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Prova de Gestão de Pessoas 6 - Questões e Simulados | CONCURSO

Prova de Gestão de Pessoas 6 - Questões e Simulados

OBJETIVOS
Aprimorar os conhecimentos adquiridos durante os seus estudos, de forma a avaliar a sua aprendizagem, utilizando para isso as metodologias e critérios idênticos aos maiores e melhores concursos públicos do país.

PÚBLICO ALVO
Candidatos e/ou concursandos, que almejam aprovação em concursos públicos de nível médio ou superior.

SOBRE AS QUESTÕES
Este simulado contém questões inéditas e/ou questões das maiores bancas organizadoras do país, tanto para nível médio como superior da matéria Gestão de Pessoas. Auxiliando em sua aprovação no concurso público escolhido.

*CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS QUESTÕES

  1. A Função Do Órgão De Gestão De Pessoas: Atribuições Básicas E Objetivos, Políticas E Sistemas De Informações Gerenciais.
  2. Abordagem Comportamental.
  3. Absenteísmo.
  4. Administração De Recursos Humanos.
  5. Administração Pública.
  6. Ambiente Organizacional.
  7. Análise E Descrição De Cargos.
  8. Aprendizagem Organizacional.
  9. Atendimento Ao Público.
  10. Avaliação De Desempenho: Objetivos, Métodos, Vantagens E Desvantagens.
  11. Banco De Dados De Gestão De Pessoas.
  12. Bancos De Dados E Sistemas De Informações De Recursos Humanos.
  13. Benefícios E Serviços.
  14. Benefícios, Higiene, Segurança E Qualidade De Vida.
  15. Capital Intelectual.
  16. Cargos E Salários.
  17. Classificação Das Escolas De Administração.
  18. Clima E Cultura Organizacional.
  19. Clima Organizacional.
  20. Competência Interpessoal.
  21. Competências.
  22. Comportamento Organizacional.
  23. Comportamento Organizacional - Clima E Cultura Organizacional, Comunicação Organizacional, Liderança, Equipes De Trabalho.
  24. Comportamento Organizacional: Relações Indivíduo/Organização, Motivação, Liderança, Desempenho.
  25. Comunicação.
  26. Conceitos, Importância, Relação Com Os Outros Sistemas De Organização.
  27. Conflitos Organizacionais.
  28. Controle Da Administração Pública.
  29. Cultura Organizacional.
  30. Decisão.
  31. Departamentalização.
  32. Descentralização ? Delegação.
  33. Desenvolvimento E Treinamento De Pessoal: Levantamento De Necessidades, Programação, Execução E Avaliação.
  34. Desenvolvimento Organizacional ? DO.
  35. Desenvolvimento.
  36. Educação Corporativa.
  37. Eficácia, Eficiência E Efetividade.
  38. Empowerment.
  39. Endomarketing.
  40. Ensino À Distância.
  41. Equilíbrio Organizacional.
  42. Equipamentos De Proteção.
  43. Equipes.
  44. Ergonomia.
  45. Estatística.
  46. Estilos De Administração.
  47. Estratégias.
  48. Estrutura Organizacional.
  49. Ética Organizacional.
  50. Feedback.
  51. Fluxo De Informações.
  52. Gerenciamento De Conflitos.
  53. Gestão De Competências.
  54. Gestão De Conflitos.
  55. Gestão De Desempenho: Avaliação De Desempenho, Feedback, Reconhecimento, Elementos Que Favorecem Desempenho De Equipes.
  56. Gestão De Pessoas.
  57. Gestão De Pessoas Com Foco Em Resultados.
  58. Gestão De Processos.
  59. Gestão Do Tempo.
  60. Gestão Estratégica.
  61. Gestão Participativa.
  62. Gestão Por Competências - Mapeamento E Avaliação.
  63. Habilidade Conceitual.
  64. Legislação Trabalhista.
  65. Liderança.
  66. Motivação.
  67. Mudança Organizacional.
  68. O Papel Da Área De Recursos Humanos.
  69. Pensamento Sistêmico.
  70. Planejamento.
  71. Planos De Carreira.
  72. Poder.
  73. Política Nacional De Desenvolvimento De Pessoal.
  74. Principais Modelos De Administração Pública: Patrimonialista, Burocrático, Nova Gestão Pública E Papéis Doestado.
  75. Processos Organizacionais.
  76. Psicologia Aplicada Às Organizações.
  77. Qualidade De Vida No Trabalho.
  78. Recrutamento E Seleção - Formas De Recrutamento, Perfil Do Candidato, Perfil Do Posto, Técnicas Seletivas.
  79. Recursos Humanos.
  80. Relação De Causa E Consequência.
  81. Relacionamento Interpessoal.
  82. Relações Humanas.
  83. Relatórios.
  84. Remuneração.
  85. Remuneração & Benefícios.
  86. Responsabilidade De Linha E Função De Staff.
  87. Rotatividade De Pessoas ? Turnover.
  88. Seleção De Pessoas.
  89. SIG - Sistema Integrado De Gestão.
  90. Sistemas Administrativos.
  91. Socialização Organizacional.
  92. Subsistemas De Rh.
  93. Teoria Da Burocracia.
  94. Teoria Das Organizações.
  95. Terceirização ? Outsourcing.
  96. Treinamento, Desenvolvimento E Educação: Conceitos E Importância, Operacionalização E Rotinas.
  • Nem todos os assuntos serão abordados neste simulado.

