder na sociedade.
- b) o uso diferenciado de roupas dentro da moda denota gosto pessoal em seu grupo.
- c) a maneira de vestir-se surge como forma de demonstração de valores sociais.
- d) o conceito de moda é muito antigo, existente desde o início da evolução do homem.
- e) a vestimenta dos nobres motivou o comércio, meio de enriquecimento da burguesia.
- #19973
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- Múltipla escolha
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(1,0) 9 -
... período em que a forma de vestir ganhou relevância. (1o parágrafo) Justifica-se a afirmativa acima por ter havido necessidade de
- a) demonstração de poder e distinção da aristocracia no momento histórico do surgimento de uma nova classe social formada por ricos comerciantes.
- b) fortalecimento dos laços sociais entre as duas classes então dominantes, aristocracia e burguesia, com o uso de roupas de gosto semelhante.
- c) movimentação da riqueza acumulada pela burguesia, após o surgimento de hábitos mais requintados, e até mesmo luxuosos, da aristocracia.
- d) reconhecimento do poder e do prestígio próprios da burguesia, com o uso de novidades que apareciam, trazidas pelo comércio.
- e) emprego de recursos advindos de atividade comercial no vestuário que, na época, surgia como um bem a ser consumido por todas as classes sociais.
- #19974
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- Português
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(1,0) 10 -
É correto afirmar que o texto aponta
- a) discordância generalizada entre especialistas em história da moda sobre o fato de ser ainda hoje uma forma de afirmação pessoal.
- b) opiniões opostas de dois estudiosos do mundo da moda - uma historiadora e um filósofo - em relação ao papel que ela desempenha.
- c) necessidade de reavaliação dos ditames da moda atual, em que se perderam suas características de afirmação da classe social do indivíduo.
- d) declínio da importância da moda como meio de valorização individual, num mundo essencialmente democrático.
- e) alterações radicais no mundo da moda, em que a tecnologia acessível a todos ultrapassará a figura do estilista.