Prova de Pedagogia 8 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país, através de simulados, provas e questões de concursos.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado/prova contém questões de concursos de várias bancas, tanto para nível médio como superior da matéria Pedagogia. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido. Utilizamos questões de concursos anteriores, conforme editais mais recentes.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES DE CONCURSOS de Pedagogia
- APM
- Avaliação da Aprendizagem
- Bases Legais da Educação Nacional
- Charlot - 2005
- Comunicação e à Interação Grupal no Processo de Planejamento
- Concepções Pedagógicas
- Controle Social de Ações Governamentais
- Currículo
- Cury (2003)
- Decreto 12.983/1978 - Estabelece o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres
- Deliberação CEE 01/1999
- Deliberação CEE 21/2001
- Desenvolvimento Infantil
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
- EaD (Educação a Distância) - Pedagogia
- Educação Continuada dos Profissionais da Escola
- Educação Espe
- Educação Profissional e Técnica
- EJA
- ENEM
- Específico do Estado de São Paulo
- Ética Profissional - Pedagogo
- Funções Socioculturais da Escola
- Hernández (1998)
- Interculturalidade
- Mecanismos de Participação
- Metodologia de Projetos e a Interdisciplinaridade
- Multiculturalismo
- Papel da Pedagogia nas Instituições
- Papel Político-Pedagógico da Escola
- Pedagogia - Geral
- Pedagogo
- Pesquisa Participante
- Piaget
- Planejamento de Ensino e seus Elementos Constitutivos
- Processo de Formação dos Professores
- Processo Educativo
- Projeto Pedagógico
- Proposta Curricular
- Schwartzman
- Sistema de Ensino Brasileiro
- Sistema Escolar
- Supervisão Escolar
- Tecnologia na Educação
- Tipos de Lideranças e às Relações Humanas no Trabalho
- Vygotsky
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado/prova de questões de concursos de Pedagogia.
- #20415
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 1 -
Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
Os professores devem especializar-se em temas ou disciplinas, para serem, posteriormente, agrupados conforme as suas especialidades, de modo que se tornem capazes de discutir e compreender o trabalho pedagógico integralmente, a partir do local onde ele é realizado, a escola.
- #20416
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 2 -
Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
Medidas de incentivo à produtividade, como a instituição de décimo quarto salário para os professores cujos alunos apresentem bom desempenho escolar, originam-se de práticas produtivas tipicamente fordistas e tayloristas.
- #20417
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 3 -
Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
O atendimento das necessidades de mão de obra altamente capacitada verificadas no mercado de trabalho é o princípio que orienta a formação dos educandos, uma vez que, de acordo com os referidos modelos, os futuros trabalhadores devem estar aptos à execução de uma tarefa específica da etapa de produção, o que requer a aquisição, na fase escolar, de capacitações aprofundadas.
- #20418
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 4 -
Considerando as influências, na educação, dos sistemas taylorista e fordista de organização do trabalho, julgue os itens a seguir.
A pedagogia influenciada por esses sistemas de produção caracteriza-se pela defesa de rígido controle externo sobre o aluno e pela indissociabilidade entre o tempo de aprender a teoria e o de repetir procedimentos práticos.
- #20419
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 5 -
Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho, julgue os itens subsequentes.
Do conceito de politecnia deriva o princípio pedagógico que demonstra a ineficácia de ações meramente conteudistas, centradas na quantidade de informações, não necessariamente articuladas, transmitida ao aluno.
- #20420
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 6 -
Com relação aos conceitos de polivalência e politécnica, bem como à relação, na atualidade, da educação com o mundo do trabalho, julgue os itens subsequentes.
De acordo com o conceito de polivalência, o trabalhador desempenha diferentes tarefas, mobilizando distintos conhecimentos, o que o leva a superar a parcialidade e a fragmentação típicas dos antigos sistemas de produção em massa.
- #20421
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 7 -
Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.
Os objetivos de ensino constituem exigência indispensável para o trabalho do professor, dada a necessária a padronização dos métodos de ensino, para a manutenção da harmonia escolar.
- #20422
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 8 -
Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.
Na elaboração dos objetivos, deve-se observar se a relação objetivo-conteúdo expressa finalidades sociais e pedagógicas.
- #20423
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 9 -
Em relação à formulação de objetivos de ensino, julgue os itens que se seguem.
Os objetivos devem abranger critérios para a seleção de outros elementos que constituem o plano de ensino, como, por exemplo, conteúdos, procedimentos, recursos e processos de avaliação.
- #20424
- Banca
- . Bancas Diversas
- Matéria
- Pedagogia
- Concurso
- . Concursos Diversos
- Tipo
- Certo/Errado
- Comentários
- Seja o primeiro a comentar
(1,0) 10 -
Com relação às teorias de desenvolvimento e aprendizagem, julgue os itens seguintes.
Segundo Jean Piaget, o desenvolvimento psíquico, que se inicia no nascimento e se encerra na idade adulta, orienta-se essencialmente para o equilíbrio.