#5160
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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difícil

(1,0) 1 - 

Um profissional de gestão de pessoas foi alocado para atuar no desenvolvimento organizacional, no nível intra- grupal, podendo fazer uso de diversas técnicas. Nessa perspectiva, considere as técnicas a seguir. I - Treinamento da sensitividade. II - Análise transacional. III - Consultoria de procedimentos. IV - Reunião de confrontação. É(São) adequada(s) ao nível intragrupal APENAS a(s) técnica(s) apresentada(s) em

  • a) I.
  • b) III.
  • c) I e II.
  • d) II e IV.
  • e) III e IV.
#5161
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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fácil

(1,0) 2 - 

A empresa Enersul decidiu promover o desenvolvimento de pessoas por meio da movimentação de funcionários por diferentes posições, com mesmo nível de complexidade, mas que exigem conhecimentos distintos. Qual método foi adotado por essa empresa?

  • a) Rotação vertical
  • b) Rotação horizontal
  • c) Aprendizagem prática
  • d) Posições de assessoria
  • e) Exercícios de simulação
#5162
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 3 - 

Na competência interpessoal grupal, são fatores trabalhados:

  • a) busca do autoconhecimento e conscientização, as habilidades de percepção, diagnose e comunicação para expressão verbal e emocional, para dar e receber feedback.
  • b) as motivações, os objetivos pessoais, a problemática de interrelação, de afetividade e intimidade.
  • c) as motivações e objetivos individuais, grupais e organizacionais, e a problemática de diferenciação e integração de subsistemas.
  • d) as motivações e objetivos comuns ao conjunto e a vários subconjuntos, bem como questões sobre poder, autoridade, controle e influência social.
  • e) a interdependência de subsistemas e o trabalho em equipe, para o desempenho organizacional como um todo.
#5163
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 4 - 

O poder manipulativo é um poder que se baseia em recompensas de qualquer espécie para conseguir um determinado efeito sobre os indivíduos. É sobre esse conceito que está fundamentada a prática:

  • a) do nepotismo;
  • b) da corrupção;
  • c) da tirania;
  • d) a democracia;
  • e) da demagogia.
#5164
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 5 - 

Observe as afirmativas abaixo. I O reconhecimento é o bastante para motivar alguém para realizar algo. II Uma pessoa motivada para trabalhar pode não ter motivação para fazer outra coisa qualquer e vice-versa. III A única forma que há de motivar alguém é através do incentivo do dinheiro. Das afirmativas acima:

  • a) penas I está correta;
  • b) apenas II está correta;
  • c) apenas III está correta;
  • d) apenas I e II estão corretas;
  • e) todas estão corretas.
#5165
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 6 - 

