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Prova de História e Conhecimentos Contemporâneos 5 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de História e Conhecimentos Contemporâneos 5 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria História e Conhecimentos Contemporâneos. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. 1964-1985: Capitalismo E Autoritarismo.
  2. A China, Do Socialismo Ao Socialismo De Mercado.
  3. A Construção E A Crise Do Milagre Econômico.
  4. A Construção E Crise Do Socialismo: O Modelo Soviético.
  5. A Crise Da Década De 1920 E O Movimento De 1930 No Brasil.
  6. A Crise Da Monarquia: República Federalista E Coronelismo.
  7. A Crise Da Sociedade Liberal: Guerras Mundiais, Revoluções Sociais E Fascismos.
  8. A Crise De 1929 E Suas Repercussões.
  9. A Crise Do Feudalismo.
  10. A Crise Econômica Brasileira Dos Anos 80 E 90.
  11. A Crise Econômica Dos Anos 60 E As Reformas De Base.
  12. A Emergência Da Ordem Liberal.
  13. A Era Vargas.
  14. A Expansão Econômica Dos EUA E O Surgimento De Uma Nova Potência.
  15. A Expansão Ultramarina Portuguesa Dos Séculos Xv E Xvi.
  16. A Grande Depressão De 1929 E A Experiência Americana.
  17. A Implantação Das Indústrias De Base, A Crise Da Economia Agroexportadora E A Política Trabalhista.
  18. A Nova República.
  19. A Política Imperialista: América Latina, África E Ásia.
  20. A População Mundial: Indicadores Socioeconômicos; Crescimento E Transição Demográfica; Estrutura Etária; Os Setores De Atividade Econômica E A Distribuição Da População; Movimentos Migratórios E Seus Impactos.
  21. A Produção/Reprodução Do Meio Ambiente Como Ação Humana.
  22. A Questão Islâmica.
  23. A Sociedade Brasileira Na Atualidade.
  24. A Sociedade Capitalista.
  25. A Terceira República.
  26. As Disputas Geopolíticas Da Atualidade.
  27. Brasil Imperial ? O Primeiro Reinado, O Período Regencial E O Segundo Reinado: Aspectos, Políticos, Administrativos, Militares, Culturais, Econômicos, Sociais, Territoriais, A Política Externa, A Questão Abolicionista, O Processo De Modernização, A Crise
  28. Brasil: A Crise Dos Anos 20 E O Movimento De 1930.
  29. Ciência, Técnica E Tecnologia.
  30. Conflitos E Consolidação Do Império Brasileiro.
  31. Consolidação Da Ordem Institucional Burguesa.
  32. Consolidação E Expansão Do Capitalismo.
  33. Contra-Revolução E Restauração.
  34. Corporativismo, Leis Trabalhistas E Sindicalismo.
  35. Crise Da Ordem Imperial Brasileira: Abolicionismo E Republicanismo.
  36. Crise Do Mundo Comunista E Fim Da Guerra Fria.
  37. Cultura E Arte No Brasil Moderno.
  38. Cultura E Sociedade Brasileira: Música, Literatura, Artes, Arquitetura, Rádio, Cinema, Teatro, Jornais, Revistas E Televisão.
  39. Cultura E Sociedade Na América Latina.
  40. Cultura Internacional.
  41. Descobertas E Inovações Científicas Na Atualidade E Seus Impactos Na Sociedade Contemporânea.
  42. Diretas Já.
  43. Divisão Internacional Do Trabalho E Suas Transformações.
  44. Economia E Trabalho Nas Américas.
  45. Eleição E Primeiro Mandato Do Presidente Luiz Inácio Lula Da Silva.
  46. Elementos De Economia Internacional Contemporânea.
  47. Emergência De Movimentos Populares E Nacionalistas Na América Latina.
  48. Estatuto Da Caixa (Da Denominação, Sede, Foro, Duração E Demais Disposições Preliminares, Dos Objetivos, Do Pessoal).
  49. Estratégias De Uso, Conservação E Recuperação Das Condições Ambientais.
  50. Expansão Do Modelo Soviético.
  51. Fim De Século: Inquietações Religiosas, Filosóficas E Estéticas.
  52. Fluxos Comerciais E Financeiros.
  53. Formação Do Mundo Moderno.
  54. Globalização E Regionalização.
  55. Governo Collor.
  56. Governo Fernando Henrique Cardoso.
  57. Governo Itamar E A Eleição De Fernando Henrique Cardoso.
  58. Governo Sarney.
  59. História Do Brasil - Período Colonial, Processo De Independência, Período Regencial, 1º E 2º Reinado, Período Republicano (República Velha), Era Vargas (O Estado Novo-1930/1945), Revolução De 1964, Governos Democráticos, Constituições Brasileiras.
