Prova de Gestão de Pessoas 6 - Questões e Simulados | CONCURSO
OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.
PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.
SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Gestão de Pessoas. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.
*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES
- A Função Do Órgão De Gestão De Pessoas: Atribuições Básicas E Objetivos, Políticas E Sistemas De Informações Gerenciais.
- Abordagem Comportamental.
- Absenteísmo.
- Administração De Recursos Humanos.
- Administração Pública.
- Ambiente Organizacional.
- Análise E Descrição De Cargos.
- Aprendizagem Organizacional.
- Atendimento Ao Público.
- Avaliação De Desempenho: Objetivos, Métodos, Vantagens E Desvantagens.
- Banco De Dados De Gestão De Pessoas.
- Bancos De Dados E Sistemas De Informações De Recursos Humanos.
- Benefícios E Serviços.
- Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
- Capital Intelectual.
- Cargos E Salários.
- Classificação Das Escolas De Administração.
- Clima E Cultura Organizacional.
- Clima Organizacional.
- Competência Interpessoal.
- Competências.
- Comportamento Organizacional.
- Comportamento Organizacional - Clima E Cultura Organizacional, Comunicação Organizacional, Liderança, Equipes De Trabalho.
- Comportamento Organizacional: Relações Indivíduo/Organização, Motivação, Liderança, Desempenho.
- Comunicação.
- Conceitos, Importância, Relação Com Os Outros Sistemas De Organização.
- Conflitos Organizacionais.
- Controle Da Administração Pública.
- Cultura Organizacional.
- Decisão.
- Departamentalização.
- Descentralização ? Delegação.
- Desenvolvimento E Treinamento De Pessoal: Levantamento De Necessidades, Programação, Execução E Avaliação.
- Desenvolvimento Organizacional ? DO.
- Desenvolvimento.
- Educação Corporativa.
- Eficácia, Eficiência E Efetividade.
- Empowerment.
- Endomarketing.
- Ensino À Distância.
- Equilíbrio Organizacional.
- Equipamentos De Proteção.
- Equipes.
- Ergonomia.
- Estatística.
- Estilos De Administração.
- Estratégias.
- Estrutura Organizacional.
- Ética Organizacional.
- Feedback.
- Fluxo De Informações.
- Gerenciamento De Conflitos.
- Gestão De Competências.
- Gestão De Conflitos.
- Gestão De Desempenho: Avaliação De Desempenho, Feedback, Reconhecimento, Elementos Que Favorecem Desempenho De Equipes.
- Gestão De Pessoas.
- Gestão De Pessoas Com Foco Em Resultados.
- Gestão De Processos.
- Gestão Do Tempo.
- Gestão Estratégica.
- Gestão Participativa.
- Gestão Por Competências - Mapeamento E Avaliação.
- Habilidade Conceitual.
- Legislação Trabalhista.
- Liderança.
- Motivação.
- Mudança Organizacional.
- O Papel Da Área De Recursos Humanos.
- Pensamento Sistêmico.
- Planejamento.
- Planos De Carreira.
- Poder.
- Política Nacional De Desenvolvimento De Pessoal.
- Principais Modelos De Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático, Nova Gestão Pública E Papéis Doestado.
- Processos Organizacionais.
- Psicologia Aplicada Às Organizações.
- Qualidade De Vida No Trabalho.
- Recrutamento E Seleção - Formas De Recrutamento, Perfil Do Candidato, Perfil Do Posto, Técnicas Seletivas.
- Recursos Humanos.
- Relação De Causa E Consequência.
- Relacionamento Interpessoal.
- Relações Humanas.
- Relatórios.
- Remuneração.
- Remuneração & Benefícios.
- Responsabilidade De Linha E Função De Staff.
- Rotatividade De Pessoas ? Turnover.
- Seleção De Pessoas.
- SIG - Sistema Integrado De Gestão.
- Sistemas Administrativos.
- Socialização Organizacional.
- Subsistemas De Rh.
- Teoria Da Burocracia.
- Teoria Das Organizações.
- Terceirização ? Outsourcing.
- Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
- Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.
- #5160
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(1,0) 1 -
Um profissional de gestão de pessoas foi alocado para atuar no desenvolvimento organizacional, no nível intra- grupal, podendo fazer uso de diversas técnicas. Nessa perspectiva, considere as técnicas a seguir. I - Treinamento da sensitividade. II - Análise transacional. III - Consultoria de procedimentos. IV - Reunião de confrontação. É(São) adequada(s) ao nível intragrupal APENAS a(s) técnica(s) apresentada(s) em
- a) I.
- b) III.
- c) I e II.
- d) II e IV.
- e) III e IV.
- #5161
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(1,0) 2 -
A empresa Enersul decidiu promover o desenvolvimento de pessoas por meio da movimentação de funcionários por diferentes posições, com mesmo nível de complexidade, mas que exigem conhecimentos distintos. Qual método foi adotado por essa empresa?
- a) Rotação vertical
- b) Rotação horizontal
- c) Aprendizagem prática
- d) Posições de assessoria
- e) Exercícios de simulação
- #5162
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(1,0) 3 -
Na competência interpessoal grupal, são fatores trabalhados:
- a) busca do autoconhecimento e conscientização, as habilidades de percepção, diagnose e comunicação para expressão verbal e emocional, para dar e receber feedback.