A prática em que um funcionário usa a organização ou seus recursos para realizar objetivos pessoais denomina-se:

  • a) patriotismo;
  • b) paternalismo;
  • c) particularismo;
  • d) prepotência;
  • e) patrimonialismo.
#5166
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 7 - 

Uma necessidade insatisfeita, cada vez mais intensa, gera um crescente comportamento de:

  • a) frustração;
  • b) fuga;
  • c) ompensação;
  • d) agressão;
  • e) deslocamento.
#5167
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
Comentários
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médio

(1,0) 8 - 

Um líder que centraliza em sua pessoa o poder de decisão apresenta um estilo de liderança:

  • a) utocrático;
  • b) tirânico;
  • c) demagógico;
  • d) emocrático;
  • e) tnocrático.
#5168
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 9 - 

A capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas, compreendendo suas necessidades, interesses e atitudes, é uma habilidade:

  • a) técnica;
  • b) conceitual;
  • c) de liderança;
  • d) e resolução de conflitos;
  • e) interpessoal.
#5169
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 10 - 

O excesso de regras e de exigências para a realização de atividades é uma das disfunções da burocracia, que colabora com o surgimento:

  • a) das 'panelinhas' com colegas;
  • b) do nepotismo;
  • c) da corrupção;
  • d) a coerção;
  • e) do descaso.
#5170
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 11 - 

No modelo participativo de gestão, as pessoas são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho. Nesse sentido, o estilo de liderança mais integrado com esse modelo é a:

  • a) tirania;
  • b) autocracia;
  • c) democracia;
  • d) emagogia;
  • e) teocracia.
#5171
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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médio

(1,0) 12 - 

A liderança é o processo de influenciar comportamentos através de estilos que são reconhecidos desde a antiguidade. Pode-se dizer que o estilo de liderança que busca a popularidade com os liderados é a:

  • a) demagogia;
  • b) democracia;
  • c) autocracia;
  • d) tirania;
  • e) teocracia.
#5172
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 13 - 

Na seleção dos gerentes para uma empresa, houve a preocupação de observar se os candidatos possuíam as habilidades necessárias à tomada de decisões. Assim, com base no problema a ser resolvido, o futuro gerente deveria demonstrar que tomar decisões significa

  • a) considerar que a decisão será perfeita.
  • b) dar uma solução precisa e exata para o problema.
  • c) encontrar a melhor solução possível para a situação em questão.
  • d) levantar todas as informações existentes a respeito da situação.
  • e) seguir rigorosamente as etapas do processo decisório sem interferências.
#5173
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 14 - 

Dentre as modalidades de avaliação de desempenho destaca-se a avaliação 360º, que consiste em

  • a) reconhecer que no comportamento humano existem características extremas capazes de levar a resultados positivos ou negativos, focando os pontos fortes e fracos do avaliado.
  • b) comparar funcionários, dois a dois, tendo como base padrões desejáveis de desempenho
  • c) avaliar o desempenho dos subordinados com o apoio de entrevistas realizadas com o superior imediato.
  • d) utilizar indicadores de desempenho para elaboração de gráficos que facilitarão a avaliação.
  • e) avaliar o desempenho de modo circular por todos os elementos que mantêm alguma forma de interação com o avaliado.
#5174
Banca
. Bancas Diversas
Matéria
Gestão de Pessoas
Concurso
. Concursos Diversos
Tipo
Múltipla escolha
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fácil

(1,0) 15 - 

Dentre as práticas gerenciais que se seguem, a que compromete o desempenho de equipes é a que estabelece

  • a) uma orientação estratégica envolvendo a participação dos funcionários para o cumprimento da missão e dos objetivos da organização.
  • b) uma cultura organizacional que influencia membros de equipes a concordarem explicitamente com uma proposição da qual discordam intimamente.
  • c) um padrão de conduta que é compartilhado pelos membros da equipe.
  • d) um processo de seleção e treinamento que proporcione contribuições eficazes para o desenvolvimento de equipes.
  • e) o desenvolvimento da capacidade de seus integrantes trabalharem coletivamente, produzindo um resultado maior que a simples soma de suas contribuições individuais.