  60. História E Cultura Afro-Brasileira.
  61. História E Missão Da Caixa.
  62. História Geral - Idade Média: Feudalismo.
  63. Humanismo E Renascimento.
  64. Idade Contemporânea: Revolução Industrial, Regimes Totalitários (Nazismo, Fascismo), 2ª Guerra Mundial, Teorias Socialistas, Guerra Fria.
  65. Idade Moderna: Capitalismo Comercial, Iluminismo, Renascimento, Revolução Francesa.
  66. Iluminismo.
  67. Imperialismo, Descolonização E Neocolonialismo.
  68. Independências Nas Américas.
  69. Liberalismo.
  70. Literatura, Política E Pensamento Social No Brasil.
  71. Meio Ambiente E Sociedade: Problemas, Políticas Públicas, Organizações Não Governamentais, Aspectos Locais E Aspectos Globais.
  72. Mundo Contemporâneo: Elementos De Política Internacional E Brasileira.
  73. Mundos Do Trabalho: Transformações E Conflitos.
  74. Nacionalismo E Desenvolvimentismo Na América Latina.
  75. Nacionalismo, Imperialismo E Colonialismo.
  76. Nacionalismos E Fundamentalismos.
  77. Neoliberalismo, Globalização E Grandes Conjuntos Socioeconômicos Do Mundo Contemporâneo.
  78. Neoliberalismo.
  79. Novos Padrões De Comportamento E Sociabilidade.
  80. O Antigo Regime.
  81. O Brasil Da Monarquia À República (1870 ? 1939): A Transição Do Trabalho Escravo Para O Trabalho Livre.
  82. O Brasil Da Nova República: A Constituição De 1988.
  83. O Brasil Entre 1945 E 1964: Da Economia Brasileira Da Segunda Grande Guerra Ao Desenvolvimento Dos Anos Jk.
  84. O Desenvolvimento Urbano Brasileiro.
  85. O Estado Novo E Seus Projetos.
  86. O Imaginário Europeu Às Vésperas Das Viagens Transoceânicas.
  87. O Mundo De 1870 A 1945: As Transformações Nas Economias Européias: Do Capitalismo Liberal Ao Monopolista.
  88. O Mundo Entre Dois Conflitos.
  89. O Novo Mundo: Conquistas E Conflitos.
  90. O Período Joanino E O Processo De Independência ? A Presença Britânica No Brasil, A Transferência Da Corte, Os Tratados, As Principais Medidas De D. João Vi No Brasil, Política Joanina, Os Partidos Políticos, Revoltas, Conspirações E Revoluções.
  91. O Processo De Consolidação Dos Estados E As Sociedades Nas Américas.
  92. O Processo Desenvolvimento / Subdesenvolvimento E Seus Indicadores.
  93. O Regime Militar E A Nova República.
  94. O Sistema Colonial Português Na América ? Estrutura Político-Administrativa, Estrutura Sócio-Econômica, A Escravidão (As Formas De Dominação Econômico-Sociais); As Formas De Atuação Do Estado Português Na Colônia; A Ação Da Igreja, As Invasões Estrangeira
  95. Organizações Mundiais E Grandes Conglomerados.
  96. Origens Da Indústria E Da Classe Operária.
  97. Os Anos 50: A Guerra-Fria E A Bipolaridade.
  98. Os Conflitos Étnicos, A Questão Das Nacionalidades E Intolerância Religiosa.
  99. Os Processos De Colonização Das Américas.
  100. Panorama Da Economia Nacional.
  101. População No Brasil: Processo De Formação; Dinâmica Do Crescimento E Suas Implicações; Indicadores Socioeconômicos; Estrutura Etária E A Transição Demográfica; Distribuição Por Atividades Econômicas; Movimentos Migratórios Internos E Externos ? Regionais
  102. Primeira Guerra Mundial.
  103. Recursos Naturais E O Aproveitamento Socioeconômico.
  104. Redemocratização Do País.
  105. Reformas E Conflitos Religiosos.
  106. Revoltas E Rebeliões Nas Américas.
  107. Revolução Científica.
  108. Revolução Científico-Tecnológica E Reordenamento Do Mundo Do Trabalho.
  109. Revolução Francesa.
  110. Revolução Industrial.
  111. Revolução Inglesa.
  112. Revoluções, Ditaduras E Redemocratização Na América Latina.
  113. Situação Econômica Pós 1964.
  114. Sociedade E Cultura Nas Américas.
  115. Transformações E Conflitos Contemporâneos.
  116. Uma Nova Ordem Mundial.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#5235
Banca
. Bancas Diversas
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História e Conhecimentos Contemporâneos
Concurso
. Concursos Diversos
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(1,0) 1 - 