- b) as motivações, os objetivos pessoais, a problemática de interrelação, de afetividade e intimidade.
- c) as motivações e objetivos individuais, grupais e organizacionais, e a problemática de diferenciação e integração de subsistemas.
- d) as motivações e objetivos comuns ao conjunto e a vários subconjuntos, bem como questões sobre poder, autoridade, controle e influência social.
- e) a interdependência de subsistemas e o trabalho em equipe, para o desempenho organizacional como um todo.
- #5163
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(1,0) 4 -
O poder manipulativo é um poder que se baseia em recompensas de qualquer espécie para conseguir um determinado efeito sobre os indivíduos. É sobre esse conceito que está fundamentada a prática:
- a) do nepotismo;
- b) da corrupção;
- c) da tirania;
- d) a democracia;
- e) da demagogia.
- #5164
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(1,0) 5 -
Observe as afirmativas abaixo. I O reconhecimento é o bastante para motivar alguém para realizar algo. II Uma pessoa motivada para trabalhar pode não ter motivação para fazer outra coisa qualquer e vice-versa. III A única forma que há de motivar alguém é através do incentivo do dinheiro. Das afirmativas acima:
- a) penas I está correta;
- b) apenas II está correta;
- c) apenas III está correta;
- d) apenas I e II estão corretas;
- e) todas estão corretas.
- #5165
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(1,0) 6 -
A prática em que um funcionário usa a organização ou seus recursos para realizar objetivos pessoais denomina-se:
- a) patriotismo;
- b) paternalismo;
- c) particularismo;
- d) prepotência;
- e) patrimonialismo.
- #5166
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(1,0) 7 -
Uma necessidade insatisfeita, cada vez mais intensa, gera um crescente comportamento de:
- a) frustração;
- b) fuga;
- c) ompensação;
- d) agressão;
- e) deslocamento.
- #5167
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(1,0) 8 -
Um líder que centraliza em sua pessoa o poder de decisão apresenta um estilo de liderança:
- a) utocrático;
- b) tirânico;
- c) demagógico;
- d) emocrático;
- e) tnocrático.
- #5168
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(1,0) 9 -
A capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas, compreendendo suas necessidades, interesses e atitudes, é uma habilidade:
- a) técnica;
- b) conceitual;
- c) de liderança;
- d) e resolução de conflitos;
- e) interpessoal.
- #5169
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(1,0) 10 -
O excesso de regras e de exigências para a realização de atividades é uma das disfunções da burocracia, que colabora com o surgimento:
- a) das 'panelinhas' com colegas;
- b) do nepotismo;
- c) da corrupção;
- d) a coerção;
- e) do descaso.
- #5170
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(1,0) 11 -
No modelo participativo de gestão, as pessoas são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho. Nesse sentido, o estilo de liderança mais integrado com esse modelo é a:
- a) tirania;
- b) autocracia;
- c) democracia;
- d) emagogia;
- e) teocracia.
- #5171
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(1,0) 12 -
A liderança é o processo de influenciar comportamentos através de estilos que são reconhecidos desde a antiguidade. Pode-se dizer que o estilo de liderança que busca a popularidade com os liderados é a:
- a) demagogia;
- b) democracia;
- c) autocracia;
- d) tirania;
- e) teocracia.
- #5172
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(1,0) 13 -
Na seleção dos gerentes para uma empresa, houve a preocupação de observar se os candidatos possuíam as habilidades necessárias à tomada de decisões. Assim, com base no problema a ser resolvido, o futuro gerente deveria demonstrar que tomar decisões significa
- a) considerar que a decisão será perfeita.
- b) dar uma solução precisa e exata para o problema.
- c) encontrar a melhor solução possível para a situação em questão.
- d) levantar todas as informações existentes a respeito da situação.
- e) seguir rigorosamente as etapas do processo decisório sem interferências.
- #5173
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(1,0) 14 -
Dentre as modalidades de avaliação de desempenho destaca-se a avaliação 360º, que consiste em
- a) reconhecer que no comportamento humano existem características extremas capazes de levar a resultados positivos ou negativos, focando os pontos fortes e fracos do avaliado.
- b) comparar funcionários, dois a dois, tendo como base padrões desejáveis de desempenho
- c) avaliar o desempenho dos subordinados com o apoio de entrevistas realizadas com o superior imediato.
- d) utilizar indicadores de desempenho para elaboração de gráficos que facilitarão a avaliação.
- e) avaliar o desempenho de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma forma de interação com o avaliado.
- #5174
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(1,0) 15 -
Dentre as práticas gerenciais que se seguem, a que compromete o desempenho de equipes é a que estabelece
- a) uma orientação estratégica envolvendo a participação dos funcionários para o cumprimento da missão e dos objetivos da organização.
- b) uma cultura organizacional que influencia membros de equipes a concordarem explicitamente com uma proposição da qual discordam intimamente.
- c) um padrão de conduta que é compartilhado pelos membros da equipe.
- d) um processo de seleção e treinamento que proporcione contribuições eficazes para o desenvolvimento de equipes.
- e) o desenvolvimento da capacidade de seus integrantes trabalharem coletivamente, produzindo um resultado maior que a simples soma de suas contribuições individuais.