Ao longo da primeira metade do século XVIII, as construções religiosas de Goiana foram bastante influenciadas por um estilo artístico europeu que deu as marcas para a construção de prédios como a Igreja N. S. dos Milagres da Santa Casa de Misericórdia, e da Igreja de Santa Tereza da Ordem Terceira. Este estilo era o

  • a) Arcadismo.
  • b) Barroco.
  • c) Realismo.
  • d) Românico.
  • e) Romantismo.
#5236
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(1,0) 2 - 

A Capitania de Itamaracá passou por diversos litígios quanto a sua posse, sendo administrada ora por capitães residentes, ora por capitães que sequer pisaram na América portuguesa, ora pela própria Coroa. No final do século XVII, ela passou enfim às mãos de da família do Marquês de Cascais, provocando na população de Goiana uma reação de

  • a) poio, pois era favorável ao governo do Marquês.
  • b) contentamento, devido ao prestígio do Marquês na expulsão dos holandeses.
  • c) ontestação, por o Marquês não ter pago os impostos à Coroa.
  • d) oposição, por não quererem dar posse ao Marquês.
  • e) revolta, devido às medidas do Marquês em prol dos holandeses.
#5237
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(1,0) 3 - 

No fim da dominação holandesa, o almirante Lichtart, diante de problemas com abastecimento e suprimentos, planejou invadir a região de Tejucupapo para escoar a partir dela os víveres necessários para a manutenção da campanha em Recife. O almirante Lichtart não contava, entretanto com a resistência dos habitantes da região, na qual destaca-se a participação

  • a) dos índios caetés, aliados dos portugueses.
  • b) dos padres franciscanos, que defendiam as missões.
  • c) dos escravos que lutavam em troca de sua alforria.
  • d) os bandeirantes, contratados pelo governo português como mercenários.
  • e) das mulheres da região, que lutaram lado a lado com os maridos e filhos.
#5238
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(1,0) 4 - 

Para assegurar seu domínio sobre algumas das regiões conquistadas, os holandeses garantiram aos moradores destes locais, que se submetessem ao governo holandês, vantagens que não eram oferecidas pelos portugueses durante o seu domínio colonial. Em Goiana, uma destas vantagens foi

  • a) alforria para os escravos com mais de sessenta anos.
  • b) a criação de uma assembleia de cidadãos.
  • c) a oferta de dinheiro para reconstrução da cidade.
  • d) a permissão do porte de armas.
  • e) a redistribuição das terras não plantadas.
#5239
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(1,0) 5 - 

A vida e a cultura na América portuguesa eram construídas com uma grande participação da religião católica, devido ao contexto da Contrarreforma e ao interesse da Coroa portuguesa de contar com o auxílio de todos os braços possíveis no povoamento e colonização de suas posses. Avalie as seguintes afirmações a respeito da vida religiosa de Goiana na colônia. 1. A elevação da região de Goiana à categoria de vila esteve ligada ao florescimento da vida religiosa na região. 2. Atuaram na região, principalmente, padres de duas ordens, os jesuítas e franciscanos. 3. Havia espaços distintos para brancos e negros orarem: a Igreja Matriz N. S. do Rosário dos Homens Brancos, e a do Rosário dos Homens Pretos. Está(ão) correta(s) apenas

  • a) 3.
  • b) 1 e 2.
  • c) 1 e 3.
  • d) 2 e 3.
  • e) 1, 2 e 3.
#5240
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(1,0) 6 - 

Ao longo do período colonial, existiram vários conflitos entre brancos e indígenas, os quais, muitas vezes, resultaram em grandes guerras e massacres. Avalie as afirmativas abaixo sobre o massacre de Trucunhaén. 1. O massacre de Trucunhaén envolveu potiguares e portugueses. 2. Os principais envolvidos no conflito foram Diogo Dias e o cacique Inigaçu. 3. Tal qual outros conflitos, envolveu disputas entre jesuítas e colonos. Está(ão) correta(s)

  • a) 3, apenas.
  • b) 1 e 2, apenas.
  • c) 1 e 3, apenas.
  • d) 2 e 3, apenas.
  • e) 1, 2 e 3.
#5241
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(1,0) 7 - 

No século XVI, a coroa portuguesa encontrou nas capitanias hereditárias uma forma de estimular a iniciativa privada a migrar para o Brasil, e cooperar no povoamento e na colonização, diminuindo assim os custos da coroa na cara empreitada colonial. Contudo, as colônias nem sempre funcionaram como esperado, devido aos problemas com índios, à falta de recursos de muitos dos capitães e assim por diante. No caso da Capitania de Itamaracá podemos afirmar que

  • a) começou já com o administrador Francisco Braga a prosperidade da região, que estendeu-se mesmo após a morte do segundo capitão, João Gonçalves.
  • b) Duarte Coelho agiu no sentido de ajudar e cooperar com o administrador Francisco Braga, de quem era parente.
  • c) impedido de vir para o Brasil, Pero Lopes de Souza enviou em seu lugar um administrador, chamado Francisco Braga.
  • d) João Gonçalves comprou a capitania próspera, após a boa administração de Francisco Braga, que modernizou a região.
  • e) o seu capitão, Pero Lopes de Souza, partiu logo para o Brasil, ocupando suas terras com o cultivo da cana, com a ajuda do administrador Francisco Braga.
#5242
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(1,0) 8 - 

Durante o mês de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, foi realizada a Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22. A programação previa atividades relacionadas com pintura, escultura, poesia, literatura e música. Sobre o evento é correto afirmar:

  • a) Organizada pelos movimentos sociais populares de inspiração marxista e anarquista, os organizadores pretendiam libertar-se dos cânones artísticos europeus.
  • b) Foi vetada a participação de intelectuais como Plínio Salgado e Monteiro Lobato, considerados pelos organizadores, burgueses e conservadores.
  • c) Na abertura da Semana de 22 foi publicado o primeiro número da Revista Antropofágica, propondo que a cultura e as técnicas importadas fossem devoradas e reelaboradas com autonomia nacional.
  • d) A Semana de Arte Moderna representou uma tentativa de ruptura radical com o passado colonial europeu e a busca de uma identidade própria com inspiração na cultura dos povos indígenas.
  • e) Entre outros objetivos da Semana de 22 destacava- se a produção de uma arte brasileira, em harmonia com as tendências vanguardistas da Europa, mas sem perder o seu caráter nacional.
#5243
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(1,0) 9 - 

Sobre as razões que levaram Portugal a optar pela produção açucareira no processo de colonização do Brasil, é correto afirmar:

  • a) Havia grande disponibilidade de mão-de-obra experiente na produção de açúcar, na metrópole e na Colônia.
  • b) A frota naval portuguesa ociosa nos momentos de paz poderia ser ocupada no transporte do açúcar produzido na colônia.
  • c) A concorrência do açúcar holandês produzido nas Antilhas exigiu a ampliação da produção portuguesa de açúcar no Brasil.
  • d) A cana-de-açúcar adaptava-se às condições do clima e do solo de áreas do Nordeste brasileiro.
  • e) Considerando que nenhum outro país europeu se dedicava à produção de açúcar, as possibilidades de lucro com a produção no Brasil eram garantidas.
#5244
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(1,0) 10 - 

Durante a segunda década do século XX, ocorreu um sério conflito em território brasileiro, envolvendo caboclos, monges e tropas militares, estaduais e federais. Assinale a alternativa que identifica corretamente o referido conflito.

  • a) Guerra Guaranítica.
  • b) Guerra de Canudos.
  • c) Guerra do Contestado.
  • d) Revolução Farroupilha.
  • e) Revolução Federalista.
#5245
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(1,0) 11 - 

Leia o texto abaixo com atenção. Dentre os pontos centrais da plataforma política do Presidente João Goulart destacavam-se: a reforma agrária, a reforma do sistema bancário, do processo eleitoral, do sistema tributário, da legislação sobre o capital estrangeiro e da remessa de lucros das multinacionais para o exterior. Com base no texto e nos seus conhecimentos sobre o governo do Presidente João Goulart, assinale a alternativa correta.

  • a) As reformas propostas pelo Presidente João Goulart tornaram-se também conhecidas como Reformas de Base.
  • b) O programa de reformas proposto pelo Presidente João Goulart tinha como objetivo precípuo o fortalecimento das empresas nacionais.
  • c) Com o apoio das organizações sindicais e dos partidos políticos as reformas implantadas foram canceladas pelo regime militar, implantado em 1964.
  • d) O programa de governo de João Goulart pretendia implantar reformas na constituição de 1937, que já não atendiam às exigências do país, na década de 1960.
  • e) O conjunto de reformas contido pelo programa do Presidente João Goulart foi elaborado por Tancredo Neves e denominado Plano Trienal.
#5246
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(1,0) 12 - 

A identidade regional paulista é fenômeno multifacetado, cujas raízes, segundo alguns pesquisadores, já podem ser encontradas na Nobiliarquia paulistana, de Pedro Taques. Continuamente alimentada e adaptada a novos contextos sociais e políticos, foi associada, no início dos anos 1930, ao

  • a) utoritarismo.
  • b) nacionalismo.
  • c) separatismo.
  • d) bucolismo.
  • e) urocentrismo.
#5247
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(1,0) 13 - 

Na periodização adotada por Ernani Silva Bruno em História e tradições da cidade de São Paulo (1954), o lapso temporal que vai de 1828 a 1872 transforma a capital paulista em

  • a) seara de cafeicultores.
  • b) polo capitalista.
  • c) terra de imigrantes.
  • d) burgo de estudantes.
  • e) templo comercial.
#5248
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(1,0) 14 - 

Durante o período da Primeira República houve um conflito que alcançou enormes proporções na história do Brasil e, particularmente, dos Estados do Paraná e de Santa Catarina. Semelhante a outros graves momentos de crise, interesses político-econômicos e messianismo se misturaram ao contexto explosivo. Ocorrido entre 1912 e 1916, o conflito envolveu, de um lado, a população cabocla daqueles Estados, e, de outro, os dois governos estaduais, apoiados pelo presidente da República, Hermes da Fonseca. O texto acima se refere à:

  • a) Revolução Farroupilha.
  • b) Revolta Juliana.
  • c) Guerra de Canudos.
  • d) Guerra do Contestado.
  • e) Revolução de 1930.
#5249
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(1,0) 15 - 

Sobre o Período Colonial Brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA:

  • a) De 1500 a 1530 a economia brasileira gravitou em torno do pau-brasil. Após 1530, declinando o comércio com as Índias, a coroa portuguesa decidiu-se pela colonização do Brasil.
  • b) A extração do pau-brasil foi declarada estanco, ou seja, passou a ser um monopólio real, cabendo ao rei conceder a permissão a alguém para explorar comercialmente a madeira. O primeiro arrendatário a ser beneficiado com o estanco foi Fernando de Noronha, em 1502.
  • c) A administração colonial foi efetuada inicialmente por meio do sistema de Capitanias Hereditárias. Com seu fracasso foram instituídos os Governos Gerais, não para acabar com as capitanias, mas para centralizar sua administração.
  • d) No sistema de Capitanias hereditárias a ocupação das terras era assegurada pela Carta de Doação e pelo Foral. A carta de doação determinava os direitos e deveres dos donatários e o Foral cedia aos donatários as terras, bem como o poder administrativo e jurídico das mesmas.
  • e) O primeiro núcleo de colonização do Brasil foi a Vila de São Vicente, fundada no litoral paulista em 1532.